25 de setembro de 2021

Área gourmet: saiba como inseri-la no apartamento

área-gourmet

Todo mundo já sonhou em ter um espaço para relaxar e chamar os amigos de vez em quando. Se você está pensando em decorar sua área gourmet para se tornar uma ambiente mais agradável, acompanhe essas dicas. 

A área gourmet tem se tornado um espaço indispensável nas casas brasileiras, já que a necessidade de ter um ambiente aconchegante e estiloso para reunir amigos e família se faz cada vez mais presente. Dependendo da área gourmet, é possível fazer churrascos, pizzas e, ainda, outros tipos de encontro, de acordo com suas necessidades. 

Muitas pessoas não sabem por onde começar quando o assunto é decoração, por isso, iremos mostrar as melhores dicas para transformar sua área gourmet em um ambiente agradável para você e para seus convidados. Continue acompanhando!

Tendência da área gourmet

área-gourmet

Virou consenso entre os brasileiros que uma casa deve ter uma área gourmet para fazer eventos e para reunir amigos. Geralmente, as áreas gourmets são construídas no fundo do quintal das casas, com diversos tamanhos e estilos. Ainda, dependendo do orçamento de cada indivíduo, elas são acompanhadas de churrasqueiras, fornos a lenha ou até mesmo piscinas junto ao quintal.

Em relação aos apartamentos, o pensamento não é muito distante, já que todo mundo quer uma área gourmet. A grande diferença é que, nesses tipos de imóveis, o lugar escolhido é a sacada, que pode variar muito de tamanho dependendo do apartamento. Entretanto, não se desespere, uma vez que uma área gourmet pode ser feita em qualquer tamanho de sacada, com ou sem churrasqueira. Existem alternativas para todos os gostos e para todas as necessidades.

A existência de uma área gourmet, seja ela grande ou pequena, deve ser levada em conta para receber pessoas com mais conforto e estilo.  Agora que você viu como ela está presente nas casas e apartamentos, fique com a gente para saber mais sobre as dicas para seu espaço ficar ainda mais bonito.

O que eu devo levar em conta na hora de decorar minha área gourmet?

Para começar a pensar na área gourmet de seu lar, você deve considerar diversos fatores como tamanho, móveis, estilo e itens de decoração.  Cada um deles é fundamental para que seu espaço fique harmonioso e gere a sensação de conforto para você aproveitar os momentos seus familiares e amigos.

Tamanho da sua área gourmet

Como mencionado anteriormente, esse espaço pode ser elaborado em vários tamanhos, já que cada casa ou apartamento possui características únicas. Assim, quando você pensar em ter uma área gourmet, analise a quantidade de espaço disponível que você possui para aproveitar ao máximo o potencial de seu imóvel. 

Se você estiver em uma casa e for construir a área gourmet no fundo do quintal, provavelmente você tem um espaço maior, acompanhado justamente de um quintal, com ou sem piscina. Nesse caso, você teria a possibilidade de incluir churrasqueira, forno a lenha ou até mesmo um fogão para cozinhar. 

É comum que a área gourmet tenha pia e eletrodomésticos de uma cozinha, já que você talvez irá cozinhar para seus amigos e familiares. Assim, você pode precisar de uma geladeira e de um fogão, como já dissemos. Por se tratar de um espaço maior, você pode, inclusive, optar por uma mesa espaçosa e com muitos lugares. 

Agora, se você mora em apartamento, tem a opção de fazer sua área gourmet na sacada. Existem vários tipos de sacadas, dependendo do prédio em que você mora. Então, a dica é você aproveitar o espaço. Existem sacadas com churrasqueira, o que já pode facilitar sua vida na hora de fazer a área gourmet. 

A grande questão é você conseguir aproveitar o espaço com móveis funcionais e com a decoração. Um jardim vertical, por exemplo, é uma ótima dica para quem quer aproveitar o espaço da sacada para fazer uma área gourmet. Veja mais sugestões no vídeo Ideias criativas e dicas profissionais, do canal Viva Decora, disponível no YouTube.

Móveis

Você vai precisar de alguns móveis específicos durante o processo de decoração de sua área gourmet. Uma boa dica é utilizar móveis que tenham pés que não estraguem quando em contato com a água. Isso porque esse espaço geralmente é lavado com água e sabão.

Lembre-se de que você terá que investir em móveis confortáveis para suas visitas sentarem. Então, estabeleça o estilo de decoração que você quer para seu espaço e procure móveis de acordo com ele. Conforto e elegância andam juntos, não se esqueça disso.

Você ainda pode investir em eletrodomésticos caso tenha espaço em seu imóvel. Assim, como já dissemos, pense em uma geladeira para armazenar comidas e bebidas específicas para a área gourmet. Você também pode investir em um fogão para cozinhar para seus convidados e não precisar utilizar o de sua cozinha. 

Caso você esteja com o orçamento favorável, também existe a opção de investir em um fogão industrial para cozinhar para várias pessoas e também em um frigobar, se seu espaço for menor e não couber uma geladeira. Assim, seus amigos e familiares podem armazenar bebidas para a ocasião. 

Itens de decoração

Assim como os móveis, esse fator vai depender do estilo de decoração que você irá escolher para sua área gourmet. Portanto, uma dica é a utilização de plantas. Elas são ótimas para qualquer estilo e trazem alegria para os ambientes.

decoração-area-gourmet

Aproveite os espaços disponíveis nas paredes para pendurar itens decorativos, como quadros e outros objetos. 

Como frisamos anteriormente, o estilo de decoração de sua área gourmet irá influenciar a escolha dos móveis, dos objetos de decoração e até mesmo do revestimento e dos materiais utilizados na estrutura do espaço. Por isso, separamos alguns estilos de decoração para você se inspirar. 

Principais tendências de decoração

Decoração minimalista

Os amantes da decoração minimalista praticam o desapego de objetos materiais e possuem uma maneira de viver muito flexível, que não exige o cumprimento de regras. Ainda, a vida para eles é livre de excessos, vivendo apenas com o necessário. A praticidade é essencial para esse estilo, que se utiliza muito da funcionalidade de objetos e dos ambientes.

A decoração minimalista preza fundamentalmente pela organização. Quem utiliza esse estilo está sempre buscando maneiras mais simples e funcionais de lidar com as várias situações do cotidiano. O minimalismo pode ser definido como um estilo de vida que as pessoas podem aplicar na vida pessoal e profissional. 

Principais características

O estilo utiliza quadros e objetos decorativos com menos intensidade. As cores são quase sempre neutras e claras. Já os móveis são funcionais e confortáveis. A arquitetura dessa tendência é moderna e valoriza a área externa e a área interna da casa. 

A decoração minimalista está fortemente ligada à facilidade de limpeza dos cômodos, bem como à economia de tempo e de dinheiro. Por isso, os móveis, bem espaçados e reduzidos, assim como a grande quantidade de luz natural, são fundamentais no ambiente minimalista. 

Decoração moderna

O modernismo é a inspiração para os estilos de decoração minimalista e contemporânea. Móveis muito elaborados e complexos podem ser substituídos por elementos com design baseado em formas geométricas e linhas retas. Ainda, a madeira escura pode ser trocada por materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro. 

Entre os estilos de decoração, essa tendência é uma das mais sofisticadas. Com elementos decorativos futuristas e cores neutras, ela garante a integração entre o conforto e a elegância de uma forma estilosa e única. 

Principais características

Objetos em seda, couro e mármore, que resultam em uma mescla de texturas sem abandonar a noção de um design limpo, podem fazer parte deste estilo decorativo. Gesso e concreto também estão presentes nessa tendência. 

As linhas retas são fundamentais na decoração moderna, sobretudo em áreas externas. No interior, é muito comum ver espelhos retos e extensos, que geram a sensação de um espaço maior e mais iluminado. 

Decoração de casa de praia

Quem já foi para o litoral e ficou hospedado em um imóvel com decoração de praia sabe o quão energizante e relaxante a situação pode ser. Agora, imagine essa sensação de paz e de aconchego todos os dias do ano em cada cômodo da sua casa.  Saiba que é muito simples chegar a esse resultado em qualquer cidade. 

Por último e não menos importante, a decoração de casa de praia tem elementos que, principalmente, chamam a atenção, trazem um ar mais rústico e a sensação de calmaria. É por isso que você deve investir em cores fortes ou neutras, materiais como madeira e palha, estampas com temas da natureza e elementos decorativos locais. 

Principais características

Justamente por conta da sensação de calmaria que uma decoração de casa de praia pode proporcionar, o ambiente conta com elementos naturais que vão desde materiais usados em texturas, como madeira ou palha, até tecidos como o algodão e o barro e a cerâmica em objetos decorativos. As cores geralmente podem ser vibrantes para dar um destaque, como amarelo e azul, combinadas com cores neutras. 

Os móveis mais utilizados para esse tipo de decoração são aqueles que utilizam acabamento de madeira e de palha. Objetos decorativos são obrigatórios e podem fazer referência à brasilidade e ao tropicalismo. Outro ponto super importante neste estilo decorativo é a presença de plantas, principalmente as tropicais, como coqueiros e palmeiras.

varanda-casa-de-praia

O que você achou dessas dicas de decoração?

Se você gostou dessas dicas sobre a área gourmet, deixe nos comentários qual estilo mais te chamou atenção. Você também pode deixar sugestões de outros conteúdos e críticas. 

Para saber mais sobre decoração de casas ou apartamentos, acesse o Blog da Arbo. Aqui você vai encontrar diversos conteúdos relacionados à decoração de seu lar, com inúmeras dicas. Acesse Tudo que você precisa saber sobre decoração ou, ainda, as principais tendências de decoração para 2021.

Você também pode entrar na Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro de várias questões cotidianas relacionadas ao mercado imobiliário. E se você quer encontrar o imóvel de seus sonhos, não deixe de conferir o Site da Arbo!

Postagens relacionadas

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser […]

Esculturas decorativas: veja como usar na sua casa

Quer decorar seu imóvel e não sabe por onde começar? As esculturas decorativas podem ser um bom ponto de partida. Veja nesse texto dicas para inserir os itens nos cômodos de sua casa ou de seu apartamento Se você deseja decorar ou redecorar seu imóvel, deve investir em diversos objetos. As esculturas decorativas são algumas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *