28 de março de 2024

Armário aéreo: saiba como inserir na sua cozinha

armário aéreo na cozinha

O armário aéreo é uma boa opção para quem precisa aproveitar ao máximo os espaços da cozinha. Confira como inserir as peças no ambiente de forma correta

Não importa o tamanho da cozinha, um armário nunca é demais. Contudo, quando se trata de cozinhas pequenas, em casas ou apartamentos menores, o espaço usado deve ser muito bem planejado para dar conta de tantos utensílios. E, para esse caso, apresentamos uma boa solução: o armário aéreo. 

Para além do tradicional armário embaixo da pia, o armário aéreo é muito útil para organizar a cozinha. As peças, geralmente, funcionam como abrigo de louças, copos, travessas, utensílios e, às vezes, também como despensa. O armário aéreo é um móvel muito prático que ocupa uma área do ambiente que, muitas vezes, fica inutilizada, que são as paredes.

Pensados para facilitar a organização de ambientes, sendo eles pequenos ou grandes, os armários aéreos são ótimas apostas para organizar, mas sem ocupar espaço extra. Eles podem ter diversos estilos decorativos, bem como cores e acabamentos, como vidro, espelho, MDF, entre outros produtos. 

Usados em diversas configurações, os armários aéreos podem ter diferentes acabamentos, que deixam qualquer cômodo da casa mais alegre e vibrante, inclusive a cozinha. 

Esse é um ótimo benefício, não é mesmo?! Já que a cozinha é um dos espaços de casa onde a criatividade tem que rolar solta e estar em um ambiente agradável e equipado ajuda na hora de criar receitas.

Nesse post vamos te mostrar modos de como inserir essa tendência do armário aéreo na sua cozinha, de forma muito fácil, para te ajudar a pôr em prática essa dica o quanto antes! Veja abaixo tudo que você vai conferir nesse artigo:

A importância de verificar a altura da cozinha

O armário aéreo, além de auxiliar na organização, colabora para que o visual do cômodo não pareça sobrecarregado, já que é possível mesclar um móvel acima de uma janela, por exemplo, com a função de usar espaços baixos.

Para decidir onde instalar, uma dica é avaliar a altura onde o armário aéreo será posicionado. Nunca se esqueça de considerar a acessibilidade desse item, para que todos os moradores da casa possam usá-lo com facilidade. Em uma cozinha, por exemplo, você não pode se descuidar, também, da distância entre o armário e a bancada, já que otimização e mobilidade são fundamentais.

armário aéreo para cozinhas
O armário aéreo é uma excelente opção para quem deseja manter a cozinha organizada e, também, bonita

As cores da cozinha são essenciais para a escolha

A cozinha é o espaço ideal para quem quer ter cores em casa, mas não quer arriscar na sala ou no quarto. Os armários aéreos coloridos se destacam e deixam a cozinha ainda mais convidativa – principalmente se ela for integrada e estiver à mostra na sala de estar. 

No momento de escolher o tom, pense na sua cor favorita ou em tons conhecidos por abrir o apetite, como o amarelo e o vermelho. Além da opção de fazer o armário aéreo e o de baixo na mesma paleta, é possível brincar com os tons e fazer portas de diferentes matizes.

O modelo ideal de armário aéreo

Quanto à escolha do modelo ideal para cada ambiente, a questão varia de acordo com o perfil dos moradores e o que pretendem armazenar. 

O objetivo principal de um armário aéreo na cozinha é a disposição de copos e o ideal é que as prateleiras sejam mais altas para que recebam com conforto a altura do item. Em contraponto, o local destinado às xícaras já pode apresentar repartições mais baixas. 

Além da personalização interna, é possível ajustar os modelos com relação ao sistema de abertura ou até mesmo de altura. Se o projeto permitir que o morador instale armários até o teto, melhor ainda, pois quanto mais área disponível, melhor!

Gosta de inovar? Sem problemas! Hoje existem, no mercado, modelos de móveis que contam com adicionais como portas de vidro, que valorizam os itens que serão expostos, e fitas de LED nas prateleiras internas, agregando um charme ainda maior. Uma outra opção mais sofisticada ainda são as prateleiras em vidro. 

banner e-book casa e decoração

Funcionalidade e estética no seu armário aéreo

A funcionalidade é a principal característica para a necessidade de ter um armário de cozinha aéreo em casa, mas nem por isso beleza e estética devem ficar de fora do cômodo na hora de escolher os móveis perfeitos.

Você pode optar pelos armários aéreos que se estendem até o teto se tiver muitos itens para serem organizados no móvel. Respeitando a harmonia de texturas e de cores entre os móveis, o visual vai ficar ainda mais agradável e bonito.

armário aéreo em cozinhas compactas
O armário aéreo é uma boa opção para cozinhas compactas, já que otimizam os espaços

Estilos e criatividade nos armários aéreos

Nas cozinhas, é bastante comum, também, trabalhar com nichos embaixo do armário aéreo para expor objetos decorativos. Nos nichos vão livros de receitas e peças de uso diário, que estão sempre limpas. Nas partes com portas, podem ficar posicionadas aquelas peças usadas mais ocasionalmente, como travessas de festa e taças de cristal.  

Já o armário aéreo aberto de cozinha, ou sem portas, se tornou sinônimo de cozinha descolada. Essa peça é ideal para quem quer dar um ar mais vintage ao espaço sem perder a praticidade. Além disso, ele ainda fica uma graça se ocupado por louças estilosas e utensílios charmosos.  

Os desenhos gráficos também funcionam muito bem na cozinha e podem dar aquele up no seu armário. Utilize, por exemplo, móveis com faixa de triângulos, que trazem leveza ao armário de madeira, além de dar o tom da bancada, das luminárias e das banquetas.

armário aéreo branco na cozinha
O armário aéreo pode ser usado de diversas formas em todos os tipos de cozinha, além de lavanderias e outros cômodos

Armários aéreos com prateleiras

De madeira, com mãos francesas ou não, de metal ou de pedra, as prateleiras entram como um apoio a mais, além do tradicional. 

Nelas, podem estar temperos usados para cozinhar, além de potes e de travessas que precisam estar sempre à mão ou que não couberam entre as prateleiras do armário. Além da funcionalidade, os armários aéreos com prateleiras trazem uma bela estética ao ambiente. 

Armário de cozinha com duas portas

Era preciso um armário suspenso, mas a configuração da cozinha não permite uma marcenaria muito longa? A opção com apenas duas portas pode parecer compacta, mas resolve muito bem a questão do espaço em cozinhas pequenas.

Outro exemplo é um armário aéreo que seja sucinto e que traga ainda mais leveza à cozinha, como uma opção minimalista. 

Imagine, por exemplo, um móvel que tem madeira clara, mas é discreto e eficiente, já que acomoda peças e também possui iluminação para a bancada. Além disso, aposte também em armários que tenham o recorte vazado, possibilitando  enfeitá-lo com vasinhos – porque a cozinha também merece ser linda e bem decorada, não é mesmo?! 

armários aéreos em diversos modelos
O armário aéreo está disponível no mercado em diversos modelos, como com prateleiras, com duas portas, entre outros

Armário aéreo com nicho para microondas

Outro modelo de armário aéreo que também faz muito sucesso é o com nicho para microondas, pois, como o próprio nome já diz, ele possui um nicho projetado especialmente para acomodar o eletrodoméstico, trazendo ainda mais praticidade ao ambiente.

No entanto, na hora de comprar o móvel com nicho para microondas, é indispensável tirar a medida do nicho e comparar com a medida do seu forno microondas, para que você não precise trocá-lo depois, o que pode gerar transtornos desnecessários. 

Armário aéreo de canto

Para quem quer aproveitar muito o espaço compacto, o armário aéreo de canto é a escolha certa, pois ele é projetado para ocupar a quina do ambiente, espaço que, muitas vezes, não é usado.

As peças também podem ser encontradas em versões com e sem nichos e, apesar de ser mais comumente usado como um armário de cozinha, o armário de canto também pode ser encaixado facilmente na lavanderia, no escritório ou na decoração do quarto.

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir outros artigos sobre decoração. Você pode, também, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

como pintar paredes

Como pintar as paredes de sua casa?

Com a tendência do “faça você mesmo” em alta, como pintar as paredes de casa por conta própria ao invés de contratar um profissional? Vamos te contar! Conhecido também com o termo “DIY” ou “do it yourself”, essa ideia tem se sido cada vez mais praticada pelas pessoas, e está se propagando muito e a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *