25 de setembro de 2021

Veja 5 dicas para arrumar a cozinha de forma eficiente

arrumar-a-cozinha

Um imóvel organizado é essencial para o conforto dos moradores. Nesse texto você irá aprender como arrumar a cozinha de forma simples e eficiente

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa ou do apartamento. Além de ser o ambiente dedicado à preparação dos alimentos e das refeições, é um ponto de encontro entre os moradores. Por isso, é essencial que o local esteja sempre organizado e, assim, é importante que você saiba como arrumar a cozinha – e, também, como mantê-la arrumada.

Por se tratar de um cômodo funcional, a cozinha é bastante utilizada pelos moradores de um imóvel. Diante disso, é comum que fique desorganizada e bagunçada após algumas atividades.

Contudo, especialmente por questões de higiene – já que o cômodo é o local de preparo de refeições –, arrumar a cozinha é uma tarefa fundamental para manter a ordem e a funcionalidade do ambiente.

É comum que muitas pessoas tenham dificuldades para organizar o ambiente e, principalmente, para mantê-lo arrumado no dia a dia. Por isso, o Blog da Arbo preparou esse conteúdo, no qual você vai conferir:

5 dicas para arrumar a cozinha de forma eficiente

Se você deseja arrumar sua cozinha, mas não dispõe de muito tempo, precisa conferir as orientações que o Blog da Arbo separou. Na lista abaixo você confere cinco dicas que, com certeza, vão te auxiliar nessa tarefa:

Mantenha somente os itens necessários em sua cozinha

É muito comum que, com o excesso de itens, a bagunça se instale na cozinha. Para evitar esse problema, é importante manter no cômodo somente os itens que são necessários para o seu dia a dia.

Nesse caso, é importante listar todos os objetos essenciais, tais como panelas, talheres, potes de plásticos e outros. É válido ressaltar que os potes – sejam estes de plástico ou de qualquer outro material – devem estar guardados junto com suas tampas, a fim de evitar que estas se percam.

Outro aspecto importante é não manter na cozinha alimentos que não serão mais utilizados. Quando vencidos, devem ser descartados. Por outro lado, se ainda são válidos, é possível oferecê-los a um conhecido ou a um vizinho, por exemplo.

Além disso, é importante guardar os itens mais utilizados em locais de fácil acesso. Uma das principais orientações é deixar sobre as bancadas os eletrodomésticos e os itens que você mais utiliza.

Mesmo assim, é importante se atentar à questão da organização: nunca exagere na quantidade, especialmente sobre as bancadas. Isso porque estas precisam estar livres não somente para o preparo de alimentos, mas também para a harmonia do ambiente.

Por fim, a orientação é: desapegue de todos os itens que você não utiliza. Isso inclui, é claro, panelas antigas – como aquelas sem cabo e sem borracha –, talheres quebrados e outros itens. Lembre-se de que, quanto maior a quantidade de itens em sua cozinha, maior a probabilidade de o cômodo ser bagunçado.

arrumar-a-cozinha
Arrumar a cozinha é essencial para manter o ambiente limpo e organizado

Separe os itens de acordo com uma ordem de classificação

Para arrumar a cozinha, você vai precisar estabelecer um critério de organização. Isso significa, portanto, que será necessário apontar quais itens serão agrupados e onde estes serão posicionados.

Você pode, então, optar por separar os objetos por tipo. Nesse caso, irá, por exemplo, destinar uma gaveta para as panelas, outra para os talheres e assim por diante. Outra possibilidade – que é menos comum – é dividir os itens de acordo com suas cores.

Nessa segunda opção, a organização é mais complexa, já que, na cozinha, é comum que muitos itens tenham a mesma cor. Por isso, a principal indicação é separar os itens de acordo com seu tipo e, também, com a ordem de prioridade na utilização. Esse aspecto será melhor abordado no quarto tópico desse texto.

Invista em cestos, em prateleiras e em gavetas

É praticamente impossível falar em organização e não pensar em cestos, em prateleiras e em gavetas, não é mesmo?! Isso porque esses itens são essenciais para quem deseja arrumar a cozinha de forma prática e simples.

As gavetas são indicadas, principalmente, para a organização de itens pequenos, como guardanapos de tecido, talheres e potes – de plástico ou de outros materiais. Lembre-se de que, no caso dos talheres, por exemplo, é possível contar com um organizador de gavetas, que realiza a separação dos itens de acordo com seus tipos (garfos, facas, colheres, entre outros).

As prateleiras, por sua vez, são bastante úteis para quem deseja aliar organização e estética. Isso porque essas peças funcionam como “vitrines” para objetos decorativos.

No caso da cozinha, sequer é necessário investir em itens de decoração, uma vez que os próprios acessórios utilizados no cômodo podem ser utilizados de acordo com seu senso estético.

Muitas pessoas, por exemplo, expõem seus potinhos de tempero e os organizam em uma prateleira. Na maioria dos casos, os itens possuem cores diferentes e, por isso, são capazes de criar um efeito decorativo agradável.

Já os cestos são muito versáteis, uma vez que podem ser encontrados no mercado em diversas formas. Ao mesmo tempo que existem cestos que podem ser posicionados no chão, há modelos pendentes, que são fixados nas paredes.

Em qualquer um dos casos citados, é importante se atentar ao excesso de objetos. Nunca deixe muitos itens à mostra, uma vez que isso pode passar a sensação de desorganização.

Mantenha os itens mais utilizados à disposição

Para que a cozinha seja um ambiente organizado e, principalmente, funcional, é importante que você arrume os itens de modo que os mais utilizados estejam sempre à mão ou guardados em locais de fácil acesso. 

Se você tem uma panela de pressão que usa todos os dias, não faz sentido guardá-la no fundo de um armário e colocar uma frigideira raramente utilizada na frente. Isso, com certeza, irá lhe dar muito mais trabalho durante a rotina e, desse modo, irá favorecer o acúmulo de uma nova bagunça.

arrumar-a-cozinha
Arrumar a cozinha envolve, também, organizar os espaços internos de armários e gavetas

Fique atento à organização interna dos armários

Se você pensa que a organização de uma cozinha está relacionada somente aos itens visíveis, está enganado. Dessa forma, é importante estar sempre atento à organização interna dos armários, um aspecto que nem sempre é lembrado pelos moradores do imóvel.

A organização dos armários nem sempre é algo simples de ser feito e, especialmente, de ser mantido. Isso ocorre, principalmente, quando os itens estão dispostos de forma errônea, conforme apontado no exemplo do tópico acima.

Dessa forma, para evitar o acúmulo de bagunça, estabeleça uma ordem para a organização interna dos armários. Verifique quais itens são menos utilizados e coloque-os no fundo da peça. Os objetos mais utilizados, por sua vez, devem estar posicionados perto da porta, para que você possa tê-los à disposição sempre que for necessário.

Uma dica para manter os armários arrumados é contar com o auxílio de organizadores, que estão disponíveis no mercado em diversas formas, modelos e tamanhos.

Organizar seus armários não precisa ser uma tarefa complexa. Veja o vídeo Dicas para você organizar seus armários de cozinha, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube, e confira as orientações:

Ideias simples de decoração para sua cozinha

Arrumar a cozinha e mantê-la organizada já é um grande passo para tornar o cômodo mais bonito e mais agradável para os moradores. Entretanto, ainda é possível fazer mais por meio de uma boa decoração.

Conforme mencionado acima, a decoração não precisa, necessariamente, ser realizada por itens específicos, uma vez que os próprios objetos do cômodo possuem um apelo estético.

Veja abaixo algumas ideias simples de decoração para aplicar em sua cozinha:

Fique atento à iluminação

A cozinha deve ser um dos cômodos mais iluminados do imóvel. Isso porque é o ambiente dedicado ao preparo de alimentos, o que demanda atenção e, é claro, uma visão apurada.

Apesar de ser importante para as atividades relacionadas às refeições, a iluminação também é essencial para a estética do ambiente, uma vez que é uma das principais componentes da decoração.

Uma das principais indicações para o cômodo é investir em luzes pendentes, que conferem charme ao ambiente e, ainda, iluminam bem pontos específicos.

Experimente usar adesivos nas superfícies

Uma dica incomum, mas que funciona muito bem na decoração de uma cozinha, é a utilização de adesivos nas superfícies.

Os adesivos podem ser feitos de vários materiais – como o vinil – e podem ser aplicados tanto nas paredes quanto em outras superfícies, como bancadas, portas de armários e portas de geladeira.

As formas e os modelos dos adesivos são diversos e, com certeza, você irá encontrar um que esteja de acordo com suas preferências.

Se você deseja inovar na decoração de sua cozinha, o que acha de apostar em uma cor ousada?

Escolha as cores com cuidado

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você escolha com cuidado as cores que vão compor os itens de sua cozinha. Se você deseja ter um cômodo mais ousado, opte por tons quentes, como o vermelho e o laranja.

Por outro lado, se deseja apostar em algo mais clássico, invista em tons neutros, como o cinza, o preto e o marrom. Existe, ainda, a possibilidade de inovar com cores pouco utilizadas em cozinhas, como o verde e o azul.

arrumar-a-cozinha

O que você achou do conteúdo?

Agora que você já sabe como arrumar a cozinha de sua casa ou apartamento, o que acha de conferir mais artigos do Blog da Arbo? Para isso, você pode se cadastrar em nossa newsletter e, assim, receberá os melhores conteúdos diretamente no seu e-mail todas as semanas.

Nossa newsletter é totalmente gratuita e você pode se cadastrar preenchendo o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

organizar-guarda-roupa

Confira 5 dicas para organizar o guarda-roupa

A sensação de conseguir manter tudo no lugar certo é recompensadora, não é? Saiba o que fazer para organizar o guarda-roupa do jeito certo! Se você chegou a este artigo, provavelmente está com aquela sensação ruim de se esforçar para manter as coisas no lugar e não conseguir. E pode ter certeza de que tem […]

sala decorada com sofá preto fosco

Preto fosco: aplique a tendência em seu imóvel

Uma das principais tendências de decoração de 2021 é o preto fosco. A cor pode ser inserida em vários cômodos e itens de seu imóvel e, nesse texto, você irá conferir dicas para não errar na aplicação Atemporal, chique e fino. Esse é o preto, um dos tons mais clássicos da decoração. Nada básico, ele […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *