29 de novembro de 2021

Veja 5 dicas para arrumar o quarto eficientemente

arrumar-o-quarto

Procurando o melhor jeito de deixar sua casa mais bonita e funcional? Confira alguns pontos essenciais que fazem a diferença na hora de arrumar o quarto! 

Além do óbvio benefício estético, já que colocar tudo em ordem já deixa o ambiente mais bonito, arrumar o quarto abre espaço para a criatividade. Ao dedicar um tempo para cuidar do lar, muitas boas ideias de decoração surgem naturalmente. Além disso, é o momento de deixar o cômodo mais prático.

Neste post do Blog da Arbo, separamos algumas dicas especiais para quem quer caprichar na arrumação do quarto. São orientações que vão ajudar a deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, além de trabalhar com a questão da funcionalidade. Confira!

1. Analise o espaço disponível

Antes de arrumar o quarto, é bom ter um bom planejamento. Por isso, faça a medição do espaço disponível e imagine diferentes formas de posicionar os móveis. Ao comparar várias possibilidades, você encontrará aquela que aproveita melhor o espaço e abre mais alternativas de decoração. 

2. Escolha um estilo de decoração

Agora é a hora de pensar no visual e escolher um estilo decorativo. Existem inúmeras combinações diferentes e você pesquisar sobre elas para ver a que se encaixa melhor com sua personalidade. Veja abaixo alguns dos principais estilos de decoração:

Decoração minimalista

O pilar fundamental do minimalismo é a organização. Os adeptos desse estilo estão sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com os diversos aspectos da vida. É como uma filosofia que se aplica a qualquer questão, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

O consumismo é o maior vilão do minimalismo. Pouco adianta se livrar das coisas velhas e continuar comprando coisas novas sem necessidade. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma liquidação e acaba levando algo só porque está mais barato, será necessário rever esse comportamento. 

Se só vale a pena manter aquilo que é útil, você não verá um minimalista com o armário cheio de bugigangas que foram usadas uma vez só. Uma aquisição precisa ter significado e funcionalidade. 

O melhor exemplo disso de decoração minimalista é o uso de mobília pequena e versátil. Geralmente, a decoração minimalista se aproveita de móveis com linhas retas e cores neutras, como branco e preto. 

Decoração rústica

De acordo com o dicionário, o termo “rústico” está relacionado ao campo e à vida rural. No entanto, a decoração rústica vai além dessa designação. Nesse estilo, os móveis e os itens contam com um aspecto áspero e desgastado, além de acabamentos intencionalmente imperfeitos.

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

Decoração romântica

A premissa fundamental do estilo romântico na decoração é elaborar ambientes acolhedores e confortáveis. E ao contrário do que o senso comum pode nos levar a pensar, isso não tem nada a ver com algo que agrade mais às mulheres do que aos homens. Com pequenas alterações, é possível montar ambientes que agradam a qualquer gosto.

A decoração romântica ainda se divide em dois subgrupos. O primeiro deles é o clássico, que dá mais espaço a elementos que remetem à antiguidade. Ele puxa características dos estilos provençal, vitoriano e georgiano na escolha dos móveis e de acessórios como lustres, luminárias e candelabros.

O segundo subgrupo é o contemporâneo, que dá maior liberdade aos designers e arquitetos para buscar referências de outros estilos atuais e adicionar acessórios mais variados. Assim, há alguma abertura para aplicar cores mais fortes e designs baseados em linhas retas.

3. Use móveis funcionais para arrumar o quarto

Os móveis funcionais são elementos indispensáveis para quem deseja arrumar o quarto e transformá-lo em um ambiente versátil. Veja algumas das opções mais indicadas para seu quarto:

Cama-baú

A cama box com baú está entre os móveis funcionais mais inteligentes e desejados. Todo aquele aquele espaço embaixo da cama, que antes era desperdiçado e só servia para acumular sujeira, agora é uma grande área útil. Você pode utilizá-la para guardar qualquer coisa, economizando o espaço que seria de uma sapateira ou até de um guarda-roupas.

Este vídeo do canal Review Custo Benefício tira várias dúvidas sobre a utilidade de uma cama-baú:

Cama com nichos

Outra opção que está ganhando espaço é a cama com nichos. Nesse caso, em vez de um baú, você tem vários pequenos espaços e gavetas onde pode guardar vários objetos. Algumas delas são modulares e permitem retirar alguns nichos, que vem até com rodinhas para facilitar a movimentação.

E você também vai encontrar por aí as chamadas camas mágicas, um móvel que tem gavetas, nichos, portas, uma espécie de escrivaninha e a cama na parte de cima. Algumas delas são relativamente grandes e vem até com uma escadinha para facilitar o acesso à cama. É uma alternativa bem interessante para quartos de adolescentes.

Veja um exemplo de cama com nichos neste vídeo do canal Meu Móvel de Madeira:

4. Tenha atenção aos detalhes

O que diferencia a decoração de uma ambiente é o toque de personalidade que se apresenta nos detalhes. Veja alguns recursos interessantes para arrumar o quarto de um jeito que expresse seu jeito de ser:

Pintura ou papel de parede

Se você é do tipo que não gosta ou que não quer trabalhar com tinta para as paredes do seu quarto, o papel de parede pode ser uma boa alternativa. Há uma grande variedade de cores e de modelos disponíveis, que podem incluir figuras, gravuras, listras e muito mais. A cor chama atenção e traz uma combinação inovadora, moderna e exótica para o cômodo. 

Cortinas e tapetes

dicas para decorar o quarto

Existem diversos tipos de cortinas que podem ser utilizados na decoração de seu quarto. Há cortinas que abrem na vertical, na horizontal, com tecidos e texturas variadas e até mesmo aquelas que se abrem automaticamente.

Da mesma forma, os tapetes decorativos estão disponíveis no mercado em diversos modelos, que variam em textura, tamanho e materiais. O tapete estilo shaggy, por exemplo, tem como característica principal uma pelagem alta e macia, que proporciona beleza e bem-estar. Sua única desvantagem é para quem tem animais de estimação em casa. 

Justamente pelo seu estilo de pelagem, a tendência é que ele acumule sujeira, tornando sua limpeza mais difícil.

Já o tapete persa, como o próprio nome já diz, remete à cultura antiga dos povos Persas, tidos por muitos pesquisadores como os primeiros a pensar o tapete como um item para o lar. Ele é fabricado manualmente com materiais como seda, algodão ou lã. Além disso, outra característica do tapete Persa é seu processo de tingimento 100% natural, com pigmentos extraídos de plantas e de minerais.

Iluminação

O projeto de iluminação é fundamental para adicionar um clima especial ao seu quarto. Seja com grandes lustres ou com spots de luz mais discretos embutidos no teto, o ideal é que eles ajudem a compor um visual confortável. 

Se o seu quarto é pequeno, uma das principais dicas de decoração é investir em um espelho. Isso porque esse item é capaz de causar a sensação de amplitude e, por isso, faz com que o cômodo pareça maior do que realmente é.

A luz natural também deve ser valorizada, então pode fazer sentido usar cortinas de tecidos mais leves e transparentes para obter uma iluminação suave. 

Espelhos

Caso opte pela alternativa de instalar o espelho em toda a extensão da parede, decore a parede oposta com algo criativo. Desse modo, é possível investir em uma escrivaninha, que pode vir acompanhada de nichos e de prateleiras e ser utilizada para a inserção de objetos decorativos.

5. Transforme a organização em hábito

Não basta arrumar o quarto. É importante ter disciplina para que a organização não se perca com o tempo e desperdice seus esforços. Determine algumas tarefas de limpeza e organização e as distribua por periodicidade: diárias, semanais, quinzenais e mensais. 

Uma parte importante desse processo de organização é o descarte. De vez em quanto, é bom praticar a arte do desapego e se livrar do que não serve mais. Para isso, você pode estabelecer um critério próprio ou se inspirar na japonesa Marie Kondo, autora do livro best seller “A Mágica da Arrumação”. 

Ela desenvolveu um método de organização em que o descarte se baseia em pegar cada objeto e se perguntar se ele te faz feliz. Se a resposta for sim, ele fica, mas se for não, ele vai embora. E a resposta tem que ser rápida, pois pensar demais vai te dar tempo para arrumar alguma desculpa e manter objetos inúteis.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Definir locais fixos para guardar cada objeto faz toda diferença para quem quer arrumar o quarto. Além disso, é bom adquirir o costume de sempre guardar os objetos no mesmo local após o uso. 

Aliás, esse também é um bom hábito para ensinar às crianças desde cedo. Incentive-as a guardar os próprios brinquedos quando terminarem de usar e tenha um lugar fixo para que elas façam isso, como uma caixa ou um baú.

Seguindo essas dicas, arrumar o quarto vai ficar bem mais fácil e você ainda conseguirá explorar toda sua criatividade para compor um belo visual na decoração.

Quer mais conteúdo para deixar seu lar mais bonito e confortável? Então, aproveite para conferir nosso post com tudo que você precisa saber para organizar sua casa! 

Postagens relacionadas

manutenção de fogão

Saiba como realizar a manutenção de fogão

Não sabe por onde começar ou quais cuidados tomar para realizar a manutenção de fogão? Confira neste texto tudo o que você precisa saber para fazer da forma correta. Utilizado desde tarefas simples, como ferver a água de manhã para passar um café, até algumas mais elaboradas, como preparar um jantar especial para a família, […]

Decoração-de-apartamento-pequeno

Decoração de apartamento pequeno: veja dicas

A decoração de apartamento pequeno pode ser um desafio, mas não algo é impossível. Por isso, confira nesse artigo as principais dicas para te ajudar nesse momento Atualmente, é muito comum as pessoas optarem por residir em imóveis menores, visto que é mais econômico, fácil de limpar e apresenta menos trabalho para realizar manutenções. Pensando […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *