19 de setembro de 2021

Assistente de voz: saiba o que os aparelhos fazem

assistente-de-voz

Com o avanço da tecnologia, aparelhos de assistente de voz têm ficado cada vez mais famosos. Você sabe o que é isso? Confira neste post. 

Uma das tendências mais fortes do mercado imobiliário é o avanço da tecnologia. Cada vez mais, as pessoas buscam pelos chamados aparelhos “inteligentes”. São novidades que, com a ajuda da tecnologia, auxiliam na praticidade de atividades do dia a dia. E um dos aparelhos mais famosos que temos é a assistente de voz. 

Esses aparelhos funcionam como uma espécie de assistente virtual e podem fazer centenas de tarefas para você e para o seu lar. Alguns modelos são programados para entender e falar o português brasileir e são capazes de entender o que lhe é pedido com perfeição. 

Para que você saiba mais sobre o tema, o Blog da Arbo vai te explicar o que são os assistentes de voz, as principais vantagens do conceito para o seu cotidiano e, também, dicas dos principais modelos para você comprar. Vamos lá? 

O que são assistentes de voz?

Existem algumas definições diferentes para assistentes de voz. Mas, no geral, são programas/aparelhos capazes de realizar algumas tarefas ou serviços para usuários humanos. 

Nos dias de hoje, diversos aparelhos que temos em nossa possui Assistentes de Voz. 

Alguns exemplos são: smartphones, smartv e tablets. Hoje também já é possível identificar usos dessa tecnologia em diversos setores como o automotivo, varejo, educação, saúde e ambientes de telecomunicação.

assistente-de-voz

Como funcionam os assistentes de voz? 

Como temos variações nos tipos deste tipo de tecnologia, também temos diferentes modos de funcionamento entre eles. Mas, falando sobre os aparelhos que foram criados para isso. Como, por exemplo, a Alexa (Amazon), funciona da seguinte maneira: 

As principais atividades que a Alexa executa são: configurar alarmes, conexão com diversos eletrodomésticos da casa, falar sobre a previsão do tempo, ler notícias, ligar aparelhos de som, conversas simples, interagir com smart TVs, geladeiras, entre outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas inteligentes, controles remotos, interruptores, entre muitos outros. 

Essas são funções que já vem configuradas junto com o aparelho. Porém, constantemente, temos visto atualizações que estão ampliando o modo de funcionamento tanto da Alexa quanto de outros assistentes virtuais. 

Quer saber mais sobre a Alexa? Então, assista a esse vídeo que descreve sobre detalhes as funções desse aparelho: 

30 perguntas que você pode fazer para o seu assistente de voz?

Agora vamos para algumas dicas práticas. Abaixo, uma pequena lista com 30 perguntas para você fazer para o seu assistente de voz. São perguntas que englobam, além da tecnologia do lar, outras questões. 

Confira: 

  • Ligar a geladeira
  • Desligar a luz
  • Ligar a luz. 
  • Diminuir volume do som. 
  • Aumentar volume do som. 
  • Ligar TV
  • Alexa, ligar o video gama.
  • Iniciar o jogo. 
  • Acenda a luz do meu quarto
  • Ligue as luzes da Sala de Estar
  • Mostre a câmera
  • Mostre o quarto do bebê
  • Faça uma ligação 
  • Ligue para – nome do contato 
  • Desligue 
  • Faça uma chamada de vídeo 
  • Abrir o iFood
  • Envie uma mensagem para – nome do contato 
  • Ouvir minhas mensagens 
  • Faça um aviso
  • Avisa que estamos saindo em 5 minutos 
  • Avise que o jantar está pronto 
  • Avise a todos que é hora de ir para escola 
  • Não perturbe 
  • Me acordar às – diga o horário
  • O que eu tenho na minha agenda hoje? 
  • Crie um evento no meu calendário 
  • Mostre o meu calendário 
  • Faça uma lista de compras 

Adicione – diga o nome do produto – na minha lista de compras 

Quais são as opções de assistentes de voz disponíveis no mercado?

Siri

Siri é um aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS, macOS e watchOS, sendo assim, disponível para iPhone, iPad, iPod Touch, Apple Watch e Mac. É exclusivo da Apple e usa processamento de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações, e executar ações. O aplicativo é o primeiro produto público por seus fabricantes, que estão focados em aplicações de inteligência artificial. A Siri foi adquirido pela Apple Inc. em 28 de abril de 2010. Antes de ter sido comprado pela Apple, havia .sido anunciado que o Siri iria estar disponível em breve para BlackBerry e celulares com Android, mas todos os esforços de desenvolvimento para plataformas não-Apple foram cancelados após a compra.

Google Assistente de voz

A Google Assistente é uma assistente pessoal virtual desenvolvida pela Google que pode realizar tarefas do dia-a-dia, como ligar para pessoas, mandar mensagens, pesquisar no Google, e ainda conversar com o usuário. Foi anunciada na sua conferência de programadores em maio de 2016. A crítica favorável de Mark Hachman, citada no site, PC World, articula que a Assistente Google aproxima-se da Cortana (Microsoft) e da Siri (Apple). Trata-se da sucessora do Google Now e encontra-se disponível em 21 idiomas.

Microsoft Cortana

Cortana é um/a assistente virtual inteligente do sistema operacional Windows 10 disponível em base opt-in. A Cortana começou a ser desenvolvida em 2009 pela equipa de produtos da Microsoft juntamente com o gerente Zig Serafin e o cientista Larry Heck. Os dois estabeleceram a visão, missão e o plano de desenvolvimento de longo prazo do assistente virtual inteligente da Microsoft, em seguimento montaram uma equipe com os experts necessários para criar o protótipo inicial do produto. Para desenvolverem a Cortana, a equipe começou por entrevistar vários assistentes pessoais, o que permitiu mais inspiração para criar as características únicas deste aparelho, como por exemplo o “notebook”. 

Alexa 

O Amazon Alexa, também conhecido simplesmente como Alexa, é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, utilizada pela primeira vez nos alto-falantes inteligentes Amazon Echo desenvolvidos pelo Amazon Lab126. Ela é capaz de interagir com voz, reproduzir música, fazer listas de afazeres, definir alarmes, transmitir podcasts, reproduzir audiolivros e fornecer informações sobre o tempo, trânsito, esportes e outras informações em tempo real, como notícias, além de controlar sistemas e aparelhos inteligentes e conectados.[2] Os usuários são capazes de ampliar as capacidades do Alexa instalando “habilidades” (funcionalidade adicional desenvolvida por fornecedores terceirizados, em outras configurações mais comumente chamadas de aplicativos), tais como programas meteorológicos e recursos de áudio.

assistente-de-voz

Como planejar uma casa inteligente? 

O primeiro item para estruturar sua rede doméstica é o roteador. Esse é o equipamento responsável por distribuir o sinal de internet pela casa. O ideal é que ele fique posicionado em um ponto central da residência para que essa distribuição seja igualitária. Porém, casas maiores podem precisar de repetidores em alguns cômodos para manter a força do sinal.

A complexidade da rede doméstica dependerá do nível de automação que você quiser implementar na sua casa inteligente. O mais básico permite controlar equipamentos isoladamente com conexões wi-fi e bluetooth. Assim, você utiliza seu celular para tarefas como ligar e desligar, lâmpadas, TVs, aparelhos de som e outros dispositivos conectados.

O comando desses equipamentos pode ser centralizado com a ajuda de assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, e o Google Home. Esses sistemas permitem instalar dispositivos controlados por voz e que se comunicam com os outros aparelhos da casa. Também existem equipamentos chamados hubs, que atuam como controladores remotos universais. Um hub infravermelho ou wi-fi é capaz de enviar comandos para vários aparelhos. 

Essa estrutura permite que um comando de voz para o assistente virtual seja transmitido via wi-fi, passando por roteadores e hubs para acionar recursos eletrônicos em qualquer lugar. Mas é claro que você não precisa automatizar a casa inteira ao mesmo tempo. Por uma questão de custos, é até recomendável fazer isso aos poucos. Além disso, vai ser bem divertido observar a evolução do processo até que a casa toda esteja conectada.

assistente-de-voz

O que achou sobre desse conteúdo sobre assistente de voz? 

Agora que você já sabe o que é automação residencial, suas principais vantagens e como aplicar o conceito em sua casa ou apartamento, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. O que você achou das casas inteligentes? Você considera que a automatização pode facilitar o seu dia a dia? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir outros conteúdos sobre o tema, continue a ler os artigos do Blog da Arbo. Aqui, além de dicas para não errar na compra de seu primeiro imóvel, você confere cinco tecnologias das casas do futuro. Acesse!

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que está repleta de conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

Acesse o Portal da Arbo para encontrar a casa ou o apartamento ideal. Use nossos filtros de busca para selecionar o melhor imóvel para você e para sua família.

Postagens relacionadas

fazer-mudanca

Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Está pensando em fazer mudança mais não sabe se é a hora certa? Esse texto pode te ajudar a decidir. Escolher a hora certa para fazer mudança não é uma tarefa fácil. Isso porque sempre temos muitos fatores para pensar e levar em consideração. Além disso, também há vários motivos diferentes que podem levar uma […]

como-organizar-mudanca

Como organizar mudança: veja 5 dicas

Vai mudar e quer dicas sobre como organizar a mudança? Então, este texto é perfeito para você. Mudanças de casa quase sempre vem acompanhadas de imprevistos. Seja um móvel que não passou pela porta, as caixas que não foram suficientes para empacotar todos os itens ou o transporte que foi cancelado de última hora. São […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *