24 de maio de 2022

Banheiro de casal: saiba como decorá-lo

banheiro de casal decoração

A decoração de um novo imóvel deve ser pensada para o conforto e para a comodidade dos moradores. Por isso, nesse texto você irá acompanhar dicas para deixar o banheiro de casal aconchegante e, claro, bem decorado

Quando chega o tão sonhado período da vida a dois, o casal compartilha tudo, inclusive o banheiro. Principalmente em algumas horas do dia, quando ambos recorrem ao mesmo espaço, o banheiro de casal precisa ser um ambiente agradável para ambos, para facilitar a rotina e a convivência e para otimizar o tempo das duas pessoas.

Para que a vida em casal seja harmoniosa, é necessário ter atenção aos mínimos detalhes, a fim de evitar problemas e estresses no dia a dia e na divisão dos espaços. Por isso, na hora de construir e decorar a casa, os ambientes que um casal compartilhará merecem todo o cuidado.

Sabendo dessa importância, você já pensou em deixar o banheiro da sua casa muito mais harmonioso, elegante e aconchegante? Se antes esse cômodo era, muitas vezes, subestimado na hora de decorar, por ser um local pouco frequentado na casa, agora tem sido cada vez mais lembrado e está ganhando um visual cheio de vida e de personalidade.

Por isso, o Blog da Arbo elaborou esse post, que traz dicas para criar um banheiro de casal incrível. Independente se o orçamento para investir num banheiro é  alto ou apertado, é possível criar um projeto charmoso, adicionando elementos decorativos ou promovendo grandes mudanças.

Então, que tal conferir o que preparamos? Continue sua leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir as seguintes dicas:

Invista em cubas duplas no banheiro de casal

Quer uma dica melhor para começar a decoração do banheiro de casal do que investir em cubas duplas? Pense só em poder fazer a rotina matinal sem atrapalhar o(a) companheiro(a)? As cubas duplas são uma das alternativas perfeitas para usar no cômodo.

As peças podem ser montadas em uma mesma bancada, com um grande espelho na parede — bastante iluminado —, mas também é possível criar dois espaços independentes que dividem bem as áreas de cada um.

cubas duplas são boas opções para banheiro de casal
As cubas duplas são uma tendência na decoração de banheiro de casal e, também, trazem comodidade aos moradores

No momento de escolher, vale lembrar que existem alguns tipos disponíveis, com diferentes modelos e cores. A escolha vai depender do estilo da dupla. Quem prefere um design moderno e despojado (com materiais como metal e pedra), pode usar as cubas de apoio, apostando em uma cor forte e transformando o espaço no ponto focal do banheiro.

Já o casal mais clássico, que gosta do tradicional, pode escolher modelos de sobrepor, embutir ou de parede. A cerâmica pode ser de tons neutros, como o branco, o cinza e o bege. 

Aliás, uma boa orientação é combinar todas as peças do cômodo (cuba, vaso, tanto no que se refere ao estilo quanto à tonalidade. Mesmo assim, não existe uma regra e você e o seu (ua) parceiro (a) podem criar suas próprias combinações e dar um toque especial no banheiro de casal.

Cores e iluminação 

Em um espaço pequeno, a cor do ambiente se torna um elemento ainda mais importante. E é exatamente isso que ocorre em um banheiro de casal, que pode ser relativamente menor quando comparado a outros ambientes do imóvel. 

De acordo com  a psicologia das cores, no banheiro, os tons claros são mais indicados, por serem capazes de promover sensações de limpeza e de amplitude. 

Além disso, tons claros permitem personalizar o espaço de acordo com as preferências, sem comprometer a área total. Isso vale tanto para as louças sanitárias quanto para os móveis, pisos, revestimentos e tintas.

A iluminação é outro ponto importante no banheiro de casal e que deve ser pensada levando em consideração o uso de duas pessoas ao mesmo tempo. Um projeto luminotécnico centralizado é fundamental para  criar um ambiente seguro e, da mesma forma, luzes projetadas localizadas próximas aos espelhos facilitam os momentos de higiene e autocuidado.

banheira no banheiro de casal para conforto e aconchego
Uma banheira no banheiro de casal pode trazer conforto e aconchego

Que tal colocar uma banheira no banheiro de casal?

Muita gente sonha em ter uma banheira, só que, na hora de transformar o plano em realidade, opta apenas pelo chuveiro. Por que abrir mão de um grande desejo com tantos modelos e estilos disponíveis e para todos os gostos, tamanhos e orçamentos?

Um espaço acolhedor para deitar em uma água quentinha e relaxar no banheiro é um momento especial, tanto individual para desestressar após um longo dia quanto, também,  para curtir a dois, criando memórias especiais. 

Se você ainda vai construir a sua casa, é interessante colocar uma grande parede de vidro no banheiro de casal para curtir a vista enquanto está na banheira. O momento é ainda melhor se for acompanhado de uma boa taça de vinho e de uma bela companhia.

Aproveite o cantinho do banheiro com um modelo triangular de banheira ou coloque-a bem no centro, como protagonista do ambiente. Há modelos com relaxantes jatos de água ou os mais clássicos. 

Uma boa dica é que você pesquise para achar aquela que mais agrade o casal e inclua esse item no seu projeto.

banner e-book casa e decoração

Gabinetes e cubas 

A escolha do gabinete do banheiro de casal vai depender do estilo da dupla e pode ser definida por características como design moderno e despojado ou algo mais clássico. 

Além do externo, o móvel precisa combinar com o tamanho do banheiro e oferecer espaço de armazenamento com gavetas e prateleiras, de acordo com a necessidade do casal.

Para as cubas, há quem goste do branco brilhante e há quem prefira os modelos em cores, com acabamentos com brilho ou matte. Não existe uma regra e é possível criar combinações próprias e exclusivas e com um toque especial.

Fitas de LED atrás do espelho ou no interior de um nicho

Não há nada mais aconchegante que uma boa iluminação, independente do cômodo e, no banheiro, isso não é diferente. Pense, por exemplo, em uma  fita de LED amarela instalada atrás do espelho adicionando um toque de elegância à composição. 

Se preferir, outro recurso muito usado também é a instalação de luz de LED no interior de móveis abertos, principalmente de nichos e de estantes. Além de valorizar o material, a decoração se torna muito mais atraente. 

bancada para banheiro de casal
O banheiro de casal deve ter espaço suficiente para que os moradores aloquem seus pertences

Tenha espaço para ambos guardarem os itens

Desentendimentos por espaços para guardar todos os itens desejados no banheiro do casal são uma realidade. Por isso, ao invés de disputar cada estante e nicho, considere um bom espaço para ambos no ambiente.

Podem ser armários fechados — deixando a bagunça fora da vista —, assim como estantes e prateleiras, onde será possível guardar todos os perfumes, materiais de higiene pessoal e artigos de beleza dos dois. E o melhor: cada um com o seu cantinho. 

E se você deseja um espaço ainda maior, não deixe de analisar a possibilidade de integrar um closet ao ambiente.

Inclua um chuveiro para corpo inteiro

Uma das grandes tendências para banheiro de casal é o que alguns chamam de ducha spa, também conhecida como chuveiro de corpo inteiro. Esse é um conjunto de duchas instaladas na parede do box — alguns modelos também dispõem de iluminação LED em diferentes cores — que fazem massagem com jatos de água durante o banho.

Quer relaxar, mas não tem tempo para curtir a sua banheira? Aproveite esse chuveiro para uma rápida e revigorante sessão, juntando jatos pressurizados, cromoterapia e, ainda, uma boa música tocando no seu smartphone. Pronto! Você transforma a experiência do banho em um verdadeiro momento de prazer e de descanso.

chuveiro de corpo inteiro
O chuveiro de corpo inteiro é uma boa alternativa para quem não pode investir em uma banheira no banheiro de casal

Coloque piso aquecido

Mesmo que o Brasil seja um país tropical, com temperaturas altas  praticamente o ano todo, há momentos em que a temperatura cai e andar com os pés descalços no chão frio do banheiro pode ser desagradável.

O aquecimento do piso é outro mimo especial perfeito para dar conforto à bela cerâmica escolhida. 

Esse é um sistema, normalmente, a gás, porém também existem modelos a diesel ou que usam a eletricidade – o que é perfeito para quem quer ter uma casa sustentável -, com tubos instalados embaixo do chão e cuja temperatura é controlada com um termostato.

Se você deseja saber mais sobre decoração de banheiro de casal, confira o vídeo Banheiro de casal: dicas e ideias de decoração, publicado no canal Viva Decora Pro, no YouTube:

Agora é hora de pegar todas as nossas dicas e pensar em um projeto para decorar e curtir muito o  banheiro de casal do seu novo lar. E, se você deseja encontrar um novo imóvel para viver a dois, visite o Portal da Arbo.

Continue a navegar pelo Blog da Arbo para conferir outros conteúdos sobre decoração. Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter para receber os melhores artigos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

decoracao-de-banheiro-pequeno

Veja dicas de decoração de banheiro pequeno

Casas e apartamentos de áreas modestas estão cada vez mais comuns. Por isso, que tal conhecer algumas dicas de decoração de banheiro pequeno? Todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento precisam estar bem decorados para oferecer qualidade de vida aos moradores. Desse modo, é preciso se dedicar a cada espaço. A decoração […]

assinatura-digital-em-contratos-imobiliarios

Conheça a assinatura digital em contratos imobiliários

O processo de compra, venda e locação de imóveis pode parecer complexo. Entretanto, é possível contar com mecanismos que desburocratizam as ações, como a assinatura digital em contratos imobiliários A transformação digital já é uma realidade em diversos setores da economia. E no mercado imobiliário não é diferente. Com o objetivo de facilitar e desburocratizar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *