29 de novembro de 2021

Banheiro social: veja dicas para decorar o lavabo

O banheiro social é um cômodo importante tanto para os moradores quanto para os visitantes. Por isso, deve estar organizado e, é claro, bem decorado

Se antes a decoração do banheiro social era algo pouco pensado pelos indivíduos, atualmente a situação é diferente. O cômodo é importante para o bem-estar dos moradores e dos convidados e, por isso, deve ser organizado, funcional e, é claro, visualmente agradável.

Se você pensa que decorar sua casa ou seu apartamento é um processo complexo e caro, está enganado. Isso porque é possível criar um bom projeto de forma autônoma para renovar qualquer cômodo, inclusive o banheiro social.

Nesse texto você irá conferir dicas para decorar o banheiro social de seu imóvel. Há dicas para cômodos grandes e para cômodos pequenos e, por isso, você irá encontrar as indicações ideais para a sua situação. Continue conosco para conhecer todas as informações sobre o tema.

O que é banheiro social?

O banheiro social é encontrado, principalmente, em casas e em apartamentos com áreas mais robustas. Isso porque é um cômodo dedicado, especialmente, às visitas. Para que seus convidados se sintam confortáveis e acomodados, é necessário que o ambiente esteja bem decorado e, é claro, organizado e limpo.

A principal função do banheiro social é, portanto, permitir que os visitantes tenham um bom local para lavar as mãos e para fazer suas necessidades. Por isso, o cômodo deve receber uma atenção especial dos moradores, que têm que ser bons anfitriões.

Para que o cômodo seja confortável, funcional e organizado, é importante estar atento aos móveis do ambiente, bem como aos objetos decorativos, que serão responsáveis pela estética do local. No tópico abaixo você confere dicas para transformar seu banheiro social em um cômodo encantador.

Dicas para decorar o banheiro

A satisfação e o conforto dos convidados é um dos principais objetivos de moradores que desejam ser bons anfitriões. Para isso, é necessário pensar em espaços que os façam se sentir em casa. O banheiro social é um dos cômodos dedicados aos visitantes e, por isso, é necessário pensar com cuidado em sua decoração.

Fique atento à estrutura

Assim como os demais cômodos da casa, o banheiro social precisa contar com móveis e com estruturas de boa qualidade. Por ser destinado, principalmente, às visitas, o ambiente não precisa contar com box e chuveiro, apenas com o vaso sanitário, uma pia e um espelho.

Os armários são itens opcionais no banheiro social e você deve escolher as peças de acordo com o estilo de decoração que deseja aplicar. Mesmo assim, procure não exagerar, para que o local fique funcional e confortável.

O vaso sanitário deve ser bem escolhido, já que precisa ser confortável e prezar pela ergonomia. Nesse caso, é necessário avaliar se a peça alia uma boa estética ao conforto. Além disso, a indicação é optar por um sistema duplo de descarga – no qual líquidos e sólidos são descartados separadamente -, que favorece a economia de água.

Já as cubas são os grandes destaques do banheiro social. Isso porque podem ser posicionadas de forma estratégica para a estética do cômodo, como no exterior da pia. Nesse caso, é preciso escolher o material que melhor combina com o estilo de decoração do ambiente. Existem peças de louça, de concreto, de bronze e muitas outras opções.

Além disso, você deve escolher o modelo ideal. Nesse ponto, é importante se lembrar da funcionalidade e do conforto. De maneira geral, é possível dividir os tipos de cuba em três categorias:

  • Cubas apoiadas: nessa categoria, as peças são posicionadas sobre a bancada. Esse é o modelo mais utilizado no banheiro social atualmente.
  • Cubas sobrepostas: nesse caso, as cubas estão posicionadas no interior da bancada, mas há uma borda sobressalente. Esse modelo, contudo, não é tão comum na atualidade.
  • Cubas embutidas: por fim, esse modelo é classificado por peças totalmente encaixadas na bancada. Dessa forma, o acabamento final é a pedra da própria peça.

Aproveite os espaços da melhor maneira possível

Se o seu banheiro social possui uma área modesta, é importante ficar atento à decoração do ambiente. Nesse caso, a principal indicação é optar por um estilo decorativo minimalista, como o escandinavo.

Isso porque as tendências seguem o princípio de que “menos é mais” e, por isso, integram projetos que aproveitam os espaços disponíveis no cômodo da melhor maneira possível.

A principal indicação para ambientes pequenos é investir em nichos e prateleiras, que ocupam o espaço vertical do cômodo e, portanto, não comprometem o espaço dedicado à circulação de pessoas. 

E não se esqueça de que o exagero de objetos decorativos pode comprometer a funcionalidade e o conforto do banheiro social. Nesse sentido, é importante ter moderação na escolha das peças que irão compor o cômodo.

banheiro-social

Escolha o espelho perfeito

O espelho é uma peça que não pode faltar no banheiro social. Mais do que um objeto decorativo, este é fundamental para a funcionalidade do ambiente, já que, muito provavelmente, seus convidados vão desejar conferir o reflexo em algum momento.

A boa notícia sobre os espelhos é que eles podem ser utilizados, também, para causar a sensação de amplitude aos ambientes. Se essa for a intenção, a principal dica é investir em uma peça grande, que ocupe boa parte da parede.

Entretanto, se seu banheiro social possui uma área robusta, é possível investir em uma peça com um design diferenciado, em formatos redondos e ovais. As cores também podem ser decididas de acordo com o estilo decorativo do ambiente.

Em qualquer caso, contudo, é necessário informar à empresa responsável pelo espelho que este será posicionado no banheiro social. Dessa forma, os profissionais irão produzir a peça com as especificações correta para o uso no cômodo.

Pense nos objetos decorativos

Os banheiros sociais também podem contar com objetos decorativos. O principal objetivo desses itens é garantir a boa estética do ambiente, mas isso não significa que não podem ser funcionais.

Dessa forma, caso decida investir em nichos e prateleiras – conforme a indicação do primeiro tópico –, é possível escolher objetos de decoração para posicionar nessas superfícies. Nesse sentido, é possível optar por caixas, bem como por vasos e muitas outras opções.

Apesar de as possibilidades serem infinitas, a principal indicação para o banheiro social é investir em plantas. Isso mesmo que você leu: plantas. Muitas espécies, além de contribuírem com a estética do cômodo, são benéficas para a saúde e para o bem-estar dos moradores e dos convidados.

Entretanto, como, na maioria dos casos, o cômodo é fechado, é necessário estar atento aos cuidados que cada planta precisa. Dessa forma, é preciso conhecer as principais espécies indicadas para o cômodo. Confira na lista abaixo algumas opções para o seu banheiro social:

  • Lírio-da-paz;
  • Samambaia;
  • Espada-de-São-Jorge;
  • Aloe vera;
  • Rabo-de-gato (também conhecida como peperômia).
banheiro-social

Não se esqueça do aroma e da organização do banheiro

Conforme mencionado acima, o banheiro social precisa ser, além de esteticamente agradável, organizado e confortável. Por isso, você nunca deve se esquecer do aroma e da arrumação do cômodo.

Os cheiros do banheiro podem ser grandes incômodos tanto para moradores quanto para visitantes. Para não causar uma má impressão em seus convidados, é importante investir em aromatizadores. Estes podem estar posicionados na superfície das bancadas ou podem ser aplicados com o auxílio de borrifadores.

Se você deseja um ambiente sofisticado e agradável, a principal indicação é investir em aromatizadores, em uma vela e, é claro, em uma bela planta.

Já no quesito organização, é importante se livrar de todos os objetos que não são necessários. Os demais, portanto, devem ser guardados nas bancadas e até mesmo nos nichos e prateleiras, caso você tenha optado pelas peças.

As caixas organizadoras são excelentes opções, já que contribuem para a arrumação e para a estética do cômodo.

A bancada é um móvel muito importante para o banheiro social e, por isso, é necessário ter uma atenção especial com sua decoração. O vídeo 5 dicas para decorar a bancada do banheiro/lavabo, publicado no canal Casa Valdinei, no YouTube, pode te ajudar nessa tarefa. Assista:

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?

Agora que você já sabe como decorar o banheiro social de sua casa ou de seu apartamento, o Blog da Arbo quer saber: o que você achou desse artigo? As informações do conteúdo te ajudaram de alguma forma? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo e fique à vontade para escrever elogios, críticas construtivas e sugestões.

Se você deseja conferir artigos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos sobre o mercado imobiliário, como informações sobre o financiamento de imóveis, bem como sobre mudanças, como dicas para não errar no processo.

Além disso, encontra, é claro, artigos sobre decoração. Aqui você aprende a renovar o quarto, a sala de jantar, o jardim e muito mais. E se você deseja saber tudo sobre decoração, confira o conteúdo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil, além de um tutorial completo para emitir a segunda via de faturas, como de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não deixe de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de municípios brasileiros. Utilize nossos filtros de busca para encontrar a casa ou o apartamento ideal para suas preferências e para suas necessidades. Acesse!

Postagens relacionadas

morar na praia

Quais são as vantagens e as dificuldades de morar na praia?

E aí, está procurando por imóveis no litoral? Veja no Blog da Arbo os pontos positivos e negativos para quem vai morar na praia! Morar na praia é o sonho de muita gente que quer se livrar da poluição e do ritmo frenético das grandes cidades para curtir um ambiente caloroso e agradável. Não por […]

área-gourmet

Área gourmet: saiba como inseri-la no apartamento

Todo mundo já sonhou em ter um espaço para relaxar e chamar os amigos de vez em quando. Se você está pensando em decorar sua área gourmet para se tornar uma ambiente mais agradável, acompanhe essas dicas.  A área gourmet tem se tornado um espaço indispensável nas casas brasileiras, já que a necessidade de ter […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *