28 de maio de 2022

Saiba como escolher cadeiras para sala de jantar

Quer renovar a decoração de seu imóvel e não sabe por onde começar? As cadeiras para sala de jantar são essenciais para o cômodo e, por isso, você deve escolher corretamente

Decorar ou redecorar os cômodos de casa ou do apartamento é uma tarefa recorrente na vida de muitas pessoas. Isso porque a mudança é necessária para que o imóvel ganhe uma nova atmosfera. Nesse sentido, o morador precisa pensar em cada detalhe, inclusive na escolha ideal das cadeiras para sala de jantar.

Apesar de serem essenciais para o cômodo, as cadeiras para sala de jantar são, muitas vezes, subestimadas, já que muitos consideram que, com as mudanças de comportamento da atualidade, os moradores já não utilizam mais o ambiente para realizar suas refeições.

É claro que, com o desenvolvimento da tecnologia, as pessoas adquiriram novos hábitos, como almoçar e jantar na sala de TV ou até mesmo no escritório ou no quarto. No entanto, sentar-se à mesa com os demais moradores continua, mesmo que com menor frequência, a ser um momento importante de convivência e de socialização. 

Para que a sala de jantar seja um lugar confortável e que favorece o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, é necessário pensar em cada detalhe da decoração. Por isso, a escolha de cadeiras para sala de jantar é fundamental.

A tarefa pode ser simples, mas demanda cuidado e atenção, pois a estética não é o único fator que deve ser levado em consideração. O conforto e a funcionalidade das peças são essenciais para garantir uma decoração leve, elegante e acolhedora. 

Desse modo, o Blog da Arbo preparou esse conteúdo completo, no qual você irá conferir dicas importantes para escolher as cadeiras para sala de jantar. Além disso, irá conhecer orientações de decoração para o cômodo, bem como referências para começar a colocar a mão na massa.

Cadeiras para sala de jantar: como escolher?

Escolher as cadeiras para sala de jantar pode ser um processo complexo, já que os modelos são infinitos e você pode se sentir confuso no momento de decidir. No entanto, a escolha fica mais simples quando você segue algumas orientações.

O conforto deve ser prioridade

Conforme apontado acima, a sala de jantar é um local de convivência e de socialização entre os moradores da casa ou do apartamento. Por isso, deve ser confortável e muito aconchegante.

Desse modo, ao escolher cadeiras para sala de jantar, o conforto das peças deve ser sua prioridade. Por isso, antes de escolher o modelo, verifique as questões referentes ao assento e ao encosto: o tecido é confortável? É de fácil limpeza? Irá garantir o bem-estar dos moradores e dos convidados?

Outro ponto importante para garantir o conforto quanto às cadeiras para sala de estar é estar atento à altura das peças. Na maioria dos casos, as mesas possuem 75 centímetros de altura. Se essa for a sua situação, as cadeiras devem possuir, no máximo, 50 centímetros de altura.

Cadeiras diferentes em uma mesma mesa: por que não?

Se você gosta de ousar e de deixar o tradicional de lado, escolher diferentes cadeiras para sala de estar é uma boa dica. No entanto, é preciso estar atento à harmonia das peças: não escolha modelos conflitantes ou que não estabeleçam uma boa relação no ambiente.

É possível, ainda, variar apenas as cores das cadeiras. Nesse caso, basta escolher cores diferentes para um mesmo modelo. Os tons não precisam variar muito, já que um leve contraste já é suficiente para conferir uma atmosfera despojada ao cômodo.

Fique atento ao equilíbrio visual

Seja com cadeiras iguais ou com cadeiras diferentes, você não deve se esquecer de que o cômodo deve apresentar um equilíbrio visual. Por isso, verifique se a(s) cor(es) escolhida(s) para as cadeiras estará(ão) de acordo com a identidade da mesa e dos demais móveis e objetos do cômodo.

Lembre-se de que a pluralidade e a originalidade são sempre bem-vindas, mas precisam ser usadas com moderação e com sabedoria.

Que tal um banco?

Esse texto fala sobre cadeiras para sala de jantar, mas elas não são as únicas opções de assento para o cômodo. Isso porque os bancos são ótimas opções para quem deseja acomodar um número maior de pessoas no ambiente sem abrir mão do conforto.

No entanto, se você optar por um ou mais bancos, fique atento ao estofado, que, como mencionado no tópico acima, deve estar de acordo com o equilíbrio visual da sala de jantar.

Se você quer saber mais sobre como escolher as cadeiras corretas para sua sala de jantar, assista ao vídeo Como escolher cadeiras e mesas para a sala de jantar, publicado no canal Maurício Arruda, no YouTube. Confira:

Dicas de decoração para a sala de jantar

A escolha de cadeiras para sala de jantar é importante para a decoração do cômodo, mas não é o único fator necessário. Isso porque a estética do ambiente pode ser valorizada de diversas formas.

O primeiro passo, até mesmo anterior à escolha das cadeiras para sala de jantar, é definir um estilo decorativo para o cômodo. Isso porque essa decisão irá nortear todas as seguintes.

Se você deseja conhecer os principais estilos de decoração, confira o artigo no Blog da Arbo.

O segundo passo é verificar a iluminação do local, uma vez que as luzes são um dos segredos da boa decoração. A sala de jantar permite o uso de diferentes modelos de lâmpada, como as fixas no chão, as de mesa e até mesmo as suspensas.

Se o orçamento está curto e você planeja apenas renovar as cadeiras para sala de jantar, pode experimentar mudar os móveis de lugar. Outra indicação é reformá-los, o que costuma custar menos do que a aquisição de uma peça nova.

Um ponto que costuma causar dúvida nos moradores que planejam renovar a decoração é: a sala de estar deve ou não contar com uma cortina? A verdade é que não existe uma resposta pronta para a pergunta, já que as indicações variam de acordo com o estilo decorativo escolhido e com os gostos pessoais dos moradores.

Se você deseja aproveitar ao máximo a iluminação natural, pode optar por deixar as janelas descobertas ou, ainda, escolher cortinas de tecidos finos e claros. Para cômodos mais modernos, a indicação é investir em persianas.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça dos espelhos. Essas peças são excelentes para a estética do cômodo, mas também para conferir a sensação de amplitude ao ambiente. Desse modo, são indicados para locais que possuem áreas modestas.

Não se esqueça de verificar os modelos existentes e escolher o ideal de acordo com o estilo decorativo da sala de jantar e com os objetivos dos moradores.

Inspire-se para escolher as cadeiras

cadeiras-para-sala-de-jantar

Nessa inspiração, é possível verificar uma sala de jantar que segue o estilo minimalista. Isso porque o ambiente conta com poucos móveis, bem como objetos decorativos. Por estarem inseridas nesse local, as cadeiras são simples, básicas e, é claro, em cores neutras.

O caso acima mostra uma uniformidade entre as cadeiras para sala de jantar, ou seja, todas são do mesmo modelo e da mesma cor. Entretanto, isso não impediu o ambiente de ser moderno e, também, ousado.

cadeiras-para-sala-de-jantar

Na referência acima, as cadeiras para sala de jantar também seguem uma unidade quanto ao modelo e quanto à cor. Contudo, os tons fortes em amarelo conferem uma atmosfera mais vívida ao ambiente, uma vez que o estilo decorativo permite mais ousadia.

Apesar de ser agradável esteticamente, esse modelo de cadeira não parece muito confortável e, por isso, é indicado para cômodos usados com menos frequência.

cadeiras-para-sala-de-jantar

Essa inspiração é, de forma geral, a mais básica de todas, até mesmo do que o exemplo de sala de jantar minimalista. Isso porque conta apenas com uma mesa de jantar de madeira e, também, cadeiras feitas do mesmo material.

Apesar de simples, as escolhas são confortáveis e unem cadeiras e bancos em um único ambiente. A combinação é bem-vinda não somente em espaços exteriores ao imóvel, mas também na sala de jantar, como mostra a imagem.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como escolher cadeiras para sala de jantar, não deixe de nos contar quais são suas opiniões sobre o conteúdo apresentado. Qual das dicas mais chamou sua atenção? E qual referência você pretende seguir? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

E se você quer conferir artigos semelhantes, o Blog da Arbo é o lugar certo. Aqui você confere conteúdos sobre mudança, como dicas para organizar sua casa ou seu apartamento após o processo, sobre financiamento imobiliário, sobre a compra do primeiro imóvel e, é claro, sobre decoração, como de quarto, de cozinha e até mesmo de jardim.

Se o seu objetivo é saber tudo sobre decoração, confira o artigo completo e , com todas as informações que você precisa ter para renovar seu imóvel.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil. Lá você pode encontrar a casa ou o apartamento ideal por meio de nossos filtros de busca, que direcionam sua pesquisa para o imóvel que atende às suas necessidades. Acesse!

Postagens relacionadas

estilo-boho

Estilo boho: conheça os detalhes dessa tendência

Está pensando em decorar sua casa de uma forma ousada e inusitada? Talvez o estilo boho seja a melhor opção para você. Confira nossas dicas de decoração e de estilo. Se você está pensando em se mudar para um novo imóvel e quer dar uma repaginada nos cômodos ou até mesmo mudar  a cara da […]

mudança-de-estado

Vai realizar mudança de estado? Veja o passo a passo

Realizar a mudança de um estado para o outro é um grande desafio. Tanto pela distância e pela nova, quanto pelos processos que será necessário enfrentar. Confira neste texto algumas dicas preciosas para quem está nesta situação.  Muitos podem ser os motivos que fazem uma pessoa escolher fazer mudança de estado. Novo trabalho, constituir uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *