28 de março de 2024

Caixas decorativas: saiba como utilizá-las

Caixas decorativas: saiba como utilizá-las

Quer renovar seus cômodos gastando pouco? Então está na hora de conhecer as caixas decorativas, que podem transformar o ambiente de forma simples e prática

As caixas decorativas são excelentes opções de objetos para pessoas que desejam renovar os ambientes da casa ou do apartamento, mas que não pretendem investir muitos recursos financeiros. Isso porque esses itens são extremamente versáteis e podem ser encontrados a diversos valores no mercado.

Apesar de serem objetos indicados para diversos estilos, as caixas decorativas precisam estar em consonância com os demais itens do cômodo. Por isso, antes de inseri-las na decoração do ambiente, o morador precisa avaliar como será o resultado final.

Para que você saiba como escolher os modelos corretos e, também, onde posicionar as caixas decorativas, o Blog da Arbo preparou esse artigo. Aqui você vai conferir quais são os principais modelos desses objetos, bem como dicas de como inseri-los na decoração de seu imóvel.

Antes disso, contudo, que tal conhecer alguns outros objetos decorativos que podem te ajudar na tarefa de renovar os cômodos de sua casa ou de seu apartamento?! Confira!

Objetos decorativos para sua casa ou apartamento

As caixas decorativas são, sem dúvidas, ótimos elementos decorativos para uma casa ou para um apartamento. No entanto, elas não são os únicos itens que podem compor a estética do cômodo.

Nesse sentido, para deixar a decoração completa, que tal conhecer outros objetos decorativos?!

  • Abajures;
  • Garrafas;
  •  Velas;
  • Estatuetas;
  • Vasos;
  • Livros;
  •  Quadros;
  • Luzes pisca-pisca;
  • Itens pessoais;
  •  Plantas;
  • Cabideiros;
  • Tapetes;
  • Cortinas.

A maioria dos itens apresentados na lista acima estão descritos aqui, em um dos artigos do Blog da Arbo. Acesse e veja como é possível combinar os elementos para a decoração de seu imóvel.

No entanto, não se esqueça: a decoração deve ser moderada, para que não fique carregada visualmente e para que não prejudique a circulação de pessoas.

Quais são os modelos de caixas decorativas?

As caixas decorativas estão disponíveis no mercado em uma infinidade de modelos. A principal diferença entre os tipos, no entanto, está no material do qual o objeto é produzido.

Por isso, nesse tópico, você irá conferir os principais modelos disponíveis em determinados materiais. Esses tipos serão abordados nesse ponto do texto. Veja:

Caixas decorativas de MDF

As caixas decorativas de MDF são conhecidas dos amantes da decoração. Isso porque, além de práticas, são acessíveis, devido ao seu baixo custo. O material é composto por uma madeira compensada, o que o torna mais barato do que a madeira robusta.

A principal diferença entre o MDF e a madeira é a resistência do material, já que o primeiro, por estar compensado, apresenta uma menor durabilidade.

No entanto, é preciso considerar que a funcionalidade é a mesma e, por isso, caso você não deseje gastar muito com as caixas decorativas, a dica é investir nos modelos feitos de MDF.

Você pode comprar as caixas decorativas prontas, especialmente em lojas de artesanato. Contudo, também é possível adquirir as peças cruas, para que você mesmo crie e personalize como preferir. O material permite, além de pinturas, colagens e outras técnicas artísticas.

Se você não está familiarizado com artesanato e com ideias DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português), não precisa se preocupar. Isso porque é possível aprender várias técnicas com tutoriais disponíveis em texto e em vídeo na internet.

Caixas de papelão

As caixas decorativas de papelão são ainda mais acessíveis do que as produzidas em MDF. Isso porque o material é mais barato e, portanto, é utilizado para a elaboração de produtos mais simples e com menos resistência.

As caixas de papelão, por exemplo, não podem ficar expostas à água, já que sua estrutura pode ser totalmente comprometida pela ação dos líquidos.

Esses modelos são fáceis de encontrar, especialmente em lojas de artigos para festas, já que são comumente utilizadas para embalar presentes. Entretanto, isso não significa que não podem integrar a decoração dos cômodos de sua casa ou de seu apartamento.

Assim como as caixas decorativas em MDF, é possível personalizar os modelos feitos de papelão. Para isso, basta adquirir peças consideradas cruas, que permitem a impressão de diversas técnicas artísticas, como a pintura com tinta de artesanato.

Para produzir suas próprias caixas decorativas de papelão, a indicação é assistir ao tutorial DIY Caixas Organizadoras (transformando caixas de papelão!), publicado no canal Maddu Magalhães, no YouTube. Veja:

Caixas decorativas de madeira

Conforme apontado acima, as caixas decorativas de madeira apresentam mais resistência quando comparadas com as peças de MDF. No entanto, apresentam duas desvantagens em relação ao primeiro modelo apresentado: são mais caras e, também, mais difíceis de serem personalizadas, já que precisam ser lixadas antes de uma pintura, por exemplo.

Contudo, isso não significa que você não poderá deixar a caixa com o seu estilo. As colagens são ótimas oportunidades para imprimir sua personalidade nas peças. Além disso, você pode adicionar itens às caixas com o auxílio de uma cola específica para o material.

Muitas pessoas, nesse caso, costumam colar espelhos no interior da caixa, com o intuito de transformá-la em uma espécie de porta-jóias.

Como inserir as caixas na decoração do imóvel?

Agora que você já conhece os materiais mais comuns utilizados para a produção de caixas decorativas, chegou o momento de aprender como inseri-las nos mais diversos cômodos de sua casa ou de seu apartamento.

Caixas decorativas na sala

As caixas decorativas podem ser posicionadas em praticamente todos os cômodos da casa. Isso porque, além de contribuírem com a estética dos ambientes, são ótimas aliadas quando o assunto é organização.

Na sala, por exemplo, as peças costumam estar posicionadas sobre as mesas de centro. Nesses casos, é comum que os moradores optem por um conjunto de caixas, no qual os itens possuem tamanhos diferentes e ficam empilhados.

Além disso, é possível colocar as caixas em estantes, em nichos e em prateleiras. Nesses dois últimos casos, prefira uma peça única, para que a decoração não fique sobrecarregada de objetos.

Caixas nos quartos…

Os quartos também podem ser decorados com caixas. As peças podem ser colocadas tanto nas mesas de cabeceira quanto em prateleiras e até mesmo nas cômodas. Nesse último caso, é comum que as caixas decorativas sejam utilizadas para guardar jóias e produtos de beleza.

Além disso, se você deseja uma decoração mais discreta, pode posicionar os itens no interior do guarda-roupa. Além de te ajudarem a organizar o móvel, as caixas decorativas irão dar um bom aspecto estético ao ambiente quando as portas forem abertas.

… dos bebês também!

As caixas decorativas podem ser utilizadas em todos os quartos da casa, mas elas assumem um papel ainda mais importante quando o assunto são os dormitórios dos bebês. Isso ocorre porque, desde antes do nascimento da criança, os pais sentem a necessidade de organizar o cômodo da melhor maneira possível.

Desse modo, as caixas se apresentam como uma ótima alternativa, já que podem abrigar diversos itens diferentes, como as fraldas, os sabonetes, as fraldinhas, entre outros.

Mais uma vez, é possível produzir suas próprias caixas. Nesse caso, são indicadas cores claras e tons pastéis, para que a decoração do cômodo fique delicada.

Caixas decorativas no escritório

Por fim, mas não menos importante, as caixas decorativas podem ser inseridas nos escritórios, ambientes que ganham mais importância a cada dia, devido à prevalência do trabalho na modalidade home office.

Nesses locais, as caixas podem ser posicionadas sobre as mesas, com o intuito de abrigar papéis e documentos importantes. Além disso, podem ser colocadas em nichos e em prateleiras. Nesse caso, é possível utilizá-las para guardar itens que não são necessários com frequência.

Inspirações para decorar seus cômodos com caixas

Agora que você já sabe como inserir as caixas decorativas nos diversos cômodos, que tal conferir algumas referências para utilizar como inspiração?

Mesmo que bastante discretas, as caixas fazem parte da decoração dessa escrivaninha. Posicionadas em diversos locais do mobiliário, estão em consonância com os mais diversos itens decorativos do cômodo.

Nesse caso, ao contrário do primeiro, as caixas decorativas assumem cores menos chamativas, uma vez que estão inseridas em um ambiente que segue um estilo mais neutro. Mesmo assim, os itens são importantes componentes do escritório.

E é claro que as caixas decorativas também podem estar presentes nos banheiros. Nessa imagem, por exemplo, as peças foram posicionadas abaixo da pia e, possivelmente, são utilizadas para guardar toalhas ou roupas.

O que você achou desse conteúdo?

Pronto: agora você já sabe tudo sobre as caixas decorativas. Assim, chegou o momento de nos contar a sua opinião sobre esse conteúdo. Qual foi a inspiração que mais te agradou? Qual cômodo da sua casa será decorado com as caixas? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende a decorar todos os cômodos de sua casa, como o quarto das crianças e até mesmo o banheiro. Caso queira saber tudo sobre decoração, basta ler o artigo na íntegra.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que traz informações e orientações importantes para o seu dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, indicações dos melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil.

E se o seu objetivo é encontrar um imóvel, acesse o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis de centenas de cidades brasileiras. Utilize nossos filtros para direcionar sua pesquisa e para escolher o melhor imóvel para suas necessidades.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imovel-de-alto-padrao

5 motivos para investir em um imóvel de alto padrão

Optar por um imóvel de alto padrão ser uma boa ideia para quem está em busca de bons investimentos imobiliários A decisão de comprar um imóvel não é simples. Exige muito planejamento e atenção aos detalhes. Isso porque, um imóvel, independente da sua condição financeira, é sempre um bem de alto valor e que pode […]

adaptar-casa-para-idoso

Como adaptar a casa para idosos?

Você sabia que é muito importante adaptar a casa para idosos? O bem-estar do idoso é algo que deve ser cuidado, principalmente pela família. Ajudar uma pessoa na terceira idade a adequar a própria casa, para que ela atenda às suas necessidades, é um dos pontos fundamentais para que ela se sinta mais confortável e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *