16 de maio de 2022

Câmera inteligente: descubra como escolher o melhor equipamento

câmera de segurança para casa inteligente

Quer usar a tecnologia para deixar sua casa mais segura? Veja as diferenças entre os modelos de câmera inteligente!

A câmera inteligente é muito importante para manter a tranquilidade na sua casa ou empresa, né? Afinal, ela ajuda a vigiar tudo e pode até gravar imagens ou ser ligada no sistema de alarme! 

Em tempos que tanto se fala sobre segurança e monitoramento, a necessidade de ter uma câmera inteligente e sistemas automatizados de detecção se tornou ainda maior, garantindo não somente a tranquilidade quando a pessoa está fora do ambiente, mas também comodidade para o dia a dia, seja na segurança dos quartos das crianças ou no escritório particular.

Neste post do Blog da Arbo, listamos tudo que você precisa saber sobre as principais tecnologias, modelos , recursos, possibilidades e aplicações dessas câmeras. Acompanhe!

  • Qual é a qualidade de imagem ideal para a câmera inteligente?
  • Tecnologias da câmera inteligente
  • Tecnologia Analógica
  • Câmera inteligente com tecnologia IP
  • Tecnologia Wi-Fi
  • Modelos de câmera inteligente

Qual é a qualidade de imagem ideal para a câmera inteligente?

É importante saber a qualidade de imagem do modelo de câmera que você escolher, ok? Por exemplo, tem desde câmeras com uma imagem bem simples, em que tudo aparece como se você tivesse vendo uma TV comum, até outras com resolução 4K, como se você tivesse vendo um filme num cinema incrível!

E o legal é que as câmeras mais modernas vêm com uma câmera infravermelha, que fazem imagens perfeitas mesmo com pouca ou nenhuma luz. E são ideais para colocar na entrada de casa ou da empresa, viu?

Ah, e a sua câmera também pode ser resistente à chuva, sabia? É só ficar de olho se ela tem a classificação IP66. Muito legal, não é?

Tecnologias da câmera inteligente

Sabemos que a função básica de uma câmera inteligente é capturar imagens, mas elas são capazes de fazer mais do que isso. Esses equipamentos – que fazem parte da solução de segurança mais procurada atualmente, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) – têm diferentes tecnologias, o que influencia diretamente nas funcionalidades e qualidades oferecidas. 

Você sabia que existem câmeras analógicas, outras que só precisam de conexão com a internet para funcionar e, ainda, modelos Wi-Fi? Sim, o mercado atual possui muitas opções desse equipamento. Continue aqui para conhecer todas elas!

Tecnologia Analógica 

Essa tecnologia começou a ser muito usada na década de 1990, e continua integrando o sistema de muitos equipamentos.

O sistema analógico funciona de forma simples, através da captação de ondas na sua forma original, em áudio ou vídeo, que são gravados e processados. Por meio de uma estrutura de cabeamento coaxial, a transmissão do vídeo analógico é feita para um circuito de TV.

Vantagens das câmeras analógicas

  • Fácil instalação – pois só precisam de um cabo coaxial e de um DVR. Também é possível usar cabo UTP + Balun (ou power balun);
  • Baixo investimento;
  • Boa qualidade de imagem – hoje possível com o desenvolvimento de câmeras  analógicas HDCVI com resolução de 720p a 4K ( 2160p);
  • Compatibilidade – modelos analógicos, são facilmente compatíveis com sistemas compostos por câmeras de um fabricante diferente.

Câmera inteligente com tecnologia IP

Na tecnologia IP – presente na internet, chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos de smartphone – os dados são capturados e transmitidos em rede. Por conta disso, entre seus benefícios estão a qualidade de imagem, o acesso remoto e a flexibilidade na instalação.

Vantagens das câmeras IP

  • Tecnologia flexível e fácil instalação – A instalação IP usa menos cabos porque possui PoE. Para instalar, não é necessário levar o cabo da câmera até o gravador: os equipamentos são conectados à rede e por isso não precisam estar no mesmo ambiente. Com CFTV IP, é possível  usar também  instalação com rádios ou fibra óptica;
  • Sistema com expansão garantida – a ampliação de sistemas CFTV IP é fácil e inteligente. Mantém a mesma estrutura, e é possível interligar dois grupos de câmeras com apenas 1 cabo;
  • Livre de ruídos e interferências –  CFTV IP são produtos com máxima qualidade de sinal. A tecnologia IP é imune a ruídos e interferências, mesmo passando o cabo junto da rede elétrica, por exemplo. O sistema é 8 ou 80: u ou  funciona com excelência ou não funciona, não o mais ou menos ou parcial;
  • Funcionalidades exclusivas – o sistema de CFTV IP pode garantir a máxima performance de câmeras fisheye, com resolução de 12 MP, superior a 4K. Nos sistemas analógicos, por exemplo, essas especificações funcionam com menor performance, principalmente nos gravadores;
  • Máximo de inteligência de vídeo – No CFTV IP, a análise de vídeo é feita na própria câmera. O processamento é descentralizado em cada câmera e não sobrecarrega o gravador. Um grande diferencial desta tecnologia é esse: ter análise de vídeo em todos os canais do gravador. Funções complexas, como o auto-tracking em speed domes e o Mapa de calor também são exclusivas da tecnologia IP.

Tecnologia Wi-Fi

Esta tecnologia é possível graças à Internet das Coisas – IoT – e traz mais praticidade para o monitoramento, principalmente para áreas internas e externas não muito amplas. Também é uma ótima opção para o cuidado de pets, bebês e outras pessoas com necessidade de atenção especial.

Vantagens das câmeras Wi-Fi

  • Fácil instalação – sem uso de cabos para conexão;
  • São portáteis – as câmeras são plug and play, basta conectá-las em qualquer tomada para usar;
  • Imagens em alta definição e visão noturna;
  • Permitem acesso de qualquer lugar – em tempo real pelo smartphone;
  • Gravação em cartão de memória – capaz de gravar até dois meses de imagens;
  • Serviço de gravação em nuvem (Mibo Cloud): planos de 3, 7 ou 30 dias de gravação com contratação diretamente pelo aplicativo Mibo Cam. 

Este vídeo do canal Tecmundo apresenta 5 modelos de câmeras inteligentes que você pode ter em casa:

Modelos de câmera inteligente

Escolher a câmera de segurança é algo importante, pois o equipamento é o que contribui para um ambiente seguro e confiável em sua smart home. E por isso é importante você saber também que não só as tecnologias são diferentes, como há câmeras com características específicas que devem ser consideradas na hora de decidir qual vai compor o seu sistema de segurança.  Conheça os tipos mais comuns no mercado!

Pinhole 

Essa micro-câmera é ideal para quem quer um aparelho que não seja percebido. Com ela, você tem uma vigilância discreta na porta de casa ou em áreas da empresa sem que as pessoas notem o aparelho.

Câmera Bullet 

Esse é o modelo mais vendido do mercado! Isso porque ela é pequena e pode ficar dentro ou fora de residências, empresas e até comércios. Cabe até no Hall de entrada sem chamar muita atenção! Gostou?

Câmera Box 

Esse é um modelo de câmera inteligente profissional que costuma ser usada  mais em estradas e estacionamentos de shoppings, tá? É ideal para filmar grandes distâncias e coisas em movimento. Pode ser fixa – que não se mexe, ou Pan-Tilt, movida à distância por uma central de vigilância usando um controle remoto. Incrível!

Câmera Dome 

Ela é ideal para instalar no teto em locais com bastante movimento, como comércios, mas também na sua garagem. A maior vantagem dela, além da filmagem panorâmica, é que a lente da câmera fica protegida dentro do domo!

Câmera Speed Dome 

Ela é uma versão da dome feita para vigilância profissional e costuma ser usada em lugares grandes e cheios de pessoas, como shoppings e aeroportos. A speed dome também pode ser movida por uma central de vigilância à distância usando controle remoto.

Agora que você conhece melhor os tipos, as tecnologias e funcionalidades de uma câmera inteligente, é hora de planejar o seu sistema de monitoramento. Não esqueça que nem sempre a tecnologia mais avançada é a melhor para o seu projeto. 

Quer mais conteúdos com dicas para cuidar do lar? Cadastre-se na newsletter gratuita do blog da Arbo e receba nossos artigos direto no seu email toda semana. É só preencher o formulário abaixo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

vender-imóveis

Descubra como a tecnologia ajuda a vender imóveis

Vender imóveis não é uma tarefa simples. Entretanto, com a alta do mercado imobiliário, é possível fazer bons negócios, desde que as estratégias corretas sejam empregadas na negociação A decisão de comprar um imóvel não ocorre de um dia para o outro. Isso porque, antes de investir em uma casa ou em um apartamento, o […]

economizar dinheiro para comprar uma casa

7 dicas essenciais sobre como economizar dinheiro e comprar uma casa

Conhecer bem sua condição financeira atual, criar uma reserva e aprender sobre as várias formas de pagamento. Confira várias dicas para economizar dinheiro e comprar a casa dos seus sonhos! O clássico sonho da casa própria é uma característica em comum que conecta milhões de brasileiros. Afinal, quem não gostaria de ter seu cantinho e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *