20 de maio de 2022

Quais são as diferenças entre carreto e mudança?

carreto-e-mudança

Os serviços de carreto e mudança possuem algumas distinções importantes entre si. Antes de se mudar, saiba qual tipo de transporte faz mais sentido neste momento de sua vida.

O processo de mudança leva em conta várias etapas que devem ser planejadas com sabedoria para facilitar a transição. Uma delas é o transporte de móveis e de pertences, no qual as pessoas geralmente devem escolher entre carreto e mudança, o que depende de sua necessidade. 

Esses dois serviços podem causar confusão na hora de contratar um transporte, já que cada um tem suas particularidades. Por isso, antes de tomar uma decisão, saiba as diferenças entre eles e descubra qual é o mais adequado para você. 

Analise sua situação

carreto-e-mudança

As pessoas passam por mudanças de residência em vários momentos de suas vidas. Um estudante pode estar indo morar sozinho em uma outra cidade ou em uma outra república, assim como uma família pode estar se mudando para outro estado ou para um novo bairro. São inúmeras situações, por isso, analise qual é a sua necessidade antes de contratar um serviço de transporte. 

Pense na quantia de dinheiro que você quer desembolsar, se está disposto a preparar e embalar a carga, se precisa de ajudantes ou se irá se deslocar por uma curta ou longa distância. Todos esses fatores devem ser levados em consideração para escolher entre carreto e mudança.  

Principais diferenças entre carreto e mudança

Agora que você já analisou qual é a sua situação, é preciso entender as diferenças entre os serviços de transporte.

Carreto

O carreto é, de maneira geral, o serviço que as pessoas contratam quando vão fazer uma mudança pequena e mais próxima. O transporte é realizado geralmente por um profissional autônomo que dispõe de uma caminhonete ou de algum outro carro de carga pequeno. 

As situações mais comuns são de pessoas indo estudar ou trabalhar em outra cidade, que na maior parte dos casos tem poucos móveis, ou que estão indo morar sozinhas por outro motivo. 

É sempre bom checar se o motorista possui o RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores de Carga), que gera uma maior credibilidade ao prestador de serviços. Para isso, converse com o responsável antes da mudança e pesquise bem antes de firmar um acordo.  

Mudança

Indicado para uma maior quantidade de carga e para longas distâncias, a mudança tende a ser mais cara que o carreto. Pode ser realizada por  profissionais autônomos que possuem um veículo de grande porte ou, também, por uma empresa especializada. 

As famílias são as que mais utilizam esse tipo de serviço, pois não fazem a mudança de apenas objetos pessoais ou de um cômodo. Em quase todos os casos, mudam a casa inteira e, conforme a quantidade de filhos, a necessidade da mudança só aumenta. 

Normalmente, esse tipo de transporte trabalha com uma equipe e disponibiliza um contrato de seguro. Também são utilizadas embalagens no processo, o que traz mais tranquilidade na mudança para um novo imóvel.

carreto-e-mudança

O que mais você precisa saber sobre esses serviços

Se você ainda está indeciso na escolha entre carreto e mudança, separamos os detalhes de cada tipo de serviço para você analisar qual atende mais às suas necessidades. 

Custo

A quantia de dinheiro que você irá desembolsar com um carreto é menor do que em relação à mudança, pois esse serviço não oferece seguro para transportes ou embalagens adequadas. Além disso, o serviço é, na maioria das vezes, feito por apenas um profissional. 

Já a mudança tende a ser um tipo de transporte mais caro, já que dispõe de um veículo maior e de uma equipe para fazer o trabalho. Ainda, são adicionados custos com o seguro e com as embalagens para todos os móveis. Algo que deve ser levado em conta é a relação de custo-benefício, pois a segurança é maior neste segundo caso. 

Seguro

Algo que deve ser considerado em casos de mudanças de endereço é a possibilidade de danos em seus móveis e pertences, que podem ocorrer durante o transporte. Outras situações são o extravio ou acidentes causados nas estradas. O seguro para transporte de cargas é a garantia de que você vai ter o dinheiro ressarcido caso seja prejudicado de alguma forma. 

Na maior parte das vezes, o serviço de mudança já oferece o seguro. Entretanto, caso não disponibilize ou se você optar por um carreto, existe a possibilidade de encontrar empresas especializadas para adquirir mais essa garantia.

Preparação da carga

É muito comum que clientes reclamem de riscos ou de danos causados aos seus móveis durante uma mudança. Para evitar esse problema, é importante que sejam usadas embalagens de papelão ou até mesmo plástico bolha envolto dos objetos. 

Geralmente, os serviços de mudança ficam responsáveis pela parte de embalar os móveis corretamente, entretanto, não é sempre que isso acontece. Por isso, converse com o prestador de serviços antes de fechar negócio para evitar problemas futuros. 

Se você escolher o carreto, saiba que a responsabilidade de embalar os móveis corretamente é sua.. Portanto, reclamações posteriores podem não surtir efeito. 

Distância

A mudança para um novo imóvel pode acontecer em qualquer fase de nossas vidas por infinitos fatores. Por isso, cada situação exige um preparo específico de quem vai se mudar. 

Quando você se muda para uma cidade mais distante ou até mesmo para outro estado, mesmo que tenha poucos móveis, deve ter em mente que o processo vai ser mais complexo e mais demorado. Para isso, a melhor solução é contratar um serviço de mudança, que tenha as condições necessárias para fazer o trabalho com qualidade e segurança. 

Agora, se você vai  mudar de bairro ou para um  município próximo, pode optar pelo carreto. Geralmente, o carreto consegue levar os móveis de apenas um cômodo por viagem, então, o ideal é que você tenha poucos móveis ou aceite fazer mais de uma viagem para contratar este serviço. 

Equipe

Um fator que pega muita gente de surpresa na hora da mudança é ter de ajudar o responsável pelo transporte a levar a carga para o veículo. Isso pode, muitas vezes, ser estressante e desconfortável se você não tiver conhecimento prévio de como aquela pessoa trabalha. 

No caso da mudança, é comum que seja disponibilizada uma equipe para levar os móveis ao caminhão, sem qualquer necessidade de esforço do dono dos objetos. A equipe faz o carregamento e o descarregamento, seja ele em uma casa, em um apartamento ou em outro tipo de imóvel.

Em relação ao carreto isso muda um pouco. O serviço pode ser feito pelo próprio transportador, que escolhe se vai precisar de um ajudante ou não. Muitas vezes é combinado de a pessoa que está mudando ajudar na carga e na descarga dos objetos. Então, se isso for acontecer, esteja preparado.

Documentação

Outro fator fundamental é prestar atenção na documentação necessária para fazer um transporte de carga entre municípios ou estados. Se um transportador de carga for parado numa blitz na estrada e não apresentar uma documentação provando que aquela carga é de alguém e que ele está fazendo o serviço de transporte, pode ser realizada a apreensão do veículo. 

Para que isso não ocorra e você tenha a maior segurança possível, uma alternativa é solicitar nota fiscal do serviço de mudança e fazer uma descrição de todos os itens que estão sendo transportados. Outra opção é apresentar a nota fiscal dos móveis que estão dentro do veículo, comprovando que a carga tem dono e está sendo transportada. 

Fique atento e sempre cobre o prestador do serviço para que ele faça uma documentação atestando os motivos de transporte. 

Outra recomendação de documentos é no caso da contratação de carreto. Para que não ocorram problemas, mesmo que esteja levando poucos móveis, é recomendado fazer um contrato assinado. Esse contrato pode, também, ser registrado em cartório, para maior segurança.

Empresa de mudança

No caso do serviço de mudança, como já foi dito anteriormente, você pode escolher entre contratar uma empresa especializada ou um profissional autônomo que disponha de uma equipe.

Se você optar por uma empresa especializada, é necessário pesquisar o mercado e conhecer as opções disponíveis. Outras dicas você confere no vídeo  Dicas de Mudanças – Dicas para 

contratar uma empresa de mudança!, do canal Guia de Mudanças, disponível na plataforma YouTube. 

Ficou mais fácil escolher entre carreto e mudança com essas informações?

Agora que você já conhece esses serviços de transporte, sabe qual escolher para a sua mudança? O Blog da Arbo quer descobrir se esse conteúdo foi valioso para você. Conte-nos o que aprendeu e como irá fazer sua mudança. 

Se você se interessou pelo conteúdo, pode acessar o Blog da Arbo. Nele, existem vários artigos que podem fazer sentido para o que está procurando, como Tudo o que você precisa saber antes de realizar a mudança de casa ou de apartamento e Vai mudar de cidade? Saiba como organizar a mudança!

Caso queira saber mais sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e descubra os melhores empreendimentos para você e sua família. Lá você pode encontrar encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você também pode acessar a Central de Ajuda para dúvidas do cotidiano, como saber se é possível entrar no imóvel antes do contrato para fazer uma faxina ou informações sobre a Lei do inquilinato. 

Postagens relacionadas

feng shui harmonização de ambientes

Como aplicar a harmonização de ambientes?

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  […]

Saiba como usar nichos decorativos em seu imóvel

Os nichos decorativos são peças fundamentais em diversos cômodos. Nesse texto você irá conferir dicas para utilizá-los da melhor forma em sua casa ou apartamento A decoração de uma casa ou de um apartamento precisa, além de prezar pela estética, ser funcional e conferir conforto aos moradores. Nesse sentido, os nichos decorativos são uma excelente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *