25 de junho de 2022

Casa de madeira: saiba tudo sobre esse tipo de imóvel

casa-de-madeira

Sabia que casas de madeira podem ser uma boa alternativa para quem quer construir e economizar? Saiba mais neste artigo!

Existem hoje no mercado muitas opções de casas de madeira pré-fabricadas, que evitam gastos diversos: de energia, com arquitetos, pedreiros, materiais de construção e acabamento. 

Apesar de não serem muito comuns aqui no Brasil, são projetos bem usados em países da Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, em algumas regiões da América Latina e em várias outras partes do mundo. E mesmo no nosso país, estão aparecendo cada vez mais imóveis desse tipo! Isso porque as casas de madeira são charmosas, econômicas, além de trazer muitos outros benefícios! 

Neste post, você vai descobrir tudo sobre as casas de madeira: dicas, tipos e também as principais vantagens e desvantagens de construir esse tipo de imóvel. Vamos lá?

Quais são as vantagens da casa de madeira?

Para facilitar a sua leitura e entender também como é uma casa de madeira e quais são as suas características, separamos alguns dos principais pontos sobre esse tema, veja:

1- Estética e elegância

Não é de hoje que a madeira é um material nobre, que tem uma estética original e única para qualquer tipo de ambiente, não é mesmo? E além da beleza, a madeira é um material resistente e mantém as suas características com o passar do tempo.

Aplicada em uma construção, bem como na decoração de um imóvel, a madeira pode surpreender.

2- Durabilidade da casa de madeira

Essa característica é uma das grandes vantagens da casa de madeira: a sua durabilidade. Uma residência ou loja comercial feita de madeira pode durar séculos se tiver uma manutenção correta e for bem cuidada, tanto que é bem fácil encontrar imóveis assim com muitos anos de vida. 

Isso quer dizer que casas de madeira não duram menos tempo do que as que são feitas com outros materiais, como alvenaria, ok? 

casa-de-madeira

3- Casas de madeira são mais baratas

Ta aí mais um benefício desse tipo de imóvel: construir com madeira é mais barato do que levantar  casas tradicionais de alvenaria. Em alguns casos, a economia é de 50 a 60% na comparação com casas feitas com outros materiais.

Isso porque na construção de uma casa de madeira você não vai usar produtos caros, como sacos de cimento, tijolos, tintas, ferro, pedras. Além disso, o acabamento também é mais em conta.  

Em algumas situações, como nas casas pré-fabricadas, também não é preciso contratar pedreiros, arquitetos e outros profissionais da área.

4- Praticidade

Casas de madeira têm um tempo menor de construção em relação a casas de alvenaria. Uma mudança no projeto original, por exemplo, é muito mais fácil de ser feita. Isso significa que em poucos meses você vai ver a sua família se mudar para a sua nova casa. Bom demais, né?

5- Bom isolamento de som 

Uma das principais características da madeira é o seu bom isolamento de som: ou seja, morar em uma casa assim vai ser tranquilo e aconchegante. A madeira evita a passagem de som para a parte interna do ambiente e, com isso, todo mundo sai ganhando: a casa será mais silenciosa! 

6- Uma casa super aconchegante

Já percebeu que casas de campo, como chalés, chácaras e espaços de retiro são feitos de madeira? São espaços que passam uma incrível sensação de bem-estar,  relaxamento, aconchego e conforto. Isso acontece porque a cor da madeira é quente e traz a ideia de campo e de natureza. É uma ótima opção se você gosta de um ambiente mais rústico e acolhedor.

Desvantagens da casa de madeira

Casas feitas com madeira também têm seus pontos negativos, você sabe quais são? Veja agora:

Cuidados e principais problemas

Para ter mais durabilidade e resistência, a casa de madeira precisa de um tratamento especial na área externa e também na interna. O principal é tratar bem a madeira para evitar que apareçam cupins e outras pragas. 

Além disso, a recomendação é passar verniz à base de água de 4 em 4 anos, na parte externa; e de 20 em 20 anos na parte interna do imóvel. O solo do terreno também precisa de um tratamento diferente: com produtos para cupins, para evitar infestações.

Outros problemas comuns que causam danos estão relacionados com a umidade e o desgaste das ações do tempo (chuva e sol).  

Em quais casos não é recomendado ter uma casa de madeira?

Se você mora em regiões com riscos de desastres naturais, como enchentes, furacões e deslizamentos, é melhor evitar construir uma casa de madeira, ok? Esse tipo de imóvel pode não ser indicado para condições como essas.

Dicas para construir casas de madeira 

Você já viu que casas de madeira podem ser mais baratas do que as tradicionais, certo? Por isso, não tenha medo de gastar com a qualidade da madeira, isso é muito importante para um resultado eficaz da construção.

Além de escolher um bom tipo de madeira, como peroba ou grápia, a madeira de qualidade evita rangidos e falhas estéticas, que podem se tornar um grande prejuízo para o futuro morador.

casa-de-madeira

Casa de madeira pré-fabricadas

Esse é um tipo de construção feito com peças de madeira que são fabricadas para encaixar bem e de forma perfeita umas nas outras. Ou seja, é uma residência muito rápida para construir e se adapta ao gosto morador. São muitos modelos e o valor do projeto varia de acordo com o desenho e com o tamanho da casa.

Como funciona para comprar uma casa de madeira pré-fabricada?

A primeira coisa a se fazer é escolher um entre os vários modelos existentes. Se você vai morar com mais pessoas, esse é um bom momento para integrar todo mundo! Depois disso, fazer o pagamento e esperar pela instalação, que fica sob a responsabilidade da empresa contratada.

A maior parte das casas de madeira pré-fabricadas são usadas no Brasil em sítios, mas também é possível construir na cidade, pois não há nenhum impedimento. Aliás, elas são bem comuns nos Estados Unidos.

Como fazer a manutenção da casa de madeira?

Falar de manutenção pode parecer trabalhoso ou uma tarefa para especialistas, não é mesmo? Mas no caso das casas de madeira, a manutenção que você deve fazer para deixar a casa bem conservada é simples e não precisa de mão de obra especializada.

Entre as atividades, você deve passar uma lixa para tirar o brilho do verniz e aplicar uma nova mão do produto na parte de fora da casa. Isso é importante para renovar a proteção, que é gasta por conta da incidência de raios solares na madeira. Faça isso a cada dois anos, e o verniz indicado é o marítimo, que tem filtro solar e aguenta fortes pancadas de chuva.

Já na parte interna da casa é recomendado fazer esse mesmo trabalho, de quatro a seis anos após a primeira aplicação.

E para limpar a parte de dentro, é fácil e você não vai precisar de produtos caros: é só passar um pano úmido pelos ambientes.

Com todas essas dicas e informações, sem dúvidas você vai fazer a escolha certa e com mais segurança. O importante é que agora você já sabe que casas de madeira são ótimas opções e conta com muitos benefícios!

O que achou do conteúdo? Deixe nos comentários se você já pensou em morar numa casa de madeira! Continue acessando o Blog da Arbo para mais informações sobre o assunto e, se você quiser, pode assinar nossa newsletter semanal!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

casa organizada guarda-roupa arrumado

Conheça as vantagens de ter uma casa organizada

Manter uma casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo assim, é possível arrumar todos os cômodos para obter mais conforto e qualidade de vida Você sabia que morar em um local sujo e desorganizado pode prejudicar sua saúde e sua qualidade de vida?! Mesmo que a ideia pareça exagerada, este é um fato. […]

cozinhas-decoradas

Cozinhas decoradas: veja 5 ideias para se inspirar

Cozinhas decoradas fazem toda a diferença no ambiente da sua casa. Confira nesse texto 5 ideias para aliar elegância e praticidade para esse cômodo.  As cozinhas decoradas são um dos ambientes mais importantes de um lar, seja pela sua funcionalidade ou por ser um espaço de convivência diária entre os moradores. Contudo, muitas vezes, a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *