23 de abril de 2024

Casa do futuro: 5 tecnologias que você precisa conhecer

casa-do-futuro

Você já ouviu falar de como será a casa do futuro? Nós trouxemos 5 tecnologias que podem transformar seu lar em uma casa inteligente em um futuro próximo.

Você já passou pela experiência de assistir filmes ou séries de ficção científica que mostram na casa do futuro de personagens certas tecnologias que hoje são normais entre nós? Um exemplo claro são as chamadas de vídeo que, nas décadas de 80 e 90 eram algo super revolucionário e, durante a pandemia, foram utilizadas pelo mundo todo. 

Assim como a assistente de voz da Amazon, a Alexa, que há alguns anos agitou o mercado e hoje pode ser encontrada em diversas casas ao redor do mundo, existem algumas tecnologias que agora parecem inalcançáveis, mas prometem estar presentes em nossas casas em menos de uma década. A internet das coisas está cada vez mais barata e acessível.

Por isso, nós trouxemos para você quais são essas tecnologias e o porquê delas estarem entre as mais esperadas para fazerem parte de nossos lares no futuro. Confira!

Tecnologias dentro de casa

casa-do-futuro

A principal ideia da tecnologia dentro de nossos lares é a de facilitar nossas vidas. Existem alguns fatores que nós precisamos analisar antes de listar as principais tecnologias esperadas nos próximos anos, que até já são realidade em outros países. 

Conectividade interna da casa

A conectividade é um desses fatores. Integrar objetos e móveis a partir de apenas um dispositivo que comande tudo é uma das tendências para as casas inteligentes do futuro. Ainda mais se tudo estiver conectado pela rede wifi, como por exemplo cortinas, luzes e alarmes e sejam acionadas pelo smartphone. 

Outra forma em que a tecnologia estará presente em nossas vidas é através de robôs especializados em fazer atividades domésticas. Desde aspiradores de pó, babás e até geladeiras que avisam se você tem que repor algum alimento baseado em uma lista de compras digital.

Decoração

Ainda, a decoração da casa também promete se aliar com a inovação, inclusive é uma tendência para os próximos anos de cada vez mais decoração e tecnologia andarem de mãos dadas. A principal ideia por trás disso é que os ambientes não forneçam apenas embelezamento para a casa, mas também funcionalidade.

Exemplos disso são espelhos com reconhecimento facial que auxiliam em maquiagens, dando dicas de beleza e lâmpadas que alteram a luminosidade do ambiente de acordo com o humor do proprietário. 

Sustentabilidade

Ainda, a tecnologia não está apenas ligada à telas e à internet. Tecidos e designs inovadores que melhoram o conforto e a durabilidade dos móveis, e que principalmente se valem da sustentabilidade, também são tecnologias que prometem fazer parte da decoração da casa do futuro. 

Devido ao aquecimento global e outras demandas ambientais, a tendência de diversas marcas e empresas estarem se adequando a medidas mais sustentáveis é cada vez maior. Isso é aliado do movimento das marcas terem um propósito e gerarem valor. Por isso, a sustentabilidade e a tecnologia estarão sempre juntas nos próximos anos. 

Também serão modernizadas as estruturas das casas, que terão um caráter mais futurista e minimalista. A principal tendência de cor da casa do futuro é o branco aliado às cores neutras. 

5 tecnologias da casa do futuro

Nós trouxemos aqui as principais tendências que já estarão disponíveis em sua casa nos próximos anos. Em alguns países, como principalmente na China, essas tecnologias já são amplamente utilizadas. 

assistente-casa-do-futuro

1- Assistentes pessoais

Como dissemos no início do texto, os assistentes virtuais surgiram abruptamente e já estão em algumas casas brasileiras. Eles ficaram populares no fim dessa década e prometem ser um item obrigatório para auxiliar tarefas domésticas.

Basicamente, um assistente pessoal comandado por voz, é uma tecnologia inteligente que compreende perguntas e afirmações. Eles têm o objetivo de fazer diversas atividades domésticas como lembrar de compromissos, tocar músicas e alarmes, falar a previsão do tempo e a situação do trânsito, fazer lembretes entre outras coisas.

Hoje no mercado, já existem vários concorrentes com esse tipo de produto. Os principais assistentes de voz são a Alexa, da Amazon, por meio do Echo Dot; o Google Assistente, da Google, por meio do Google Nest; e por fim, a pioneira entre os assistentes pessoais comandados pela voz, a Siri, da Apple, por meio do Apple Home Pod. 

A expectativa é que no futuro próximo esses assistentes possam se conectar integralmente com a casa e serem verdadeiros administradores do lar. O que nos leva para o próximo item dessa lista. 

2- Automação e autonomia

A automação das casas já é realidade em alguns lugares do mundo, em que você pode controlar a luminosidade de ambientes e a temperatura dos cômodos, entretanto para ela ser viabilizada, é necessário que a tecnologia do 5G esteja presente. 

O 5G é a próxima geração de redes móveis e banda larga. Ela é mais rápida em relação ao 4G e ocupa um espaço maior no espectro de ondas de rádio, onde é transmitida. Desde 2018, o 5G vem sendo implementado ao redor do mundo e pode chegar ao Brasil ainda em 2021. 

Por ter uma velocidade de tráfego de dados muito mais rápida que o 4G, a promessa é que o 5G possa consolidar a automação e a inteligência artificial operantes em nossas casas, já que essas tecnologias demandam um grande volume de dados. Isso quer dizer que a casa poderá tomar decisões inteligentes de acordo com a necessidade dos moradores, sem ser acionada ou de maneira autônoma. 

Assim, a internet das coisas, aliada ao 5G e à inteligência artificial, poderão fazer com que não apenas as casas, mas os eletrodomésticos e os utensílios pessoais transformem nossas vidas. O exemplo mais comentado é o da geladeira que vai administrar os alimentos e vai sugerir cardápios de acordo com as necessidades dos moradores. 

3- Segurança na casa do futuro

Outro ponto em que as tecnologias se farão presentes e que merece grande destaque é a segurança. Uma casa pode contar com alarmes, cercas elétricas e câmeras. As portas têm fechaduras comuns e, no máximo, uma fechadura diferente para dificultar o acesso a pessoas mal intencionadas. 

Mas, essa realidade já está mudando muito rápido por conta dos fatores citados no item anterior. Quanto mais específico o modo de acesso a um ambiente, mais seguro. Por isso, se você pensou em senhas, pode pensar em algo mais específico ainda.

Estamos falando de acesso através de digitais, reconhecimento facial e até mesmo retina. Esse tipo de acesso já é uma opção em smartphones, entretanto, nas entradas de casas, isso é um tanto quanto novo. Ainda, a entrada e saída de pessoas será monitorada e você poderá permitir ou não o acesso de uma pessoa.  

4- Encanamento e rede elétrica inteligente

O controle de luzes já foi citado diversas vezes nesse artigo, entretanto, há muito mais que isso. O controle de todo o sistema elétrico de casa, em que um alerta é emitido quando uma tomada quebra ou uma lâmpada queima, é algo novo a ser dito.

Sem falar nos gastos inteligentes, em que o sistema identifica o consumo de energia da casa e regula para que seja feito de forma consciente. 

Ainda, o sistema hidráulico da casa do futuro, vai contar com o controle da temperatura da água, intensidade do fluxo, qualidade e níveis de consumo. Quando houverem vazamentos e possíveis contaminações o sistema é acionado e avisa os moradores no mesmo instante. Isso permitiria maior qualidade de vida aos moradores e um consumo de água mais consciente. 

5- Conforto e tecnologia

As tecnologias do futuro prometem transformar banheiros e quartos em verdadeiros spas domésticos. Isso porque, através dos fatores já citados como a conectividade e a inteligência artificial, a casa vai perceber quando é o seu momento de relaxar e vai te proporcionar a melhor experiência possível.

Banheiras inteligentes irão adequar a água de acordo com o seu humor, que também influenciará o som, a luz e os aromas presentes no cômodo. Espelhos também vão facilitar nossas vidas, dando dicas de beleza e auxiliando em maquiagens, já que essas tecnologias tem como o principal objetivo a praticidade. 

Em relação aos colchões, algumas empresas já estão desenvolvendo móveis como esse com plena conectividade. Assim, a hora do sono vai ser realizada com muito mais conforto e qualidade, através de regulagem de temperatura e posição do colchão. 

Poltronas e sofás também estarão conectados e terão o objetivo de garantir o conforto dos moradores. 

casa-e-conforto

O que achou dessas tecnologias que estarão presentes na casa do futuro?

Quais das tecnologias citadas anteriormente você acha que vai fazer parte de sua casa no futuro? Deixe na caixa de comentários abaixo a resposta para essa pergunta e também escreva se você tem sugestões de conteúdo para o nosso blog. 

O Blog da Arbo está repleto de conteúdos para você, desde estilos de decoração até o cálculo ideal de aluguel. Você pode conferir artigos como Decoração minimalista: saiba tudo sobre esse estilo ou até mesmo Tudo o que você precisa saber para calcular aluguel.

Se você está procurando respostas para suas dúvidas relacionadas ao cotidiano, a Central de Ajuda da Arbo é o melhor lugar para você acessar. Lá você encontra artigos como, por exemplo, Agora é um bom momento para vender imóvel?

Acesse também o site da Arbo e fique por dentro dos melhores imóveis para venda e locação em todo Brasil.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

credito-imobiliário

Crédito imobiliário: quais taxas considerar?

Quer adquirir um imóvel em 2021 e quer saber quais são as taxas padrões do crédito imobiliário? Saiba tudo sobre o assunto no texto a seguir.  O crédito imobiliário é uma das principais formas de conquistar um imóvel no Brasil. Com esse dinheiro disponibilizado por instituições financeiras, muitas pessoas conseguem conquistar o sonho da casa […]

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo

Quer renovar seu imóvel e pensa em um estilo antigo? A decoração rústica pode ser a ideal. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a tendência? A decoração rústica não é mais uma realidade apenas de casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *