29 de março de 2024

Casa e decoração: 7 dicas para mudar os cômodos

Casa-e-decoração

Quando o assunto é casa e decoração, é preciso ter um pouco de criatividade para mudar os ambientes. Como nem sempre essa é uma tarefa fácil, separamos 7 dicas simples para você neste texto 

Mudar os cômodos da sua casa, nem sempre precisa ser algo caro e nem complicado. É possível aliar simplicidade e elegância e fazer um excelente trabalho de casa e decoração em seu lar. 

Principalmente em mudanças muito radicais, é comum ficarmos na dúvida sobre qual é o melhor estilo para os novos cômodos. Afinal, são tantas cores, objetos e móveis disponíveis no mercado que é difícil escolher por onde começar. 

Um ótimo primeiro passo é buscar inspiração em alguns exemplos para encontrar qual estilo de decoração combina mais com você.

E é justamente isso que vai encontrar neste texto. Abaixo, vamos mostrar para você 7 dicas simples para mudar os cômodos. São dicas simples e que podem ser feitas em quase todos os tipos de ambientes. 

Mas, antes disso, que tal uma lista rápida com as maiores vantagens que a decoração vai trazer para o seu lar. 

Decoração simples casa e decoração: por que fazer?

Casa e decoração: 7 dicas para mudar os cômodos

Mais harmonia para sua casa 

Com a paleta de cores, objetos e elementos certos, os ambientes da sua casa ou apartamento, vão ficar com mais harmonia entre si. E, apesar de muita gente não se preocupar com isso, ambientes mais harmônicos ajudam a melhorar o humor, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que convivem nele. 

Integração de diferentes ambientes

Essa talvez seja uma das maiores vantagens de ter uma casa com ambientes decorados. A capacidade de aproveitar o espaço disponível para integrar diferentes cômodos vai dar uma unidade incrível ao lar, tornando o ambiente como um todo funcional e muito mais bonito para se viver. 

Organização, beleza e praticidade

Planejar a decoração torna os espaços do seu lar muito mais aproveitáveis. Principalmente quando os ambientes são pequenos. Como, em um ambiente decorado, tudo é pensado para se encaixar da melhor maneira, o que ocorre é uma espécie de otimização de espaços.  

Sua casa ou apartamento com a sua identidade

A casa de uma pessoa é o seu maior refúgio. É um lugar onde devemos nos sentir bem e confortáveis o tempo inteiro. E, para esse processo ocorrer com naturalidade, é fundamental que os ambientes tenham a nossa identidade. Por exemplo, para uma pessoa que gosta de artes, é interessante deixar esse traço de sua personalidade marcada nos ambientes do seu lar. Dessa forma, a identificação com o lar será muito mais rápida e fácil. 

Agora que você já sabe o principal motivo para decorar a sua casa, vamos te passar as principais dicas para mudar os seus cômodos de forma simples e bonita. Confira! 

7 ideias para mudar a cara do seus cômodos

Casa-e-decoração

1 – Crie uma atmosfera com o seu jeito 

Itens funcionais nos cômodos da sua casa também podem criar um ambiente esteticamente agradável. O ideal, inclusive, é você fazer bem esse equilíbrio entre a beleza e a funcionalidade. 

Você pode unir beleza e utilidade apostando em utensílios charmosos que serão úteis para o seu dia-a-dia e ainda darão um toque especial à sua casa.

Na cozinha, por exemplo, se você conta com panelas, copos, jogos de pratos que sejam bonitos, vale a pena tirá-las do armário e colocá-las em evidência. 

Completar prateleiras ou estantes com utensílios criativos também é uma ótima forma de criar uma atmosfera menos formal e mais aconchegante.

Leve esse raciocínio para todos os cômodos da sua casa e se surpreenda em como é possível aliar esses dois fatores quando o assunto é casa e decoração

2 – Diferentes tipos de pintura de meia parede 

Uma forma simples de transformar o ambiente da sua casa sem gastar muito dinheiro, é pintar as paredes. Porém, que tal experimentar usar as cores de uma forma diferente? 

A parede bicolor é uma das últimas tendências da decoração de casas. Pois, além de proporcionar uma geometria para os ambientes, também é considerada a solução perfeita para quebrar a monotonia de qualquer estilo de decoração.  

3 – Use a reciclagem a seu favor  

Casa-e-decoração

Usar os objetos ou móveis que você já tem e encontrar novas soluções para eles pode ser até melhor do que comprar itens novos. 

As reformas dos itens de decoração estão muito na moda porque, além de promover a sustentabilidade, também podem diminuir o orçamento da pessoa que está promovendo a mudança no lar. 

4 – Aposte nos espaços de convivência 

Se você é aquela pessoa que está sempre recebendo amigos em sua casa, então, precisa apostar nos espaços de convivência. Além de serem extremamente bonitos, esses espaços são muito úteis para dar um “respiro” para a decoração da sua casa. 

Já que o ideal é que esses ambientes sejam leves, confortáveis e descontraídos justamente para serem os espaços dos almoços em famílias, jantares entre amigos ou até mesmo para o seu home-office. 

5 – Uma pequena exposição com as suas coleções

Pode ser que sejam quadros, livros, CD ‘s ou até mesmo artesanatos. Todo mundo coleciona algum tipo de item.  Então, que tal elaborar um projeto na sua sala, por exemplo, para expor essa coleção tão importante para a sua vida? 

Afinal, quando guardamos uma grande quantidade de exemplares de um tipo de objeto é porque temos paixão por aquilo que ele representa. E nada melhor do que a sua casa para mostrar ao mundo as suas paixões. Essa é uma excelente forma de renovar o seu ambiente sem gastar muito a mais. 

6 – As plantas vão mudar os seus ambientes 

Casa-e-decoração

Não é de hoje que as plantas são as queridinhas das pessoas que procuram uma decoração simples e ligada à natureza em suas casas e apartamentos. 

Além da beleza natural que elas proporcionam aos ambientes, podem ser a saída ideal para quem busca uma decoração barata. Apenas algumas plantas são o suficiente para garantir um estilo completamente novo a qualquer espaço. 

7 – Combine almofadas 

Seja qual for o seu estilo de decoração, o mercado oferece uma opção de almofadas que vai combinar com a sua casa. 

São diversas cores, formatos, tecidos, texturas, padrões e detalhes distintos que fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis de todos. Já que, apesar do tamanho pequeno, elas podem dar outra cara para a sua sala, tornando o ambiente mais vivo e cheio de detalhes interessantes. 

E, para finalizar as nossas ideias de decoração simples para sua casa ou apartamento, vamos te mostrar 4 canais de youtube para você assistir e se inspirar antes de colocar a mão na massa no seu lar. 

Quer saber quais são elas? Confira abaixo: 

Casa e decoração no youtube: 4 canais para você acompanhar e se inspirar

Para quem é fã de decoração, as séries e programas de televisão com esse tema são um prato cheio de inspiração e diversão, não é? Por isso, agora, vamos te passar alguns canais que ensinam truques e dicas de graça no youtube para você conhecer.

Doma Arquitetura

Se você está trabalhando na decoração da sua casa, o canal da Doma Arquitetura é o ideal para você. 

Os vídeos são apresentados por uma arquiteta, que passa dicas desde o planejamento para uma obra completa até para pequenos reparos de itens de decoração da casa. 

Organize sem Frescuras

Você sabia que dá para deixar a organização e as tarefas da limpeza mais práticas, divertidas e sem gastar muito dinheiro? É isso que você vai ver no canal do Organize sem frescuras. São dicas dicas simples e eficientes de organização pessoal e da casa, limpeza sem frescuras e várias inspirações de decoração para você deixar a casa pra lá de charmosa e sua vida muito mais prática. 

Tu Organizas

O foco do canal é justamente a decoração de casa de maneira simples e barata. Por lá, você encontra dicas de como organizar e decorar sua casa, com muito DIY, faça você mesmo. Organize e decore gastando pouco e com criatividade.

Paula Stephânia

Com foco na sustentabilidade, o canal da Paula mostra o equilíbrio perfeito entre as novidades do mercado de decoração e formas de reutilizar os seus itens de casa. Por lá, você vai aprender a fazer objetos de decoração você mesmo, além de reaproveitar materiais que iriam para o lixo, como isopor e papelão, por exemplo. Vale a pena conferir os vídeos dela para aprender. 

O que você achou dessas dicas? 

Agora que você já sabe como decorar o seu lar de uma forma simples e barata, deixe seu comentário sobre o tema na caixa abaixo. Conte-nos qual dos estilos apresentados você gosta mais.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Não deixe de saber tudo sobre decoração de casa clicando aqui.

Você pode conferir também mais alguns textos sobre decoração no nosso Blog: Decoração de cozinha: 4 ideias para sua casa ou apartamento e 7 ideias de decoração de sala de jantar.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia.. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

dicas para montar uma reserva de emergência

Reserva de emergência: como montar a sua?

Montar uma reserva de emergência é essencial para comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário. Para não ter problemas com o pagamento das parcelas, confira as dicas que o Blog da Arbo trouxe nesse artigo Ter uma reserva de emergência é essencial para prevenir problemas financeiros, uma vez que imprevistos e acidentes acontecem […]

infiltração-na-parede

Infiltração na parede e imprevistos: como lidar?

Imprevistos são comuns em reformas de casas e de apartamentos. A infiltração na parede é somente um dos problemas que podem aparecer. Nesse texto você vai aprender a lidar com essas situações Quando o assunto é obra ou reforma, sabemos que planejar os custos da construção é um dos pontos fundamentais. Afinal, entender qual o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *