13 de maio de 2022

Conheça as vantagens de ter uma casa organizada

casa organizada guarda-roupa arrumado

Manter uma casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo assim, é possível arrumar todos os cômodos para obter mais conforto e qualidade de vida

Você sabia que morar em um local sujo e desorganizado pode prejudicar sua saúde e sua qualidade de vida?! Mesmo que a ideia pareça exagerada, este é um fato. Isso porque, segundo especialistas, ter uma casa organizada contribui com o conforto e com a comodidade dos moradores.

Arrumar a casa – ou o apartamento, se esse for o seu caso – nem sempre é uma tarefa simples. Por outro lado, pode ser uma atividade que favorece não somente a organização do imóvel, mas também o desapego por parte dos moradores, que podem perceber que não precisam mais de determinados itens e, por isso, podem doá-los ou vendê-los.

Se você tem problemas para manter sua casa organizada, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:

Quais são as vantagens de ter uma casa organizada?

A estética é somente um dos fatores influenciados pela organização de um imóvel. Isso porque ter uma casa organizada traz inúmeros benefícios aos moradores, que passam a ter mais conforto e comodidade dentro de seus lares.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, confira na lista abaixo as principais vantagens de manter sua casa organizada e limpa:

O imóvel fica mais bonito e agradável

É impossível negar que, quando uma casa está limpa e organizada, todo o imóvel fica mais bonito e agradável. Isso acontece, principalmente, porque o excesso de bagunça confunde a visão dos moradores e traz a sensação de cansaço.

Quando todos os móveis e itens estão em seu devido lugar, toda a decoração é favorecida. Nesse ponto, é válido destacar a tendência minimalista, que aponta que “menos é maior”.

De acordo com o estilo decorativo, não é necessário ter móveis e itens decorativos em excesso para que o ambiente seja bonito. Muito pelo contrário: a estética é favorecida, justamente, pela pouca quantidade de objetos.

Quando você opta por um ambiente mais clean, fica mais fácil de manter os cômodos limpos e organizados.

casa organizada mesa arrumada que favorece a praticidade dos moradores
Uma casa organizada favorece a praticidade na rotina dos moradores

Os ambientes ficam mais práticos

Outra vantagem bastante evidente de ter uma casa organizada é a praticidade. Isso ocorre, principalmente, porque é bastante incomum que os moradores percam seus objetos em um ambiente onde tudo está em seu devido lugar.

Para favorecer ainda mais a praticidade dos cômodos, é essencial que você, durante a organização, mantenha à disposição todos os itens de que necessita com regularidade no dia a dia.

Uma das principais indicações para manter um ambiente prático e, ao mesmo tempo, organizado, é investir em nichos e prateleiras. Essas peças podem, além de abrigar itens decorativos, serem utilizadas para posicionar caixas organizadoras.

Se por um lado você deve manter os objetos que mais utiliza à sua disposição, por outro é importante guardar aqueles itens que não usa com frequência. Nesse caso, a principal dica é organizá-los em cômodas e em guarda-roupas.

Mesmo que os itens estejam posicionados no interior de móveis, é essencial que você mantenha a limpeza e a organização.

A organização é uma oportunidade de desapegar

Uma vez que você decide tornar e manter sua casa organizada e limpa, deve fazer uma avaliação: será que você precisa de todos os itens que estão acumulados em seu imóvel?

É provável que a resposta para a questão seja negativa, já que o ser humano, por natureza, tende a acumular objetos. Nesse caso, mais uma vez, é importante se lembrar da tendência minimalista.

Ao organizar sua casa ou apartamento, verifique quais itens você realmente utiliza e quais objetos podem ser descartados, doados ou vendidos. Lembre-se de que algo que não lhe serve mais pode ser de grande valia para outra pessoa.

Mesmo que o desapego seja uma parte importante de manter a casa organizada, isso não significa que você precisa se livrar de todos os itens que não utiliza com frequência. A única regra, nesse caso, é manter os objetos bem guardados e organizados como uma forma de decoração.

Sua saúde mental agradece…

É claro que um espaço limpo e organizado favorece a saúde mental dos moradores. Isso acontece, principalmente, porque o imóvel tende a ficar mais equilibrado e aconchegante, o que favorece a sensação de conforto.

Manter a casa organizada pode, também, te deixar mais tranquilo e relaxado. Se você já realizou uma faxina em seu imóvel, deve saber como é boa a sensação de olhar para os cômodos e ver tudo limpinho, não é mesmo?!

Algo que você deve saber é que o ambiente influencia diretamente nas emoções dos moradores. Se o imóvel está sujo e desorganizado, por exemplo, favorece sensações de tristeza e de cansaço.

mulher relaxando no sofá após ter sua casa organizada
Manter a casa organizada favorece a saúde física e a saúde mental dos moradores

…e sua saúde física também

E é claro que a saúde mental não é a única favorecida por uma casa organizada. Com o imóvel limpo e arrumado, os moradores têm, também, benefícios em sua saúde física.

A principal influência de uma casa organizada está relacionada à saúde do sistema respiratório. Uma vez que os ambientes estão limpos, têm menos poeira, o que favorece a respiração dos moradores – especialmente daqueles que sofrem com alergias.

Outro aspecto que deve ser considerado é a presença de bactérias nos ambientes. Quando o imóvel está sujo, é provável que abrigue microrganismos maléficos para a saúde, que podem, inclusive, causar doenças graves.

Sua criatividade é favorecida

Outro aspecto bastante favorecido por uma casa organizada é a criatividade dos moradores. Imagine que você precisa trabalhar ou estudar em uma mesa totalmente suja e desarrumada. Agora imagine o mesmo ambiente, só que limpo e organizado.

É claro que você se sentiria muito mais à vontade e inspirado ao trabalhar ou estudar em um local arrumado. Dessa forma, uma das principais orientações é manter todo o ambiente organizado, especialmente sua escrivaninha.

O estresse vai embora

O estresse é uma reação emocional que surge ao nos sentirmos muito pressionados ou cansados. Quando os cômodos estão desorganizados, a vontade de ver aquele espaço limpo e arrumado pode causar irritação e desconforto.

Para evitar o estresse, direcione seus esforços para a organização do imóvel. Mesmo que sua rotina seja corrida, reserve um tempo para colocar tudo em seu devido lugar.

Para começar a organizar sua casa, que tal conferir um material cheio de boas dicas?! O vídeo Dicas de organização para casa (cozinha, sala e quarto), publicado no canal Bruna Leal, no YouTube, pode te ajudar:

Como manter a casa limpa e arrumada com facilidade?

Manter a casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, é possível deixar os ambientes limpos e arrumados com ações simples e práticas.

Faça uma lista de tarefas

Se seu imóvel está muito desarrumado, uma boa dica para iniciar a organização é elaborar listas de tarefas. A principal indicação é criar uma lista para cada cômodo, já que nem sempre os ambientes possuem o mesmo nível de complexidade.

Nos quartos, por exemplo, você pode elencar tarefas como arrumar a cama, organizar as roupas dentro do armário e aspirar o chão. Já no banheiro, por outro lado, é possível pontuar que deve limpar as bancadas, colocar as roupas sujas no cesto e manter os pisos livres de pelos e de cabelos.

organização do guarda-roupa e limpeza do imóvel
Definir o lugar correto para guardar cada um dos itens do imóvel ajuda a manter a casa organizada

Determine o lugar correto para cada item

Uma das principais dicas para manter sua casa organizada é determinar um lugar específico para cada item. Se as roupas devem ficar no armário, por exemplo, não devem estar em outro local se não no mobiliário.

A determinação dos locais para guardar os objetos permite que você saiba quais itens estão fora do lugar e, assim, coloque-os em ordem.

Guarde os itens após o uso

A orientação de guardar os itens logo após o uso está diretamente relacionada ao tópico anterior. Isso significa que, após usar um objeto, você deve guardá-lo no local correto, que deve ter sido previamente definido.

Tente não procrastinar essa tarefa, uma vez que o acúmulo de bagunça pode começar pequeno e se tornar um grande problema.

Faça faxina semanalmente

É claro que, com a rotina corrida e cheia de tarefas, nem sempre é possível dedicar um tempo à organização e à limpeza do imóvel todos os dias. Contudo, é importante que você saiba que isso sequer é necessário.

Para manter tudo em ordem, basta seguir as dicas anteriores. E, no que se refere à limpeza, uma faxina semanal já é suficiente.

banner e-book casa e decoração

Como você pôde perceber, ter uma casa organizada e limpa traz uma série de benefícios para a sua saúde e para sua qualidade de vida. Mesmo assim, muitas pessoas podem ter dificuldades para manter o ambiente arrumado.

Em casos mais extremos, a principal indicação é buscar um novo imóvel. Na casa ou no apartamento, é ideal começar a organização desde a etapa de mudança. Não se esqueça de, antes de levar suas coisas ao novo imóvel, descartar, doar ou vender todos os itens que não são mais necessários.

Se você pensa em se mudar para um novo local, pode optar pela compra ou pela locação de um imóvel. Para isso, precisa entender ambos os processos. No Blog da Arbo você encontra todas as informações que precisa sobre a compra e a locação de casas e de apartamentos.

E, para continuar a acompanhar nossos conteúdos, assine nossa newsletter e receba, toda semana, os melhores artigos diretamente em seu e-mail. O cadastro é gratuito e pode ser realizado por meio do formulário abaixo. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Manutenção de ar condicionado: confira 5 dicas

Você sabe quando e como realizar a manutenção de ar condicionado? Nesse texto você confere dicas para não errar no processo e para deixar o aparelho em perfeito funcionamento O bom funcionamento de um imóvel depende de pequenos fatores. Isso significa que, para a perfeita harmonia, todos os equipamentos devem funcionar corretamente. Para isso, é […]

madeira-plástica

Madeira plástica: saiba o que é e como usar

Já ouviu falar de madeira plástica? Ela é feita com materiais reciclados e parece bastante com a madeira natural, saiba mais neste post! Por ser um material leve, barato e fácil de usar, a madeira plástica tem muitos benefícios! Você sabia, por exemplo, que ela pode ser usada em diferentes tipos de projetos, tanto para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *