13 de maio de 2022

Como deixar a casa perfumada?

casa-perfumada

Tem coisa melhor do que chegar do trabalho ou da rua e encontrar a casa perfumada? Descubra o que você precisa fazer para isso neste artigo!

Você sabia que, além de uma sensação muito agradável, ambientes perfumados trazem também uma série de benefícios para a sua saúde? Lugares cheirosos passam um ar de calma e de frescor, e podem ajudar a deixar tudo ainda mais confortável no seu lar!

Manter a casa perfumada depois de uma boa faxina é fácil, não é mesmo? Mas como deixar o cheiro por mais tempo? Com estratégias simples você consegue fazer isso: neste texto listamos muitas dicas especiais para a sua casa ou apartamento ficar com aquele cheirinho incrível! 

Para uma casa perfumada, capriche na limpeza

Não custa repetir: manter o local organizado e limpo, sem dúvidas, vai deixar a sua casa bem perfumada! Por mais que você tenha difusores ligados o tempo todo, nada substitui uma boa limpeza, certo?

Então, o ideal é que a casa seja higienizada de forma cuidadosa e com frequência. Assim, você fica livre de qualquer cheiro ruim e a sua casa vai ficar sempre impecável, ok? Outra dica que às vezes passa batido em dias mais corridos é o lixo acumulado: não deixe de retirar sempre que possível. 

Mas não é só isso: existem outras atividades para deixar cada ambiente com um cheiro bom, como manter a geladeira limpa, lavar as louças todos os dias, dar descarga todas as vezes que usar o banheiro e usar desinfetante no vaso sanitário. São cuidados simples que ajudam a deixar a sua casa ou apartamento com aquele aroma que todo mundo gosta: o cheirinho de limpeza.

Escolha bons produtos para cada espaço

Uma ótima dica para deixar o  cheio de limpeza nos ambientes por mais tempo é usar bons produtos, isso faz muita diferença. Compre em mercados ou lojas especializadas limpadores perfumados para os lugares de maior convívio, como a sala. O ideal para esses ambientes é usar fragrâncias de rosas, jasmim ou lavanda.

Já a cozinha é um espaço que exige mais, por isso você vai precisar de desengordurantes, que tiram o mau cheiro e ao mesmo tempo facilitam o seu trabalho. E para banheiros, além de desinfetantes, você pode usar água sanitária no vaso, que ajuda a eliminar bactérias que causam odor.

Essas são informações que talvez você já sabia mas ainda não colocou em prática na sua rotina, né? E para os outros espaços da casa, aqui vai um truque: use um pouco de amaciante na área de serviço, no armário dos cômodos e no quarto para deixar o lugar bem cheiroso.

No armário, use um pano para passar o produto nas portas e nas laterais internas e externas. No quarto, além das portas, você pode passar nas paredes e em alguns móveis. Com essa dica, pode apostar: os espaços vão ficar super cheirosos e você vai conseguir manter a sua casa perfumada por ainda mais tempo!

Como escolher o aroma para cada espaço?

Será que para deixar a casa perfumada é só escolher uma fragrância para cada ambiente? A resposta é: não! Para deixar tudo perfumado de forma agradável, você deve escolher essências que combinem entre si e com cada espaço. 

Por exemplo: na cozinha, use aromas que combinam com comidas, sejam as que você mais cozinha ou não; para esse espaço prefira cheiros cítricos e de alimentos, como laranja, limão e tangerina, canela, baunilha, cardamomo e cravo. Já para o banheiro, é melhor usar aromas herbais, como pinho, menta, citronela, eucalipto e outros nessa linha.

Casa perfumada e com estilo

Sabe aquele cheiro bem característico e gostoso que você sente quando entra em algumas lojas? É uma delícia, não é mesmo? Já pensou se a sua casa ou empresa for assim também, que sonho né?

Para deixar a casa perfumada e ainda por cima ter uma identidade só dela, vale a pena escolher um aroma bem pessoal, que tenha a ver com você e com a sua família. Dica: esse cheiro deve ser leve e não pode ser de aromas muito comuns e nem os que indicamos para o banheiro, ok? 

Prefira perfumes que durem mais tempo (peça essa ajuda ao vendedor) e aromas que você tenha alguma identidade ou gosto. Pense mais ou menos como aquele perfume que você gosta e usa bastante: a ideia é parecida, e o perfume acaba virando uma marca pessoal dentro de casa.

Depois que você encontrar essa identidade, não tem segredo: coloque ela na rotina de limpeza da casa, assim seu lar vai ficar com um cheiro gostoso e só seu! 

Produtos aromáticos para uma casa perfumada

Para deixar a sua casa ainda mais perfumada não basta só limpeza! A não ser que você limpe a casa todos os dias, e isso não combina com o nosso dia a dia, que costuma ser corrido e cheio de tarefas, não é mesmo? Por isso, use artigos aromáticos: isso vai deixar a casa cheirosa por muito mais tempo, ok? 

Além de bons itens de limpeza, para deixar a casa sempre perfumada você pode testar produtos diferentes, como velas aromáticas, difusores de ambiente, incensos, sabonetes, desodorizadores (que você encontra em supermercados) e sachês feitos com flores e produtos naturais! 

E por falar em perfumes naturais, esse é outro ótimo recurso que você pode usar. Pau de canela, alecrim, flor de lavanda e cravo, por exemplo, podem ser usados como peças de decoração e ainda aliados para deixar o ambiente cheiroso. Bem legal, né? Mas não acabou, veja no próximo tópico mais dicas como essa!

Plantas também deixam a casa perfumada

Espécies diferentes de plantas também podem ser usadas para deixar a sua casa cheirosa, em especial a entrada, a varanda e os jardins. Além de serem muito lindas, as plantas com flores vão deixar a sua casa com um cheiro agradável e também ajudar na troca de ar do ambiente. 

Para não errar na escolha do vegetal, você pode escolher alguns vasos de orquídeas, gardênias ou gerânios. Na dúvida, procure uma floricultura ou garden e peça uma sugestão, ok?

E se você quer a sua casa perfumada e de quebra um lindo arranjo para o seu ambiente, use o jasmim em vasos com água! E pronto: o cheiro agradável estará garantido! Mas atenção: é indicado trocar a água a cada 2 ou 3 dias; além disso, limpe bem o vaso por dentro, para evitar a proliferação de mosquitos, que colocam ovos nas paredes do vidro, ok?

Saiba mais sobre decoração com plantas para sua casa ou apartamento ficarem ainda mais bonitos!

Não esqueça das roupas de cama!

Você sabe por que lavar as roupas de cama com frequência ajuda a manter o ambiente cheiroso? Isso acontece porque, durante a noite quando dormimos, o corpo passa por um processo de renovação e parte das células mortas ficam no lençol.

Esse é o principal motivo para você trocar a roupa de cama com frequência. Além disso, quem não gosta daquele cheirinho gostoso de roupa limpa e lençol novo, não é?

A indicação é trocar a roupa de cama toda semana: é um hábito saudável que ajuda a manter também a sua casa cheirosa por mais tempo e livre de bactérias.

Viu só como é fácil ter uma casa perfumada todos os dias? É só uma questão de rotina e de inserir truques e hábitos que vão deixar o local limpo e cheiroso por mais tempo!

Continue acessando o Blog da Arbo para mais informações relevantes para seu dia a dia!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Decoração de escritório: veja ideias

A pandemia tornou o home office uma verdadeira tendência. Assim, pensar em uma boa decoração de escritório é essencial para garantir mais conforto e mais produtividade A pandemia de covid-19 mudou a rotina de pessoas ao redor de todo o mundo. No Brasil não foi diferente. Para diminuir a circulação e transmissão do coronavírus, entidades […]

móveis funcionais

Móveis funcionais: conheça 5 ótimas opções

Beleza e praticidade se unem para deixar sua casa bem organizada. Veja como os móveis funcionais contribuem para uma boa decoração. A sensação de ver nossas casas bem organizadas não tem preço, não é? Os móveis funcionais são cada vez mais procurados porque são perfeitos para aproveitar cada centímetro de um imóvel de forma inteligente. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *