21 de maio de 2022

Casa sustentável: saiba como adaptar seu imóvel

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência crescente e, por isso, muitos têm optado por montar uma casa sustentável. Você conhece o conceito? Nesse texto você confere todas as informações sobre o tema

A cada dia que passa, as discussões a respeito dos cuidados com o meio ambiente ganham mais relevância. A proteção da fauna e da flora são preocupações constantes de ativistas e, para isso, novos conceitos surgem em diversos âmbitos. A casa sustentável, no cenário arquitetônico, é uma das tendências.

Construções sustentáveis já são comuns no Brasil. Contudo, essa tendência está restrita, quase que exclusivamente, a empreendimentos comerciais, especialmente de grandes marcas, como empresas multinacionais. 

Mesmo assim, as crescentes preocupações com o meio ambiente têm mobilizado a população, que procura uma forma de fazer sua parte na preservação dos recursos naturais. Dessa forma, o país tem registrado um crescimento considerável no número de casas sustentáveis.

Se você deseja construir ou transformar seu imóvel em uma casa sustentável, encontrou o texto certo. Aqui você irá conferir o que é uma casa sustentável, bem como o passo a passo para aplicar o conceito em seu imóvel. Confira:

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável pode ser definida como um imóvel construído a partir de materiais ecologicamente corretos. Essa construção tem o objetivo de promover, além de bem-estar e comodidade aos moradores, uma boa relação entre seres humanos e meio ambiente.

Para que um imóvel seja considerado sustentável, precisa obedecer a uma série de princípios, que são determinados por órgãos nacionais e por órgãos internacionais. O selo de ouro do Green Building Council é uma das certificações que atestam que uma casa é, de fato, sustentável.

Contudo, será que você conhece as principais características que tornam um imóvel realmente sustentável?

As principais características de um imóvel sustentável

Ao contrário do que muitos pensam, uma casa sustentável precisa seguir alguns critérios, que são definidos por órgãos relacionados ao meio ambiente. Nesse tópico você irá conferir algumas das principais características que tornam um imóvel, de fato, sustentável:

Materiais ecologicamente corretos que evitam o desperdício

Para construir uma casa sustentável, é necessário utilizar materiais ecologicamente corretos que evitam o desperdício de recursos, como água, terra, areia e outros. Diante disso, um dos materiais mais comuns nessas construções são os tijolos ecológicos.

Produzido pela mistura de cimento, água e terra, o tijolo sustentável não é cozido no forno e, por isso, não emite gases que poluem a atmosfera. Além disso, o material reduz o consumo de concreto e de argamassa, o que diminui o acúmulo de lixo e de entulho.

Apesar de ser o mais comum, o tijolo ecológico não é o único material utilizado em imóveis sustentáveis no Brasil e no mundo. Casas sustentáveis de baixo custo, por exemplo, são muito inovadoras no que se refere ao uso de materiais ecologicamente corretos, como:

  • Bambu;
  • Argamassa de argila;
  • Madeira plástica;
  • Adobe;
  • Telha ecológica.

Sistemas elétricos e hidráulicos que otimizam o uso de recursos

É claro que uma casa sustentável precisa ter sistemas elétricos e hidráulicos diferentes dos tradicionais. Com foco no uso correto dos recursos, os projetos de imóveis sustentáveis incluem a geração de energia elétrica e de água por meio de formas alternativas.

E se você pensa que é necessário investir muito dinheiro em uma casa sustentável, está enganado. A inserção de janelas grandes, por exemplo, já é suficiente para auxiliar na economia de energia elétrica.

Outra opção bastante atrativa são os telhados verdes, que auxiliam na manutenção da temperatura ideal do imóvel – o que também auxilia na otimização do uso de energia elétrica.

Quanto ao consumo correto de água, a principal indicação para uma casa sustentável é investir em uma cisterna, que capta e armazena a água da chuva. A água armazenada pode, posteriormente, ser utilizada para atividades que não demandam água potável, como rega de jardim, lavagem de calçadas, entre outras.

Além disso, é necessário que o morador invista em materiais que auxiliam no consumo de água e de energia elétrica, tais como:

  • Lâmpadas de LED;
  • Eletrônicos com o selo Procel;
  • Equipamentos elétricos com o selo Procel.

Localização estratégica com foco no meio ambiente

A localização é um dos pontos mais importantes quando o assunto é casa sustentável. Isso porque essa é a primeira escolha para a construção do imóvel e, dessa forma, precisa de muita atenção. 

Como a preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações de quem opta por um imóvel sustentável, é necessário construir a casa em um local longe de áreas de preservação ambiental. 

Além disso, é necessário considerar que a casa sustentável envolve, também, um estilo de vida ecologicamente correto. Dessa forma, é necessário evitar ao máximo, por exemplo, a emissão de poluentes. 

Uma das ações que podem ser tomadas para concretizar esse objetivo é morar nas proximidades de áreas com transporte público, o que faz com que os moradores deixem de usar seus carros de forma desnecessária.

Revestimentos feitos de materiais sustentáveis

Por fim, é necessário considerar que a decoração também é parte importante do projeto de uma casa sustentável. Desse modo, é necessário estar atento aos revestimentos escolhidos.

A pintura das paredes, por exemplo, pode ser realizada com tintas ecológicas, como a mineral. Além disso, é possível investir em revestimentos feitos a partir de materiais sustentáveis, como as opções produzidas a partir da resina.

O ladrilho hidráulico é, também, uma excelente opção de revestimento, já que não é queimado em fornos e, assim, não emite gases poluentes. A alternativa é, além de sustentável, uma das principais tendências de decoração de 2021.

casa-sustentável

Como aplicar a sustentabilidade no seu imóvel?

Se você deseja construir ou transformar seu imóvel em uma casa sustentável, separamos algumas dicas para ajudar. Você pode até pensar que essa é uma tarefa complexa, mas verá que é bem mais fácil do que parece.

Veja abaixo algumas dicas para aplicar a sustentabilidade no seu imóvel de forma simples:

Reduza o consumo de energia

Se você deseja ter uma casa sustentável, deve começar o projeto por meio de atitudes simples. A redução do consumo de energia é uma das ações, que pode ser realizada no cotidiano dos moradores.

Além de investir em janelas grandes, é possível deixar todas as luzes apagadas durante o dia, especialmente em ocasiões em que a luz solar é suficiente para iluminar os ambientes. 

Outro aspecto importante é o investimento em lâmpadas de LED, que, apesar de serem mais caras, possuem uma vida útil muito maior e, assim, duram mais, além de consumir menos energia.

Valorize os profissionais que construíram a casa

Muitas pessoas podem não saber, mas a sustentabilidade não está relacionada, estritamente, à relação entre os seres humanos e o meio ambiente. O termo envolve, também, a relação entre as pessoas.

Dessa forma, para ter uma casa verdadeiramente sustentável, você precisa, além de ter cuidado com o meio ambiente, zelar pela qualidade de vida de quem trabalha ou trabalhou na construção do imóvel.

A segurança dos trabalhadores, portanto, deve ser uma prioridade. Além disso, é preciso ter respeito pelos direitos e pela dignidade de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Cuidado e compartilhamento

Uma casa verde não envolve apenas uma construção sustentável. Isso porque o imóvel deve continuar a ser ecologicamente correto com o passar do tempo. Dessa forma, os moradores precisam manter o imóvel de acordo com as determinações estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

Além disso, é possível ir além: por que não compartilhar seus conhecimentos sobre a casa sustentável com outras pessoas? Para isso, elabore materiais e, se preferir, disponibilize o imóvel para visitas guiadas.

casa-sustentável

Vantagens de ter uma casa sustentável

É claro que ter uma casa sustentável traz muitas vantagens não somente para o meio ambiente, mas também para os moradores do imóvel. Abaixo você confere algumas das principais razões para investir em um imóvel ecologicamente correto:

  • Conforto térmico;
  • Economia de energia elétrica;
  • Economia de água;
  • Materiais duráveis e de qualidade;
  • Arquitetura e decoração singulares.

Para começar a estruturar o projeto de uma casa sustentável, é válido buscar o máximo de informações possível. O vídeo Dicas para casa sustentável, publicado no canal Doma Arquitetura, no YouTube, pode te ajudar. Vamos assistir?!

Qual é a sua opinião sobre esse artigo?

Agora que você já sabe como construir ou transformar seu imóvel em uma casa sustentável, o Blog da Arbo quer saber sua opinião sobre esse conteúdo. As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se quiser, deixe, também, elogios, críticas construtivas e sugestões para nossos próximos artigos.

Continue a navegar pelo Blog da Arbo para conferir conteúdos semelhantes. Aqui você encontra artigos sobre mudança, financiamento de imóveis e sobre o mercado imobiliário em geral. Além disso, confere conteúdos exclusivos sobre decoração.

Para saber tudo sobre a decoração de seu imóvel, basta acessar o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Além de reunir informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil, por exemplo, traz o passo a passo para a emissão da segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

Por fim, não se esqueça de acessar o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil. Utilize nossos filtros de busca para encontrar o imóvel ideal. Acesse!

Postagens relacionadas

entrega do imóvel

Tudo o que você precisa fazer antes da entrega do imóvel

Está prestes a se mudar de uma casa alugada? Veja os procedimentos necessários para garantir sua tranquilidade na entrega do imóvel! A entrega do imóvel é o momento de encerramento de um acordo de locação. Cabe ao inquilino devolver o local nas mesmas condições de habitabilidade em que o encontrou. Para garantir que tudo transcorra […]

estilo-boho

Estilo boho: conheça os detalhes dessa tendência

Está pensando em decorar sua casa de uma forma ousada e inusitada? Talvez o estilo boho seja a melhor opção para você. Confira nossas dicas de decoração e de estilo. Se você está pensando em se mudar para um novo imóvel e quer dar uma repaginada nos cômodos ou até mesmo mudar  a cara da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *