16 de maio de 2022

Alugar sem fiador: conheça as opções

como alugar sem fiador imóvel

Se você deseja locar um imóvel, é provável que tenha interesse em descobrir como alugar sem fiador – e se isso, de fato, é possível. Nesse guia você vai conferir tudo que precisa saber para alugar um imóvel de uma forma simples e prática

A locação de um imóvel costuma ser uma grande mudança na vida das pessoas. Contudo, o processo não é simples e envolve muita burocracia, especialmente no que se refere à garantia locatícia da propriedade. A boa notícia é que, atualmente, existem formas de como alugar sem fiador, que consistia em um problema para muitas pessoas.

A figura do fiador é temida por alguns, uma vez que não é simples encontrar um indivíduo que deseje assumir tamanha responsabilidade por um amigo ou por um familiar. Com isso, se torna difícil concretizar o aluguel do imóvel.

A situação costuma ser menos complexa quando os novos moradores do imóvel estão se mudando para uma cidade na qual têm amigos e/ou família. Nesse caso, é possível que um conhecido aceite ser o fiador. Por outro lado, caso a mudança ocorra em um local onde não há colegas e familiares, a situação pode ser complexa.

Para que a locação de um imóvel não seja um problema, é importante que você saiba que é possível descobrir como alugar sem fiador. As diversas opções de garantia locatícia já estão disponíveis no Brasil e, certamente, vão te ajudar.

Se você deseja saber mais sobre o tema e, principalmente, descobrir como alugar sem fiador – e sem burocracia –, continue a ler esse texto, no qual você vai conferir:

O que é garantia locatícia?

A garantia locatícia, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de garantir ao locador o recebimento dos valores referentes ao aluguel e aos demais encargos previstos no contrato de locação.

A Lei do Inquilinato (Lei 8,245/91) prevê a necessidade de uma garantia locatícia e, por isso, todos os contratos devem estabelecer uma modalidade. A boa notícia é que, ao contrário do que acontecia há alguns anos, a figura do fiador não é mais necessária.

como alugar sem fiador possibilidades
Atualmente, existem diversas alternativas para quem deseja saber como alugar sem fiador

De acordo com a Legislação brasileira, existem outras formas de garantia locatícia – que não precisam de um fiador. Veja abaixo as garantias locatícias mais comuns no País atualmente:

  • Caução;
  • Seguro fiança;
  • Cartão de crédito.

No tópico abaixo você vai descobrir como é possível alugar sem fiador. Para isso, irá entender como funciona cada uma das garantias locatícias apresentadas nesse texto. Confira!

Como alugar sem fiador: conheça as possibilidades

Como você já sabe, é possível alugar sem fiador no Brasil atualmente. Para que você consiga escolher a garantia locatícia mais benéfica, é necessário conhecer o funcionamento, os prós e os contras de cada uma.

1- Caução

O caução de aluguel, também conhecido como depósito caução, é um tipo de garantia locatícia comum no Brasil. Nele, o proprietário do imóvel determina que o locatário faça um depósito antecipado para garantir o pagamento dos aluguéis.

De acordo com a Legislação brasileira, o valor máximo do depósito caução pode ser de até três aluguéis. Isso significa, portanto, que, se o aluguel de seu imóvel custar R$ 500, o depósito caução – ou seja, o valor depositado – poderá ser de, no máximo, R$ 1.500.

O depósito em espécie não é a única forma de caução de aluguel. Nesse caso, o dinheiro pode ser depositado em uma conta conjunta ou, ainda, entregue ao proprietário do imóvel.

Entretanto, também é possível garantir o pagamento do aluguel com bens móveis, como carros, motos e caminhões, por exemplo, e com bens imóveis, como terrenos e propriedades rurais.

O caução de aluguel é um processo menos burocrático e, por isso, costuma ser utilizado por quem deseja descobrir como alugar sem fiador. Essa característica faz com que a garantia locatícia seja mais comum em negociações informais, que não envolvem um corretor de imóveis e/ou uma imobiliária.

como alugar sem fiador garantias locatícias
As garantias locatícias atuais são alternativas simples para quem quer saber como alugar sem fiador

2- Seguro fiança

Diferente do depósito caução, em que o valor pode chegar a até três aluguéis, o seguro fiança costuma ser uma garantia locatícia barata. De maneira geral, pode ser definido como um seguro pago todos meses – e que possui um valor pré-estabelecido.

A contratação do seguro fiança depende do histórico financeiro do solicitante. Isso porque, assim como acontece em um banco quando o indivíduo solicita crédito, a seguradora irá verificar o histórico do cliente.

Caso o solicitante não tenha um bom histórico financeiro, a seguradora pode se negar a oferecer o serviço. Por outro lado, se você não tiver pendências em seu nome, está mais próximo de conseguir uma aprovação.

Outra exigência feita pelas seguradoras é uma renda que deve ser de, no mínimo, três vezes o valor do aluguel. A boa notícia é que, nesses casos, as empresas levam em consideração a renda de todos os moradores do imóvel, o que torna a aprovação mais simples.

Depois de contratar o seguro fiança, o locatário passa a pagar um valor mensal – além do aluguel. Caso o locatário fique inadimplente por dois meses ou mais, o proprietário pode acionar a seguradora e, nesse caso, o inquilino passa a dever os valores para a instituição e não mais para o locador do imóvel.

3- Cartão de crédito

Você já sabe como alugar sem fiador. Contudo, está prestes a descobrir a garantia locatícia mais simples e benéfica: o cartão de crédito. Mesmo que a opção seja pouco difundida no mercado imobiliário, ela é a mais indicada por profissionais do setor – inclusive pela Arbo.

Ao contratar a garantia locatícia com o cartão de crédito, tanto o locatário quanto o proprietário do imóvel obtêm vantagens. Para o proprietário, os principais benefícios são:

  • Simplificação do processo de locação do imóvel;
  • Mais eficiência e rapidez no fechamento do contrato de locação, o que traz um retorno financeiro mais ágil.

Já para o inquilino – também chamado de locatário –, as principais vantagens são:

  • Garantia de uma locação sem a necessidade de um fiador;
  • Mais eficiência, rapidez e agilidade para alugar um imóvel, o que auxilia, principalmente, os indivíduos que têm urgência em se mudar;
  • Menos burocracia e papelada.
O cartão de crédito é uma possibilidade para inquilinos que querem descobrir como alugar sem fiador

Como a Arbo pode te ajudar?

Agora que você já sabe como alugar imóvel sem fiador, chegou a hora de descobrir que a Arbo pode te ajudar. Como um ecossistema do mercado imobiliários, temos o objetivo de simplificar transações para todos os envolvidos, inclusive os locatários de imóveis.

Nesse aspecto, é importante que você saiba que alugar um imóvel com a Arbo é ainda mais simples, uma vez que a figura do fiador sequer é necessária e, com isso, a burocracia é praticamente inexistente.

Atualmente, estabelecemos parcerias com empresas de garantia locatícia. Aqui, as principais formas são o seguro fiança e o cartão de crédito.

No seguro fiança, além de contar com todos os benefícios apresentados no tópico acima, você tem a facilidade de delegar esse trabalho à Arbo, que irá resolver todos os pontos pendentes para que você e o locador do imóvel tenham a melhor experiência possível, além de uma das melhores taxas do mercado, apenas 4%.

Além do seguro fiança, é importante que você conheça o produto que surgiu da parceria entre a Arbo e a Avalyst, que permite que o locatário use seu cartão de crédito como uma garantia locatícia.

Na plataforma da Avalyst, é possível encontrar uma garantia digital, na qual você, como inquilino, pode usar o limite de seu cartão de crédito – e até mesmo de outra pessoa, desde que autorizada a transação – para assegurar o pagamento do aluguel e dos demais encargos aos proprietários.

A garantia locatícia digital da Avalyst vai de encontro com o objetivo principal da Arbo: simplificar transações imobiliárias para que estas sejam felizes para todos os envolvidos – nesse caso, o locatário e o locador.

No vídeo Alugue sem stress, sem fiador e sem caução. Avalyst: o novo jeito de alugar imóveis, publicado no canal Milene Azevedo, no YouTube, você confere mais informações sobre essa garantia locatícia:

Deixe a burocracia de lado e alugue seu imóvel com a Arbo. Temos milhares de imóveis disponíveis em centenas de cidades do Brasil. Acesse o Portal da Arbo e pesquise as opções existentes na localidade desejada. Não se esqueça de usar nossos filtros de busca para encontrar a alternativa ideal para você e para sua família.

Conhecer as possibilidades de como alugar sem fiador traz mais facilidades aos locatários

Para conferir conteúdos semelhantes – como dicas para encontrar o imóvel ideal para alugar e o passo a passo para realizar uma mudança tranquila –, continue a navegar pelo Blog da Arbo.

Se preferir, você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

atendimento ao cliente imóveis

Atendimento ao cliente: como torná-lo seu diferencial?

O bom atendimento ao cliente é um diferencial competitivo poderoso no mercado imobiliário. Para aplicá-lo em sua empresa, confira, neste texto, algumas orientações Nos últimos anos, foi possível perceber uma mudança no comportamento e na preferência do consumidor brasileiro. Hoje, o atendimento ao cliente é extremamente valorizado, especialmente porque está relacionado à experiência do consumidor […]

como-alugar-uma-casa

Descubra como alugar uma casa com a Arbo

A Arbo é referência na locação de imóveis em todo o Brasil. Nesse texto você confere o passo a passo de como alugar uma casa com a empresa, bem como as vantagens da negociação O aluguel de um imóvel é, muitas vezes, uma grande conquista na vida das pessoas. Entretanto, o processo de locação pode […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *