29 de novembro de 2021

Como alugar um imóvel com a Arbo? Saiba tudo!

como alugar um imóvel com a Arbo

Quer saber como alugar um imóvel pela internet e sem burocracia? Descubra como a Arbo usa a tecnologia para deixar tudo bem mais fácil! 

A transformação digital  já mudou muitos aspectos da nossa vida e tornou várias tarefas do dia a dia muito mais fáceis que antes. Hoje nós já conseguimos fazer quase tudo online, então, o aluguel de casas e apartamentos não poderia ficar de fora. Neste post, vamos contar em detalhes como alugar um imóvel pela Arbo.

Você verá que dá para fazer o processo todo sem sair de casa. Desde a procura do imóvel ideal, passando pela negociação com o proprietário do imóvel, até a assinatura do contrato, tudo é feito online e sem burocracia. Além disso, você verá como a Arbo fica sempre à disposição para resolver qualquer problema com agilidade.

Como faço para alugar um imóvel pela Arbo?

Para começar, basta acessar o portal da Arbo e utilizar nosso sistema de busca, que é muito simples. Você indica o tipo de imóvel e escreve o nome da rua, do bairro ou da cidade. 

alugar imóvel com a Arbo
Veja como é fácil alugar um imóvel na Arbo

Aí, é só clicar em “Buscar” e você vai ver todos os imóveis para alugar na sua região. Para deixar a busca mais precisa, você ainda pode filtrar os imóveis por faixa de preço, área útil e número de cômodos.

Faça uma proposta

Ao encontrar um imóvel que te interessa, você pode saber todos os detalhes sobre ele e fazer uma proposta. O proprietário recebe a proposta na hora e pode aceitar, recusar ou enviar uma contraproposta. 

Toda a negociação pode ser feita diretamente pelo portal e com a ajuda de um corretor. Nessa fase, você e o proprietário podem conversar sobre itens como valor da locação, responsabilidade por custos, melhorias no imóvel e prazo de rescisão sem multa. Tudo isso para que as duas partes façam o melhor negócio. 

Como alugar um imóvel com a Arbo sem fiador?

Muitas imobiliárias ainda exigem a participação de um fiador para entrar como garantia locatícia. Como esse modelo exige documentos extras e faz com que o processo demore mais, a Arbo dispensa o fiador. 

Outra modalidade bastante comum e que gera burocracia desnecessária é o caução. Nela, o inquilino precisa depositar o valor equivalente a 3 meses de aluguel em uma conta conjunta com o proprietário antes mesmo de entrar no imóvel.

Já que o negócio é simplificar as transações, a Arbo oferece maneiras mais simples de oferecer uma garantia locatícia.

Locação com garantia por cartão de crédito

Graças à nossa parceria com a Avalyst, você pode usar seu cartão de crédito para pagar por mês o equivalente a 10% do valor do aluguel como garantia. Isso significa que não precisa nem de fiador, nem de caução. É fácil e sem burocracia.

Locação com título de capitalização

Outra maneira de tornar o aluguel de imóveis mais fácil é contratar um título de capitalização com uma seguradora. Nesse caso, você deposita um valor mínimo e pode resgatá-lo ao final do contrato.

Como funciona o contrato de aluguel na Arbo?

contrato de aluguel na Arbo

Depois de encontrar o lugar ideal e negociar com o proprietário, a próxima etapa do nosso guia de como alugar um imóvel com a Arbo é juntar a documentação. Para garantir transações seguras e simples, temos poucos requisitos:

  • Ser pessoa física ou jurídica;
  • Aceitar nossas condições contratuais padrão, desenvolvidas para dar segurança para os dois lados;
  • Ser aprovado em nossa Análise de Crédito, que avalia o perfil de crédito dos locatários, o histórico de movimentações e gastos financeiros, e se a renda mensal é compatível com o valor de aluguel do imóvel. 

Nessa etapa, você deve enviar fotos legíveis ou cópias digitais dos seguintes documentos: 

  • RG;
  • CPF (ou CNH);
  • Comprovante de endereço;
  • Extratos de movimentação bancária dos últimos 4 meses;
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Vistoria de Entrada

Com a documentação aprovada, você já estará bem perto de finalizar o processo de locação. O próximo passo é a vistoria de entrada, que vai analisar as condições do imóvel e deve ser feita por profissionais especializados. O laudo da vistoria será anexado ao contrato, garantindo que você receba o local em perfeitas condições. 

Assinatura de contrato digital

Finalmente, chegou a hora de assinar o contrato. Na Arbo, esse processo também pode ser feito inteiramente online, por meio da plataforma Docusign, que é totalmente segura e obedece todas as normas nacionais e internacionais. Nós já temos aqui no Blog da Arbo um artigo que explica muito bem como funciona a assinatura de contrato digital

Entrega das chaves

A essa altura, você já terá feito todo o processo de locação de imóveis sem nem precisar sair de casa. Após receber e pagar o primeiro boleto do aluguel, você recebe as chaves do seu novo lar e já pode preparar a mudança.

Aliás, você sempre receberá seus boletos até 5 dias antes do vencimento. Se você tiver qualquer problema com eles e precisar de uma 2ª via, é só acessar a Área do Locatário no site da Arbo. Além disso, nossa equipe de atendimento estará sempre à disposição para tirar qualquer dúvida.

O que fazer se eu tiver algum problema com o imóvel?

Manutenção do imóvel alugado

Todos os procedimentos de locação de imóveis da Arbo seguem à risca o que diz a Lei 8.245/91, conhecida como Lei do Inquilinato. É ela quem regulamenta todos os aspectos da relação entre locadores e locatários, assegurando os direitos de deveres de ambos. 

Por isso, as responsabilidades das partes em termos de manutenção do imóvel já ficam bem claras desde o começo. De forma geral, os proprietários são responsáveis pelas reformas de caráter estrutural, como vazamentos, problemas elétricos e infiltrações, enquanto os inquilinos assumem os demais itens. Vamos entrar em detalhes nos tópicos a seguir:

Responsabilidades do proprietário

Como mencionamos acima, problemas na estrutura do imóvel que prejudiquem a habitabilidade e coloquem os moradores em risco devem ser resolvidos pelo proprietário. Isso inclui os seguintes itens:

  • Infiltrações;
  • Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca completa de registros gerais ou válvulas);
  • Problemas na fiação elétrica e no quadro de força;
  • Vazamentos de gás;
  • Problemas em peças de ar condicionado e aquecedores que não são trocadas em manutenções preditivas (placas, sensores, válvulas, condensadoras, unidades de comando, etc);
  • Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria;
  • Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel;
  • Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos;
  • Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Responsabilidades do inquilino

Quanto aos itens de manutenção sob responsabilidade do inquilino, destacam-se os elementos abaixo:

  • Troca de lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias;
  • Troca de miolos de fechadura;
  • Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros;
  • Instalação/substituição de assentos sanitários;
  • Dedetização em caráter preventivo ou corretivo;
  • Manutenções preditivas de ar condicionado e aquecedores (troca de pilhas, filtros, mangueiras, flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, etc.);

Também entram nessa lista a manutenção de itens de uso contínuo e que sofrem desgaste natural ao longo do tempo:

  • Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas;
  • Vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários;
  • Ralos, vasos sanitários, pias e tanques entupidos;
  • Mau funcionamento e vedação ineficiente de box;
  • Manutenção de falha no rejunte de pisos e azulejos;
  • Mau funcionamento de tomadas, interruptores, pontos de luz;
  • Manutenção de eletrodomésticos;
  • Manutenção de móveis com a funcionalidade comprometida;
  • Mau funcionamento de cortinas e persianas;
  • Mau funcionamento de portões externos;
  • Manutenção de cortinas de vidro.

Como solicitar a manutenção

Caso você perceba a necessidade de alguma manutenção, basta enviar um e-mail para nosso time de atendimento explicando a situação. Cada caso será analisado segundo as responsabilidades de proprietários e inquilinos. 

Viu como alugar um imóvel com a Arbo é fácil? Além de poder realizar todo o procedimento de locação pela internet, você terá o suporte necessário para aproveitar o melhor que seu imóvel tem a oferecer. 

Agora é só acessar o portal Arbo Imóveis e escolher sua nova moradia!

Postagens relacionadas

como é morar em curitiba paraná

Tudo o que você precisa saber para morar em Curitiba

Antes de ir morar em Curitiba, saiba onde solicitar a ligação de energia e de água. Também não fique sem internet: veja as dicas da Arbo para morar em Curitiba! Curitiba é a capital do Paraná, que, juntamente com os estados de Santa Catarina e  Rio Grande do Sul, compõe a Região Sul do Brasil. […]

Como decorar um quarto gastando pouco

Se você deseja renovar seu imóvel, precisa aprender como decorar um quarto. Nesse texto você irá aprender dicas para transformar o cômodo gastando pouco Decorar ou redecorar o imóvel é uma atividade terapêutica para muitas pessoas. Isso porque essa tarefa permite renovar a atmosfera dos cômodos, o que traz mais personalidade ao ambiente. Nesse caso, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *