25 de setembro de 2021

Descubra como decorar prateleiras em seu imóvel

A organização e a decoração da casa é fundamental. Para isso, é importante saber como decorar prateleiras, itens essenciais para a boa estética do imóvel

Os nichos e as prateleiras são itens fundamentais na decoração e na organização de uma casa ou de um apartamento. Isso porque são capazes de abrigar diversos objetos, que podem ser tanto decorativos quanto funcionais. Desse modo, é importante que, durante o projeto, você saiba como decorar prateleiras. 

A boa notícia sobre os nichos e as prateleiras é a versatilidade, já que podem ser fixados nas paredes, o que confere um excelente aproveitamento do espaço – o que é útil, principalmente, em casas e apartamentos de áreas menores.

Para aprender como decorar prateleiras, é importante entender suas principais funcionalidades e características. E esses são alguns dos tópicos que serão abordados nesse texto. Além disso, o artigo irá trazer referências para que você se inspire e coloque a mão na massa.

O que são prateleiras?

As prateleiras são itens coringas em uma decoração. Isso porque, além de contribuir esteticamente para o ambiente, são ótimas opções para quem deseja otimizar o espaço. Desse modo, são peças muito utilizadas em casas e em apartamentos pequenos, que estão cada vez mais populares no Brasil.

Esses itens, assim como os nichos, devem estar bem posicionados, para que possam ser tanto úteis quanto agradáveis para a estética do cômodo. Desse modo, é importante que os moradores do imóvel saibam como decorar prateleiras.

A tarefa de decoração das prateleiras – e também dos nichos – não é complexa, mas exige atenção com os pequenos detalhes.

Quais são as funcionalidades das prateleiras?

Conforme mencionado acima, as prateleiras são itens marcados pela versatilidade, especialmente porque podem executar diversas funções. As principais, contudo, são:

  • Decoração: as prateleiras podem ser utilizadas como suportes para objetos decorativos, que, com certeza, são fundamentais para a boa estética do ambiente.
  • Organização: as prateleiras podem, além de objetos de decoração, serem utilizados como suportes para caixas e cestos organizadores, nos quais é possível esconder itens que não precisam estar à vista dos moradores e dos convidados.
  • Espaço de armazenamento: é provável que você já tenha visto livros posicionados em uma prateleira. Além de funcionar como um objeto de decoração, nesse caso, o livro está estrategicamente posicionado em um espaço de armazenamento. E essa é mais uma das funcionalidades das prateleiras.

Diante de tantas possibilidades de uso, é possível que você se sinta confuso tanto para escolher quanto para decidir como decorar prateleiras. Por isso, chegou o momento de conferir algumas dicas para inserir esses itens em todos os cômodos da casa ou do apartamento, como na sala, no quarto e até mesmo no banheiro.

Como decorar prateleiras?

A decoração de prateleiras é um passo simples, mas muito importante para o sucesso estético do cômodo. Por isso, é importante estar atento a alguns pontos.

Avalie a paleta de cores

Se você deseja aprender como decorar prateleiras, precisa, antes de tudo, saber que cor e decoração estão sempre juntas. Isso porque a estética de um cômodo está amplamente relacionada às cores dos móveis e dos objetos presentes nele.

Nesse caso, os itens em questão são as prateleiras. Para escolher as cores das peças e, também, dos objetos que serão posicionados em suas superfícies, é preciso avaliar os demais tons presentes no cômodo.

Caso o ambiente já possua muitas cores, é importante apostar em nuances mais neutras na decoração das prateleiras. No entanto, se o cômodo é discreto e precisa de vivacidade, as prateleiras podem ser utilizadas para tal.

Prateleiras altas

A falta de espaço é uma das principais queixas de moradores de casas e de apartamentos. Isso se deve, em partes, ao fato de que muitos acumulam itens que não são necessários no dia a dia. Por isso, a principal indicação é praticar a lei do desapego e doar ou vender os objetos que não lhe servem mais.

Entretanto, se você possui muitos itens necessários, é possível apostar em prateleiras altas, posicionadas acima até mesmo das janelas. O acesso a essas peças é complexo e, por isso, a recomendação é que você posicione nas prateleiras apenas objetos que não são usados com frequência.

Ao aprender como decorar prateleiras, você pode, também, destinar novas funcionalidades às peças, como, nesse exemplo, o armazenamento de objetos.

Prateleiras duplas

As prateleiras duplas são boas opções para quem precisa de ainda mais espaço para armazenar objetos, já que podem ser posicionadas de diversas formas, como lado a lado ou uma peça acima da outra. 

Se você deseja não poluir o ambiente, o ideal é que as prateleiras tenham o mesmo tamanho e que sejam instaladas uma próxima da outra, mas com uma distância que possibilite a inserção de objetos e itens decorativos.

Prateleiras lúdicas

As prateleiras lúdicas, como o próprio nome sugere, devem passar a sensação de diversão e de leveza. São bastante encontradas em quartos infantis, mas não somente. É possível, por exemplo, utilizar as peças em ambientes comuns da residência, como a sala de estar.

Se você está se perguntando como decorar prateleiras lúdicas, a resposta é única: use sua imaginação. Isso porque, nesse caso, o ideal é combinar a peça com ideias divertidas. Desse modo, você pode, por exemplo, combinar as prateleiras com pinturas nas paredes que, juntas, podem formar um desenho.

Opções desalinhadas

Ao contrário das prateleiras duplas, as opções de peças desalinhadas estabelecem que os itens podem ter tamanhos e dimensões diferentes e estar posicionadas de forma aleatória. Portanto, se a decoração do cômodo é mais ousada e casual, aposte em um posicionamento orgânico das prateleiras.

Você pode decorar as peças com diversos itens decorativos, mas, se o estilo decorativo seguir tendências minimalistas, por exemplo, aposte em livros. O resultado será singelo, mas muito significativo.

Prateleiras com luzes lineares

As prateleiras, além de abrigarem itens decorativos, podem ser bons suportes para lâmpadas. Essa ideia é recomendada, especialmente, para cômodos como os quartos e os escritórios, nos quais é comum o uso da escrivaninha para trabalho ou para estudo.

Nesse caso, a prateleira deve estar instalada acima da mesa e, por consequência, a luz deve incidir sobre o móvel. O ideal, contudo, é que as lâmpadas sejam embutidas nas prateleiras de forma planejada. 

Quer mais ideias?! Então o vídeo 3 dicas para decorar suas prateleiras, do canal StudioM4 Arquitetura, do YouTube, pode te ajudar. Assista abaixo:

Que tal se inspirar?

Após conhecer alguns tipos de peças e, também, dicas de como decorar prateleiras, chegou o momento de conferir algumas referências. Lembre-se de que as imagens devem ser apenas inspirações, já que a decoração de sua casa ou apartamento depende de sua criatividade e de seu gosto pessoal.

como-decorar-prateleiras

Na imagem acima é possível visualizar um exemplo de prateleira lúdica. No caso dessa inspiração, as peças foram posicionadas no quarto de um adulto, a julgar pela decoração neutra e pelos objetos posicionados na superfície dos móveis em questão.

O formato de nuvem garante que o ambiente transmita uma atmosfera clean, que remete à leveza e até mesmo à liberdade.

como-decorar-prateleiras

Já essa referência é considerada um exemplo ousado de prateleira. Isso porque o modelo foge totalmente do convencional e, por isso, é indicado para cômodos e imóveis que seguem estilos decorativos mais modernos e contemporâneos. 

A boa notícia sobre essas peças é que, por serem produzidas com materiais simples e de fácil acesso, podem ser elaboradas pelos próprios moradores. Para isso, é possível contar com o auxílio de textos e de vídeos publicados na internet.

como-decorar-prateleiras

A última inspiração, no entanto, mostra um modelo de prateleira mais convencional, que possui lâmpadas embutidas nas peças. Perceba que o projeto mostra a instalação de prateleiras duplas, nas quais ambas abrigam iluminação, que incide sobre a mesa.

As lâmpadas podem ter a finalidade de clarear o ambiente de estudo e de trabalho e, também, de favorecer a decoração do ambiente, conferindo-lhe mais elegância e comodidade. 

Por isso, aposte nesses modelos em cômodos nos quais é possível encontrar mesas e escrivaninhas, como quartos e escritórios.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como decorar prateleiras, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse artigo? O que você achou das dicas apresentadas? Qual inspiração mais chamou a sua atenção? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo. Caso tenha dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, continue a acessar os artigos do Blog da Arbo. Aqui você encontra, por exemplo, textos sobre diversos assuntos, como mudança, financiamento imobiliário e, é claro, decoração

Nesse tópico, é possível encontrar informações sobre estilos decorativos variados, como o escandinavo e o clássico, e dicas para decorar todos os cômodos de sua casa, como a cozinha e a sala de jantar. E se você deseja saber tudo sobre decoração, acesse o artigo completo.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne diversas informações e orientações sobre dúvidas do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de contas essenciais, como energia elétrica e água.

E se o que você procura é um novo lar, não deixe de conhecer o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em todo o Brasil. Lá é possível encontrar casas e apartamentos de forma prática e rápida por meio de nossos filtros de busca. Acesse!

Postagens relacionadas

manutencao-de-geladeira

Descubra como realizar a manutenção de geladeira

Saiba o que você deve fazer para realizar a manutenção de geladeira em sua casa  A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma residência. Já que é nela que armazenamos todos os alimentos e bebidas da casa. Mas, para que o aparelho cumpra essa função corretamente, é necessário que a sua manutenção de […]

Como escolher um papel de parede para quarto de bebê

A chegada de uma criança é um momento muito esperado. Por isso, é importante estar atento a cada detalhe, como o papel de parede para quarto de bebê. Nesse texto você confere dicas para não errar na escolha Desde o momento do descobrimento da gravidez até a chegada do bebê, a vida dos pais se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *