13 de maio de 2021

Como decorar um quarto gastando pouco

Se você deseja renovar seu imóvel, precisa aprender como decorar um quarto. Nesse texto você irá aprender dicas para transformar o cômodo gastando pouco

Decorar ou redecorar o imóvel é uma atividade terapêutica para muitas pessoas. Isso porque essa tarefa permite renovar a atmosfera dos cômodos, o que traz mais personalidade ao ambiente. Nesse caso, é importante que você saiba como decorar um quarto, o local mais íntimo de um morador.

Para que essa tarefa seja simples e, principalmente, barata, o Blog da Arbo preparou esse guia completo. Nesse texto você vai aprender como decorar um quarto gastando pouco. Além disso, vai conhecer os principais estilos decorativos, para que consiga escolher o que melhor combina com sua personalidade.

Continue conosco e acompanhe todas as informações!

Dicas de como decorar um quarto gastando pouco

Se você deseja renovar seu imóvel, pode começar pelos quartos. O cômodo é um ambiente íntimo, que deve ser confortável e agradável para os moradores. Dessa forma, é preciso investir em uma boa decoração.

Contudo, isso não significa que as dicas de como decorar um quarto precisam ser caras e inacessíveis. Abaixo você confere orientações para transformar o cômodo gastando pouco.

Defina o estilo de decoração

O primeiro passo para começar a decorar um quarto é definir o estilo de decoração do cômodo. Isso significa que você deverá optar por algo mais simples, como a tendência minimalista, ou por uma vertente mais elaborada, como a decoração clássica.

Para escolher o estilo ideal, é importante avaliar suas preferências e suas necessidades. O Blog da Arbo separou os principais estilos de decoração da atualidade e, para conferir as informações, basta continuar a ler esse artigo.

Prefira cores claras

A definição das cores é um ponto muito importante quando o assunto são dicas de como decorar um quarto gastando pouco. Isso porque alguns tons conferem mais organização e mais funcionalidade ao ambiente, como as cores claras.

Desse modo, a principal dica é investir em tons neutros, como branco, off white e bege. Você pode utilizar essas cores tanto nas paredes quanto nos itens decorativos do quarto. Entretanto, isso não significa que o cômodo deve se parecer com uma clínica médica.

Para dar vida e cor ao ambiente, invista em objetos decorativos variados e com diferentes tons. Saiba mais sobre esses itens em um dos tópicos abaixo.

Invista em adesivos nas paredes

E, por falar em paredes, aqui vai outra dica: invista em adesivos. Isso mesmo: os adesivos decorativos são excelentes alternativas para quem deseja renovar totalmente a decoração do cômodo e não deseja investir muitos recursos.

Os adesivos podem ser feitos de diversos materiais e, por isso, apresentam durações variadas. Os modelos são infinitos e você pode aplicá-los de forma autônoma, já que a instalação é simples e não exige o trabalho de um profissional.

Não se esqueça de ficar atento às especificações do fabricante para saber como cuidar do adesivo e, assim, aumentar seu tempo de vida útil.

Nichos e prateleiras são boas opções

Uma boa dica de como decorar um quarto gastando pouco é apostar na instalação de nichos e prateleiras. Esses móveis, além de acessíveis financeiramente, são excelentes aliados da organização.

Isso porque as peças podem abrigar caixas organizadoras, que podem guardar itens que você não utiliza com frequência e deseja esconder da vista dos moradores e de visitantes.

Além disso, os nichos e as prateleiras podem abrigar itens decorativos diversos, como vasos, plantas, velas, estatuetas e muito mais. As peças são fabricadas a partir de vários materiais. Você pode, nesse sentido, montar seu próprio nicho e/ou sua própria prateleira, a partir de matérias-primas como o pallet, por exemplo.

como-decorar-um-quarto

Atenção aos objetos decorativos

Como mencionado acima, os objetos de decoração assumem um papel muito importante no quarto. Isso porque, especialmente em locais em que as paredes são claras, os itens têm a função de conferir vida e alegria ao ambiente.

Os objetos decorativos são diversos e você pode escolhê-los de acordo com sua preferência. Conheça alguns dos principais:

  • Vasos;
  • Tapetes;
  • Cortinas;
  • Velas;
  • Livros;
  • Estatuetas;
  • Plantas.

Não se esqueça de escolher as cores corretas para cada item. Lembre-se sempre de manter a harmonia entre os tons, para que a decoração não fique pesada.

Espelhos, sim!

Se o seu quarto é pequeno, uma das principais dicas de decoração é investir em um espelho. Isso porque esse item é capaz de causar a sensação de amplitude e, por isso, faz com que o cômodo pareça maior do que realmente é.

Para que esse objetivo seja atingido, é importante escolher uma peça que ocupe toda a extensão da parede, ou seja, que abranja todo o espaço disponível. 

Caso opte pela alternativa de instalar o espelho em toda a extensão da parede, decore a parede oposta com algo criativo. Desse modo, é possível investir em uma escrivaninha, que pode vir acompanhada de nichos e de prateleiras, que podem ser utilizados para a inserção de objetos decorativos.

Para conferir mais dicas, assista ao vídeo Decore seu quarto gastando pouco: ideias do Pinterest, publicado no canal Organize sem Frescuras, no YouTube. O material traz referências e inspirações que podem te motivar:

Estilos decorativos para seu quarto

Conforme apontado acima, a primeira dica de como decorar um quarto é definir o estilo decorativo. Para que você possa escolher a melhor alternativa, portanto, é importante conhecer as tendências.

Decoração minimalista

A decoração minimalista é mais do que uma tendência, já que traz consigo um estilo de vida. De acordo com a vertente, é possível viver com o essencial e, por isso, a decoração estabelece que o ideal é seguir a lei de que “menos é mais”.

Nesse caso, os ambientes seguem pilares fundamentais, como a organização, a funcionalidade e o conforto. Para saber mais sobre a decoração minimalista, clique aqui e acesse o artigo completo no Blog da Arbo.

Decoração industrial

A decoração industrial surgiu como uma forma de reaproveitar as áreas utilizadas por antigas fábricas, como galpões e barracões. Aos poucos, a tendência se espalhou pelo mundo e chegou até as casas e os apartamentos de cidadãos comuns.

Os principais elementos da decoração industrial reúnem aspectos do vintage e do rústico. Desse modo, é possível apontar que a tendência é marcada por tijolos e por tubulações expostas, características de espaços antes ocupados por fábricas. Clique aqui para saber mais sobre a tendência.

Decoração escandinava

A decoração escandinava tem como principais características a sobriedade e o aconchego do ambiente. Desse modo, a tendência é marcada pela presença de paredes de cores claras e neutras, como o branco, o bege e o off white. 

Contudo, isso não significa que os ambientes se parecem com um hospital, uma vez que os destaques da decoração ficam por conta dos itens. Os objetos da tendência são, na maioria das vezes, formados por cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Outro ponto importante da decoração escandinava é a presença de plantas. Além de contribuírem com a estética dos cômodos, são grandes aliadas do conforto e da qualidade de vida dos moradores. Quer saber mais sobre a decoração escandinava? Clique aqui e veja o conteúdo completo.

como-decorar-um-quarto

Decoração clássica

A essência da decoração clássica está ligada à Antiguidade, especialmente ao Império Grego e ao Império Romano. Desse modo, tem como principais características a busca pela perfeição e pela sofisticação.

Os materiais mais comuns da tendência são madeiras nobres, mármores e mogno. Apesar de possuir princípios bem definidos, a decoração clássica costuma estar relacionada a outros estilos, já que é complexo seguir a tendência à risca, especialmente devido ao seu custo financeiro.

Para saber mais sobre a decoração clássica, clique aqui e confira o artigo.

Decoração rústica

Por fim, mas não menos importante, você irá conhecer a decoração rústica. A tendência remete ao campo, mas, ao contrário do que muitos pensam, está presente, também, nas casas e nos apartamentos urbanos.

Os princípios da decoração rústica estão relacionados, portanto, com a natureza e, por isso, a tendência é marcada por móveis com acabamentos não finalizados. Além disso, a presença de plantas é indispensável.

Quer saber mais sobre o estilo? Acesse o conteúdo completo aqui.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como decorar um quarto gastando pouco, chegou o momento de nos contar suas opiniões sobre esse conteúdo. O que você achou das dicas apresentadas? Qual estilo de decoração mais te agradou? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo e, se quiser, escreva sua sugestão, sua crítica construtiva ou seu elogio.

Se você deseja conferir artigos semelhantes, não deixe de acessar os demais conteúdos do Blog da Arbo. Aqui você encontra dicas para organizar sua casa após a mudança, bem como informações importantes sobre o mercado imobiliário. Além disso, encontra conteúdos sobre imóveis inteligentes.

Aqui você também acessa artigos exclusivos sobre decoração, como dicas para renovar a sala de jantar e a cozinha. E para saber tudo sobre o tema, clique aqui para acessar o texto na íntegra.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, informações importantes sobre o contrato de compra de imóveis, bem como sobre o contrato de locação. Além disso, confere o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de água, de energia elétrica e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para sua família. Lá você confere milhares de casas e de apartamentos em centenas de cidades do Brasil. Utilize nossos filtros de busca para encontrar a melhor opção. Acesse agora mesmo!

Postagens relacionadas

Lei-do-inquilinato

Lei do Inquilinato: o que você precisa saber

A Lei do Inquilinato contém todos os direitos e deveres do proprietário e do locatário, mas você sabe quais são eles? Nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre isso. Quando você vai alugar um imóvel pela primeira vez, pode ser que não saiba quais são as regras que envolvem o processo de locação, […]

Sofá de couro: saiba por que você deve investir na peça

Vai decorar ou redecorar a sala de estar? Uma das possibilidades é trocar os móveis. Desse modo, que tal conhecer os benefícios do sofá de couro? Quem compra uma casa quer mobiliar com tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Afinal, é neste cantinho que você vai passar boa parte do seu tempo, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *