29 de novembro de 2021

Descubra como diminuir o consumo de energia

como diminuir o consumo de energia elétrica

Com o aumento das tarifas, saber como diminuir o consumo de energia elétrica é essencial. Neste texto você vai conferir as medidas que podem te ajudar nessa tarefa

Você está perdendo noites de sono para tentar descobrir como diminuir o consumo de energia elétrica? Se sim, aqui vai uma boa notícia: você está no lugar certo!

Você sabe que a conta de energia no Brasil não anda nada barata, não é mesmo?! No começo de setembro de 2021, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou um aumento de 7% na conta e, também, um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz.

Esta bandeira se trata da “bandeira tarifária escassez hídrica”, que também já está em vigor e que continua até 30 de abril de 2022, somando R$ 14,20 às faturas para cada 100 kw/h consumidos.

Diante desse cenário, é importante que você saiba como diminuir o consumo de energia, com o objetivo de economizar e, também, de contribuir com o meio ambiente. Se você deseja descobrir como, continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:

Qual é o motivo do aumento do valor da conta de energia? 

O motivo das medidas tomadas pela Aneel é o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, em razão da pouca chuva. 

Segundo o Ministério das Minas e Energia, para afastar o risco de falta de energia, é preciso que os consumidores participem com um esforço na redução do consumo, evitando o desperdício de energia com ações simples, como, por exemplo: apagar as luzes e aparelhos que não estão em uso. 

Um levantamento da Global Petrol Price de 2019 mostra que o Brasil tem a 37º energia mais cara do mundo. Essa é mais uma das razões que contribuem para a surpresa com o valor da conta no final do mês.

como diminuir o consumo de energia falta de chuva
O aumento das tarifas foi motivado pela falta de chuva. Dessa forma, é essencial saber como diminuir o consumo de energia elétrica

Como diminuir o consumo de energia elétrica?

Nesse contexto, é muito importante traçar planos de ação para mudar pequenas atitudes na rotina e aprender como economizar dinheiro no dia a dia. 

E para te ajudar nessa tarefa, o Blog da Arbo vai te ensinar como diminuir o consumo de energia elétrica na sua casa e, assim, gastar menos com a conta de luz e poupar mais no fim do mês. Confira todas as dicas abaixo:

Adapte alguns pontos da sua rotina

Você sabia que alguns aparelhos domésticos consomem muita energia? Isso mesmo quando estão desligados. Por isso, é importante reavaliar a necessidade de vários deles ficarem ligados durante todo o dia.

Um exemplo é o microondas. Em quais momentos do seu dia, fora nas alimentações pontuais, você precisa mantê-lo na tomada?

Faça esse exercício com todos os outros aparelhos que ficam na tomada direto. E acredite: você vai se surpreender ao perceber que muitos não precisam estar ligados por tanto tempo.

Compre aparelhos com o selo Procel

Escolha eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Segundo o Inmetro, aparelhos indicados com o selo apresentam melhor desempenho quanto ao consumo de energia e são umas das estratégias que ajudam em como diminuir o consumo de energia elétrica.

O Procel é o programa do Governo Federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia,  que tem o objetivo de promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando desperdícios e reduzindo custos e investimentos setoriais.

De acordo com cálculos de técnicos do Inmetro, se nas 65 milhões de residências brasileiras todos trocassem, por exemplo, uma geladeira da categoria B por outra, com a mesma capacidade, só que da categoria A, seria como poupar toda a energia consumida em duas cidades do tamanho de Salvador, com três milhões de habitantes, e que tem o terceiro maior consumo residencial do país.

como diminuir o consumo de energia sol
Aproveitar a iluminação natural no interior do imóvel é uma boa forma de como diminuir o consumo de energia

Como diminuir o consumo de energia elétrica com iluminação?

Você sabia que pintar as paredes internas e os tetos da casa com cores claras refletem e espalham a luz para todo o ambiente, diminuindo a necessidade de usar lâmpadas? 

Isso mesmo! Aproveitar ao máximo a luz do dia deixando cortinas, janelas e portas abertas está na lista de dicas de como diminuir o consumo de energia elétrica.

Use a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente e não deixe a luz acesa à toa nos cômodos. Sempre apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

Troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, uma vez que estas são até 65% mais econômicas.

Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa. Por falta de informação na hora de construir, é possível que você tenha estruturado espaços que perdem a energia que vem do sol, que é de graça. Isso vale, também, para incluir em novos projetos.

Como diminuir o consumo de energia elétrica com o chuveiro elétrico?

O chuveiro é um dos aparelhos que mais gasta energia em um imóvel residencial. Por isso, evite usá-lo no horário de pico, das 18h às 21h, quando o uso da carga de energia é maior. 

Quando não estiver frio, a dica é deixar a chave na posição “Verão” e economizar até 30% de energia. Se possível, instale um aquecedor de água por energia solar. Atualmente, esses aquecedores estão mais baratos e precisam de baixa manutenção.

Geladeira

Ao lado do chuveiro, a geladeira é o eletrodoméstico que mais consome energia e está entre os “vilões” que não ajudam em como diminuir o consumo de energia elétrica.

Por isso, não deixe a porta aberta sem necessidade ou por um longo tempo e faça o degelo periodicamente, pois ele é essencial para evitar maior demanda de energia. 

Além disso, mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado, e não deixe a geladeira perto do fogão, porque um aparelho atrapalha o funcionamento do outro, interferindo no consumo de energia.

E outra: alguns produtos não precisam ficar na geladeira, eles se conservam bem em temperatura ambiente. Quanto menos coisas dentro da geladeira, menos energia gasta.

como diminuir o consumo de energia eletrodomésticos
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais merece atenção por parte de quem deseja saber como diminuir o consumo de energia

Ar condicionado

Em um país tropical como o Brasil e com temperaturas extremas, o ar condicionado se torna item obrigatório em algumas regiões. Contudo, é importante tomar alguns cuidados com o aparelho para te ajudar nas tarefas de como diminuir o consumo de energia elétrica.

A nossa dica é desligar o aparelho quando o ambiente estiver desocupado e manter janelas e portas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando. Não tape a saída de ar do aparelho e limpe os filtros sempre, pois, quando sujos, eles impedem a circulação livre de ar, o que aumenta o consumo de energia.

Ah, e não se esqueça de proteger a parte externa do ar condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Computador

Em tempos de home office, muitas pessoas acabam transformando suas casas em escritórios e isso também afetou e muito o gasto de energia no imóvel. 

Nesse sentido, existem algumas medidas que podem ajudar em como diminuir o consumo de energia elétrica no seu escritório ou no seu ambiente de estudo.

Atente-se para não deixar a impressora, a caixa de som, o estabilizador e outros acessórios do computador ligados o tempo todo sem necessidade. Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia, sabia?! 

Se puder, configure o aparelho para desligar automaticamente após alguns minutos sem uso. E nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o eletrônico, inclusive o estabilizador.

Deixar os computadores em stand-by não auxilia na tarefa de como diminuir o consumo de energia

Evite deixar os aparelhos em stand-by 

Lembra da dica no primeiro tópico sobre desligar o microondas? Pois bem, ela  também vale para aparelhos como televisão, micro system e videogames. 

Tire todos eles da tomada quando não estiver usando, e evite deixá-los em estado de espera. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.

Quer saber mais sobre o tema? Então assista ao vídeo Economia na conta de luz com 6 dicas, publicado no canal Me Poupe!, no YouTube:

O que achou das dicas de como diminuir o consumo de energia? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Ah, e não se esqueça de conferir outros conteúdos publicados aqui no Blog da Arbo.

Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores artigos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Decoração Glam

Decoração Glam: descubra tudo!

Você conhece o estilo de decoração Glam? Saiba como você pode implantá-lo no seu lar neste artigo.  Por algum tempo, a decoração Glam foi ligada apenas às altas classes sociais da nossa sociedade. Mas, nos últimos tempos, o estilo tem ganhado força e virou uma das grandes tendências. Passando por um intenso processo de valorização […]

diferença-entre-emprestimo-e-financiamento

Descubra a diferença entre empréstimo e financiamento

Saiba quais são as diferenças entre empréstimo e financiamento e qual das duas modalidades é a melhor para as suas necessidades.  Quem está em busca de algum tipo de ajuda financeira, seja para pagar dívidas ou para realizar um investimento, têm algumas opções no mercado para escolher. Neste momento, sempre surgem muitas dúvidas sobre a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *