3 de setembro de 2021

Descubra como escolher um bairro para morar

dicas de como escolher um bairro para morar

Se você está pensando em se mudar, precisa saber como escolher um bairro para morar, uma vez que essa escolha vai impactar toda a sua qualidade de vida. Nesse texto você vai conferir todos os aspectos que devem ser considerados antes de tomar essa decisão

Mudanças de imóveis são processos inevitáveis, que acontecem devido a acontecimentos da vida pessoal e da vida profissional ao longo dos anos. Para que tudo ocorra bem, é importante saber como escolher um bairro para morar, uma vez que essa decisão vai impactar diretamente a qualidade de vida de toda a família.

 Entretanto, nem sempre é fácil escolher a região do próximo imóvel. Muitas pessoas se sentem perdidas e não sabem quais fatores levar em consideração para tomar a decisão correta.

Por isso, o Blog da Arbo preparou esse guia completo, no qual você vai aprender quais aspectos precisa avaliar para saber como escolher um bairro para morar. Continue a leitura, pois, nesse texto, você vai conferir:

Dicas de como escolher um bairro para morar

Para que você saiba como escolher um bairro para morar, é importante estar atento a vários pontos. Na lista abaixo você vai conferir os aspectos que devem ser considerados antes da tomada de decisão:

Analise suas necessidades de deslocamento

Antes de se mudar para um novo imóvel, você deve analisar suas necessidades de deslocamento para saber como escolher um bairro para morar. Isso significa que você precisa considerar sua rotina – e os locais que você precisa ou gosta de visitar – para determinar se uma região irá te oferecer ou não qualidade de vida.

Suponha, por exemplo, que você faz faculdade em uma instituição – e, por isso, precisa ir às aulas todos os dias – que está situada a mais de 20 quilômetros do bairro em questão. Se a cidade na qual o bairro está localizado for um grande centro urbano, você terá muitos problemas nesse deslocamento.

O trânsito intenso pode comprometer toda a sua rotina, uma vez que vai interferir diretamente no tempo gasto. E é claro que esses problemas vão impactar diretamente sua qualidade de vida, já que você, provavelmente, vai se sentir mais cansado.

Por outro lado, essa afirmação não deve ser considerada uma verdade absoluta. No exemplo acima, suponha que há um metrô nas proximidades e, ao optar por esse meio de transporte, você chega à faculdade em apenas 15 minutos.

Nesse caso, apesar da distância, as condições de mobilidade urbana favorecem a sua rotina. Por isso, antes de escolher um bairro para morar, você deve considerar não somente a distância, mas também a infraestrutura da região, o que leva ao ponto seguinte.

como escolher um bairro para morar avaliar infraestrutura
Avaliar a infraestrutura da região é fundamental para o processo de como escolher um bairro para morar

Verifique a infraestrutura do bairro

Conforme mencionado acima, é importante morar em um bairro que esteja situado nas proximidades dos locais que você mais frequenta. Contudo, isso nem sempre é possível, já que algumas regiões apresentam um custo de vida que não está de acordo com a realidade do morador.

Assim, é necessário que, antes de escolher um bairro – que estará mais distante –, você precisa avaliar a infraestrutura da região. Nesse caso, é essencial estar atento a todos os pontos.

No que se refere à mobilidade urbana, por exemplo, você deve verificar se há pontos de ônibus ou pontos de metrô nas proximidades.

Não se esqueça de considerar o tempo que você levará para chegar até esses locais. Muitas vezes, os pontos podem parecer próximos ao imóvel, mas você deve considerar que, possivelmente, fará o trajeto a pé.

Além das questões relacionadas ao transporte e ao deslocamento, você deve se atentar à estrutura comercial do bairro. Antes de escolher uma região para morar, você precisa verificar quais serviços estão presentes nas proximidades.

Para evitar deslocamentos desnecessários, é importante que o bairro tenha lojas, hospitais, bancos, clínicas, supermercados e farmácias.

A proximidade desses locais citados acima com seu imóvel é determinante para sua qualidade de vida, uma vez que, ao evitar grandes deslocamentos, você evita se sentir estressado e cansado.

como escolher um bairro para morar avaliar segurança
Se você deseja saber como escolher um bairro para morar, precisa ficar atento às questões de segurança

Pesquise sobre a segurança da região

A segurança é um aspecto que você nunca deve se esquecer enquanto busca informações sobre como escolher um bairro para morar. Isso porque esse é mais um atributo essencial para a qualidade de vida.

Além de estar atento aos equipamentos de segurança de seu novo imóvel, é necessário verificar se o bairro possui dispositivos que auxiliam no monitoramento de todas as ruas.

Em algumas cidades, câmeras de segurança são instaladas pela própria prefeitura. Em outras, a associação de moradores do bairro se organiza financeiramente para investir em equipamentos de segurança.

Não se esqueça de verificar, também, questões relacionadas à iluminação pública. Bairros mais iluminados tendem a registrar menos crimes, uma vez que a falta de luz favorece a ação de pessoas mal-intencionadas.

Por fim, você precisa pesquisar sobre o índice de criminalidade da região. Muitas cidades divulgam pesquisas sobre o tema e, com a análise dos dados disponibilizados, você consegue determinar se a região é segura ou não para você e sua família.

como escolher um bairro para morar visitar a região
Não se esqueça de visitar a região em diferentes dias e horários para descobrir como escolher um bairro para morar

Visite o bairro em diferentes horários e dias

As ruas de um bairro podem ser totalmente diferentes se considerados os períodos do dia e os dias da semana. Existem regiões, por exemplo, que abrigam feiras livres nas madrugadas. Com isso, você deve saber que a circulação de pessoas e o barulho serão mais intensos nesse período.

Se você e sua família visitarem o bairro durante o dia, não vão saber como é, de fato, viver na região. Por isso, a recomendação é que você visite o bairro – e, mais especificamente, a rua que pretende morar – em dias e em períodos diferentes.

Ao visitar o bairro, preste atenção não somente no barulho, mas também em questões relacionadas à iluminação, ao trânsito e à circulação de pessoas.

Entender como é a rotina da rua e/ou do bairro é fundamental para que você entenda se a região atende às suas expectativas e preferências.

Converse com pessoas que vivem na região

Por fim, mas não menos importante, você deve conversar com pessoas que vivem no bairro. Isso porque não há ninguém melhor do que os próprios moradores para te apontar as principais vantagens e desvantagens da região.

Uma boa dica é caminhar pelas ruas e conversar com pessoas que estejam nas calçadas. Seja gentil, explique que você está pensando em se mudar para o bairro e pergunte se o morador está satisfeito em viver ali.

Procure, também, saber um pouco mais sobre a rotina e o estilo de vida das pessoas que moram no bairro. Esse conhecimento irá te ajudar a determinar se seus hábitos vão se adaptar ao local.

vizinhos
Por fim, antes de saber como escolher um bairro para morar, converse com seus possíveis vizinhos e faça perguntas

Checklist: o que um bom bairro deve ter?

Determinar se um bairro é bom para se viver é uma questão subjetiva, uma vez que depende das preferências de cada indivíduo. Entretanto, é possível elencar alguns pontos que são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores.

Para que você tenha facilidade para escolher um bairro para morar, confira a checklist abaixo e veja se a região escolhida atende a maioria dos requisitos:

  • Ter supermercados;
  • Ter farmácias;
  • Ter clínicas médicas nas proximidades;
  • Ter boa infraestrutura no que se refere à mobilidade urbana;
  • Ser silencioso;
  • Ser seguro;
  • Estar bem localizado na cidade.

Para que você possa escolher a casa ou o apartamento ideal, é importante estar atento a alguns aspectos do imóvel – isso porque, além de optar por um bom bairro, você precisa comprar ou alugar uma boa propriedade.

Para que essa tarefa se torne mais simples, assista ao vídeo 5 dicas infalíveis na hora de escolher um imóvel, publicado no canal Meu Metro Quadrado, no YouTube:

Agora que você já sabe como escolher um bairro para morar, está na hora de buscar imóveis. O Portal da Arbo possui centenas de unidades disponíveis e você com certeza irá encontrar algo na cidade e na região em que deseja.

Acesse o portal e utilize a barra de pesquisas para buscar estados, cidades e/ou bairros específicos. Você pode, ainda, personalizar sua pesquisa por meio de nossos filtros.

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir conteúdos como esse. Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores artigos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

faculdades-em-São-Bernardo-do-Campo

As melhores faculdades em São Bernardo do Campo

Entre as muitas opções de ensino superior que São Bernardo do Campo oferece, separamos as principais instituições privadas e públicas para ajudar você a fazer a melhor escolha! Para encontrar boas faculdades em São Bernardo do Campo não é preciso muito esforço, pois a cidade tem muitas instituições renomadas, consolidadas e bem avaliadas pelo MEC […]

quartos-decorados

Quartos decorados: veja 7 ideias para se inspirar

Quando você for decorar sua casa, preste muita atenção aos quartos, principal ambiente para o descanso. Para você fazer um ótimo trabalho, nós trouxemos algumas dicas para quartos decorados.  Quartos decorados e organizados são essenciais para se ter boas noites de sono. Pode não parecer, mas, quando temos um quarto sem muita personalidade, que reflete […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *