27 de setembro de 2021

Como o pegboard pode ajudar na organização

pegboard

Você já ouviu falar em pegboard e como essa peça incrível pode deixar a sua casa muito bem organizada e cheia de estilo? 

Há algum tempo o pegboard entrou na casa dos brasileiros, e seu uso é cada vez mais comum! Agora, se você descobriu o pegboard há pouco tempo e quer saber como montar um na sua casa ou empresa, este post é para você! 

Leia ele até o final que você vai encontrar muitas dicas sobre como usá-lo nos cômodos de casa ou escritório, além de muitas maneiras de instalar pegboards no seu ambiente. 

O que é um pegboard?

De modo simples, pegboard é um painel cheio de pequenos furos, que você pode organizar e montar do jeito que quiser. Ele pode ser feito de madeira, pinus, aço, metal, plástico e até outros materiais. Com um estilo super criativo, simples e muito bonito, essa peça permite que você coloque ganchos ou suportes para suprir as suas necessidades, organizando em forma de prateleiras. 

A dica é: colocar um pegboard na parede renova a decoração e ajuda na organização, além de otimizar os espaços. As muitas possibilidades de uso e de personalizar o pegboard sem dúvidas é uma das das principais características e vantagens desse objeto!

Decoradores e arquitetos estão apostando forte no uso do pegboards para trazer um novo ar para projetos com muita criatividade e elegância, seja para casas ou ambientes comerciais.

Quer ver como o pegboard pode ser usado em todos os cômodos e espaços da sua casa? Confira nos tópicos abaixo!

Pegboards no quarto

Se você tem pouco espaço no quarto por metragem ou por muitos objetos, instalar um pegboard é uma solução perfeita! A peça pode ser usada de várias maneiras como: cabideiro, suporte para roupas como camisetas, casacos, camisas, pijama e lenços. Além de arrumar o vestuário, dá para colocar no pegboard jóias, brincos e colares; montar um painel com fotos diversas; e ainda um espaço para deixar bolsas, mochilas, sacolas e pochetes. Muito legal, né?

No quarto das crianças, o pegboard pode ajudar na organização de brinquedos menores e também de roupas, já que geralmente são leves e podem ser penduradas nos ganchos. 

Além disso, o pegboard pode criar um espaço para deixar os materiais escolares em uma parede: as prateleiras podem servir para colocar em ordem itens variados, como lápis de cor, apontadores, borracha, canetinhas, giz de cera, potes de tintas e pincéis, cadernos, estojo. 

A dica aqui é instalar o pegboard junto com o seu filho, transformando essa atividade em uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo estimulando a criança na arrumação do quarto. Peça ajuda para seu filho e deixe ele escolher o seu pegboard favorito! Isso é uma motivação e tanto, não é mesmo?

Este vídeo do canal Diycore com Karla Midori mostra como fazer um espelho pegboard para o quarto:

Pegboard na cozinha

A primeira dica para usar pegboards na cozinha é se atentar para o tipo de material: o mais recomendado é o de chapa metálica, pois essa estrutura é mais fácil de ser limpa e higienizada. Além disso, escolha uma chapa de cor diferente da maioria dos seus utensílios e objetos da sua cozinha, para que ele fique mais visível na hora de manusear e preparar refeições. Nesse caso, cores mais neutras como azul ou preto podem ser boas opções.

Usar pegboards na cozinha facilita a organização também de tábuas, escumadeiras, panelas e frigideiras, que podem ficar dispostas na parede, prontas para o uso. Depois de lavados, esses objetos podem, inclusive, secar na própria peça. Esse sistema de organização com pegboard, além de bonito e moderno, traz praticidade e muita ordem para a sua cozinha! 

Este vídeo do canal Food Network Brasil mostra como instalar um pegboard na cozinha:

Na lavanderia

Se a sua lavanderia ou área de serviço vive bagunçada ou com objetos fora do lugar, você precisa conhecer os benefícios de usar pegboards nesse espaço! Na lavanderia, assim como na cozinha, o recomendado é o uso de pegboards feitos com placas de metal, por serem mais resistentes à umidade típica do local. 

Em geral, a lavanderia cumpre um papel também de depósito de outros objetos, não é? Como panos de limpeza, vassouras, e outros produtos de limpeza. Por isso, nesse ambiente a placa de pegboard pode servir para abrigar pequenas caixas de metal nos suportes, para guardar tábua de passar, pregadores e pequenos baldes, além dos já citados.

Na garagem

Com certeza você já viu em algum filme, em alguma loja de material para construção ou em mecânica de carros, algumas placas coloridas com muitas ferramentas penduradas. Lembrou? Essa é uma das formas mais clássicas de usar pegboards! 

Se você costuma guardar ferramentas na garagem ou em uma dispensa, essa é uma boa forma de economizar espaço e ainda deixar tudo bem organizado. Além de chaves de fenda, alicates, martelo, outros materiais como fita isolante e caixa de parafusos são objetos que podem ser guardados assim também, nos suportes.

No ateliê

Outro uso bem comum de pegboards é em escritórios e ateliês de arte, além de jardinagem. Nesse ambiente, o pegboard pode ser útil para pendurar e organizar pincéis, fitas adesivas, tintas, cavaletes e quadros prontos. Se você trabalha com jardinagem ou gosta, como uma atividade de lazer, pode usar pegboards para organizar alicates de poda, tesouras, vasos, regadores, aventais e outros itens que você usa com frequência, para ficarem sempre à mão.

Este vídeo do canal Ateliê Laís Oliver mostra como montar um pegboard no ateliê:

Pegboards em espaços comerciais

Os pegboards também podem ser usados em empresas e estabelecimentos comerciais como uma boa forma de dispor produtos, sem gastar muito com expositores ou prateleiras caras.

Comércios de roupas, sapatos e itens de decoração, por exemplo, podem usar pegboards como uma solução criativa e prática, e ainda agregar ao design da loja. Outra dica é para estabelecimentos que vendem plantas e artigos para jardinagem, que podem usar placas de pegboards para mostruário, colocando vasos nos ganchos, ou até mesmo criando prateleiras ou divisórias para separar os produtos da loja.

Como montar o pegboard de madeira?

Agora que você já sabe o que é pegboard e como essa peça de organização pode decorar o seu ambiente, está na hora de fazer o seu e instalar! O primeiro passo é comprar uma placa em MDF ou de pinus, do tamanho que você precisa. 

Depois disso, chegou o momento de colocar a mão na massa e fazer os furos! Para manter um padrão nos buracos, use uma régua na hora de fazer as marcações, com distâncias iguais e centralizados na placa. 

Em seguida, com uma furadeira e broca para madeira, faça os furos um a um. Você pode usar a broca 4, 5 ou 6 de início. Se achar que os furos ficaram muito pequenos para o que precisa, aumente o tamanho de forma gradativa. Ah, não esqueça também de comprar os ganchos!

Pronto, agora você tem um pegboard para chamar de seu e o melhor: feito por você mesmo! Legal, né?

Depois que a peça estiver pronta, para instalar na parede você precisa usar bucha e parafusos tamanho 8, colocando um em cada uma das quatro pontas da placa, assim o quadro fica bem fixo na parede. Gostou? Fácil e prático não é mesmo? 

Este vídeo do canal Era o que faltava – Marcenaria Sustentável, mostra a montagem de um pegboard de madeira:

Conte para nós nos comentários em qual cômodo da sua casa ou escritório você montou seu pegboard! E, para receber nossos novos conteúdos gratuitamente no seu email, é só assinar nossa newsletter semanal. Preencha o formulário abaixo!

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

porteiro de condomínio

Quais as obrigações do porteiro de condomínio?

Quer saber mais sobre as atividades de um porteiro de condomínio? Veja tudo que você precisa saber sobre essa profissão neste artigo! O bom funcionamento de um condomínio depende de vários profissionais com atribuições bastante específicas e bem importantes. O porteiro de condomínio, por exemplo, exerce um papel indispensável para a segurança do local, prevenindo […]

taxa-de-mudança

Saiba tudo sobre a taxa de mudança

Se você está se mudando para um prédio, é essencial saber as principais questões para tudo sair conforme planejado. Por isso, fique atento com a taxa de mudança dos condomínios! Em alguma mudança para um condomínio, você já deve ter percebido a cobrança de uma taxa para fazer todo o processo da mudança. Essa taxa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *