25 de setembro de 2021

Como organizar a casa após a mudança?

como-organizar-a-casa

Depois de fazer toda a sua mudança, chegou a hora de organizar a sua nova. Quer saber dicas para tornar esse processo mais simples? Confira no texto.

Você passou por todos os processos para fazer a sua mudança e agora não sabe como organizar a sua casa nova? Esse é realmente um momento que exige algumas horas de dedicação, já que colocar tudo em seu devido lugar não é tarefa fácil. 

Chegar à sua casa nova não significa que o trabalho acabou. Pelo contrário, ele pode estar apenas começando. Já que, geralmente, o que temos pela frente são centenas de caixas, sacolas, roupas e objetos para limpar e organizar. 

Claro que é possível sim fazer um planejamento antes de você fazer a mudança para desta forma, você ter a garantia de um processo de mudança mais rápido, dinâmico e com menos desgaste possível. 

Então, antes das dicas para organizar a casa, vamos te mostrar algumas tarefas que você pode fazer antes da sua mudança. 

como-organizar-a-casa

Mudança de casa: quais são os primeiros passos? 

1 – Separe tudo o que você for precisar 

No topo da lista de primeiros passos está separar as caixas para armazenar os seus pertences. Essa é uma tarefa que precisa ser feita o quanto antes para evitar que você chegue no dia da mudança e não tenha o suficiente para empacotar os seus itens. 

2 – Escolha o dia ideal para a sua mudança de casa 

Outro fator importante é a escolha do dia da mudança. Você deve se preparar para ter bastante tempo livre durante esse dia. Afinal, uma mudança sempre exige dedicação. Por isso, caso seja de dia de semana, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique focado somente em sua mudança. 

3 – Faça uma lista com tudo que precisa fazer 

São tantas tarefas para fazer que você pode esquecer de algo. Para isso não acontecer, faça uma lista. Esse método antigo ainda é o melhor para manter tudo em ordem na sua mudança. Você pode separar por cômodo ou pela pessoa responsável por cada caixa. 

4 – Faça a identificação das caixas ao organizar a casa

Depois de empacotar tudo, não esqueça de fazer a identificação das caixas. Com isso, fica muito mais fácil de você ou quem for transportar as caixas saber de qual cômodo pertence os itens daquela caixa. 

5 – Confira se os seus móveis cabem na casa nova 

Um passo muito importante em todo o processo é conferir se os móveis da casa antiga cabem na nova. Pode parecer primário, mas muitas pessoas simplesmente se esquecem de conferir se tudo que estão levando cabe no seu novo lar. Caso não caiba, é uma boa oportunidade para pensar em renovar os seus móveis e doar ou vender os antigos. Já caso você prefira levar, confira se será necessário desmontá-los ou se você poderá levar inteiros na mudança. É muito importante saber se os móveis passam nas portas, janelas e corredores da casa nova. 

6 – Limpe tudo antes de guardar

Esse item vale, principalmente, para roupas, agasalhos e roupas de cama. Levar tudo limpo é sempre melhor, pois, quando se desfizer a mudança, não será necessário lavar tudo antes de guardar. Isso irá fazer com que seu processo de mudança de casa seja muito mais ágil e também menos cansativo.

Agora sim! Você já sabe um pouco o que precisa fazer antes da sua mudança. Confira as dicas que o Blog da Arbo preparou para você sobre como organizar a casa após a mudança. 

Como organizar a casa: por onde começar? 

Conheça o seu novo imóvel com detalhes 

É essencial que você, antes de mudar, conheça o seu novo imóvel com detalhes. Qual será a disposição da sala? Os quartos precisam de algum ajuste? Precisará comprar algum móvel a mais? 

Se você souber responder a essas perguntas, a etapa de arrumação após a mudança será muito mais rápida e fácil. 

Organize a arrumação por cômodos 

Comece atuando por cômodos. Essa forma de organização otimiza o processo e evita que os seus itens fiquem espalhados e misturados. 

A prioridade deve ser dos itens essenciais. Geladeiras, fogão, roupas e máquinas de lavar, são muito usados no dia a dia. Portanto, cuide para que eles estejam instalados e funcionando o mais rápido possível. Isto, com certeza, irá permitir que a sua nova residência esteja habitável o mais cedo possível.

Como já descrevemos acima, a identificação das caixas, vai te ajudar muito nesta hora. Conforme as caixas forem saindo do caminhão, você pode já ir posicionando em seus respectivos cômodos. Ter esse cuidado vai evitar aquele batalhão de caixas espalhadas pela casa. 

Quando você já sabe o lugar de cada item, a organização é simplificada e muito mais ágil. O importante é manter a casa sempre em ordem para que facilite o seu dia a dia. 

Não se esqueça: organizar a casa é um processo de criar uma rotina e definir os espaços dos objetos dentro da casa. É hora de soltar a sua criatividade para a decoração ficar do seu jeito.

Conte com a ajuda de montadores e instaladores

Quem já precisou desmontar móveis como sofá, estantes ou mesas, sabe o quanto é complicado fazer a montagem novamente. Sem contar que se aventurar em fazer essa tarefa sozinho, pode danificar completamente os seus imóveis. 

Por isso, sempre conte com a ajuda de profissionais para te auxiliar, já que, apenas os profissionais estão cientes de todas as particularidades técnicas de cada tipo de montagem. Dessa forma, você garante um serviço de qualidade e sem prejuízos para o seu novo lar. 

Uma boa dica para aliviar esses momentos, é montar um kit com alguns itens essenciais como roupa de cama, toalhas, mudanças de roupa, pratos e talheres descartáveis, etc. 

Depois que tudo estiver em seu devido lugar, é importante verificar se todos os itens que subiram no caminhão chegaram intactos. 

Para facilitar esse procedimento, você pode optar por fazer um inventário da sua mudança. 

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Uma espécie de lista mesmo. Ele tem o objetivo de organizar e garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos para você. 

Esse processo pode ser feito junto com a empresa de transportes ou por conta própria. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

Como organizar a casa? Tenha paciência nesta nova fase 

Um fator importante e que faz toda a diferença é ter paciência com esse processo de mudança de lar. A organização de uma casa leva tempo e cuidado. Por isso, o melhor mesmo é você curtir cada momento, aproveitar o lado bom de ter novas experiências, poder sentir um novo clima entrar em sua vida e não se estressar tanto se as coisas não saírem exatamente como o planejado. 

Por isso, ao chegar na casa nova, não tente fazer tudo de uma vez. Isso apenas fará com que você se canse com facilidade e tenha um retrabalho lá na frente. 

Lembre-se das dicas que já demos neste texto: comece pelas prioridades. No primeiro dia, por exemplo, arrume a cozinha e o seu quarto pessoal, pois são os ambientes mais utilizados.

As roupas pedem sempre uma atenção especial. Portanto, comece pelas peças de cabide, aquelas que você usa no dia a dia para trabalhar. 

Outra dica importante é, caso não tenha conseguido organizar tudo, passar as primeiras noites em um hotel ou na casa de um amigo ou parente. Já que, se estiver tudo nas caixas de papelão, será difícil você encontrar tudo o que você precisa para seguir com a sua rotina.

Certifique-se que todos os serviços foram instalados

Não se esqueça de solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Por isso, sempre se lembre de coordenar o corte dos serviços básicos do imóvel antigo e também a instalação dos mesmos na nova residência.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

O que você achou das dicas sobre como organizar a casa após a mudança? 

Agora que você já organizou tudo, pode chamar os amigos, a família e curtir muito cada momento em seu novo lar. Afinal, nada melhor do que começar uma nova vida na casa nova, não é? 

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também estão passando por esse momento. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no blog da Arbo. Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns ou Como organizar mudança: veja 5 dicas. 

Para dúvidas do cotidiano, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família

Postagens relacionadas

Calcular-o-reajuste-do-aluguel

Como calcular o reajuste do aluguel?

Calcular o reajuste de aluguel é um processo difícil para muitas pessoas. A conta é bem simples de ser realizada. Entretanto, se você não sabe como fazer, aprenda nesse artigo! Você sabe como calcular o reajuste de aluguel dos seus imóveis? Se a resposta for não e se você estiver procurando como realizar esse cálculo, […]

Financiar-imóvel

Financiar imóvel: vantagens e desvantagens?

Adquirir um novo imóvel é um grande passo na vida. Mas, antes de tomar essa decisão tão importante, é necessário alguns ter certeza que a sua vida financeira está em dia. Se você está na dúvida, confira esse texto sobre as vantagens e desvantagens de financiar um imóvel É muito comum as pessoas que desejam […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *