25 de setembro de 2021

Como organizar mudança: veja 5 dicas

como-organizar-mudanca

Vai mudar e quer dicas sobre como organizar a mudança? Então, este texto é perfeito para você.

Mudanças de casa quase sempre vem acompanhadas de imprevistos. Seja um móvel que não passou pela porta, as caixas que não foram suficientes para empacotar todos os itens ou o transporte que foi cancelado de última hora. São inúmeros problemas que podem surgir neste momento. Mas, tudo isso pode ser minimizado caso você faça um planejamento prévio de tudo o que você irá precisar fazer durante o processo. Ou seja, pensar alguns meses antes em todos os detalhes e em como organizar a mudança da melhor maneira.

Para te ajudar nesta tarefa, o Blog da Arbo organizou 5 dicas para você não passar sufoco na hora de mudar. São dicas que poucas pessoas prestam atenção e podem até fazer com que você economize dinheiro durante o processo.  

Então, se você planeja mudar de casa nos próximos meses ou conhece alguém que vai, continue lendo o texto para saber quais são essas dicas. Pegue seu papel, caneta e vamos lá! 

como-organizar-mudanca

01 – Organize a sua mudança por metas e listas 

Antes de mais nada, é essencial que você identifique quais são as atividades que irá precisar fazer até o dia da mudança. 

Anote-as como preferir. Em um caderno, no celular ou em um arquivo no computador. O importante é ter fácil acesso a essa lista sempre que necessário. Dessa forma, você pode verificar quais são as atividades que ainda não foram realizadas e não esquecer de nenhum detalhe.

Logo quando decidir mudar, estabeleça também o dia que será realizada a mudança. Esse passo é essencial para o seu planejamento. Se possível, escolha um dia em que você não tenha muitos compromissos e esteja mais livre. 

Não esqueça: mudanças sempre ocupam um bom espaço de tempo. Mesmo que você mude para a mesma cidade e em para um bairro próximo.

Abaixo, confira alguns outros detalhes que você pode definir nesta primeira etapa: 

  • Se vai fazer a mudança sozinho ou com a ajuda de empresa
  • Como será o empacotamento dos itens 
  • Verificar se precisa de autorização da prefeitura para fazer a mudança
  • Medir os principais móveis para decidir se irá precisar desmontá-los. 

02 – Conheça a casa nova antes de mudar 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Além disso, pode ser que a sua nova casa precise de alguns reparos para se adequar a sua realidade. Realizando essa visita minuciosa, você pode já anotar tudo que será necessário para que seja perfeito no dia da mudança. É uma ótima maneira também de ir se familiarizando com o seu novo bairro, vizinhos e novas paisagens. É um ótimo programa para quem está de mudança. 

03 – Solicite a instalação/desinstalação de serviços com antecedência 

Mudanças de casa são sempre uma grande correria. São muitos os detalhes para cuidar, uma nova rotina e atividades diárias. E, justamente por isso, muitas vezes, algumas pessoas se esquecem de fazer algo fundamental: solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. Quer saber mais sobre o assunto? Confira os textos na nossa Central de Ajuda que podem te ajudar. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Entre os serviços mais comuns e que demandam essas observações, podemos citar: 

  • Água;
  • Gás;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Televisão à cabo;
  • Internet.
  • Entregas e correspondências.

Por isso, sempre se lembre de coordenar o corte dos serviços básicos do imóvel antigo e também a instalação dos mesmos na nova residência.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

04 – Organize todos os itens de mudança 

Depois de você cuidar de todo o processo inicial burocrático, chegou a hora de colocar a mão na massa. Ou seja: organizar a mudança. 

Essa pode ser considerada a principal atividade para você não ter dor de cabeça na hora da mudança. Comece atuando por cômodos. Essa forma de organização otimiza o processo e evita que os seus itens fiquem espalhados e misturados. Outras vantagens de escolher esse método de organização é na hora do carregamento e na organização da casa nova.

Separe tudo que for te ajudar a empacotar os seus itens: caixas de papelão, malas, fitas adesivas, pastas, envelopes,  plástico bolha ou sacos plásticos. 

Por onde começar?

Comece por aqueles itens que você considera mais frágeis, como enfeites, documentos, artesanatos, entre outros. Esses objetos  precisam ser embalados com plástico bolha para não quebrarem durante o processo. 

Você pode usar as pastas, sacos plásticos (aqueles de supermercados) ou pequenas malas para armazenar documentos, cadernos, livros, revistas, agendas. Dessa forma, você evita que esses papéis sujem, amassem ou se misturem durante o processo de mudança. 

É unanimidade que as roupas são os itens mais difíceis de organizar durante a mudança. A dica para organizá-las com mais facilidade é: separe-as por estação. Primeiro, as que você não está usando no momento. Depois, as que estão sendo mais usadas. 

No caso das mais delicadas, é necessário um cuidado maior. Armazene-as dentro de sacos plásticos para protegê-las. 

Além disso, nada de misturar roupas com calçados. Pois, o solado tem contato direto com o chão e, mesmo que estejam limpos, nunca estarão totalmente higienizados. Tente colocar cada calçado em sua própria caixa e, depois, em uma caixa maior. 

Conforme for empacotando e organizando os itens em malas ou caixas de papelão, identifique tudo. A identificação também pode te salvar no meio do caos de uma mudança. Além de evitar acidentes, pois é possível saber o que é frágil e o que precisa ser carregado antes ou depois.

Apesar dessa ser uma atividade maçante para muitas pessoas, ela pode ser muito útil para essa nova etapa da sua vida. Aproveite esse momento para fazer uma limpeza geral entre os seus pertences. Por mais que a gente ache que não, sempre temos roupas, brinquedos, livros, acessórios, que não estão sendo usados e poderiam ser úteis para outras pessoas. Doe ou venda o que estiver bem conservado ou jogue fora tudo o que não estiver mais sendo usado. Afinal, mudança é um excelente momento para iniciar um ciclo em sua vida. 

05 – Como organizar mudança: os primeiros passos na casa nova. 

como-organizar-mudanca

Antes de mais nada, é importante você saber que a adaptação a um novo lar leva tempo. As primeiras noites, quando nem tudo estará em seu lugar, podem ser caóticas.

Uma boa dica para aliviar esses momentos, é montar um kit com alguns itens essenciais como roupa de cama, toalhas, mudanças de roupa, pratos e talheres descartáveis, etc. 

Para organizar todos os itens na casa nova, tente fazer também por cômodos. A dica maior é ir organizando os espaço em ordem de importância. Por exemplo, pode ser uma ótima ideia começar pela cozinha, depois banheiro, quartos e, por último, a sala. Já que os primeiros são ambientes que são usados com mais frequência e exigem algum tipo de organização para serem funcionais. 

Depois que tudo estiver em seu devido lugar, é importante verificar se todos os itens que subiram no caminhão chegaram intactos. 

Para facilitar esse procedimento, você pode optar por fazer um inventário da sua mudança. 

O que é um inventário?

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Uma espécie de lista mesmo. Ele tem o objetivo de organizar e garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos para você. 

Esse processo pode ser feito junto com a empresa de transportes ou por conta própria. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

O que você achou das 5 dicas sobre como organizar a sua mudança de casa ou apartamento? 

Agora que você já organizou tudo, pode curtir cada momento em seu novo lar. Afinal, nada melhor do que começar uma nova vida na casa nova, não é? 

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve.  Você pode também recomendar outros textos no nosso blog sobre o assunto: Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns

E se você ainda está no processo de buscar o imóvel ideal para você, encontre diversas opções no Portal da Arbo. Compre ou alugue online e sem burocracia, com todo o suporte que você precisa. 

Postagens relacionadas

decoração-com-madeira

Decoração com madeira: confira inspirações para casa

Está pensando em realizar decoração com madeira em seu lar? Confira tudo sobre o assunto.  A madeira sempre foi um dos materiais mais usados no mundo da decoração. Por sua versatilidade, o material pode se adaptar a diversos estilos de decoração. Desde os mais rústicos, até os mais modernos. Em quase todos eles, a madeira […]

tomada inteligente

Tomada inteligente: saiba o que é e como funciona

Quer levar todas as vantagens do mundo conectado para dentro de casa? Conheça os benefícios da tomada inteligente!  A automação residencial é uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. A cada dia surgem novos dispositivos para facilitar o dia a dia, como a tomada inteligente. Esse e outros gadgets baseados no conceito de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *