18 de abril de 2024

Como organizar o quarto de forma simples: veja dicas

dicas de como organizar o quarto

Se você tem dificuldades em manter um cômodo arrumado, precisa conferir algumas orientações sobre como organizar o quarto, um dos ambientes mais íntimos de um imóvel

A bagunça é algo que atrapalha a nossa rotina. Além de dificultar na hora de encontrar o que precisamos, ela também pode causar estresse e ansiedade – sentimentos que devem ficar longe do espaço onde dormimos e relaxamos. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como organizar o quarto.

Falta de tempo, excesso de itens e dificuldade em manter uma rotina de organização são sempre os pontos citados por quem sofre com a bagunça. Para lhe ajudar a manter tudo em ordem, a Madesa, uma das principais marcas de móveis do país, separou algumas dicas práticas para o seu dia a dia. Confira:

Como organizar o quarto?

Não sabe por onde começar a organizar o quarto? Veja algumas orientações simples:

Desapegue do que não usa mais

O primeiro passo para dar um jeito na bagunça é começar separando aqueles itens que você não usa mais, abrindo espaço no seu guarda-roupa e nas gavetas. Faça uma seleção de roupas, agasalhos, roupas de cama, objetos e acessórios que não fazem mais sentido no seu dia a dia.

Separe o que estiver em bom estado e envie à doação. Além de controlar a bagunça, esse ato pode ajudar pessoas que estão precisando.

Arrume as gavetas

A falta de espaço pode ser um grande vilão na arrumação. Porém, muitas vezes, há espaço suficiente e o problema é que tudo está desorganizado.

Depois de retirar os itens que não usa mais, você terá mais área livre nas suas gavetas. Pense em quais roupas e acessórios podem ser guardados nesses espaços – e quais devem ser pendurados.

como organizar o quarto roupas gavetas
Uma das principais atividades de como organizar o quarto é arrumar as peças de roupas nas gavetas

Para as gavetas de lingeries e meias, é importante usar organizadores específicos, assim você consegue manter esses pequenos itens sempre organizados e evitar que eles fiquem embolados ou acabem se perdendo na bagunça.

A mesma dica vale para as gavetas com bijuterias, jóias, maquiagens, cintos, echarpes, entre outros itens.

Encontre um lugar para organizar os calçados

Outro grande vilão da organização são os calçados, especialmente para quem não tem uma sapateira no guarda-roupa. Se esse é o seu caso, pense em móveis ou soluções multifuncionais para organizar os pares.

Você pode investir em banquetas com baús internos, prateleiras dentro do guarda-roupa, sapateiras para pendurar no guarda-roupa, uma cama baú, cama com gavetas na parte de baixo e outras alternativas.

Cuidado com o hábito de deixar os sapatos dentro de caixas e embaixo da cama, pois, dependendo do material do seu calçado, esse hábito poderá deteriorá-lo.

Use caixas organizadoras no guarda-roupa

As caixas organizadoras são ótimas ideias de como organizar o quarto. Elas podem ser usadas para guardar as roupas de frio durante o verão ou as roupas de cama que você não usa com tanta frequência.

Prefira as caixas transparentes e sempre coloque etiqueta com o que está dentro. Assim ficará mais fácil encontrar o que procura – e, ao colocar esses itens mais volumosos em caixas nas estações que não estão sendo usados, você terá espaço dentro do guarda-roupa ou da sua cama baú.

Outra ideia é usar essas caixas para organizar os calçados, especialmente os maiores, como as botas.

como organizar o quarto bagunça
A rotina de como organizar o quarto deve ser frequente para que a bagunça não acumule

Ganchos atrás da porta

Você tem aquele hábito de colocar roupas em cima de cadeiras ou dos móveis? Uma alternativa prática é instalar ganchos atrás da porta do quarto. Neles, você poderá pendurar as roupas que ainda usará mais dias ou acessórios como bolsas, chapéus e outros itens rotineiros.

Outra possibilidade é usar uma sapateira pendurada atrás da porta. Existem modelos de plástico ou de tecido que podem ser comprados prontos. Essa é uma peça multifuncional porque, se não quiser organizar os calçados, poderá usar para as maquiagens, acessórios, brinquedos, entre outros.

Mantenha uma rotina de arrumação

Para que a arrumação se mantenha, é importante criar uma rotina, com passos simples que podem ser feitos sempre.

Por exemplo, ao levantar-se, sempre arrume a cama. Se retirar algo, quando terminar de usar, coloque no lugar novamente. Crie espaços específicos para cada item e mantenha essa organização. Evite deixar roupas jogadas sobre os móveis, calçados espalhados pelo chão e objetos em qualquer lugar.

Assim, com apenas 15 minutinhos diários, você mantém tudo organizado e não precisará gastar horas depois para fazer essa arrumação.

Como arrumar um quarto pequeno?

A maior dificuldade para manter seu quarto arrumado é a falta de espaço? Algumas dicas e truques podem te ajudar.

Use o espaço vertical apostando em nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são sempre ótimas dicas para ambientes pequenos. Afinal, eles aproveitam o espaço vertical (paredes) para criar mais possibilidades de organização. E, como não têm portas fechadas tais quais os armários, pesam menos visualmente.

como organizar o quarto espaço vertical
Os nichos e as prateleiras são itens fundamentais para quem deseja descobrir como organizar o quarto

Você pode usar essas ideias para organizar acessórios, livros, bolsas, calçados e também para incluir algumas caixas organizadoras.

Invista em móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são perfeitos para organizar os quartos pequenos, afinal, eles oferecem diferentes possibilidades de uso. A cama baú ou com gaveteiros embaixo é um clássico, assim como as banquetas com espaço interno de organização, sapateiras com espelhos e espaço para organizar objetos, penteadeiras que se transformam em escrivaninhas e assim por diante.

Esse tipo de mobília é perfeito para deixar sua rotina mais prática e organizar diferentes itens, fazendo com que seu quarto pareça mais amplo.

Cuidado com o excesso de itens

Quartos pequenos não combinam com excesso de mobília ou acessórios, porque isso pode dar um aspecto “sufocante” ao ambiente, fazendo com que ele pareça ainda menor.

Essa sensação também contribui para fazer com que o quarto pareça sempre bagunçado, mesmo que não esteja. Por isso, evite um excesso de móveis ou de objetos de decoração espalhados sobre os mobiliários. Tente deixar as bancadas e as áreas visíveis o mais livre possível.

Se você tem TV no quarto, prefira instalar em um painel ou diretamente na parede, evitando mais um móvel que certamente prejudicará a circulação.

Prefira móveis e paredes em cores claras

Essa não é exatamente uma dica de como organizar o quarto, mas de uma decoração que contribui para deixar o ambiente com uma sensação mais “clean” e mais organizada.

Móveis e paredes claras são ótimas ideias para quartos pequenos, porque fazem com que os ambientes pareçam mais bem iluminados e favorecem a amplitude, trazendo uma sensação mais agradável.

Como organizar o quarto de forma simples: veja dicas
Para saber como organizar o quarto, é importante contar com móveis planejados e funcionais

Invista em móveis modulados ou planejados

Quartos pequenos precisam ter o espaço bem otimizado. Assim, os móveis modulados ou planejados são ótimas opções, porque aproveitam cada “cantinho” disponível. Os modulados têm a vantagem de terem um custo mais acessível e você pode ir montando o quarto, comprando módulos que se encaixam perfeitamente.

Essa também é uma boa dica para quartos infantis, pois você poderá pensar em móveis sob medida para as necessidades de organização das crianças, principalmente em relação aos brinquedos.

Use cestos organizadores

Outra dica para quartos infantis e pequenos. Os cestos organizadores são excelentes para incluir os brinquedos – e você pode ensinar as crianças a organizar os itens após as brincadeiras, explicando onde cada brinquedo deverá ser guardado. 

Nesse caso, vale a pena investir na ludicidade, por exemplo com cestos coloridos, com formato de animais ou outros que ajudem a criança a querer interagir com o objeto e aprender a se organizar.

Como organizar o guarda-roupa?

Como organizar o quarto de forma simples: veja dicas
Arrumar o guarda-roupa faz parte do processo de como organizar o quarto

Uma dica fundamental de como organizar o quarto é manter o guarda-roupa sempre arrumado. Além de, regularmente, criar o hábito de fazer um “desapego”, separamos algumas orientações que podem lhe ajudar. Confira:

  • Determine o espaço para cada roupa, roupa de cama e acessório e crie o hábito de guardar esses itens sempre no mesmo lugar;
  • Padronize os cabides, usando cabides exclusivos para casacos, ternos e roupas de festa, embora eles alterem um pouco o visual do seu guarda-roupa, evitam deformidades;
  • Deixe as roupas da estação que não estão sendo usadas em caixas transparentes, com pequenos orifícios para circulação de ar ou sacos plásticos space-bag e coloque-os na parte superior do guarda-roupa;
  • Guarde as peças de roupa de cama de maneira certa: mantenha todas as peças do jogo juntas e dobradas. Coloque as fronhas e o lençol de baixo dentro do lençol de cima, formando um “pacote”;
  • Chapéus e bonés podem ser guardados em qualquer cantinho do guarda-roupa, como nichos, caixas, maleiros ou até em baús (como os da cama box). Se tiver pouco espaço, coloque um item dentro do outro para evitar amassar;
  • Guarde as peças que você não usa muito nas prateleiras mais altas;
  • Guarde blusa com blusa, casaco com casaco, vestido com vestido etc. tornando mais fácil encontrar o que você procura;
  • Para as roupas penduradas, crie um sequência do mesmo item, por exemplo vestidos, bermudas, saias, calças etc., assim também será mais fácil encontrar o que procura;
  • Cobertas finas e leves podem ser guardadas em formato de rolo, assim como os edredons pequenos. Os grandes devem ser dobrados e guardados em nichos ou nos maleiros. As toalhas também podem ser guardadas em formato de rolo, exceto para as menores, como de mão ou de boca, que podem ser dobradas de maneira mais simples;
  • Mantenha os itens sempre organizados e no lugar certo, assim seu guarda-roupa nunca mais ficará bagunçado.

Conheça a Madesa

Gostou das nossas dicas? Já sabe como organizar o quarto? A Madesa tem os móveis perfeitos para otimizar seu quarto e deixá-lo super aconchegante! Conheça nossas opções: visite a loja online da Madesa e transforme seu quarto hoje mesmo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Espelhos decorativos: saiba como usar na sua casa

Espelhos decorativos: saiba como usar na sua casa

Quer renovar os ares de seu imóvel? Os espelhos decorativos podem te auxiliar nessa tarefa de forma prática, fácil e barata. Veja dicas para usá-los em sua decoração Decorar ou redecorar os cômodos de um imóvel pode conferir uma nova atmosfera aos cômodos. Isso mostra que, desde que realizadas da forma correta, as mudanças são […]

bioconstrução

Bioconstrução: veja como ter uma casa ecológica

Quer saber mais sobre as técnicas de bioconstrução para se ter uma casa ecológica? Então acesse esse artigo! Todo mundo sabe que construir uma casa não é fácil e que custa muito dinheiro, não é mesmo? Mas, existem alternativas para você ter um lugar para chamar de seu e morar com economia, estilo e em […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *