29 de novembro de 2021

Como organizar um quarto pequeno: veja 5 dicas

como organizar um quarto pequeno

Quer deixar seu cantinho mais bonito e funcional? Confira nossas dicas e aprenda a organizar um quarto pequeno com praticidade e estilo! 

Organizar um quarto pequeno pode até parecer uma tarefa muito difícil, mas é possível deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. É importante entender quais são suas necessidades, ter consciência do espaço disponível. A partir disso, você certamente conseguirá estabelecer um bom planejamento e executar a tarefa com mais facilidade.

A proposta deste post é justamente ajudar você a se planejar e colocar a mão na massa. Para isso, separamos algumas dicas que vão te acompanhar de ponta a ponta em todo o processo de organização. No final, ainda vamos falar sobre a parte visual do quarto, com aspectos interessantes para tornar o seu cantinho mais bonito e estiloso. Confira!

1. Tenha métodos de organização

Antes de tudo, é importante definir alguns critérios para que a organização se mantenha ao longo do tempo. Afinal, arrumar tudo hoje e ficar esperando bagunçar tudo de novo para repetir o processo não faz sentido. Existem algumas premissas básicas que você pode usar como guias para construir seu próprio método de organização:

Tenha lugar para cada coisa

Uma premissa que ajuda muito é compreender que cada objeto deve ter um local de armazenamento específico. Isso vai te ajudar a transformar a organização em um hábito, algo que você faz quase por instinto. Comece a imaginar a melhor maneira de posicionar cada peça. Isso nos leva à próxima ideia.

Defina prioridades

Considere a sua rotina diária e, com base nela, identifique os itens que são usados com maior frequência e aqueles que você só usa de vez em quando. Os objetos de uso constante precisam ter acesso facilitado. Você pode posicioná-los em prateleiras mais baixas. Os que não são usados com tanta frequência devem ir para as prateleiras mais altas e mais para o fundo dos armários.

Junte os pares

Algumas roupas precisam estar sempre juntas e poucas coisas são mais irritantes do que perder tempo procurando pares de meias que foram jogados de qualquer jeito nas gavetas, não é? 

Então, dê um jeito de mantê-los sempre unidos. O mesmo vale para os conjuntos de colchas, lençóis e fronhas. Dobre e guarde todas juntas. As fronhas e o lençol devem ficar dentro da colcha, como se fosse um pacote.

2. Aprenda a aproveitar bem o espaço

Quando o espaço é limitado, a ordem é aprender a usar cada centímetro com inteligência. É possível que, ao olhar para o seu quarto, você veja algum cantinho que só está ali acumulando poeira. Se esse é o seu caso, pense em uma maneira de ocupá-lo. 

Às vezes, basta uma mudança sutil na posição dos móveis para que aquele espaço inútil se torne relevante. Além disso, certos itens são perfeitos para aproveitá-los. 

Prateleiras e nichos

As prateleiras e os nichos abrem novas possibilidades de organização ao serem bem posicionados nas paredes. Alguns objetos que ficam dentro do guarda-roupa, em cima da cômoda ou no chão podem até se tornar bons itens decorativos. Alguns exemplos comuns são cadernos, livros e brinquedos. 

Ganchos

Os ganchos também são excelentes aliados na organização e tem a vantagem de tornar aproveitável qualquer cantinho minúsculo. Você pode colocá-los até atrás da porta, por exemplo. Bolsas, blusas e toalhas são alguns exemplos de itens que podem ser colocados em ganchos em vez de ficar em cima da cama poluindo o visual.

3. Invista em móveis planejados e multifuncionais

Os móveis planejados e multifuncionais estão entre os principais recursos para quem quer saber como organizar um quarto pequeno. Eles são desenvolvidos com foco em funcionalidade, por isso, a praticidade é levada em consideração em cada detalhe. Aqui, separamos dois exemplos mais comuns desse tipo de móvel:

Guarda-roupas com portas de correr

Esses já estão há um bom tempo no mercado e, além de facilitar a organização, ainda são muito estilosos. Os guarda-roupas com portas de correr são mais indicados para quartos pequenos porque você não terá tanta preocupação com o espaço entre eles e a cama, por exemplo. 

Cama-baú

Agora, um item que vem chamando cada vez mais atenção. Afinal, se pararmos para pensar, o espaço embaixo da cama sempre foi uma área desperdiçada. Com a cama-baú, esse problema deixa de existir. Disponível em diferentes tamanhos, esse modelo pode economizar um espaço gigantesco no seu guarda-roupa.

Uma variação dessa ideia que está se popularizando é a chamada cama multifuncional. Em vez de abrir para cima, como a cama-baú, ela tem estruturas com várias gavetas e nichos de tamanhos variados, onde dá para guardar de tudo. Em alguns casos, os módulos têm até rodinhas e podem ser retirados.

Para os quartos de adolescentes, há camas multifuncionais que são como armários com gavetas, nichos, baú e escrivaninhas embutidas. A cama fica na parte de cima e é acessada por meio de uma escada, como uma beliche. 

4. Use o guarda-roupa de forma inteligente

organizar o guarda-roupa

Em quartos menores, os guarda-roupas também podem ser menos espaçosos. Contudo, isso exige que o conteúdo deles seja muito bem distribuído. O blog da Arbo já tem um post específico sobre como organizar o guarda-roupa. Mas para resumir, a ideia é aprender formas mais eficientes de armazenar cada item.

As camisetas e calças podem ser dobradas de uma maneira que ocupe menos espaço. As colchas, os edredons e as toalhas, em vez de dobrados, podem ser enrolados. 

Além disso, você pode lançar mão de inúmeros recursos para facilitar ainda mais sua vida, como etiquetas, cabides, caixas e organizadores de gavetas. 

5. Evite a acumulação

Como organizar um quarto pequeno se insistirmos em guardar um monte de coisas que nem usamos mais? A busca por hábitos de compras mais saudáveis vem ganhando força nos últimos anos, pois muita gente percebeu que as compras por impulso são desperdício de dinheiro e de espaço.

Afinal, por mais que nos esforcemos na hora da organização, um lugar com objetos demais sempre acaba trazendo uma sensação de bagunça. Para acabar com isso, o primeiro passo é fazer o famoso destralhe, ou seja, se livrar daquilo que não tem uma utilidade real. Você pode, por exemplo, vender ou doar roupas e objetos que não pretende mais usar.

Depois, é interessante desenvolver a disciplina para não substituir as antiguidades inúteis por novidades inúteis. Ser mais seletivo na hora da compra evita que nossa casa se transforme em um museu ao longo do tempo.

Bônus: A decoração também é importante

decoração do quarto

Saber como organizar um quarto pequeno não se trata apenas na parte funcional. Por isso, adicionamos como bônus um tópico que fala mais sobre a parte visual, com elementos que ajudam a transmitir a sensação de amplitude aos ambientes.

Estilo Minimalista

Aproveitando que falamos acima sobre o enfrentamento de nossas tendências consumistas, vale a pena abordar um pouco o estilo de decoração minimalista. Ele é inspirado em uma filosofia de vida que preza por aquilo que é essencial, ou seja, aquilo que realmente é valioso em nossas vidas.

Os adeptos do minimalismo aplicam essa premissa a todos os âmbitos da vida e é claro que o cuidado com o lar não fica de fora. Geralmente, a decoração minimalista opta por móveis multifuncionais e reduz ao mínimo possível a quantidade de objetos à mostra. Isso resulta em ambientes com visual muito limpo e organizado.

Espelhos

Os espelhos são recursos excelentes para a decoração de cômodos pequenos porque passam a impressão de que eles são maiores. Nessa situação, um guarda-roupa com portas de correr espelhadas atenderia a duas necessidades de uma vez só, pois economiza espaço e amplia a noção de distância.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Cores

As cores são importantes para compor o visual de qualquer ambiente. Tomando o minimalismo como exemplo novamente, a cor branca característica desse estilo cairia perfeitamente para que o quarto parecesse maior. Ela se aplicaria tanto às paredes quanto aos móveis, contrastando com outras cores aplicadas de maneira pontual, como em um objeto de decoração.

E aí, gostou das nossas dicas para organizar um quarto pequeno? Aproveite para conferir nosso post especial com tudo que você precisa saber para organizar a casa! É um guia completo para transformar cada cômodo do seu lar!

Postagens relacionadas

Financiar-imóvel

Financiar imóvel: vantagens e desvantagens?

Adquirir um novo imóvel é um grande passo na vida. Mas, antes de tomar essa decisão tão importante, é necessário alguns ter certeza que a sua vida financeira está em dia. Se você está na dúvida, confira esse texto sobre as vantagens e desvantagens de financiar um imóvel É muito comum as pessoas que desejam […]

decoração-de-quarto-masculino

Decoração de quarto masculino: 7 ideias simples

Está se mudando para um novo imóvel ou quer renovar os cômodos de seu antigo? Nesse texto você vai aprender algumas ideias de decoração de quarto masculino A mudança para um novo imóvel implica novas oportunidades. Por isso, a decoração do ambiente é uma boa estratégia para conseguir um ambiente personalizado e totalmente renovado. Nesse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *