16 de maio de 2022

Descubra como refrescar a casa no verão

como-refrescar-a-casa-no-verão

O ar-condicionado tem o poder de deixar um ambiente mais agradável mas também de gerar muitas brigas entre as pessoas que o utilizam! Mas, e para quem não tem esse benefício? Seja pela falta do eletrodoméstico ou  por conta da saúde que precisa evitar o uso,  como refrescar a casa no verão com opções que vão além dele? 

Entre muito quente e frio demais, o aparelho pode ser a solução para trazer mais conforto para dentro de casa, mas para muita gente, é mais prejudicial do que agradável.

Mas não pense que é só tendo um ar-condicionado que você consegue deixar sua casa mais fresca, não. Se você se preocupa  com sua conta de energia e também com o meio ambiente,  descubra agora dicas de como refrescar a casa no verão!

Além de ideais como a troca de revestimentos, por exemplo, algumas sugestões rápidas e práticas já podem ajudar a reduzir o calor dentro de casa. Está curioso(a) para descobrir esses truques e passar um verão mais fresco (a)? Então, confira!

Materiais leves 

Você sabia que o primeiro passo para deixar a casa mais arejada no verão é evitar materiais que  provocam altas temperaturas? É importante evitar tapetes felpudos e almofadas de veludo nos dias mais quentes, principalmente aqueles que possuem tons mais escuros. 

Almofadas de panos quentes e cortinas de tecidos pesados vão ajudar a deixar o ambiente mais abafado, ainda mais no verão: estes itens de decoração podem ser substituídos por materiais mais leves, naturais e que promovem sensação de frescor. Alguns deles são  o cetim, a fibra, o algodão, a seda e a palha.

Como refrescar a casa no verão usando lâmpadas adequadas

As lâmpadas incandescentes geram calor e aumentam a conta de luz. E se você  ainda insiste em manter esse tipo de iluminação em casa porque acredita que todos os tipos de lâmpadas geram calor, na verdade, isso é um grande engano! 

As lâmpadas de LED, por exemplo, não esquentam. Assim, são ótimas ideais para manter o ambiente fresco. Outra vantagem dessa iluminação é a economia na conta e sua maior durabilidade. O que é ótimo, não é?

Como refrescar a casa no verão com ventilação?

Não é surpresa que manter os ambientes ventilados contribui para a sensação de frescor. Mas atenção: não basta só refrescar, é preciso  que a ventilação seja estratégica para não dar o efeito reverso.

como-refrescar-a-casa

O conselho é deixar as portas e janelas abertas nas horas mais quentes do dia só nos ambientes que estão sendo usados, especialmente em áreas com grande incidência solar.

Os cômodos que não estiverem em uso devem ficar fechados porque, ao longo do dia, o sol que entra nessas aberturas acaba esquentando o ambiente. E não para por aí… Esse calor todo transita para os outros espaços da casa, ou seja, é preciso ter muito cuidado com isso!

 E se não for possível manter a janela fechada, uma dica para bloquear a ação dos raios solares no ambiente é fechar a cortina e manter apenas a janela aberta. 

Essa medida já ajuda a evitar que os raios solares batam diretamente nos cômodos, e ajudam no processo de como refrescar a casa no verão. Cortinas com blecaute podem ser ótimas aliadas para isso, desde que você deixe a parte branca virada para o lado de fora — assim, o calor será refletido para fora de casa. 

Outra opção é colocar películas de controle solar refletivas nos vidros das janelas. Ah, e também é importante que os móveis não fiquem expostos ao sol, ok? Isso porque eles acumulam muito calor, além de terem o seu material danificado.

Use e abuse das cores claras 

Quanto mais escura a cor, mais ela absorve energia. Isso porque, se por um lado as cores claras – branco, bege, marfim, e até mesmo tons pastéis – refletem qualquer incidência de luz, como um verdadeiro espelho, as escuras absorvem. E a luz se converte em energia.

Por isso, uma dica é “vestir” a casa de cores claras para deixá-la fresca. Troque também mantas, tapetes, roupas de cama, e toalhas..tudo por tons claros! Fuja dos tons escuros, mesmo nos acessórios, dos tecidos sintéticos e das texturas pesadas e grossas. Se possível, pinte as paredes de branco ou marfim. 

Ah, e você sabia que telhas claras ou o telhado branco também são alternativas interessantes para tornar a casa um pouco mais fresca? Mas vale lembrar que essa solução requer manutenção e limpeza constante, ok?

Pode ser uma maneira fácil de como refrescar a casa no verão e ainda contribui com a mudança na decoração do lar. O que acha da ideia? 

Aposte no uso das plantas

Se você é um dos adeptos da tendência da urban jungle, é provável que já tenha notado que as plantas podem proporcionar uma sensação térmica bastante confortável dentro de casa. O ideal é concentrar algumas espécies, em quantidade maior, no mesmo local para contribuir para um clima mais fresco.

Além disso, as espécies com folhas maiores também são mais recomendadas. Peperômia, zamioculca, samambaia, avenca e costela-de-adão são boas alternativas para estes casos, visto que sobrevivem bem em ambientes internos e são de fácil manutenção. Essas espécies vão ajudar a refrescar o ambiente. São um pouquinho maiores e se adaptam bem dentro de casa, tanto em vasos, como nos jardins verticais.

como-refrescar-a-casa-no-verão

Use a técnica do ventilador invertido

Quem recorre ao ventilador na intenção de  como refrescar a casa no verão, deve saber que esse aparelho pode ser mais eficiente com alguns truques, como o de deixar um recipiente com gelo próximo à corrente de ar, o que faz com que o vento que se espalha pelo ambiente fique úmido e assim mais frio. 

Além disso, no período noturno, aponte o ventilador para fora do cômodo. À noite, a casa está mais quente (pois recebeu a incidência solar o dia todo), já o ambiente externo está com a temperatura mais baixa. Assim, ao inverter o rumo do ventilador, ele jogará o ar quente para fora.

Coloque água em todo os cômodos 

Outro truque para  aliviar o calor e que ajuda em como refrescar a casa no verão, é usar água. Mas a nossa dica não tem relação com tomar vários banhos ao dia, ou se jogar na piscina (o que não é uma má ideia também, né?), mas sim bem mais simples: espalhe pontos de água pela casa.

A evaporação do líquido vai deixar o ar fresco e puro. Esses pontos de água podem ser desde simples bacias até fontes decorativas. No entanto, lembre-se de trocar a água com frequência para não prejudicar a qualidade da umidificação.

A água pode ser usada também para umidificar toalhas, que podem ser penduradas na janela para “filtrar” e resfriar o ar que entra na casa.

Piso

Outro fator que também pode contribuir para criar ambientes mais frescos e confortáveis é o piso. Os pisos de porcelanato podem ser ideais para quem vive em regiões onde o calor é forte na maior parte do ano, por exemplo. 

Para as outras regiões, o piso vinílico pode ser uma boa alternativa, já que se mantém fresco no verão e confortável no inverno, e não absorve tanto a temperatura,  preservando suas características originais.

E aí, gostou de saber que há várias formas de como refrescar a casa no verão que não envolvem o usar o ar-condicionado? Para mais informações interessantes que vão ajudar no seu dia a dia, visite sempre o Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

iluminacao zenital uso de claraboias para iluminacao natural

Iluminação zenital: o que é e como usar na sua casa

A iluminação zenital é uma excelente alternativa para quem quer aproveitar ao máximo a luz natural em casa! Saiba tudo sobre o assunto! Você já ouviu falar de iluminação zenital? Essa é uma tendência cada vez mais valorizada nos projetos de interiores, pois trazem beleza e sustentabilidade para os ambientes. Inclusive, ficar em casa pode […]

financiamento-de-imóveis

Financiamento de imóveis: o que saber em 2021

O financiamento de imóveis é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos. Mas, será que, em 2021, continuará sendo uma boa opção? É isso que tentamos responder neste texto.  Ter a sua casa própria ainda é o maior sonho para muitos brasileiros. Mas não é qualquer um que pode pagar por um imóvel […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *