29 de novembro de 2021

Vai comprar imóvel? Confira 5 dicas!

comprar-imóvel

Você está pensando em ter o seu próprio imóvel? Confira aqui algumas dicas para não errar na escolha ideal para você

Comprar imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, não é? Seja para sair do aluguel ou pensando em realizar algum investimento no futuro, os imóveis são, indiscutivelmente, um grande passo na vida de qualquer pessoa. 

Por isso mesmo, nesta hora, muitas pessoas têm dúvidas em relação a qual é o melhor caminho para começar. Neste texto, o Blog da Arbo separou 5 dicas para você encontrar o imóvel ideal para você. 

Nesse artigo você vai conferir:

Comprar imóvel: casa ou apartamento?

comprar-imóvel

O primeiro passo para você não errar na compra do seu imóvel é pensar qual tipo de habitação é a ideal para você: casa ou apartamento. É claro que, para essa pergunta, não existe uma verdade absoluta. Depende muito do estilo de vida e das suas expectativas no novo lar. 

Na prática, tanto uma casa quanto um apartamento apresentam vantagens e desvantagens para os moradores. Por isso, veja abaixo uma lista de características desses dois tipos de habitação. 

Como é morar em uma casa?

Se você pensa em viver uma vida tranquila, sem muitas preocupações com barulhos em um terreno inteiro para chamar de seu, a casa é o ideal para você. 

Isso porque esses imóveis costumam apresentar mais privacidade e menos barulhos aos seus moradores. 

A autonomia é outro atributo importante da casa. Você pode, por exemplo, fazer reformas, mudanças, e animais de estimação e definir os seus horários sem restrições. 

Tudo isso ao mesmo tempo que oferecem como vantagem um menor custo mensal, já que não incluem taxas de condomínio e gastos com manutenções – muitas vezes imprevisíveis.

Por outro lado, como desvantagem, entram quesitos como a preocupação maior com a segurança, já que não é possível contar com portarias nem guaritas de vigias sem um investimento adequado. 

Por falar em gastos, as casas exigem um custo muito maior em relação às manutenções. Isso porque o imóvel depende totalmente de seus investimentos financeiros para continuar com as instalações em dia.

Como é morar em um apartamento?

Os apartamentos, por sua vez, também apresentam vantagens relevantes. A primeira, claro, é a questão da segurança.  Na maioria dos casos, os condomínios contam com um excelente nível de segurança para os seus moradores. O fato de não se preocuparem com a segurança, irá, com certeza, impactar positivamente na qualidade de vida da sua família. 

Outra vantagem importante é em relação à convivência com outros moradores. O ambiente de um condomínio é ideal para conhecer pessoas, fazer amizades e criar laços com outros círculos sociais. Então, se você é uma pessoa sociável, vai gostar de saber que morar em um apartamento pode potencializar suas relações com os vizinhos. 

Mas, claro que, da mesma forma que as casas, morar em um apartamento também implica em desvantagens. Muitos moradores consideram a principal delas ter que respeitar todas as regras do condomínio. Isso porque, mesmo que você não concorde com elas, é obrigado a obedecê-las em nome da boa convivência com os demais condôminos e até para não pagar multas no final do mês.

E, por último, o morador precisa considerar que, em um apartamento, terá de pagar as taxas de condomínio, que podem representar um problema no orçamento ao final do mês.

E aí, gostou das nossas dicas sobre qual o tipo de habitação é melhor para você? A verdade é que essa é uma pergunta que só quem pode responder é você e a sua família. Caso queira saber mais vantagens e desvantagens em relação a casas e apartamentos, assista ao vídeo abaixo: 

Escolha quais são as suas prioridades 

Quando o assunto é comprar um imóvel, o planejamento é essencial. E se engana muito quem pensa que apenas o financeiro vai fazer a diferença no resultado da sua escolha. O planejamento de vida vem antes do financeiro. Uma vez que, sem ele, não é possível definir quais as escolhas fazem mais sentido para o seu momento atual. 

Por exemplo, antes de comprar o seu imóvel, é importante definir quais são as prioridades de vida para os próximos anos da sua vida. 

É aqui que, além do tipo de habitação, você define qual o tamanho ideal do imóvel você deve ter, o número de quartos, bem como verificar se possui área de lazer e a melhor região da cidade que mais se encaixa ao seu estilo de vida. 

Comprar imóvel novo ou usado? 

Tal qual a questão do tipo de habitação, a resposta para essa pergunta também depende de alguns fatores específicos. 

Em relação aos imóveis usados, a primeira vantagem que se apresenta é em relação ao preço. É possível comprar imóveis maiores e em regiões mais bem localizadas da cidade a preços bem menores. 

Principalmente apartamentos, tinham mais espaços internos antigamente. O que, para muitos, pode ser uma grande vantagem. Por outro lado, caso opte por apartamentos que já tenham mais de 10 anos, prepare-se para gastar com manutenção e limpeza. Muito provavelmente, você terá que fazer algumas mini-reformas para deixar o lugar do jeito ideal para você. 

Já em relação aos imóveis novos, apesar de você gastar um pouco mais, eles tendem a se valorizar muito mais no futuro. Seja pela sua estrutura mais moderna ou pelo simples fato de ainda não ter sido usado. 

Além disso, caso o seu desejo seja comprar para alugar o imóvel mais para frente, os novos devem ser o seu foco. Já que é muito mais fácil alugar um imóvel deste tipo em detrimento aos usados. 

As desvantagens de se comprar um apartamento novo ficam por conta do preço mais elevado para efetuar a compra. 

Procure a ajuda de um profissional 

Procurar imóveis no lugar certo ou contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis é parte essencial da compra do seu imóvel. Um bom profissional, que é devidamente certificado para auxiliar em transações imobiliárias, conhece o mercado e pode auxiliar nas decisões dos compradores. Desde alguns macetes que só quem está atuando nesta área sabe até em relação aos processos burocráticos mais complexos. 

Um bom corretor irá estar ao seu lado tirando suas dúvidas em todos os momentos. Além, claro, de te aconselhar sobre boas ou más decisões. Por isso, lembre-se sempre: um bom corretor pode te livrar de muitos problemas e, acredite, até te salvar de gastar o seu dinheiro em algo que se torne um problema no futuro. 

Caso queira começar as suas pesquisas, pode contar com o maior portal de imóveis do Brasil: Portal da Arbo. Milhares de imóveis, em todos os grandes centros do país, sem burocracias e com filtros de busca avançados. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Avalie como irá fazer o pagamento

Após escolher e visitar seu imóvel, verifique quais são as possíveis formas de pagamento. Após isso, volte para a casa e comece a fazer as suas contas. 

Saiba que existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador.

O ideal, claro, é sempre efetuar o pagamento à vista, mas, sabemos como essa realidade não está ao alcance de todos. Então, caso não consiga pagar à vista, pesquise bastante outras opções de pagamento, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Clique aqui e leia o texto do Blog da Arbo

comprar-imóvel

O planejamento financeiro é essencial para a compra de um imóvel ser uma boa negociação. Por isso, é importante que você saiba o passo a passo. No vídeo Quero comprar um imóvel: por onde começar?, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube, você confere todas as informações para dar início à organização de seus recursos:

Bônus: realidade atual do mercado imobiliário brasileiro

Antes de finalizar essas dicas sobre como acertar a compra do seu imóvel, temos uma dica bônus para você. 

Quando decidir que é hora de comprar o seu imóvel, vale a pena pesquisar qual a condição do momento do mercado imobiliário. Esse é um passo que muita gente deixa de lado, mas pode fazer toda a diferença na sua decisão. 

Isso porque o mercado influencia diretamente em fatores como oferta e demanda de imóveis, número de lançamentos e, principalmente, preços e formas de pagamento. Quem está antenado com as novidades do mercado, tem muita vantagem na negociação pelo melhor valor. 

É não à toa que grandes investidores consomem esse tipo de informação a todo o momento. Lembre-se sempre disso! 

Um exemplo da importância de estar antenado é o ano de 2020. De acordo com um indicador da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as vendas imobiliárias registraram um crescimento de 9,7% no segundo trimestre de 2020. E esses dados foram apenas preliminares.

Esse aquecimento foi por conta de pessoas que ficaram atentas às baixas taxas de juros e a queda histórica na taxa Selic e aproveitaram a oportunidade. Por isso, esteja sempre atento ao mercado

O que você achou das dicas para comprar imóvel?

Após ler as nossas dicas , você se sente mais confiante para comprar seu imóvel? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo e não se esqueça de, em caso de dúvidas, fazer sua pergunta. Aproveite também para sugerir pautas ou temas para o nosso Blog. 

Leia, também, outros conteúdos do Blog da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões relacionadas a compra do seu imóvel.

E, para encontrar o primeiro imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo, que reúne as melhores casas e os melhores apartamentos nas principais cidades de todo o Brasil.

Postagens relacionadas

design-de-interiores

5 vantagens de comprar uma casa com a Arbo

A Arbo pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria sem burocracias e totalmente online. Confira!  Comprar uma casa é um sonho para muita gente, não é? Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros tem conseguido realizar esse grande objetivo de ter o seu próprio lar. Até mesmo por conta desse aquecimento do […]

Cozinha americana: como montar na sua casa

Investir em ambientes integrados e funcionais deixa sua casa mais moderna. Veja o que é necessário para ter uma bela cozinha americana! A cozinha americana é uma das tendências de arquitetura e decoração mais procuradas na atualidade. Com foco em integração e funcionalidade, ela é perfeita para otimizar os espaços em casas e apartamentos de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *