14 de junho de 2022

Vantagens de morar em um condomínio fechado

condominio-fechado

Se você deseja ter segurança e qualidade de vida, precisa considerar comprar um imóvel em um condomínio fechado. Nesse texto você confere os benefícios da negociação

Morar em um condomínio fechado é sinônimo de segurança e de qualidade de vida. Entretanto, essas não são as únicas vantagens que a moradia oferece. Imóveis localizados em condomínios apresentam um custo de compra maior, mas a relação custo-benefício precisa ser analisada antes de tomar uma decisão.

Para que você consiga decidir se deve ou não investir em uma casa em condomínio fechado, o Blog da Arbo preparou esse texto. Nesse artigo você vai conferir:

Casa ou apartamento: qual é o melhor?

Antes de comprar um imóvel em condomínio, você deve escolher o tipo de moradia: casa ou apartamento. Na verdade, essa decisão irá depender de suas necessidades e de suas preferências.

Se você deseja morar em um local que preza pela privacidade e pela liberdade, deve optar pela compra ou pela locação de uma casa. Isso porque os apartamentos, por estarem situados muito próximos uns dos outros, não garantem a privacidade entre vizinhos.

Entretanto, se a sua prioridade é morar com segurança, a melhor opção é investir em um apartamento. Isso porque, na maioria dos casos, os empreendimentos investem em equipamentos e em profissionais que garantem a segurança dos moradores e de seus bens materiais.

Apesar disso, você sabia que é possível morar em um imóvel que alia privacidade, liberdade, segurança e muitas outras vantagens? As casas em condomínio fechado são completas e, por isso, oferecem uma excelente qualidade de vida aos moradores.

condomínio-fechado

As vantagens de morar em um condomínio fechado

Você já deve saber que morar em um condomínio fechado significa desfrutar de muitos benefícios, não é mesmo?! Se você está em dúvida sobre investir em um imóvel no interior de um condomínio, veja abaixo as principais vantagens dessa moradia:

1. Segurança robusta em qualquer período do dia

Os índices de criminalidade têm crescido dia após dia nas cidades brasileiras. De acordo com dados do Monitor da Violência, elaborado pelo Portal G1, o país registrou um aumento de 5% no número de homicídios em 2020, ano marcado pela pandemia de covid-19, em comparação a 2019.

Diante disso, a segurança se torna um fator fundamental para quem deseja ter qualidade de vida. Proteger seu patrimônio, seus bens materiais e, principalmente, a vida de sua família deve ser uma prioridade.

Ao comprar um imóvel em um condomínio fechado, você garante que sua propriedade e sua família estarão protegidos 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Isso porque esses empreendimentos possuem um sistema de segurança completo, que é composto por diversos dispositivos.

As câmeras de vigilância e os portões automáticos são alguns dos equipamentos instalados nos condomínios fechados, mas há investimentos em outros itens, como:

  • Cercas elétricas;
  • Portaria 24 horas;
  • Ronda interna;
  • Controle de entrada e de saída de pessoas.

É importante ressaltar que os custos com a segurança são divididos entre todos os moradores, o que faz com que os serviços sejam acessíveis a todos.

2. Estrutura de lazer completa

A segurança não é o único aspecto que deve ser considerado por quem deseja comprar ou alugar um imóvel localizado em um condomínio fechado. Isso porque a diversão e o lazer também estão presentes no empreendimento e são responsáveis por conferir qualidade de vida aos moradores.

Para atrair os moradores, as construtoras têm investido cada vez mais em áreas de lazer completas, compostas por piscinas, saunas, quadras poliesportivas, salões de festas, espaços gourmet e muito mais.

O principal objetivo das empresas é suprir as necessidades de todos os moradores, ou seja, pessoas de diferentes idades, classes sociais e estados civis. Dessa forma, investem na construção de espaços que vão agradar a todos – o que é benéfico para os moradores em todos os aspectos.

E as boas notícias sobre a estrutura de lazer não param por aí. Por ser completa, a área permite que os moradores se desliguem de serviços externos, como as academias. Se você mora em um condomínio que oferece um espaço fitness, pode abrir mão de pagar a mensalidade em uma empresa exterior.

Esse ponto é benéfico, também, para o orçamento dos moradores, que têm a oportunidade de economizar ao contar com os serviços e os espaços das áreas de lazer.

condomínio-fechado

3. Economia de tempo no trânsito

Você pode não saber, mas os condomínios fechados são conhecidos por reunir diversos serviços em seu interior. Isso significa que, dentro do empreendimento, você pode encontrar desde espaços de lazer até comércios, como mercados e farmácias.

Isso, com certeza, irá te auxiliar a poupar tempo, especialmente em grandes centros urbanos, nos quais o trânsito é caótico. 

Esse ponto reflete, ainda, em mais dois aspectos. Se você passa menos tempo no trânsito, pode se dedicar mais à família e ao seu imóvel. Isso garante que você e os demais tenham mais qualidade de vida.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

O outro item que deve ser considerado é a economia financeira. Ao não precisar sair do condomínio para realizar tarefas e serviços, você não gasta com combustível nem com a mensalidade de algumas atividades.

4. Mais privacidade 

Conforme mencionado acima, os moradores de apartamentos não têm muita privacidade em seu dia a dia. Da mesma forma, é possível que pessoas que vivem em casas fora de condomínios também sejam surpreendidas por visitas indesejadas.

Ao comprar um imóvel em condomínio fechado, você tem a certeza de que sua privacidade será respeitada em todos os casos. Isso porque, no empreendimento, os profissionais da portaria anunciam todos os visitantes, que só podem entrar no condomínio com a sua permissão.

Esse é um aspecto importante tanto para evitar visitas indesejadas quanto para impedir a entrada de pessoas que oferecem produtos e serviços que você não está interessado em comprar ou em contratar.

5. Mais qualidade de vida

Conforto, comodidade, segurança: todos esses atributos fazem com que você e sua família tenham mais qualidade de vida todos os dias. Ao usufruir de uma área de lazer completa e de um espaço seguro, você tem a certeza de que mora em local que zela pelo seu bem-estar.

E engana-se quem pensa que investir em um imóvel em condomínio fechado – seja por meio da compra ou da locação – é algo caro. Você deve se dedicar e fazer boas pesquisas e, assim, irá encontrar um imóvel que cabe no seu orçamento.

Como escolher uma casa em condomínio

Se após ler o texto você estiver convencido sobre comprar uma casa em condomínio fechado, é bom saber de algumas dicas para fazer um bom negócio.

Verifique as necessidades de sua família

Antes de escolher um imóvel em um condomínio fechado, você precisa verificar quais são as necessidades de sua família. Se você tem filhos, é importante buscar uma casa maior, com mais de um ou dois quartos, por exemplo.

Além disso, se você e sua família se dedicam à prática de esportes, é importante buscar um condomínio que possua áreas de lazer que permitam os exercícios.

O principal objetivo de avaliar as necessidades da família é garantir que o condomínio será benéfico para a rotina de todos, uma vez que seu propósito é facilitar o dia a dia dos moradores.

Esteja atento ao sistema de segurança

Conforme mencionado acima, a segurança é uma das principais vantagens de pessoas que escolhem morar em um condomínio fechado. Entretanto, antes de comprar seu imóvel, é essencial que você esteja atento ao sistema do empreendimento.

Por isso, durante a visita ao local, verifique a presença de equipamentos de segurança, como câmeras de vigilância e portões eletrônicos, e de profissionais como porteiros e seguranças – que devem se dedicar a rondas constantes.

Lembre-se de que a segurança é um aspecto essencial e, por isso, um condomínio seguro deve ser sua prioridade no momento da escolha.

Avalie o potencial de valorização do imóvel

A compra de um imóvel é um investimento e tanto, especialmente quando o assunto são casas em condomínio fechado. Dessa forma, antes de negociar a compra, você deve avaliar o potencial de valorização da propriedade.

Esse aspecto é influenciado por muitos fatores, como a localização do condomínio, a infraestrutura do empreendimento, entre outros. Assim, antes de assinar o contrato de compra e venda, conheça o local e verifique todos os aspectos que influenciam no valor da casa.

Visite o condomínio

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você visite o condomínio antes de concluir a negociação de compra. Dessa forma, é importante que conheça não só o imóvel, mas também toda a estrutura do empreendimento.

É nesse momento que você deve conhecer as áreas de lazer, os comércios situados no interior do condomínio e todo o resto. Não tenha medo de solicitar ao corretor que te mostre toda a área.

Quer saber mais sobre o assunto? No vídeo Morar em condomínio fechado: vale a pena?, publicado no canal Arquitetando Obras, no YouTube, pode te ajudar a tomar uma decisão:

Quer saber mais sobre o tema?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de morar em um condomínio fechado, continue no Blog da Arbo e veja como simular um financiamento de imóveis totalmente on-line.

Conte com a tecnologia para conquistar sua nova casa ou apartamento: acesse o Portal da Arbo e encontre seu novo lar de forma prática, simples e rápida.

Postagens relacionadas

decoração-provençal

Decoração provençal: saiba tudo sobre o estilo

Você já ouviu falar de decoração provençal? Neste artigo, vamos te mostrar como esse estilo pode decorar o seu lar.  Assim como o estilo clássico, a decoração provençal tem uma origem européia e prima, principalmente, pela elegância e sobriedade nos ambientes. Uma das grandes características deste estilo decorativo é a mescla de elementos luminosos e […]

empresa-de-mudança

Confira 5 dicas para escolher a empresa de mudança

Contratar uma empresa de mudança é essencial para facilitar os processos de mudança de casa. Contudo, você sabe como escolher a ideal? Confira mais detalhes no texto.  Decidir mudar de casa ou de apartamento é um passo muito importante. Por isso, as pessoas que estão passando por esse processo, quando decidem contratar uma empresa de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *