25 de setembro de 2021

Condomínio: descubra tudo antes de se mudar

condomínio

Está em busca de saber qual o tipo de moradia ideal para você? Conheça um pouco mais sobre o condomínio. 

Para muitas pessoas, morar em um condomínio é sinônimo de segurança, qualidade de vida e economia. Tanto condomínios de casas quanto de prédios tem se multiplicado nas grandes cidades brasileiras nos últimos anos. 

O Censo de 2010 (última pesquisa que se debruçou sobre o tema) estimou que havia aproximadamente 440 mil condomínios edilícios verticais (de prédios) no Brasil na época. Mais de 10 anos depois, é possível imaginar que o número seja muito maior. 

Esse grande número se deve a muitos fatores. Entre eles, o custo benefício a longo prazo de se morar em um condomínio.

Confira neste texto do Blog da Arbo algumas informações importantes sobre o assunto. 

Vantagens de morar em um condomínio? 

condomínio

Para começar a explicar melhor sobre como é morar em um condomínio, vamos iniciar pelas vantagens. Separamos algumas das que consideramos mais importantes para você. Confira abaixo. 

Mais segurança 

Infelizmente, os índices de criminalidade têm crescido dia após dia nas grandes cidades brasileiras. 

Diante desse fato, a segurança se torna um fator fundamental para quem deseja ter qualidade de vida. Proteger seu patrimônio, seus bens materiais e, principalmente, a vida de sua família deve ser uma prioridade.

É justamente por isso que quem mora em condomínio coloca toda a estrutura de segurança como uma das principais vantagens. 

Ao comprar um imóvel em um condomínio, você garante que sua propriedade e sua família estarão protegidos 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Muitos condomínios possuem, inclusive, funcionários especializados e treinados em segurança para vigiar o local. 

Além dos funcionários, esses empreendimentos possuem um sistema de segurança completo, que é composto por diversos dispositivos.

As câmeras de vigilância e os portões automáticos são alguns dos equipamentos instalados nos condomínios fechados, mas há investimentos em outros itens, como:

  • Cercas elétricas;
  • Portaria 24 horas;
  • Ronda interna;
  • Controle de entrada e saída de pessoas.

É importante ressaltar que os custos com a segurança são divididos entre todos os moradores, o que faz com que os serviços sejam acessíveis a todos.

Economia de tempo no trânsito

Muitos condomínios fechados oferecem aos seus moradores uma estrutura completa de lazer e também de comércios. Tornando a vida deles muito mais prática e simples. 

Isso, com certeza, irá te auxiliar a poupar tempo, especialmente em grandes centros urbanos, nos quais o trânsito é caótico. 

Além de representar economia de tempo, isso também ajuda a economizar dinheiro. Ao não precisar sair do condomínio para realizar tarefas e serviços, você não gasta com combustível nem com a mensalidade de algumas atividades.

Estrutura de lazer completa

Piscinas, campos de futebol, academias. Quem nunca sonhou em morar em um local em que você tenha acesso a todas essas atividades a qualquer hora do dia, não é?  

A diversão e o lazer também estão presentes no empreendimento e são responsáveis por conferir qualidade de vida aos moradores.

Para atrair os moradores, as construtoras têm investido cada vez mais em áreas de lazer completas, compostas por piscinas, saunas, quadras poliesportivas, salões de festas, espaços gourmet e muito mais.

O principal objetivo das empresas é suprir as necessidades de todos os moradores, ou seja, pessoas de diferentes idades, classes sociais e estados civis. Dessa forma, investem na construção de espaços que vão agradar a todos – o que é benéfico para os moradores em todos os aspectos.

Esse ponto ajuda (e muito) o orçamento dos moradores, que têm a oportunidade de economizar ao contar com os serviços e os espaços das áreas de lazer.

Qualidade de vida

Um condomínio reúne todas as principais estruturas para oferecer mais qualidade de vida para toda a família. 

Ao usufruir de uma área de lazer completa e de um espaço seguro, por exemplo, você tem a certeza de que mora em local que zela pelo seu bem-estar.

E engana-se quem pensa que investir em um imóvel em condomínio fechado – seja por meio da compra ou da locação – é algo caro. Pelo contrário. Cada vez mais gente tem percebido que morar em um condomínio vale a pena. Colocando na ponta do lápis, o fato de dividir despesas com outros moradores traz um bom custo-benefício.  

Custos de manutenção divididos

Assim como em um condomínio de apartamentos, no de casas, quando há necessidade de algum tipo de manutenção relacionada à infraestrutura do local, todos os moradores contribuem para compor o valor necessário. Além disso, todo o trabalho de manutenção rotineira nas áreas comuns é feito por prestadores de serviços.

Convivência com os vizinhos

Morar em um condomínio residencial pode ser uma boa para quem tem crianças, já que elas podem brincar com outras sem ter que sair do condomínio. Além disso, as áreas comuns, como piscinas, quadras e academias são bons lugares para promover a interação entre os moradores.

Quando há qualquer problema, o morador só precisa informar ao síndico. Quem mora em uma casa precisa resolver essas situações por conta própria.

Quer se aprofundar um pouco mais sobre o assunto? Confira esse vídeo postado no canal da Gaby Garcia no Youtube. Nele, ela vai um pouco além e também fala dos contras de se morar em um condomínio. 

Comprar ou alugar em condomínio: qual é a melhor escolha?

condomínio

A verdade é que existem vantagens tanto na compra quanto na locação de um imóvel em condomínio. 

A primeira vantagem de comprar um imóvel é que esse é um patrimônio que traz segurança para a família. Muito se discute se esse tipo de bem pode ser considerado um investimento ou não. 

Mas, a verdade é que o mercado imobiliário é um nicho considerado seguro e que uma casa ou um apartamento é garantia de uma reserva financeira.

Ser dono do seu próprio imóvel também é total autonomia para realizar as reformas que considere necessárias. Mudar a decoração dos cômodos com nova pintura, revestimentos diferentes e acessórios específicos só depende da vontade do proprietário. 

Já em relação a alugar um imóvel, por mais que possa parecer estranho em uma primeira análise, tem sim vantagens em alguns casos. A primeira delas é justamente a possibilidade de mudar de bairro ou de cidade sem ter nada para atrapalhar. Então, se você está no local de passagem, precisa de apenas alguns meses para se instalar, pode ser uma excelente opção optar pela locação. 

Em um imóvel alugado, as responsabilidade por reformas que mantenham o local habitável ou que aumentem o padrão de moradia é do proprietário. Isso significa custos menores para quem aluga. 

E, por último, para quem, como a maioria dos brasileiros, não tem renda para comprar um imóvel, a locação é uma alternativa rápida e simples de conseguir uma moradia. 

Muitas vezes, a compra de uma casa com muitas prestações significa que boa parte da sua renda ficará comprometida e não há muito o que fazer a respeito. 

Como você pode notar, muitos dos aspectos vistos como vantagens para comprar ou alugar imóveis tem um alto grau de subjetividade. Pessoas em lugares diferentes e com condições pessoais e profissionais distintas terão visões de mundo contrastantes. A

Por isso, não é possível cravar uma resposta certeira para essa pergunta. Depende da sua situação atual de vida. 

Cabe a você avaliar suas condições de vida e seus planos para o futuro. Para quem pensa pela lógica dos investimentos, é bom refletir sobre o perfil que mais se encaixa aos seus padrões de vida.

Estamos sempre adicionando novos conteúdos sobre o tema e já temos um material especial com tudo o que você precisa saber para calcular o valor de um aluguel.

Postagens relacionadas

Cozinha minimalista: saiba como aplicar

Se você tem pouco espaço disponível e quer aproveitar ao máximo o ambiente, precisa conhecer a cozinha minimalista, que traz organização e estilo ao cômodo A decoração minimalista ganha, a cada dia, mais adeptos. Isso porque, além de simples e elegante, é perfeita para ambientes e imóveis com áreas modestas. Nesse sentido, o estilo pode […]

tabela-sac

Tabela SAC X Tabela Price: saiba as diferenças

Antes de financiar um imóvel, é fundamental entender as modalidades de amortização. Entenda as principais diferenças entre Tabela SAC e Tabela Price Ao decidir financiar um imóvel, muitos são os pontos de atenção. Um deles é a metodologia de amortização do empréstimo, sendo que as mais utilizadas pelos bancos e pelas construtoras são a Tabela […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *