14 de junho de 2022

Cozinha americana: como montar na sua casa

Investir em ambientes integrados e funcionais deixa sua casa mais moderna. Veja o que é necessário para ter uma bela cozinha americana!

A cozinha americana é uma das tendências de arquitetura e decoração mais procuradas na atualidade. Com foco em integração e funcionalidade, ela é perfeita para otimizar os espaços em casas e apartamentos de qualquer tamanho. Além disso, ela é versátil e se encaixa em vários estilos visuais.

A proposta deste artigo é abordar alguns dos aspectos mais importantes para você que está pensando em implementar esse tipo de cozinha em casa. Você verá as vantagens que ela oferece, como montá-la e algumas dicas básicas para caprichar na decoração e deixar o ambiente do seu jeito. Confira!

O que é uma cozinha americana?

A cozinha americana é um modelo em que a cozinha tradicional fica no mesmo cômodo que a sala de jantar ou a sala de estar, ou seja, não há paredes para dividir esses ambientes. Nesse caso, a divisão é estabelecida apenas pelo posicionamento da mobília, com uma bancada ou com uma meia parede.

Esse estilo atende a uma necessidade cada vez mais presente nos imóveis atuais. Antes a cozinha era o ponto de encontro da família toda e precisava de muito espaço, além de mesas grandes e de muitas cadeiras. Hoje, os imóveis são menores e as famílias também. Além disso, a tecnologia reduziu o tempo de preparo dos alimentos e nos deu até a possibilidade de nem precisar cozinhar.

Como consequência desses fatores, a ideia da cozinha americana é que todo o cômodo seja pensado para otimizar os espaços por meio do posicionamento dos móveis e das funções que eles desempenham. A característica multifuncional faz com que a bancada possa servir como mesa, ter espaço para um cooktop e uma pia embutida, além de nichos para guardar os utensílios, por exemplo.

Unir a cozinha com outros cômodos também se tornou uma tendência porque as pessoas não querem mais ficar limitadas em termos de espaço e de contato. A interação tem que acontecer com mais facilidade, por isso, a arquitetura privilegia ambientes cada vez mais abertos, eliminando barreiras que dificultem a comunicação.

Com base nesses parâmetros, podemos classificar uma cozinha americana em três categorias, as quais explicaremos a seguir:

Integração total

Esse é o padrão em que não há qualquer elemento vertical separando a cozinha da sala. Seu efeito prático é ampliar a noção de espaço ao eliminar todo tipo de barreira física. Como não há estruturas de separação, há muito espaço para circulação e apenas os objetos decorativos estabelecem a diferença entre uma parte e outra.

Integração parcial com alvenaria

Aqui é onde se utiliza uma estrutura conhecida como meia parede, que cria a divisão entre os ambientes sem fechar totalmente o campo de visão. Essa meia parede pode ser equipada com um tampo de pedra ou de madeira, que vai funcionar como bancada para preparação de alimentos ou até como mesa, no caso de espaços menores.

Integração parcial com mobília

Nesse caso, o objetivo também é demarcar a divisão entre cozinha e sala sem bloquear o campo de visão. A diferença é que o recurso utilizado para isso é um móvel. Além da bancada, você pode utilizar uma mesa. 

A vantagem desse modelo em relação ao anterior é que ele dá mais liberdade de personalização. Afinal o móvel utilizado como referência pode variar em termos de formato, posicionamento, tamanho e funcionalidades.

Por que montar uma cozinha do tipo americana?

Ter uma cozinha americana em casa traz uma série de vantagens. Você já teve uma noção sobre elas no tópico anterior, mas vamos refletir mais profundamente agora:

Flexibilidade e praticidade

Seja em ambientes grandes ou pequenos, a cozinha americana consegue se adaptar com facilidade. Com criatividade, você pode otimizar o uso de todos os espaços com bancadas, banquetas, armários, prateleiras e outros elementos.

Em termos de praticidade, o principal exemplo que você pode observar é a versatilidade das bancadas, também chamadas de ilhas gourmet. O mesmo móvel serve como armário para os pratos e panelas, pode ter uma pia e um cooktop e ainda cumpre o papel de uma mesa de jantar, bastando adicionar as banquetas na altura certa. 

Mais conforto e interação

Dispensar as paredes pode liberar mais espaço do que você imagina. O simples fato de não haver um bloqueio visual já aumenta a sensação de espaço, deixando o ambiente mais confortável. Também há um ganho significativo na circulação das pessoas e na forma como elas interagem. 

Visual que nunca sai de moda

O modelo de cozinha americana já existe há muitas décadas, embora seja relativamente novo para os padrões das famílias brasileiras. Especialmente para quem mora em apartamentos pequenos, esse tipo de solução contribui para um estilo arquitetônico mais sofisticado e versátil.

Por ser muito aberto, o espaço de uma cozinha americana abre infinitas possibilidades para trabalhar com projetos mais ousados em termos de cores, objetos de decoração e iluminação. Esse vai ser o foco de um dos nossos próximos tópicos.

Como montar uma cozinha americana?

cozinha-americana

Contudo, antes de falar especificamente de decoração, é interessante mergulhar um pouco mais fundo no que se refere à estrutura de uma cozinha americana. Confira alguns elementos essenciais em que você deve ficar de olho desde o começo:

Faça um bom planejamento

O primeiro passo para montar uma bela cozinha americana é planejar tudo com cuidado. Considere o espaço disponível e o formato dos cômodos para imaginar os recursos que podem ser adicionados. E tenha sempre em mente que esses recursos vão demandar uma certa estrutura.

Por exemplo, se você chegou a conclusão de que quer uma ilha gourmet com pia e cooktop embutidos, vai ter que pensar nos aspectos técnicos para que ela funcione. A rede hidráulica precisa ser adaptada para uma pia no meio da cozinha, e não no canto. O mesmo vale para o gás e para a rede elétrica, que precisam ser projetados segundo suas necessidades.

Escolha os móveis certos

Além da ilha gourmet, os outros móveis da cozinha devem estar em perfeita harmonia. Será que é melhor cobrir as paredes como armários ou é mais interessante ter prateleiras e ganchos? O espaço é amplo o suficiente para uma ilha ou você deveria optar pelas chamadas penínsulas, que ficam encostadas em uma das paredes?

Privilegie a funcionalidade

A funcionalidade deve estar em primeiro lugar na definição da infraestrutura, na escolha dos móveis e dos eletrodomésticos, e na forma como cada item será posicionado. Por exemplo, se você usa muitos eletrodomésticos, vai precisar de mais tomadas espalhadas pelo cômodo. 

Também serão necessários lugares adequados para armazenar pratos, talheres, sousplats e outros utensílios sem dificultar o acesso e sem deixar tudo bagunçado.

Como decorar uma cozinha?

cozinha-americana

Agora, vamos abordar alguns elementos básicos para compor a decoração da sua cozinha. Veja como eles se aplicam a todos os objetos e móveis para estabelecer um estilo que tenha tudo a ver com você:

Cores

O padrão de cores depende muito do estilo geral que você pretende implementar ao decorar o imóvel. A decoração minimalista, uma das referências mais buscadas na atualidade, recorre muito ao uso de cores neutras, especialmente o branco e o preto. Elas aparecem tanto nas paredes quanto nos móveis e nos eletrodomésticos. 

Se você preferir um visual rústico, aposte em cores que remetam à natureza, como variações do bege e do marrom. Eles podem ser combinados com o elementos de madeira típicos desse estilo e. 

Revestimentos

Os revestimentos são uma parte importantíssima na decoração da cozinha. No caso das bancadas, por exemplo, sua utilidade vai além da questão estética. O granito, por exemplo, é um dos mais utilizados por causa de sua resistência. Por outro lado, o mármore adiciona um toque a mais de elegância.

Se você tem mais espaço disponível e decidiu manter uma bela mesa de jantar, também vai encontrar inúmeras opções. Seja uma mesa com tampo de vidro, de madeira ou de pedra, elas vão ficar ainda mais bonitas com o uso de toalhas de fibra de coco, que são extremamente versáteis

O inox é outro material com alta durabilidade e, além de combinar com os eletrodomésticos, tem a facilidade na limpeza como um ponto positivo muito importante. Os revestimentos de madeira também são boas opções em termos visuais, mas vão demandar alguns cuidados especiais em relação ao excesso de umidade. 

Iluminação

A iluminação é um ponto que não pode ser esquecido na decoração da sua cozinha, pois é um elemento de segurança e ainda cumpre a função de deixar o ambiente mais bonito. A escolha entre luzes quentes ou frias depende do estilo aplicado aos demais itens e da sensação que o ambiente vai transmitir.

Luzes frias aumentam o contraste e até facilitam o trabalho, pois deixam o ambiente mais claro. Por outro lado, as luzes quentes são indicadas para locais de relaxamento. Considerando essas características, é recomendável utilizar mais de uma fonte de luz. 

Ou seja, em vez de ter uma única lâmpada no centro da cozinha, é bom utilizar diferentes elementos para iluminar pontos específicos, algo que valoriza ainda mais a decoração. Entre os modelos mais utilizados, podemos citar os spots embutidos no teto, as luminárias pendentes e as fitas de LED.

E aí, gostou do nosso artigo?

Se você tem vontade de montar uma cozinha americana em sua casa, esperamos que esse artigo tenha sido útil para te ajudar a planejar tudo. E se você quer mais dicas sobre decoração, aproveite nosso conteúdo especial com tudo que você precisa saber para decorar sua casa.

Postagens relacionadas

feng-shui

Como aplicar o feng shui em sua casa?

Você conhece o Feng Shui, conceito que estuda os efeitos das energias do ambiente? Se sua resposta foi não, então esse post é para você! Vamos te ensinar como usar alguns conceitos deste método em cada cômodo da sua casa e com isso equilibrar as energias e melhorar a sua qualidade de vida! Muitas pessoas […]

Ilha Gourmet

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade. A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *