14 de maio de 2022

Cozinhas decoradas: veja 5 ideias para se inspirar

cozinhas-decoradas

Cozinhas decoradas fazem toda a diferença no ambiente da sua casa. Confira nesse texto 5 ideias para aliar elegância e praticidade para esse cômodo. 

As cozinhas decoradas são um dos ambientes mais importantes de um lar, seja pela sua funcionalidade ou por ser um espaço de convivência diária entre os moradores. Contudo, muitas vezes, a decoração desse ambiente não recebe a atenção que merece. Porém, uma cozinha decorada pode trazer muita harmonia e, principalmente, praticidade para o dia a dia de uma família. 

Por isso, no texto de hoje do Blog da Arbo, separamos cinco ideias de decoração para cozinhas. São ideias simples, mas que, caso sejam colocadas em prática, podem mudar o visual de qualquer tipo de cozinha. 

cozinhas-decoradas

Por onde começar?

Sempre que for dar início à decoração de um cômodo, antes de mais nada, é preciso conhecer bem o espaço que você tem para trabalhar e definir exatamente o seu objetivo. 

É importante estar atento à disposição de tomadas, às janelas e às paredes, para evitar que esses itens dificultem o processo, limitando suas possibilidades. Saber utilizar o ambiente ao seu favor e aproveitar cada canto do cômodo, mesmo que ele não seja espaçoso, são passos fundamentais para uma decoração bem feita.

Visualize uma cozinha decorada que se adapte perfeitamente às suas necessidades e, a partir daí, crie um projeto baseado em ideias que transformem sua cozinha em um ambiente bonito e totalmente funcional.

Decoração de cozinhas decoradas: 5 ideias para sua casa ou apartamento

Mas, afinal, como renovar o visual das cozinhas decoradas? Tenha em mente quais são suas necessidades para esse cômodo. Grandes famílias e pessoas que vivem sozinhas tendem a seguir com a reforma por caminhos totalmente diferentes, adaptando o espaço às suas realidades. O Blog da Arbo separou algumas dicas que podem corresponder a diferentes expectativas e ajudar na sua decoração de cozinha.

Atenção à iluminação

A iluminação adequada é imprescindível em todos os cômodos da casa, mas a cozinha deve receber uma atenção especial, já que você precisa ter uma visão nítida durante o preparo dos alimentos. Você pode optar por lustres pendentes em pontos estratégicos, como a área do fogão e da bancada.

Escolha as cores com cuidado

A escolha das cores também interfere no resultado final. Tons mais claros refletem melhor a luz, o que pode diminuir o consumo de energia elétrica, além de “ampliar” a área da cozinha. 

Entretanto, se você quer deixar a cozinha com uma personalidade mais forte, o uso de cores pode ser muito bem-vindo. Para te ajudar nessa missão de escolher as cores para a sua decoração, a Arbo selecionou o vídeo Cores para cada ambiente (cozinha e influência das cores), do canal Essência Móveis de Design, no YouTube, que fala um pouco sobre as melhores cores para decorar sua cozinha. Confira:

Uma dica importante é pensar na decoração de cozinha sem esquecer do restante da casa. Se todas as demais partes do imóvel seguem um mesmo esquema de cores, fazer uma escolha muito diferente na cozinha pode causar um estranhamento e até passar a impressão de que o cômodo foi pensado de última hora.

Utilize todos os espaços das cozinhas decoradas

Se a sua cozinha não for tão grande, a solução para aproveitar o máximo do ambiente é saber inovar e dar um novo sentido a todos os espaços disponíveis. 

Além de dar lugar aos lustres pendentes, o teto pode receber varais de madeira, nos quais ficarão pendurados utensílios como panelas, espátulas e tábuas de corte. Assim, você economiza um bom espaço que seria destinado a armários para armazenar estes itens.

As paredes podem te ajudar – e muito – a aproveitar o espaço vertical do ambiente. Para guardar objetos de uso frequente, as prateleiras são indispensáveis, já que podem deixar tudo bem organizado sem ocupar tanta área útil.

Você também pode otimizar o espaço de eletrodomésticos encaixando-os na estrutura dos móveis. Microondas, geladeiras e fornos são ótimas opções para embutir, gerando mais economia de espaço e a criação de um visual prático e moderno. Dessa forma, você alia funcionalidade e beleza à sua decoração de cozinha.

Invista em uma ilha de cozinha

Cada vez mais, a cozinha tem sido vista como um espaço de socialização. Se você dispõe de um pouco mais de espaço, pode aproveitá-lo para investir em uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos: a ilha de cozinha. 

Ideal para residências familiares ou casas que costumam receber visitas com frequência, esse espaço leva esse nome por ficar isolado no meio do ambiente, permitindo que o cozinheiro prepare suas refeições enquanto conversa com outras pessoas. Essas ilhas, geralmente, vêm com bancada, fogão e pia e, ainda, contam com banquinhos para receber os convidados.

Crie uma atmosfera charmosa

Itens funcionais para a sua cozinha também podem encher os olhos e criar um ambiente esteticamente agradável. Você pode unir beleza e utilidade apostando em utensílios charmosos que serão úteis para o seu dia a dia e ainda darão um toque especial à sua casa.

Se você conta com panelas bonitas, vale a pena tirá-las do armário e colocá-las em evidência. Assim, você deixa o ambiente mais despojado e ainda economiza tempo procurando ou guardando os itens. Expor temperos, conjuntos de talheres e utensílios criativos em prateleiras ou estantes também é uma ótima forma de criar uma atmosfera menos formal e mais aconchegante.

Tem uma parede sobrando aí? Você pode apostar na tinta de quadro-negro para escrever receitas, lembretes, lista de compras e até mesmo interagir com suas visitas. Com ele, seu ambiente fica muito mais descontraído e sua decoração de cozinha ganha um toque único.

Surpreenda com o estilo industrial

cozinhas-decoradas
Kitchen utensils hanging in kitchen

O estilo industrial, com design mais bruto, de instalações elétricas e tubulações aparentes, tem conquistado cada vez mais adeptos. 

Essa forma de decoração teve início na década de 1970, com a transformação de galpões em residências, mas, hoje em dia, ela já é mais do que bem recebida em casas tradicionais, sendo encarada como uma forma de trazer mais modernidade ao ambiente.

O revestimento é parte fundamental da cozinha planejada em estilo industrial. Geralmente, essa forma de decoração aposta no revestimento feito com cimento queimado ou com tijolinhos à mostra. Porém, se sua cozinha é pequena, essas opções podem passar a impressão de um ambiente ainda mais apertado. Por isso, você pode optar por tijolinhos ou por azulejos de metrô brancos, que criam um visual belo e transformam o cômodo em uma área mais espaçosa.

A decoração de cozinha em estilo industrial pode ser um tanto controversa quanto ao uso de cores, já que é marcada pela utilização de cores sóbrias e escuras. No entanto, esse estilo de cozinha tende a aproveitar melhor a luz natural, fazendo a instalação de grandes portas e janelas. 

Assim, se você faz questão de ter uma cozinha industrial e não abre mão das cores, pode investir em detalhes coloridos, que dão vida ao espaço sem descaracterizar o estilo escolhido.

Se você quer deixar sua cozinha com uma personalidade ainda mais forte, pode mesclar o estilo industrial com outras formas de decoração. Móveis rústicos, por exemplo, combinam super bem com elementos da cozinha industrial. Quer surpreender? Abuse da criatividade para aproveitar o melhor dos estilos!

Aposte na varanda gourmet

Você é do tipo que está sempre recebendo grandes grupos em casa? Então a varanda gourmet pode ser a solução ideal para você! Ela não é exatamente uma cozinha, mas é indispensável para almoços, jantares e churrascos com um grande número de pessoas. 

Uma das principais vantagens é justamente o fato de não ser uma cozinha propriamente dita. Isso porque, por ser uma varanda, este espaço tem o privilégio de ser bem arejado e ainda contar com mais iluminação natural. 

Aqui, a decoração de cozinha dá lugar ao conforto: fogão, cooktop, talheres e outros utensílios indispensáveis podem estar concentrados em um único balcão. Na varanda gourmet, o foco é receber as visitas em uma estrutura confortável e bonita.

Por ser uma parte externa à casa, você pode brincar um pouco mais com a decoração e fugir de revestimentos, pisos e texturas tradicionais. Pisos que imitam madeira são excelentes para passar uma sensação de conforto. 

Além disso, você tem o ambiente mais do que ideal para também utilizar a madeira em mesas, cadeiras e bancos, criando uma atmosfera mais simples e aconchegante. E não tem problema algum esses objetos serem bem diferentes entre si, porque assim você cria um espaço mais leve – e esse é o cômodo perfeito para isso. 

Para dar mais vida à varanda, você pode investir em almofadas nas suas cores preferidas, plantas e luzes coloridas, que darão um charme extra ao ambiente em reuniões noturnas.

E, para finalizar, você pode criar um pequeno bar, bistrô ou adega. Dessa forma, você dá um toque requintado ao espaço e recepciona seus convidados com mais descontração e praticidade.

O que você achou das dicas de decoração das cozinhas decoradas?

Agora que você finalizou o texto e conferiu as dicas da Arbo para a decoração de cozinha, chegou a hora de nos contar o que achou das sugestões oferecidas e quais você colocaria em prática na sua casa. Deixe a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Acesse, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne dicas e conteúdos que facilitam – e muito – as questões do dia a dia.

Não esqueça de acessar outros conteúdos do Blog da Arbo, para conferir outras dicas de decoração, como ideias de paredes decoradas e dicas para decoração de quarto.

Se você procura por um novo imóvel nas principais cidades do Brasil, também pode contar com o Portal da Arbo para encontrar diversas opções de casas e apartamentos. Visite agora mesmo e confira!

Postagens relacionadas

adega-em-casa

Descubra como montar uma adega em seu imóvel

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia e algumas pesquisas confirmam isso. Sabendo dessa paixão pela bebida, hoje vamos te mostrar como montar uma adega na sua casa ou apartamento! Para um bom apreciador de vinho, nada mais frustrante do que abrir uma garrafa e perceber que o sabor não […]

smart home

Smart home: 6 itens básicos para sua casa inteligente

Quer deixar sua casa mais confortável e prática? Veja alguns gadgets para começar a transformação do seu lar em uma smart home! As tecnologias de automação residencial evoluíram muito na última década e estão cada vez mais acessíveis. Se antes a ideia de ter uma smart home parecia muito distante, algo possível apenas na ficção, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *