25 de setembro de 2021

Decoração barata: como renovar o imóvel gastando pouco

Decoração barata

Quem disse que é necessário gastar muito para deixar sua casa mais bonita? Saiba como fazer uma decoração barata e estilosa.

Melhorar o visual de casa é uma boa maneira de renovar as energias e aumentar a sensação de bem-estar. E fica ainda melhor quando não precisamos fazer grandes investimentos para isso. Pensando nisso, fizemos este artigo trazendo várias dicas de decoração barata que você pode usar para deixar seu lar mais bonito e confortável

Você verá uma série de soluções simples para se inspirar, como caprichar no visual das paredes e usar plantas para dar mais vida aos ambientes. Além disso, descobrirá que é possível fazer seus próprios móveis e itens de decoração com materiais de baixo custo e até reaproveitar objetos que não usa mais. Confira!

Comece pelas paredes

Redecorar as paredes é uma das formas mais fáceis de dar uma nova cara à sua casa. Dá para fazer isso de muitas maneiras criativas e que exigem poucos recursos. 

Pintura

O jeito mais óbvio de dar um toque especial nas paredes é a pintura. E vale a pena ir além do convencional. Você pode escolher uma parede específica do cômodo para pintar com uma cor diferente, mais chamativa. O contraste é interessante, principalmente se a cor escolhida combinar com as dos móveis. 

Além disso, a mesma parede pode ser pintada com duas cores. Nesse caso, o tipo de pintura mais comum é na horizontal. Mas você sempre pode adaptar a proposta ao seu estilo usando pinturas geométricas e criando paisagens.

Adesivos de parede

Cuidado para não confundir essa opção com os papéis de parede, que são mais caros. Os adesivos são muito mais fáceis de colocar e não causam tanta sujeira quanto o trabalho de pintura. Você pode colocar apenas um adesivo grande ou combinar outros menores. 

Quando colocados na sala ou no quarto, um adesivo de parede pode durar até dez anos sem precisar de retoques na pintura. Esse tempo é menor em áreas mais sujeitas à umidade, como a cozinha e o banheiro. A cola utilizada não prejudica a pintura e o adesivo pode ser retirado facilmente. É só usar uma esponja com água. 

Espelhos

Muito utilizados no estilo de decoração minimalista, os espelhos dão a sensação de espaço ampliado. Mesmo em cômodos onde o espelho é um item básico, como o banheiro, dá para pensar em uma moldura diferente para incrementar o visual.

A iluminação também faz muita diferença. Como os espelhos refletem qualquer luz que esteja direcionada para eles, o ambiente tende a ficar mais iluminado. Portanto, essa é uma boa opção para cômodos onde não entra muita luz natural. Esse recurso é perfeito para quem quer melhorar a decoração de uma casa pequena.

Fotografias

Você pode fixar fotos e pôsteres nas paredes de muitos jeitos e a quantidade fica por sua conta. Dá para colocar uma única imagem bem grande ou fazer uma composição com várias fotos de tamanhos e formatos diversos. Elas podem ser dispostas simetricamente ou de forma aleatória. 

É interessante que as fotos escolhidas sejam compatíveis com o ambiente. Tudo depende da sensação que você pretende transmitir em cada cômodo. Uma foto que ficaria muito bem no quarto pode não ser a melhor escolha para a sala de estar. 

Molduras discretas ajudam a valorizar a fotografia, mas você pode até dispensá-las e usar uma técnica chamada metacrilato, que coloca a imagem em uma chapa transparente de acrílico.

Painéis

Os painéis dão um toque de sofisticação ao ambiente. Eles são mais vistos em salas, no local onde fica a televisão. Contudo, existem opções mais baratas e versáteis que os tradicionais painéis de madeira. 

Você pode usar cortiça para obter um visual rústico. Dá pra revestir uma parte da parede e utilizar como mural multiuso para colocar fotos, desenhos, bilhetes e lembretes. É um tipo de decoração que fica bem em qualquer cômodo e que pode ser encontrado em tamanhos diversos por preços acessíveis.

Nichos e prateleiras

Espaços vazios podem ser muito bem aproveitados com nichos e prateleiras nas quais você pode colocar livros, estatuetas decorativas ou qualquer outro item colecionável. Além de ajudar a compor uma decoração barata e cheia de estilo, esses elementos contribuem para deixar seu lar mais organizado.

Reaproveite o que já tem em casa

Em vez de gastar dinheiro comprando novos objetos, você pode pegar coisas que já não usa mais e transformar em belos itens de decoração. 

Latas e potes

Latas de alumínio podem ser transformadas em porta-objetos e vasos. Você pode usar tecidos para fazer um revestimento bonito. Você encontra na internet uma infinidade de tutoriais de artesanato que ensinam a usar crochê, renda, juta, tecidos estampados e fios metálicos.

Potes de vidro também podem ser personalizados. Dá para pintar com verniz vitral ou cobrir com papéis coloridos para usar com velas decorativas. Outra opção é utilizar esses potes para guardar maquiagens e produtos de higiene pessoal.

Relógio

Um relógio de parede antigo pode ser repaginado e virar algo que combina perfeitamente com a decoração da sua casa. Os ponteiros e o mecanismo seguem os mesmos. Usei uma peça de MDF e uma cartolina para fazer um novo mostrador. É uma solução simples e dá um belo resultado.

Varal de fotos

Outra maneira de aproveitar fotos na decoração é fazer um varal que pode ser pendurado em qualquer ambiente da casa. É um jeito charmoso de manter os registros de seus momentos especiais. Você só precisa prender o barbante usando pregos ou fita adesiva e pendurar as fotos com pregadores. 

Coleções

Quem gosta de colecionar sabe que cada item tem uma história. A coleção é como um registro da sua vida em forma física. Há quem colecione livros, xícaras, carrinhos, bonecas, pratos, etc. Escolher um ponto específico da casa para expor seu acervo vai dar aquele toque único de personalidade na decoração.

Faça seus próprios objetos decorativos

Além de ser uma alternativa de decoração barata, itens no estilo “faça você mesmo” são um ótimo passatempo para quem gosta de pôr a mão na massa. Veja algumas sugestões: 

Porta-chaves de madeira e biscuit

Os porta-chaves são objetos simples e muito úteis, especialmente se você é daquelas pessoas que costuma esquecer onde guardou as chaves da casa ou do carro. Com materiais de baixo custo, como madeira, MDF e biscuit, dá pra fazer um que combine perfeitamente com o ambiente. O YouTube tem vários tutoriais sobre isso.

Estante de caixotes

Em vez de comprar nichos ou uma estante nova, aproveite aqueles caixotes de madeira usados em feiras. Primeiro, pegue uma lixa para tirar a sujeira e deixe o material mais liso. Depois, pinte com tinta PVA branca e cubra com tinta esmalte para dar a cor desejada. Se você tiver vários caixotes, use a criatividade para posicioná-los do jeito que quiser.

Rack com tábuas e blocos

Com alguns blocos de concreto e tábuas, é possível montar o rack ideal para sua sala. Como há muitos modelos de blocos disponíveis, é só escolher o que combina mais com seu projeto. 

O visual rústico fica ainda mais estiloso se os blocos forem pintados com uma cor que combine com os demais móveis e com as paredes. A mesma ideia serve para fazer estantes de livros, mesas de escritórios, bancos e vasos. 

Decoração barata com plantas

Plantas são opções perfeitas para quem quer uma decoração barata, simples e aconchegante. A maior vantagem é que elas combinam com todo tipo de cor, revestimento e móvel, compondo um visual charmoso. Além de embelezar o ambiente, as plantas trazem uma sensação de bem-estar. É como ter um pedacinho da natureza dentro de casa.

Você pode colocar vasos decorativos de tamanhos diversos em pontos específicos de cada cômodo. Tipos de plantas diferentes vão ficar muito bem em estantes de livros, perto de quadros ou esculturas e até na mesa de trabalho. Teste cores, formatos e texturas variados. E se você não tiver muito espaço, dá até para pendurá-las no teto.

Na hora de escolher a espécie, preste atenção ao tipo de iluminação em cada ambiente. Algumas plantas adoram ficar ao sol e outras não precisam tanto. Há plantas que demandam mais água e outras que você pode ficar mais tempo sem regar. Procure misturar espécies de características semelhantes no mesmo cômodo.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração barata?

Agora você já tem muitas ideias para caprichar no visual do seu lar com uma decoração barata. Para aprender ainda mais, veja outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Temos um material especial que explica em detalhes tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Na Central de Ajuda da Arbo, você vai encontrar todo tipo de informação para resolver os problemas do dia a dia. São informações diversas, como a forma correta de fazer um contrato de compra e venda de imóveis.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, aproveite para conhecer o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

decoração-de-casa-de-praia

Decoração de casa de praia: veja dicas para o lar

Você já sonhou em ter uma casa aconchegante que traga aquela sensação de litoral? Confira as melhores dicas para transformar seu lar com uma decoração de casa de praia e fazer com que todas as estações do ano sejam verão.  Quem já foi para o litoral e ficou hospedado em um imóvel com decoração de […]

Automação de casas: o que é e quais suas vantagens

A tecnologia está presente não só nas grandes empresas, mas também nas residências. A automação de casas já é uma realidade e você precisa conhecê-la O conceito de automação de casas, embora tenha se tornado popular apenas nos últimos anos, surgiu na década de 1970, quando os primeiros sistemas de controle automatizados foram criados nos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *