25 de setembro de 2021

Decoração clássica: saiba tudo sobre esse estilo

decoração-classica

Se você está pensando em renovar o visual do seu lar, precisa conhecer o estilo de decoração clássica. Leia esse texto para conhecer os detalhes. 

É quase unanimidade entre os profissionais da decoração que o primeiro passo para quem deseja renovar o visual do lar é pesquisar qual o estilo de decoração que mais combina com os ambientes. No Blog da Arbo, já escrevemos texto sobre vários deles para você dar uma olhada. Esse aqui é o sobre a decoração clássica

Como o próprio nome já diz, o estilo clássico é um dos mais tradicionais na história da decoração. E, no entanto, até os dias de hoje continua encantando muita gente pela sua capacidade de adaptação aos mais diversos tipos de cômodos. 

Que tal saber mais detalhes sobre esse estilo que ainda está em alta no mundo da decoração? Leia esse texto e fique por dentro de tudo sobre a decoração clássica. 

decoração-clássica

O que é decoração clássica? 

A essência da decoração clássica nos remete ao período da Antiguidade Clássica, especificamente à grega. Pode-se assim dizer que os elementos que compõem esta corrente são aplicados em diferentes contextos daqueles para os quais foram pensados inicialmente sem, no entanto, perderem a sua designação. 

Este gosto pela corrente clássica e consequentemente pela recriação das suas componentes em edifícios posteriores não têm um período temporal definido e observa-se ao longo da história da arte nos mais variados revivalismos.

Nesta época, a beleza era sinônimo de riqueza. Quem não se lembra dos enormes templos gregos ou construções romanas, que podem ser visitados até os dias de hoje na Europa. Pois é, o uso de detalhes requintados é a principal característica desse estilo até os dias de hoje.

Claro que o estilo de decoração clássica de hoje foi se reinventando no decorrer da história. Mas os princípios de sofisticação, elegância e beleza ainda são os pilares deste tipo de decoração. 

Princípios desse estilo

Como já explicamos acima, a decoração clássica tem como princípio a busca pela perfeição. E essa busca se dá principalmente pela atenção aos detalhes. 

Por exemplo, quem gosta deste tipo de decoração, precisa ter em mente que ter espaço é essencial Isso porque os móveis que a compõem tendem a prezar pela robustez e amplitude, sempre com alta qualidade no material e uma riqueza de detalhes impressionantes.

Entre os materiais que são mais comuns no estilo clássico nós temos o mármore, madeiras nobres, mogno, jacarandá, entre outros. Já quando o assunto são as cores, podemos pensar principalmente em dourado e bronze que iluminam os ambientes. 

Nos dias de hoje, é difícil que uma casa siga 100% de estilo clássico Por isso, é muito bem vinda a mistura de elementos do clássico com outros estilos. Ou até mesmo a transposição de alguns detalhes clássicos para dar um toque de elegância para o ambiente. 

Alguns exemplos que temos disso são: camas que possuem dossel, lustres, candelabros, entre muitos outros itens que são muito comuns nos dias de hoje. Apesar de representarem apenas uma parte do clássico em alguns ambientes. 

Quer ver como é o estilo clássico na prática em alguns ambientes? Então, confira esse vídeo da Casa de Valentina que explica e mostra alguns detalhes sobre o assunto. 

Dicas de decoração clássica

Agora vamos falar um pouco de prática. Confira abaixo algumas dicas para quem deseja adotar o estilo clássico em seu lar. Lembrando que você pode perfeitamente pegar apenas alguns elementos e verificar se faz sentido em alguns cantos do seu ambiente. 

Objetos clássicos são bem-vindos 

Na decoração clássica, os objetos têm um papel de protagonismo. Eles são os grandes responsáveis, junto com os móveis, de transmitir o ar de elegância e sofisticação dos ambientes. 

Aposte em estampas que lembram os séculos passados, adotando uma estética vintage ao ambiente. Confira abaixo uma lista com alguns objetos para você colocar na sua lista de desejos. 

  • espelhos;
  • molduras;
  • arranjos;
  • cristais;
  • lustres;
  • abajures;
  • entre outros.

Esses, com certeza, são os queridinhos das pessoas que querem adotar a decoração clássica em seus lares. 

Mármore e madeira são protagonistas 

decoração-clássica

É possível verificar isso em qualquer fotografia com ambientes decorados no estilo clássico: madeiras e mármores são essenciais. 

Justamente por conta disso, os materiais que se destacam nas mobílias clássicas são as cerejeiras, mogno, palissandro ou nogueira. Sempre em tonalidades escuras e com uma amplitude que chama muito a atenção. 

Já em relação ao mármore, é um material que aparece com muito protagonismo em cômodos como cozinhas e banheiros. Nas pias, vasos, louças, box, entre outros. 

Iluminação é essencial 

Especialistas sempre confirmam que uma boa iluminação é o grande segredo do sucesso da decoração de um cômodo. Por isso, na maioria dos projetos dos profissionais, esse item está muito presente. 

Existem diversas opções no mercado para escolher entre luminárias, lustres e abajures que mais se adequam ao estilo de decoração clássico. 

Mas, a grande dica mesmo quando o assunto é iluminação no estilo clássico é se atentar a sobriedade que ela precisa dar ao ambiente. A luz precisa ser suave, de tom amarelado, como era muito mais comum nos tempos passados. 

Fique atento aos móveis 

Talvez os móveis sejam os elementos que mais afastam a decoração clássica das correntes mais modernas. Isso porque, antigamente, era muito comum os móveis serem de uma dimensão muito grande nos ambientes. 

Aqui, os móveis são imponentes e se destacam sempre pelo excesso. Seja de tamanho, cor ou detalhes em sua fabricação. Camas, guarda-roupas, cadeiras, poltronas, sofás, mesas e boticários são sempre muito sofisticados, repletos de linhas, colunas ou tonalidades que chamam a atenção logo de cara para quem entra no ambiente. 

Os tecidos mais comuns na decoração clássica

Se os móveis são os itens que mais afastam a decoração clássica das modernas, talvez os tecidos e estampas sejam o que mais se aproxima. 

Ultimamente, os sofás e poltronas com tons de cinza e lisos estão em alta. Mas, se você limitar o seu ambiente a essa tonalidade, ele pode perder vida e autenticidade. Por isso, as almofadas decorativas podem te ajudar muito a fazer uma combinação coringa de mix de estampas para acompanhar a paleta da cor principal, que é a do sofá. 

Você pode apostar em almofadas com elementos geométricos, figuras, listras, cores vivas e deixar a sua imaginação rolar solta neste quesito. Por serem pequenas, elas são ótimas para trazer esse tom mais vibrante para a sua sala. 

Um item legal para você prestar atenção e que não é muito caro são as almofadas. 

Seja qual for o seu estilo, o mercado oferece uma opção de almofadas que vai combinar com a sua casa. São diversas cores, formatos, tecidos, texturas, padrões e detalhes distintos que fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis de todos. 

Esse jogo de contrastes irá ajudar a deixar sua sala em tom mais descontraído e divertido, nem sempre tão no estilo clássico. 

Alguns cuidados para você ter ao adotar o estilo clássico 

Depois de ler todas essas dicas você com certeza já sabe, mas é sempre bom lembrar: o estilo clássico não é dos mais fáceis. 

Então, se você pretende adotá-lo em seu lar, é preciso ter cuidado principalmente com os excessos. Esse talvez seja o erro mais comum. Já que a corrente clássica tende a primar pelo maximalismo. 

Então, antes de começar de fato, pense bastante em quanto espaço tem para trabalhar com essa corrente da decoração. É necessário ter bastante espaço e, de preferência, uma casa com um bom número de cômodos para que tudo se harmonize da melhor forma. 

decoração-clássica

O que você achou das dicas? 

Você também pode conferir vários conteúdos disponíveis no Blog da Arbo como, por exemplo, sobre outros estilos de decoração: minimalista, escandinavo, moderno, etc. E aproveite para deixar sugestões e críticas na caixa de comentários logo abaixo.

Ainda, você pode encontrar conteúdos na Central de Ajuda da Arbo. Com assuntos mais voltados ao dia a dia, você pode encontrar respostas para dúvidas como Gostei de um imóvel, o que eu faço agora? ou também Quais os requisitos para alugar e comprar um imóvel na Arbo?

Inclusive, se você estiver à procura de um imóvel para comprar ou alugar, o Portal da Arbo é a sua resposta. O site reúne várias ofertas de imóveis por todo o Brasil e com certeza lá você vai encontrar o que procura.

Postagens relacionadas

feng shui harmonização de ambientes

Como aplicar a harmonização de ambientes?

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  […]

o que saber reformar casa alugada

Descubra se você pode reformar casa alugada

Muitos inquilinos se perguntam se podem reformar casa alugada. Se essa é sua dúvida, confira o texto, que vai responder todos os seus questionamentos Encontrar uma casa para morar de aluguel é uma tarefa que exige foco, atenção e muita pesquisa de campo? Depois de visitar muitos imóveis e bairros, você finalmente achou o imóvel […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *