21 de maio de 2022

Descubra como inserir a decoração com cordas

decoração com cordas

Pensa em fazer uma decoração com cordas no seu lar, mas não sabe como? Confira todos os detalhes neste artigo. 

A cada ano que passa, são criadas novas tendências de decoração para os lares. E, atualmente, uma das principais é seguir um estilo com a pegada mais sustentável, repleto de elementos e cores que dão um toque de natureza para os ambientes. Com isso, alguns objetos e materiais ganham destaque para compor os cômodos. E um deles é a corda. A decoração com cordas tem ganhado cada vez mais adeptos entre os profissionais da área. 

Vemos em revistas, vídeos e demais mídias especializadas que o material tem sido cada vez mais usado no Brasil e no exterior. Toda essa atenção se dá, principalmente, pela facilidade que as cordas têm em se adaptar aos diversos tipos de ambientes. 

Se você chegou até esse texto, provavelmente já está sabendo dessa tendência e tem interesse em saber como começar a usar as cordas na decoração do seu lar, correto? Então, continue com a gente e confira como você pode usar esse material para trazer beleza, elegância e harmonia para os espaços da sua casa. 

decoração com cordas

Decoração com cordas: o que é? 

Como já explicamos acima, a decoração com cordas ganhou muita força nos últimos tempos, principalmente pelo fato de ser um reaproveitamento de um material. O movimento da sustentabilidade trouxe para destaque a prática de reaproveitamento de materiais como sendo uma prática que, além de ser boa para o meio ambiente, também agrega muito para o estilo de decoração de um lar. 

Desse movimento, a corda ganhou força como sendo um dos principais materiais para serem usados na decoração. Tanto para arrumar objetos decorativos, quanto para compôr prateleiras, estantes e até camas. Os dois tipos de cordas que são utilizados neste caso são os de tiras de sisal natural ou de polipropileno, que podem ser facilmente encontrados em lojas de construção e decoração. 

Decoração com cordas: ideias do que pode ser feito? 

Como quase em tudo na decoração, as cordas são versáteis e, no geral, dependem apenas da imaginação de quem cria para serem usadas dos mais variados jeitos e estilos. Abaixo, separamos algumas ideias que podem te inspirar. Confira. 

Encapar mesas com tiras de cordas

Essa é uma das formas que as cordas mais são usadas na decoração. Encapar mesas de centro, mesas de jantar, bancos ou molduras traz um detalhe único para os móveis. 

Usar como tapetes

Você pode pensar também em usar as cordas como tapetes na sua sala de estar ou nos quartos. Com a técnica certa, esse é um detalhe que vai fazer toda a diferença na sua decoração. 

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes feitas de cordas estão cada vez mais na moda. Elas podem ser encontradas em lojas do ramo já prontas ou você pode também fazer do zero, usando a técnica certa. 

Objetos menores 

Além das ideias anteriores, você pode também fazer pesos de portas, banquinhos, cabideiros e fechadores de portas de cordas. Basta usar a sua imaginação e procurar o jeito certo de fazer. 

DIY: como fazer a sua decoração com cordas? 

decoração com cordas

Você já deve ter ouvido falar no termo DIY, não é mesmo? O conceito, que significa do it yourself (faça você mesmo, em tradução literal do inglês), está direcionado àquelas pessoas que gostam de colocar a mão na massa.

Basicamente, com a ascensão dos tutoriais no YouTube, ficou mais fácil de nós tomarmos a atitude para fazer as próprias reformas. Você pode encontrar uma infinidade de vídeos na plataforma que ensinam a fazer de tudo um pouco. 

No vídeo abaixo, você fica sabendo como pode usar a decoração com corda de sisal no seu lar. Confira: 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Objetos de decoração que você precisa conhecer

Já que você está interessado em renovar os ambientes da sua casa, que tal agora conhecer mais objetos que podem te ajudar nessa tarefa? Confira abaixo alguns que separamos para você.

Abajures

Os abajures são, além de excelentes objetos de decoração, ótimos itens para quem busca deixar o ambiente mais elegante e mais aconchegante. Essas peças estão disponíveis em cores, formas e modelos variados, o que permite que sejam usadas em todos os cômodos da casa, especialmente nos quartos e nas salas. 

Nas salas, a dica é posicionar um abajur no chão, para que a iluminação seja mais abrangente. Já para quartos e para escritórios, prefira os modelos de mesa.

Garrafas

As garrafas também podem ser utilizadas como objetos de decoração tanto em imóveis quanto em eventos. Esses itens são ideais para pessoas que desejam transformar os ambientes sem gastar muito.

Velas

Se você gosta de leves pontos de luz nos cômodos de seu imóvel, as velas decorativas são excelentes opções. De fácil acesso e de baixo custo, o item pode, inclusive, dar um ar romântico aos ambientes.

As velas decorativas podem ser utilizadas de diversas formas: em superfícies, suspensas, em gaiolas, em vasos e muito mais. Esses objetos de decoração são indicados, também, por não consumirem energia elétrica.

Estatuetas

Cada vez mais comuns nos imóveis do Brasil, as estatuetas decorativas assumem diversas formas, tamanhos e modelos. As peças podem ser utilizadas em qualquer cômodo e podem estar posicionadas tanto no chão quanto na superfície de móveis, como prateleiras e estantes.

Vasos

Engana-se quem pensa que os vasos têm a utilidade única de abrigar plantas. Atualmente, essas peças funcionam como verdadeiros objetos de decoração e podem transformar ambientes. 

Os vasos podem ser usados tanto no chão quanto posicionados em superfícies e até mesmo suspensos. Em todos os casos, basta deixar a criatividade fluir.

Caixas

As caixas decorativas são excelentes opções para cômodos mais pessoais, como quartos e escritórios. As peças podem ser posicionadas em mesas, em cômodas e em prateleiras. 

Além de atuarem como objetos de decoração, as caixas podem ser grandes aliadas no momento da organização, já que podem guardar pequenos itens que você não quer deixar à mostra.

Quadros

Os quadros são excelentes opções de decoração para ambientes que dispõem de pouco espaço. Isso porque eles permitem que o cômodo seja renovado, sem que seja necessário alterar a estrutura e a organização dos móveis.

decoração com cordas

Plantas

As plantas são, além de excelentes aliadas da saúde e da qualidade de vida, objetos de decoração que podem transformar verdadeiramente um espaço. Nos dias atuais, a tendência conhecida como Urban Jungle tem ganhado cada vez mais adeptos, justamente por aliar o ambiente doméstico às plantas.

O que você achou deste conteúdo?

O Blog da Arbo quer saber a sua opinião sobre esse artigo: você se animou em fazer decoração com cordas em sua casa? Fale para a gente nos comentários. 

Não se esqueça de conferir os demais conteúdos do Blog da Arbo, que trazem dicas e informações importantes, como os erros mais comuns em mudanças de imóveis e o que você deve saber antes de se mudar para São Paulo.

Postagens relacionadas

Compra de imóveis em SP: os melhores bairros

A compra de imóveis é um bom investimento para quem deseja segurança e estabilidade. Nesse caso, que tal conhecer os melhores bairros de São Paulo para começar a investir? Investir em imóvel é uma boa indicação para indivíduos que desejam obter uma boa rentabilidade. Isso porque, com o mercado imobiliário aquecido, casas e apartamentos tendem […]

apartamento-decorado

Apartamento decorado: vale a pena?

A opção de apartamento decorado tem sido cada vez mais usada por quem está procurando por imóveis. Mas, será que realmente vale a pena? Confira neste texto as vantagens e desvantagens.  Quem está procurando por apartamento novo, geralmente tem a opção de escolher por um que já está decorado. Essa é uma alternativa que o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *