29 de novembro de 2021

Decoração com flores: conheça os tipos mais utilizados

decoração com flores

Quer colocar mais cores na decoração da sua casa e deixar o ar mais leve e saudável? Veja aqui como levar a beleza das flores para o lar!

A decoração com flores faz muito mais do que deixar sua casa mais bonita. Cultivar plantas faz o ambiente ficar muito mais confortável e ainda é um passatempo dos mais agradáveis. Para aproveitar ao máximo o que essa prática tem a oferecer, é interessante buscar todo tipo de informação sobre as várias espécies de flores e suas características.

Por isso, esse post do Blog da Arbo reúne uma lista com os tipos de flores mais utilizados na decoração de ambientes. Mas antes de saber mais sobre elas, que tal conhecer as vantagens de  utilizar esse tipo de decoração no seu lar? Confira!

Vantagens da decoração com flores

Visual charmoso e sofisticado

Para começar, a decoração com flores complementa os ambientes ao compor um visual intimista, confortável e aconchegante. Você tem uma infinidade de opções à disposição. Sejam plantas grandes ou pequenas, e com cores variadas, você sempre vai encontrar algo que se encaixa perfeitamente com a sua personalidade. Dessa forma, é possível montar uma decoração que reflete o que você é. 

Ambiente mais agradável

Integrar um toque natural ao ambiente faz com que ele fique mais bonito e muito mais confortável. As flores ajudam a regular a umidade do ar e deixam o local mais fresco. O processo de fotossíntese, em que as plantas transformam gás carbônico em oxigênio, torna o ar mais puro e refrescante. 

Efeito acústico

As flores e outras plantas, quando colocadas em vasos posicionados de forma estratégica, ajudam a melhorar a acústica do local e reduzir os níveis de ruído. Uma parede verde ou um jardim vertical são exemplos perfeitos disso. Um quintal com esse tipo de elemento abafa o som que vem da rua. 

As consequências positivas na qualidade de vida dos moradores é evidente, já que níveis de ruído têm relação com os níveis de estresse do dia a dia. Um ambiente bem controlado nesse aspecto contribui para a sensação de bem-estar.

Sensação de amplitude 

A decoração com flores contribui para aproveitar melhor os espaços em cada cômodo, proporcionando até uma sensação de amplitude ao ambiente. Existem espaços que não são utilizados, seja dentro de uma casa ou na empresa. Ao alocar as plantas em locais apropriados, é possível valorizar ainda mais o projeto arquitetônico da casa ou do apartamento. 

Ambiente favorável para a criatividade

A conexão com a natureza reduz a adrenalina do corpo e aumenta a sensação de relaxamento. Escolhendo as flores certas para cada local, algo que depende bastante das cores e dos aromas, você terá um espaço propício para atividades que exigem concentração e criatividade.

Flores mais usadas para decorar ambientes

Existem tantas opções para usar flores na decoração de um apartamento ou de uma casa que você pode explorar várias combinações. Contudo, é importante conhecer as características de cada espécie para saber que tipo de cuidados as flores demandam no dia a dia. 

Fatores como iluminação, umidade e adubação são fundamentais para manter as plantas saudáveis e bonitas. Neste tópico, vamos falar sobre as características básicas das flores mais utilizadas na decoração.

Orquídeas

Orquídeas

As orquídeas são flores delicadas e é importante tentar reproduzir em casa um ambiente próximo do que ela encontra na natureza. Na mata, elas costumam crescer debaixo das folhas e dos galhos das árvores, um ambiente com menos luminosidade. Elas também precisam absorver a umidade do ar. Portanto, a dica é colocar a orquídea em um ponto arejado e onde a luz solar não bata diretamente. 

Embora gostem de umidade, é bom tomar cuidado com os excessos. Por isso, utilize vasos de barro, já que eles absorvem a água, ao contrário dos vasos de plástico. Em épocas mais quentes, a planta deve ser regada duas ou três vezes por semana. Em temperaturas mais baixas, você pode reduzir para uma ou duas vezes.

Quanto ao adubo, também é bom não exagerar. Na hora de escolher o ideal, é melhor contar com a ajuda dos vendedores em lojas especializadas. Na hora de aplicar o produto, coloque-o no canto do vaso. Dessa forma, ele vai se espalhar a cada irrigação.

Copo de Leite

Copo de Leite

A flor copo de leite tem um visual muito elegante e um formato exótico. Ela resiste bem a temperaturas mais baixas e precisa ser cultivada em um vaso fundo e com furos para que a água possa escoar. 

Além disso, é importante não deixá-la exposta diretamente à luz solar. Ela ficará bem em um espaço com iluminação indireta ou meia sombra. Na hora de regar, coloque apenas a água suficiente para manter a terra do vaso úmida, mas não molhe a flor, nem as folhas. 

Vale lembrar que a copo de leite é uma flor tóxica, portanto, nunca a deixe ao alcance de crianças pequenas e animais. O contato com a boca e a língua causa irritação e, em alguns casos, até dificuldade de respirar.

Tulipas

Decoração com flores Tulipas

As tulipas são flores que não se adaptam tão bem ao clima do Brasil, mas é possível cultivá-las com alguns cuidados especiais. Para começar, elas também não aguentam ficar expostas diretamente ao sol, então é melhor colocá-las em um ponto com luz indireta. Como elas não precisam e muita água, cuidado para não encharcar o solo.

Quando for plantar em um vaso, escolha recipientes com furos de drenagem e coloque uma camada de pedras por baixo da terra. Depois, cubra a terra com areia. É bom ficar sempre de olho se não há pulgões danificando a planta. Para evitar que eles apareçam, é necessário regar a tulipa na medida certa e tirar periodicamente as flores e as folhas murchas.

Hortênsias

Decoração com flores Hortênsias

O local mais adequado para colocar hortênsias é onde há sol pela manhã e sombra à tarde. Ao mesmo tempo em que elas não suportam iluminação excessiva, elas precisam de alguma exposição para florescer. Essas flores também demandam regas frequentes – se você mora em uma região com clima seco, irrigue as hortênsias todos os dias.

Uma característica interessante das hortênsias é que sua cor muda de acordo com a acidez do solo. Portanto, é importante utilizar produtos específicos para corrigir o solo. Também é importante podar a planta no outono para facilitar a próxima floração.

Margaridas

Decoração com flores Margaridas

As margaridas são ótimas opções para iniciantes em jardinagem porque não exigem tantos cuidados. Coloque-as em pontos que recebam diretamente a luz do sol em algum momento do dia. Elas não gostam muito de climas frios, por isso, devem ser protegidas em épocas de temperaturas baixas. 

É necessário regar a margarida diariamente, mas sem encharcar. Isso evita a propagação de fungos. Os melhores horários para regar são os de temperaturas amenas, como o início da manhã ou fim da tarde.

Begônias

Begônias

Existem mais de mil espécies de begônias e elas estão entre as favoritas de quem aplica a decoração com flores porque são bem fáceis de cuidar. As begônias ficam bem em temperaturas entre 20º C e 28º C e gostam de iluminação direta do sol. 

Elas vão exigir regas mais frequentes no começo, mas, depois de um tempo, é bom deixar o solo meio seco. Isso é importante, principalmente, em épocas mais frias. Você perceberá que a begônia precisa de mais água quando houver algumas folhas marrons nela. Também é importante podar as folhas secas para evitar que elas contaminem o solo.

Violetas

Decoração com flores 
Violetas

As violetas são flores que gostam de iluminação indireta do sol e temperaturas amenas. Por isso, procure posicioná-las em locais com meia sombra e bem arejados. Quem mora em regiões mais quentes precisa regá-las com maior frequência. 

Você deve molhar apenas a terra, já que a água pode manchar as flores e as folhas. Além disso, tem que tomar cuidado com a quantidade de água. Deixar a terra muito molhada vai apodrecer as raízes e deixar as violetas mais vulneráveis à ação de fungos.

Se você gostou das nossas dicas de decoração com flores, se cadastre para receber gratuitamente nossa newsletter semanal. São conteúdos exclusivos com tudo que você precisa saber para cuidar bem do seu imóvel, direto no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Decoração de home office: saiba tudo!

A pandemia de covid-19 transformou o lar em um verdadeiro refúgio. Por isso, a decoração de home office é importante para garantir a qualidade de vida A pandemia de covid-19 trouxe inúmeras mudanças de rotina para todo o mundo. Se antes as pessoas passavam boa parte do dia no trabalho e/ou em atividades externas, atualmente […]

Decoração com fotos: como inseri-la no seu imóvel

Você já pensou em inserir a decoração com fotos na sua casa ou no seu apartamento? Nesse post você encontra dicas para tornar seu imóvel mais pessoal e mais personalizado Se você deseja renovar a atmosfera de seu imóvel gastando pouco, deve considerar a decoração com fotos. Essa alternativa é excelente para moradores que desejam […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *