27 de setembro de 2021

Decoração com madeira: confira inspirações para casa

decoração-com-madeira

Está pensando em realizar decoração com madeira em seu lar? Confira tudo sobre o assunto. 

A madeira sempre foi um dos materiais mais usados no mundo da decoração. Por sua versatilidade, o material pode se adaptar a diversos estilos de decoração. Desde os mais rústicos, até os mais modernos. Em quase todos eles, a madeira encontra o seu lugar para agregar beleza, elegância e exclusividade aos ambientes. 

Se você tem interesse em adicionar móveis ou objetos de decoração de madeira nos cômodos do seu lar, confira esse artigo que preparamos para o Blog da Arbo. Nele, te explicamos tudo sobre como você pode realizar essa tarefa com eficiência. Confira. 

Decoração com madeira: o que é? 

decoração-com-madeira

A madeira tem um grande histórico de ser um material versátil no mundo da decoração. Afinal, foi um dos primeiros materiais a serem usados pelo homem, servindo para diversas tarefas. 

No geral, quando o assunto é decoração, o uso da madeira adiciona ao ambiente um conforto e bem-estar, aproximando o cômodo de um caráter mais sustentável e, ao mesmo tempo, clássico. 

A madeira em sua forma natural geralmente é aplicada em ambientes internos. Podendo ser usada como pisos, forros em paredes ou tetos, mobílias de diversos tipos e portes, portas, janelas, entre outros.

Geralmente, as madeiras mais usadas para a decoração no Brasil são: Peroba, Freijó, Carvalho, Ipê e Cumarú. Essas são, em geral, madeira que possuem um custo maior de confecção, mas compensam pelo alto custo-benefício que proporcionam, sendo um dos materiais mais duráveis que encontramos na natureza.

Quais são as principais características desse estilo de decoração?

Como já explicamos neste texto, a decoração com madeira, não é bem um estilo que siga características rígidas. Pois uma das grandes vantagens de apostar no material é justamente o fato de ele ser extremamente versátil e adaptado a diversos estilos e ambientes. 

Mas, de uma forma mais geral, conseguimos sim pensar em algumas características que são mais comuns na decoração com madeira.  Abaixo, separamos alguns deles para você saber quais são eles. 

Ecologicamente corretos

Para construir uma casa, apartamento ou até mesmo um ponto comercial com decoração de madeira nos dias de hoje, é preciso utilizar materiais ecologicamente corretos que evitam o desperdício de recursos. São madeira de reflorestamento, que não participam diretamente da devastação da natureza. 

Existem muitas alternativas para quem deseja seguir esse caminho e contribuir para o meio ambiente. 

Além da madeira ecologicamente correta, para que sua casa seja completamente sustentável, existem outros materiais que também podem te ajudar. Alguns deles são:

  • Bambu;
  • Argamassa de argila;
  • Madeira plástica;
  • Telha ecológica.

Móveis no estilo mais rústico 

Móveis antigos tem por características uma grande amplitude e tons mais escuros de madeiras. E são justamente essas características que fazem mais sucesso em alguns estilos de decoração. Os móveis de madeira, além da aparência, também são muito conhecidos por serem extremamente duráveis, o que também é uma grande vantagem. 

decoração-com-madeira

Pisos de madeira

Esse estilo de piso que é feito de maneira sempre fez muito sucesso no mundo da decoração. Eles são sinônimos de beleza, elegância e modernidade para o lar. Pisos de madeira podem ficar ótimos em qualquer tipo de ambiente: salas de estar, jantar, quartos, varandas, etc. Uma outra vantagem é que eles iluminam os ambientes e também possuem um componente térmico, trabalhando para deixar a temperatura do espaço mais agradável. 

Ideal para o estilo rústico

De acordo com o dicionário, o termo “rústico” está relacionado ao campo e à vida rural. No entanto, a decoração rústica vai além dessa designação. Nesse estilo, os móveis e os itens contam com um aspecto áspero e desgastado, além de acabamentos intencionalmente imperfeitos.

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

O pressuposto da decoração rústica, conforme mencionado acima, é a proximidade com os elementos naturais. Assim, é possível afirmar que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada, ou seja, que está mais próxima do que é encontrado na natureza.

Combinam com plantas

É claro que o estilo rústico, por estar ligado ao campo, não pode deixar de lado um dos aspectos mais importantes das zonas rurais: a natureza. Por isso, inserir plantas na decoração rústica de sua casa é um ponto indispensável.

A madeira confere um aspecto elegante aos ambientes quando combinado com plantas. Dando vida ao espaço, já que trazem mais cores para o cômodo. Nesse estilo, é possível inserir espécies formadas tanto por folhas quanto por flores, que podem assumir infinitos tons.

Aqui, no entanto, é importante ressaltar: antes de inserir plantas em seu lar, verifique se você terá tempo de cuidar das espécies. Isso porque, como seres vivos, elas precisam de atenção e de condições específicas para a sobrevivência. Algumas espécies, por exemplo, precisam de muita luz solar, enquanto outras preferem áreas com mais sombras.

Esses aspectos dependem de cada tipo de planta e, caso você perceba que não poderá cuidar das espécies de forma correta, a indicação é investir em plantas artificiais. Naturais ou não, elas podem ser ótimas para a criação de um ambiente inspirado no Urban Jungle.

As plantas podem ser colocadas em vasos, que podem estar posicionados na superfície de móveis, no chão e até mesmo suspensos nas paredes ou no teto. Nesse ponto, é importante avaliar se as espécies não irão comprometer o espaço de circulação de pessoas.

Objetos artesanais

Os objetos artesanais são uma marca registrada da decoração com madeira, uma vez que estão inseridos nas casas de campo e, nesses casos, muitas vezes são produzidos pelos próprios moradores. 

Caso você não tenha habilidades artísticas, não precisa se preocupar. Isso porque esses objetos são facilmente encontrados atualmente. É possível comprá-los de artesãos autônomos ou até mesmo em lojas especializadas, principalmente localizadas em cidades históricas.

Além de conferir mais personalidade e vida ao ambiente, os itens artesanais auxiliam na promoção do conforto e da sofisticação.

Quer alguma inspiração para sua decoração com madeira? Confira abaixo esse vídeo com ideias muito boas. 

Como inserir decoração com madeira no seu imóvel?

Agora que você já conhece as principais características da decoração com madeira, chegou o momento de aprender como inserir o estilo nos cômodos de seu imóvel. Não se esqueça que a tendência pode ser combinada a outras decorações, como a industrial e até mesmo a moderna.

Além dos atributos citados acima, existem outros pontos que podem auxiliar na criação de uma atmosfera mais rústica no seu imóvel

Selecione bem as cores

A decoração com madeira é caracterizada por cores bem específicas. Os tons são, na maioria das vezes, neutros e terrosos. Nesse sentido, os ambientes contam com cores voltadas para o bege, para o branco e para o marrom.

Atenção aos revestimentos

Como já explicamos, o estilo de decoração com madeira, permite a utilização de diversos revestimentos naturais e tipos de madeira. Esses materiais podem ser inseridos tanto nas paredes como no teto e são ótimos para conferir uma atmosfera leve ao cômodo.

Apesar de serem bastante indicados, os revestimentos devem ser inseridos após o morador avaliar os atributos do imóvel. Por isso, não se esqueça de verificar questões como: o nível de umidade do local, o espaço disponível, entre outros.

decoração-com-madeira

Fique atento à iluminação

Assim como em outros estilos decorativos, a iluminação é um ponto crucial para o ambiente com madeira. A luz voltada para essa tendência deve, portanto, ser suave e prezar pelo aconchego dos moradores.

Assim, a indicação é posicionar as lâmpadas para que incidam indiretamente nos cômodos. As luminárias de mesa e de chão são excelentes alternativas para a criação desse aspecto elegante e, ao mesmo tempo, confortável.

O que achou deste conteúdo?

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de conferir os demais artigos disponíveis no Blog da Arbo. Aqui você conhece outros estilos decorativos, como o escandinavo, bem como aprende a organizar seu imóvel após a mudança. Além disso, esse artigo traz todas as informações necessárias para a decoração de sua casa ou apartamento.

Postagens relacionadas

Mesas de centro: saiba como decorá-las

As mesas de centro são importantes componentes da decoração de diversos cômodos, especialmente das salas de estar. Nesse texto você confere dicas de como decorar as peças As salas de estar são cômodos importantes em casas e em apartamentos. Por isso, costumam ser bem decoradas e recheadas de conforto e de aconchego. Para isso, contam […]

o que é saldo devedor

Saldo devedor: o que é, como calcular e como quitar

Se você está pensando em financiar um imóvel ou pagando um financiamento, esse post é para você. Tire suas dúvidas sobre o saldo devedor.  Entender como funciona um financiamento imobiliário é um tanto complicado para quem não é da área. São muitos números, percentuais e uma sopa de letrinhas que confunde muita gente. Algumas das […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *