27 de setembro de 2021

Decoração com plantas: como escolher as melhores?

Renovar os cômodos de um imóvel pode ser uma tarefa complexa. Contudo, o processo pode ficar mais simples se o morador aplicar plantas na decoração

A decoração com plantas é uma excelente opção para quem deseja renovar os cômodos da casa ou do apartamento. Isso porque, além de conferirem uma boa estética aos ambientes, as espécies podem ser benéficas na promoção da qualidade de vida dos moradores, uma vez que promovem a melhora na qualidade do ar e até mesmo na qualidade do sono.

Inserir plantas em seu imóvel não é uma tarefa complexa, mas é necessário escolher as espécies ideais para a sua necessidade e também para o ambiente em que serão posicionadas. 

Nesse texto, você irá conferir as vantagens de ter plantas em sua casa ou apartamento, dicas para inseri-las na decoração dos mais variados cômodos, bem como orientações para escolher as espécies ideais para cada ambiente.

Benefícios das plantas na decoração

As plantas estão, na maioria das vezes, presentes na parte exterior dos imóveis. Jardins, quintais e varandas costumam receber inúmeras espécies, que podem estar posicionadas em vasos e até mesmo suspensas no teto.

No entanto, tendências decorativas recentes inseriram de vez as plantas nos cômodos internos das casas e dos apartamentos. Atualmente, é difícil encontrar um imóvel que não possua, pelo menos, uma pequena planta na sala e até mesmo em um dos quartos.

Essa presença se deve não somente ao fato de que a decoração com plantas contribui – e muito – para a estética dos ambientes, mas também porque trazem inúmeros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida dos moradores do imóvel.

Se você ainda não está convencido de que a decoração com plantas é uma boa ideia para seus cômodos, que tal conferir alguns motivos para tê-las em casa – ou no apartamento – agora mesmo?!

Purificação do ar

As plantas respiram gás carbônico (CO2) e o transformam em oxigênio (O2), que é devolvido ao ambiente por meio do processo de fotossíntese. Os seres humanos, por outro lado, fazem o inverso por meio da respiração celular: respiram oxigênio e o transformam em gás carbônico.

Desse modo, é possível afirmar que os processos se complementam e as plantas conseguem purificar o ar para os moradores. O ambiente pode, inclusive, ficar mais fresco e agradável em dias quentes, porque algumas espécies conseguem, também, umidificar o ar.

Sensação de relaxamento

A decoração com plantas é benéfica, também, porque pode promover uma sensação de bem-estar e de relaxamento aos moradores da casa ou do apartamento. Isso ocorre porque algumas espécies têm efeito direto na redução da adrenalina do corpo humano, o que auxilia na melhor oxigenação do cérebro.

Além disso, se você quer intensificar essa ação, pode escolher plantas com flores, especialmente as que exalam bons aromas. Essas espécies potencializam a sensação de bem-estar porque agem diretamente na percepção olfativa.

Melhora do sono

De acordo com um estudo da Nasa, coordenado por Bill Wolverton, algumas espécies de plantas podem contribuir – e muito – para a qualidade do sono dos seres humanos. Segundo os resultados das pesquisas, as espécies mais indicadas para esse fim são: lavanda, jasmim, aloe vera e hera.

As plantas podem ser inseridas nos ambientes em que os moradores, normalmente, dormem ou tiram um cochilo, como as salas de estar e os quartos. Não se esqueça de cuidar bem das espécies para que seus efeitos benéficos sejam potencializados.

Para descobrir mais sobre essa vantagem, a indicação é assistir ao vídeo Plantas no quarto: dicas para dormir bem, publicado no canal Casa GNT, no YouTube. Vamos assistir?!

Contribuição para a criatividade, para a concentração e para o apetite

Precisa de mais concentração para estudar ou para trabalhar? A decoração com plantas é uma ótima solução, especialmente quando aplicada em escritórios. Segundo a cromoterapia, as cores exercem uma profunda influência nas sensações e nos sentimentos humanos.

Desse modo, é possível afirmar que o verde das plantas e até mesmo o colorido de algumas flores são capazes de energizar e de dar foco aos frequentadores dos cômodos em que estão posicionadas.

Você pode não saber, mas algumas espécies podem ajudar, inclusive, na melhora e na regulação do apetite, especialmente aquelas que trazem flores com pétalas vermelhas. 

Como inserir plantas para decorar o seu imóvel

Se você ainda tem dúvidas sobre como inserir a decoração com plantas no seu imóvel, não se preocupe. Abaixo você confere algumas dicas e ideias de como posicionar as espécies nos cômodos de sua casa ou de seu apartamento.

Plantas em vasos

O modo mais tradicional de inserir a decoração com plantas nos cômodos é por meio dos vasos. As peças estão disponíveis em diversas formas, tamanhos, cores e modelos e, por isso, sempre haverá uma boa alternativa para o seu estilo decorativo.

Para que o aspecto do cômodo fique harmônico, você pode investir em vasos de diferentes tamanhos e posicioná-los em diferentes locais. É possível, por exemplo, comprar peças maiores e inseri-las no chão ou investir em vasos menores, que podem ser colocados na superfície de móveis ou em prateleiras nas paredes.

Nesse sentido, é indicado, também, apostar em diversas espécies diferentes, desde que todas estejam em harmonia com a decoração do cômodo.

Plantas no banheiro

Engana-se quem pensa que a decoração com plantas está restrita apenas às salas e aos quatros. Isso porque elas podem, também, estar presentes em cômodos menos tradicionais, como a cozinha e até mesmo o banheiro.

decoração-com-plantas

No caso dos lavabos, a indicação é investir em espécies menores, assim como em vasos mais discretos. 

Que tal um home office mais verde?

Conforme apontado acima, algumas espécies de plantas são extremamente benéficas para a criatividade e para a concentração. Por isso, estão cada vez mais presentes nos escritórios, cada vez mais ocupados em decorrência do home office.

Além dos benefícios citados, é preciso considerar que as plantas reduzem a ansiedade, o que pode diminuir e até mesmo evitar alguns estresses do dia a dia.

Selva no quarto

O quarto é um cômodo dedicado ao relaxamento e ao descanso dos moradores e, para isso, é possível contar com o auxílio das plantas. Conforme apontado acima, algumas espécies podem, inclusive, melhorar a qualidade do sono, o que traz mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

A boa notícia é que os quartos apresentam inúmeras possibilidades para a decoração com plantas, já que as espécies podem ser colocadas tanto no chão quanto na superfície de móveis, como escrivaninhas e prateleiras, e até mesmo suspensas no teto.

decoração-com-plantas

Por que não combinar várias espécies?

A decoração com plantas não precisa, necessariamente, estar focada em apenas uma espécie. Na verdade, muitos designers de interiores indicam que uma combinação de diferentes plantas pode ser muito benéfica para a harmonia dos cômodos.

Dicas para escolher as espécies ideais

Agora que você já sabe que as plantas podem ser inseridas em todos os cômodos de casa ou do apartamento, chegou o momento de saber como escolher as espécies ideais para cada ambiente. Para isso, fique atento às dicas:

Pesquise sobre as espécies

As plantas são seres vivos e, por isso, demandam cuidados, que variam de acordo com cada espécie. Algumas plantas, por exemplo, precisam de mais luz solar do que outras e, por isso, precisam estar posicionadas em local que as exponha à luminosidade natural.

Desse modo, é importante que você verifique quais são as condições de seu ambiente e busque espécies que se adequem ao local. Não se esqueça de que, para trazer todos os benefícios apontados, as plantas precisam estar bem cuidadas e saudáveis.

Pets e crianças pedem espécies específicas

Animais de estimação e crianças são, por natureza, seres bastante curiosos. Por isso, é necessário ficar atento às espécies escolhidas para a decoração com plantas. Isso porque algumas podem ser tóxicas, especialmente para os pets.

decoração-com-plantas

Desse modo, antes de investir em uma espécie, faça uma pesquisa e verifique se ela é indicada para ambientes habitados por cachorros, por gatos e por crianças.

Pesquise sobre os benefícios

Como você pôde perceber, as plantas trazem inúmeros benefícios para os moradores do imóvel em que estão inseridas. Por isso, antes de escolher as espécies para os cômodos, verifique quais são os objetivos específicos que cada uma oferece.

Algumas plantas promovem uma melhor purificação e umidificação do ar, por exemplo, enquanto outras são mais indicadas para melhorar a qualidade do sono.

O que você achou de inserir plantas na decoração?

Agora que você já sabe que a decoração com plantas é benéfica e pode ser inserida em todos os cômodos da casa ou do apartamento, não se esqueça de nos contar o que você achou das ideias e das dicas apresentadas. Você pode deixar seus comentários na caixa abaixo.

Para conferir outros conteúdos como esse, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende, por exemplo, a organizar sua mudança de imóvel e a escolher as embalagens corretas para o transporte. E, se você deseja saber tudo sobre decoração de casas e de apartamentos, acesse esse artigo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas situações do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas de energia elétrica e de saneamento básico.

Acesse o Portal da Arbo para encontrar seu próximo imóvel. Lá você encontra milhares de casas e de apartamentos, localizados em centenas de cidades brasileiras. Visite!

Postagens relacionadas

energia no condomínio

Como economizar energia no condomínio?

Gastar menos energia no condomínio dá um alívio no bolso e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Veja várias dicas que você pode aplicar agora! O consumo energético excessivo é uma das principais preocupações mundiais da atualidade. Todos os países estão buscando alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, pensando mais […]

lâmpada-inteligente

Lâmpada inteligente: saiba por que investir na peça

Com a lâmpada inteligente, seu imóvel fica com uma decoração de mais destaque. Confira nossas dicas para ter uma iluminação mais moderna, segura e prática Quer ter uma decoração estilosa e mais prática? Investir em lâmpadas modernas para deixar o seu dia mais produtivo pode ser tudo que você precisa. O mercado oferece modelos com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *