21 de maio de 2022

Decoração de apartamento pequeno: veja dicas

Decoração-de-apartamento-pequeno

A decoração de apartamento pequeno pode ser um desafio, mas não algo é impossível. Por isso, confira nesse artigo as principais dicas para te ajudar nesse momento

Atualmente, é muito comum as pessoas optarem por residir em imóveis menores, visto que é mais econômico, fácil de limpar e apresenta menos trabalho para realizar manutenções. Pensando nisso, o Blog da Arbo reuniu as melhores dicas para realizar decoração de apartamento pequeno sem gastar muito. Vamos lá?!

Se você busca economia, então está no artigo certo. Em períodos nos quais as finanças estão limitadas e cada centavo economizado nas despesas mensais contam, contar com a criatividade é a principal opção para decorar o imóvel.

Em oposição ao que diversas pessoas imaginam, existem muitas maneiras de produzir uma decoração charmosa e acessível, a partir da conscientização do proveito dos espaços. Alguns ajustes nos objetos de enfeite e modificar mínimos detalhes já são capazes de mudar o estilo de qualquer ambiente.

Quer saber como fazer uma exuberante decoração de apartamento pequeno? Então aprenda a seguir várias maneiras de decorar sem impactar seu bolso.

Organização é tudo!

Decoração-de-apartamento-pequeno

Em um primeiro momento, a organização não possui uma relação direta com a decoração. No entanto, muitos arquitetos abordam a importância da arrumação antes de começar a decorar. 

Por esse motivo, mensurar e registrar a dimensão de cada cômodo é, a princípio, um dos atos que você deve realizar. Dessa forma, é possível elaborar um plano de espaço que cada móvel irá ocupar. Procure sua fita métrica e perceba como a metragem pode auxiliar o seu cantinho a ganhar uma cara nova.

Um truque interessante é colar uma fita colorida no chão para representar o tamanho dos seus móveis. Assim, você consegue simular como seria a base de transformação do seu ambiente e terá uma ideia mais perspicaz do cômodo ocupado.

Organizar os espaços antes de realizar a decoração de apartamento pequeno significa ocasionar o rendimento do espaço. O objetivo é deixar seu cômodo gracioso, agradável e prático, para que você se sinta confortável dentro de casa.

No YouTube, o canal Maddu Magalhães compartilha algumas dicas muito interessantes para as pessoas que possuem uma cozinha pequena e que precisam arranjar uma maneira para organizá-la. A publicação foi realizada há um ano, mas apresenta sugestões que você pode utilizar hoje mesmo.

Quer conferir as 11 dicas de organização para cozinhas pequenas? Então veja a seguir o vídeo disponibilizado na íntegra:

E aí, o que achou dos conselhos da Maddu Magalhães? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o vídeo e se irá utilizar alguma dica que a youtuber comentou. No entanto, se você possui alguma sugestão sobre esse assunto, compartilhe conosco. Vamos adorar aprender mais sobre organização!

Decoração de apartamento pequeno: menos é mais

Você foi organizar a sua casa, percebeu que possui muitos itens de decoração e agora não sabe o que fazer com todos os objetos? Calma, pois esse tópico é inteiro dedicado à essa situação.

Para realizar uma decoração de apartamento pequeno, é preciso pensar que menos é mais. Ao contrário do que muitas pessoas deduzem, essa expressão vai muito além do que decorar com poucos objetos. 

A frase possui o significado de você prestar atenção aos detalhes e idealizar alternativas com cautela. Procure priorizar o bem-estar no ambiente e montar uma decoração com um perfil de desapego. Caso você não precise, se desfaça dos diversos objetos sem utilidade em sua casa.

Algumas pessoas, possivelmente, não iriam se sentir confortáveis em espaços tão pequenos. Contudo, em cômodos bem planejados, por serem simples de manter arrumados, a vontade de cuidar da residência se intensifica.  

Por isso, antes de efetuar a decoração de apartamento pequeno, evite móveis que dão a chance de preenchê-los com peças de roupas e objetos aleatórios, como as estantes e as prateleiras. Essa dica também serve para aquela cadeira da cozinha que está no seu quarto, sendo que o único uso dela é amontoar roupas.

Do lixo ao luxo

Decoração-de-apartamento-pequeno

Você, com certeza, já deve ter escutado ou lido em algum lugar sobre a sustentabilidade na decoração dos ambientes. Esse procedimento vai em direção oposta para quem acredita que adquirir móveis novos é a melhor escolha. 

Reutilizar móveis e objetos é muito importante para o meio ambiente e é uma excelente chance para trocar os hábitos antigos por um novo. Para fazer o reaproveitamento, as pessoas utilizam vários objetos, como os pallets, as garrafas pet, as latas, as rolhas, os caixotes de feira e os móveis antigos. 

O segredo é usufruir da criatividade. Você pode aproveitar os objetos tanto para a decoração de apartamento pequeno quanto para a organização. Ademais, reutilizar materiais é uma ótima alternativa para quem quer decorar sem gastar muito dinheiro.

Coleções

Você gosta de colecionar algum objeto? Se sim, então esse é o momento ideal para exibir a sua coleção em um local especial do seu imóvel. Muitas pessoas gostam de guardar discos, passagens de viagens, fotos e muito mais. Deixe nos comentários qual objeto é o seu!

A ideia é você reunir a sua coleção em um cômodo com a parede vazia e a transformar em um atrativo pessoal da sua casa. Com isso, você pode economizar na decoração e, ainda, terá um ambiente especial que guarda muitas vivências.

Faça você mesmo (ou, do it yourself, em inglês)

Se você aprecia botar a mão na massa, vai gostar de produzir lindas decorações com o método “Faça Você Mesmo”. Nele, é possível modificar objetos que antes se encontravam abandonados pela casa em belíssimos enfeites decorativos.

Uma ideia bacana é repaginar o recipiente para flores com tecidos estampados da sua preferência ou com acessórios coloridos que combinam com os seus gostos. O macramê, por exemplo, é uma tecelagem manual e tradicional que está em alta. A técnica utiliza os nós para produzir franjas e bordados em roupas, em cortinas, em bolsas e outros itens. Utilize o macramê para enfeitar a parede do seu imóvel, que tal?!

O canal ModaVessa, na plataforma do YouTube, ensina a fazer uma peça decorativa em macramê para a decoração de apartamento pequeno. O passo a passo é apresentado no vídeo, para que todos consigam aprender de forma simples e descomplicada.

Assista a seguir aos ensinamentos de macramê do canal ModaVessa na íntegra:

Deixe nos comentários o que você achou do vídeo que ensina a fazer macramê. Aproveite e nos conte qual será o primeiro item decorativo que você irá produzir com a técnica. 

Plantas

Para fazer uma decoração de apartamento pequeno muito acolhedora, a dica é utilizar as plantas em vários ambientes do imóvel. Além de ser um item acessível, adotar a natureza em diferentes ambientes da casa é atraente para preencher locais vazios, como no piso, em prateleiras ou penduradas no telhado.

Entre os motivos mais importantes para ter plantas em casa está a forma em que elas proporcionam leveza e tranquilidade para o seu imóvel. Ter uma diversidade de espécies eleva o bem-estar e a receptividade dos moradores. Fala sério, incluir uma plantinha em casa é tudo de bom, não é mesmo?!

Decoração-de-apartamento-pequeno

Antes de apadrinhar qualquer planta, entenda que é necessário compreender algumas questões. Entre elas estão: as condições que o ambiente que ela irá se estabelecer oferece e a sua rotina. Isso porque, se você está acostumado a permanecer vários dias fora do imóvel, é provável que as flores e as folhagens não sejam compatíveis com o seu cotidiano. 

Para quem é de ficar muito tempo fora de casa, os cactos e as suculentas são mais resistentes e podem se manter por períodos longos sem atenção. Então, sempre considere a sua rotina como um fator decisivo, ou seja, se você irá conseguir proporcionar tempo para o cuidado das plantas, visto que a saúde delas deriva dessa informação.

E quando o assunto são os principais erros no momento de realizar a decoração de apartamento pequeno com plantas, o canal Minhas Plantas pode te ajudar. A jardineira Carol Costa conversou com o arquiteto e apresentador Maurício Arruda sobre esse assunto. 

O vídeo aborda dicas incríveis para o cultivo de folhagens, de cactos, de suculentas e de espécies pendentes. Caso você ainda não domine o assunto de cultivar plantas dentro de casa, vale a pena assistir ao vídeo a seguir na íntegra:

Assuntos como a quantidade de horas de sol que as plantas precisam, escolher as melhores espécies para cultivar e como regá-las estão presentes no vídeo. Comente se você gostou de assisti-lo e se você já tem alguma plantinha em casa. 

O que achou das nossas dicas sobre decoração de apartamento pequeno?

Agora que você já sabe como decorar seu apartamento de maneira simples e sem gastar quase nada, veja outros conteúdos no Blog da Arbo que abrangem esse tema, como 7 ideias de decoração simples e a utilização de almofadas decorativas. Fora isso, que tal entender mais sobre transformar o seu imóvel? Saiba tudo clicando aqui!

E para quem pretende mudar de casa ou apartamento, visite o portal da Arbo Imóveis. Nele, você tem acesso a várias imóveis ideais para morar com qualidade de vida. 

Além disso, a nossa Central de Ajuda pode te auxiliar em diversas pendências da rotina, como a emissão da segunda via de faturas, os melhores provedores de internet e muito mais. 

Postagens relacionadas

decoração-de-cozinha-pequena

Confira 6 dicas de decoração de cozinha pequena

A decoração de cozinha pequena pode ser um desafio para os moradores de uma casa, mas não é algo impossível. Confira neste artigo algumas dicas sobre o assunto.  Uma das maiores tendências do mercado imobiliário, é a oferta de casas e apartamentos com cômodos menores do que antigamente. Essa característica, apesar de tornar mais acessível […]

casa organizada guarda-roupa arrumado

Conheça as vantagens de ter uma casa organizada

Manter uma casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo assim, é possível arrumar todos os cômodos para obter mais conforto e qualidade de vida Você sabia que morar em um local sujo e desorganizado pode prejudicar sua saúde e sua qualidade de vida?! Mesmo que a ideia pareça exagerada, este é um fato. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *