28 de janeiro de 2022

Veja dicas de decoração de banheiro pequeno

decoracao-de-banheiro-pequeno

Casas e apartamentos de áreas modestas estão cada vez mais comuns. Por isso, que tal conhecer algumas dicas de decoração de banheiro pequeno? Confira nesse texto!

Todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento precisam estar bem decorados para oferecer qualidade de vida aos moradores. Desse modo, é preciso se dedicar a cada espaço. A decoração de banheiro pequeno, por exemplo, merece atenção, uma vez que o cômodo é, muitas vezes, esquecido quando o assunto são objetos decorativos.

A decoração de banheiro pequeno deve conter móveis que comportam itens essenciais, como papéis higiênicos, toalhas de banho, toalhas de rosto e produtos de higiene pessoal. Assim, é possível perceber que, além de esteticamente agradável, o banheiro precisa ser confortável e funcional.

Para facilitar a tarefa de realizar a decoração de banheiro pequeno, o Blog da Arbo preparou esse artigo completo. Nesse texto você irá conferir, por exemplo, dicas para deixar o espaço confortável, bonito e funcional. Além disso, irá conhecer referências para se inspirar antes de colocar a mão na massa de fato.

Continue a leitura e, ao final do texto, não deixe de nos contar sua opinião sobre o conteúdo apresentado. Vamos lá!

Dicas de decoração de banheiro pequeno

O banheiro, assim como os demais cômodos da casa ou do apartamento, precisa estar bem decorado para assegurar mais conforto e qualidade de vida aos moradores. No entanto, o espaço é, muitas vezes, subestimado, uma vez que outros ambientes, como as salas e os quartos, recebem mais destaque.

Desse modo, chegou o momento de conferir dicas de decoração de banheiro pequeno, para garantir que o espaço esteja confortável e funcional.

Aproveite todos os cantos do cômodo

Cômodos pequenos, no geral, precisam estar não somente bem decorados. Além disso, os ambientes precisam estabelecer uma harmonia entre todos os móveis e os objetos decorativos.

Com a decoração de banheiro pequeno não é diferente. Por isso, a primeira dica é aproveitar todos os cantos do cômodo para otimizar espaços. As paredes são extremamente importantes para o banheiro, uma vez que podem abrigar suportes para toalhas e para papéis higiênicos, por exemplo.

Não se esqueça de valorizar a ideia minimalista de que menos é mais. Isso porque muitos objetos e suportes em um ambiente pequeno podem passar a sensação de desordem e, com isso, comprometer o conforto do cômodo.

Armários gabinetes são bem-vindos

Espaços pequenos pedem otimização. E é exatamente isso que os armários do tipo gabinete fornecem aos banheiros. Instalados embaixo das pias, podem acomodar diversos objetos e são grandes aliados da organização.

Aposte nas cores claras

As cores claras, de maneira geral, são grandes aliadas dos ambientes pequenos, uma vez que conferem uma sensação de amplitude ao local. Isso não significa, entretanto, que o cômodo precisa parecer uma instalação de hospital.

Para conferir vida ao ambiente, você pode apostar em revestimentos de cores fortes e vibrantes. No entanto, lembre-se: use as peças com moderação e não as instale em todas as paredes. Utilize os revestimentos coloridos apenas para detalhes.

Vidros e espelhos são uma boa solução

Assim como as cores claras, os espelhos são grandes aliados de ambientes pequenos. Isso porque, ao refletirem uma parte do cômodo, conferem a sensação de amplitude aos moradores e aos visitantes.

Os espelhos são itens essenciais nos banheiros, já que o cômodo está relacionado a uma rotina de higiene e de cuidados. Dessa forma, invista em peças que, além de favorecer a decoração de banheiro pequeno, contribua com a funcionalidade do ambiente.

Outro ponto importante são os vidros, que podem ser utilizados em boxes e em pequenos detalhes no cômodo. Assim como os espelhos, o material transparente favorece e passa a sensação de amplitude ao local.

Que tal um nicho?

Você já deve saber que os nichos são peças extremamente bem-vindas quanto o assunto é organização. No entanto, são itens indicados, também, para a decoração de banheiro pequeno.

Isso porque podem ser instalados nas paredes e, assim, otimizam os espaços destinados à circulação de pessoas. Os nichos podem ser posicionados tanto no interior do box quanto próximos à pia, por exemplo.

A organização é essencial

A decoração de banheiro pequeno não deve contar somente com as dicas e com os móveis citados acima. Isso porque a organização é um fator essencial para a estética do ambiente.

Cômodos com áreas modestas, quando desorganizados, transmitem a sensação de serem ainda menores. Desse modo, invista em peças e em móveis que impeçam a bagunça no local, como prateleiras e caixas organizadoras.

Inspire-se para decorar o banheiro

Agora que você já conhece algumas dicas de decoração de banheiro pequeno, que tal conferir algumas referências para se inspirar?! Apesar das ideias, lembre-se de que a criatividade é fundamental para a criação de um espaço único e totalmente personalizado.

decoração-de-banheiro-pequeno

Nessa primeira inspiração, é possível notar a presença de espelhos e de um box de vidro. Como mencionado acima, os dois elementos contribuem para conferir a sensação de amplitude ao ambiente. 

Note, ainda, que os nichos e as caixas organizadoras fazem parte da decoração de banheiro pequeno e são fundamentais para a estética e para a funcionalidade do cômodo.

decoração-de-banheiro-pequeno

As banheiras não são elementos comuns nos banheiros das casas e dos apartamentos brasileiros. Mesmo assim, é possível se inspirar na imagem acima. Perceba como a área modesta foi totalmente aproveitada.

O armário do tipo gabinete foi fundamental para guardar itens e assegurar a organização do espaço. Além disso, a prateleira instalada do lado direito pôde comportar alguns itens decorativos, como plantas.

decoração-de-banheiro-pequeno

Na última inspiração, o foco principal está na maneira como os moradores otimizaram as paredes. Veja que acima e ao lado do vaso estão instalados suportes para as toalhas e para o papel higiênico.

Outro ponto de destaque é o box de vidro, que confere a sensação de amplitude ao ambiente.

Bônus: saiba como otimizar espaços em todo o imóvel

Se o seu banheiro possui uma área modesta, é possível que sua casa ou seu apartamento seja pequeno. Assim, é importante que você aprenda a otimizar espaços em todos os cômodos do imóvel.

Invista em uma boa iluminação

Muitas vezes subestimada por moradores, a iluminação é um dos pontos mais importantes de um projeto decorativo. Além disso, é preciso considerar que boas lâmpadas trazem resultados ainda melhores aos espaços pequenos.

Um ambiente com pouca iluminação parece menor do que realmente é, o que, com certeza, não é o objetivo dos moradores. A principal dica é aproveitar a iluminação natural e, para isso, prefira janelas grandes e compostas por vidros.

Elimine divisórias

Os cômodos integrados são uma verdadeira tendência e são indicados, especialmente, para moradores de casas e de apartamentos pequenos. Isso porque a eliminação de divisórias é eficiente na otimização de espaços, uma vez que as paredes são retiradas.

A união da sala de estar com a cozinha, por exemplo, é indicada para imóveis nos quais os moradores desejam compartilhar momentos de descontração. No entanto, se você mora sozinho e não precisa prezar pela privacidade, pode integrar o quarto com a sala.

Os espaços verticais são o segredo

A principal dica para quem deseja otimizar o espaço em cômodos com áreas pequenas é aproveitar ao máximo as paredes. Isso porque, com pouco espaço disponível na horizontal, a alternativa é investir na verticalização do local.

Utilize as paredes para a instalação de armários, de prateleiras e de nichos, que são muito bem-vindos para a acomodação de caixas organizadoras e de objetos decorativos no geral. 

Se você é amante de plantas, pode apostar em espécies suspensas. Não se esqueça de pesquisar as especificidades e as necessidades de cada uma para garantir uma boa qualidade de vida à sua amiga com folhas.

Viu como é simples otimizar os espaços mesmo em casas e em apartamentos pequenos?! Você pode aplicar as dicas de forma autônoma ou contar com o auxílio de um profissional especializado, como um arquiteto ou um designer de interiores.

Se você quer dicas de como organizar seu banheiro pequeno, a indicação é assistir ao vídeo 17 ideias para organizar banheiro pequeno, publicado no canal Diycore com Karla Amadori, no YouTube. Veja:

Qual é a sua opinião sobre as dicas?

Agora que você já sabe como realizar uma boa decoração de banheiro pequeno, não deixe de nos contar sua opinião sobre o artigo. As dicas apresentadas te ajudaram? Qual das inspirações mais te chamou atenção? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e, se quiser, deixe seu elogio, sua sugestão ou sua crítica.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Na categoria Dicas você encontra artigos sobre diversos assuntos, como dicas para organizar a casa após a mudança e orientações para transformar seu imóvel em uma casa inteligente.

O Blog traz, também, diversos textos sobre decoração, como de jardim, de cozinha e até mesmo de escritório. Para conferir todas as informações necessárias sobre o tema, clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne orientações e dicas para diversas situações do dia a dia. Se você precisa de ajuda para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água, por exemplo, pode encontrar o passo a passo completo.

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que oferece milhares de casas e de apartamentos, localizados em centenas de cidades brasileiras. Utilize nossos filtros de busca para encontrar a opção ideal para você e para sua família. Acesse!

Postagens relacionadas

adega-em-casa

Descubra como montar uma adega em seu imóvel

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia e algumas pesquisas confirmam isso. Sabendo dessa paixão pela bebida, hoje vamos te mostrar como montar uma adega na sua casa ou apartamento! Para um bom apreciador de vinho, nada mais frustrante do que abrir uma garrafa e perceber que o sabor não […]

morar na praia

Quais são as vantagens e as dificuldades de morar na praia?

E aí, está procurando por imóveis no litoral? Veja no Blog da Arbo os pontos positivos e negativos para quem vai morar na praia! Morar na praia é o sonho de muita gente que quer se livrar da poluição e do ritmo frenético das grandes cidades para curtir um ambiente caloroso e agradável. Não por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *