19 de setembro de 2021

Decoração de casa de praia: veja dicas para o lar

decoração-de-casa-de-praia

Você já sonhou em ter uma casa aconchegante que traga aquela sensação de litoral? Confira as melhores dicas para transformar seu lar com uma decoração de casa de praia e fazer com que todas as estações do ano sejam verão. 

Quem já foi para o litoral e ficou hospedado em um imóvel com decoração de casa de praia sabe o quão energizante essa experiência pode ser. Agora, imagine ter essa sensação de paz e de aconchego todos os dias do ano em cada cômodo da sua casa.  Imaginou? Saiba que é muito simples chegar a esse resultado e você nem precisa morar perto da praia. 

Com um toque tropical e de brasilidade, você pode revolucionar os ares de sua residência. Nós da Arbo Imóveis separamos para você as principais dicas de decoração quando o assunto é casa de praia. Confira!

decoração-de-praia

O que você precisa saber antes de fazer a decoração de casa de praia

A decoração de casa de praia possui elementos que chamam a atenção, trazem um ar mais rústico e a sensação de calmaria. É por isso que você deve investir em cores fortes ou neutras, materiais como madeira e palha, estampas com temas da natureza e elementos decorativos locais. 

Cores

As cores de sua casa são a primeira coisa que você deve se atentar. Escolha cores vibrantes que chamam a atenção, como o azul, amarelo e o verde. Essas cores podem estar espalhadas pela casa inteira alternando entre os móveis e as paredes. 

Você também pode escolher cores cítricas ou neutras. Caso se decida pelo caminho das cores neutras, uma boa opção é mesclar o branco, o bege e o cinza. Essas cores, quando combinadas, deixam a casa com um ar de sossego e de tranquilidade. O foco principal dessas cores devem ser móveis como o sofá e a cama. 

Materiais e texturas

decoração-de-casa-de-praia

Quando imaginamos uma casa de praia, um elemento que com certeza aparece é a madeira. Este material pode ser utilizado em móveis como mesas de jantar, cadeiras, armários e estantes. É sempre bom lembrar que o essencial é que a madeira esteja em seu estado bruto, o mais rústico possível, para causar aquela sensação de natural. Porta e janelas de madeira também fazem parte da decoração de casa de praia. 

Outro material que não pode ser esquecido é a palha, presente em diversas casas do litoral. A palha tem a característica de fazer aquele chiado característico quando o vento bate, o que deixa em evidência a impressão de brisa do mar. Esse material pode ser usado em cadeiras, quadros e até mesmo no telhado. 

Também podem fazer parte da decoração os materiais de bambu. Ele pode aparecer principalmente em lustres, cadeiras e camas. Além de ser considerado ecologicamente correto, pode ser um substituto da madeira por trazer esse lado mais natural para a casa. 

O algodão também deve estar presente nessa decoração. Ele pode ser usado em almofadas, travesseiros, mantas e outros tipos de tecido. Esse material casa muito com a decoração de praia por ser aconchegante e, é claro, natural. 

Elementos decorativos

Na decoração, é essencial que alguns elementos estejam em evidência e façam parte do todo. Um deles são as estampas, que devem obrigatoriamente estar presentes neste tipo de decoração. As estampas podem remeter a elementos da natureza, como plantas e animais. Sofás, almofadas e toalhas de mesas são itens que podem vir acompanhados desses elementos. 

Nada é mais comum em uma casa de praia do que o artesanato local. Sua casa precisa de um toque de objetos de cerâmica, barro e madeira que tragam um pouco da cultura de povos litorâneos. Por isso, insira esses itens para levar brasilidade ao seu lar.

Outro ponto são as frutas como um possível elemento de decoração. É claro que as frutas podem sempre estar presentes em uma mesa posta, mas o objetivo aqui é falar de representações de frutas em forma de artesanato. Pense numa penca de bananas ou em um maço de pimentas penduradas na parede. Elas podem fazer parte de sua decoração de casa praia. 

Para dar mais ainda um toque de conforto e rusticidade, insira na decoração redes de descanso e pallets. As redes são um elemento obrigatório, pois remete diretamente ao conforto de uma praia.  Já os pallets podem ser usados como mesinhas ou até mesmo como elemento decorativo, trazendo uma característica de DIY. 

Outra opção para decoração é utilizar elementos do mar em sua casa. Quadros e objetos que façam alusão a qualquer característica marinha como animais e navios podem ser úteis. Entre a fauna marinha, os mais comuns são peixes, estrelas-do-mar e conchas. Já em relação a navios e barcos, é comum encontrar âncoras e remos. 

Plantas

decoração-plantas

Plantas são essenciais em qualquer tipo de decoração e é por isso que agora vamos falar sobre elas. Uma dica valiosa é escolher plantas que dão frutos no verão e são de baixa manutenção.

É claro que não poderíamos deixar de falar de palmeiras e coqueiros, aliados essenciais que trazem a sensação de estar curtindo uma praia no quintal de casa. Essas plantas fazem parte das plantas tropicais que devem ser incluídas na decoração. Outros tipos de plantas tropicais são: 

  • Phoenix
  • Heliconias
  • Hibiscos
  • Alpineas
  • Bastão do Imperador
  • Pandanus
  • Ravenalas 
  • Ixoreas
  • Cicas

Para plantas que ficam nos interiores, sem muita luz solar, você pode optar por lírios da paz, chamaedoreas, singônio, licuala e marantas. Ainda, pode optar pelas plantas suculentas em vasos pequenos. 

Decorando cada cômodo

Agora que você já viu as principais dicas de decoração de casa de praia, vamos passar por cada cômodo e descobrir qual a melhor maneira de decorá-los. 

Sala

A sala é aquele cômodo em que recebemos nossas visitas, assistimos televisão e também utilizamos para descansar. Por isso, ela deve ser um ambiente aconchegante e convidativo. 

A decoração de praia para essa parte da casa deve ter muitos elementos nas paredes como artesanato e quadros, além de mesclar cores fortes com cores neutras. Uma outra dica é utilizar o espaço para entrar o máximo de luz possível, pois uma casa arejada e iluminada remete ao verão. 

Abuse do DIY em móveis e elementos decorativos, sempre com o objetivo de deixá-los rústicos. Uma mesa ou cadeira de madeira pintada a mão pode dar outra cara para esse ambiente. Plantas nessa parte da casa são um ótimo atrativo. Você pode encontrar dicas de decoração DIY com o vídeo ideias de decoração do lixo ao luxo – Faça você mesmo do canal Dressa Caroline, disponível no YouTube.

Quarto

Os quartos devem ser a principal parte de sua casa para você descansar e relaxar. Sendo assim, nada melhor do que investir em tecidos de algodão. Nesse cômodo as estampas não precisam ser muito chamativas, já que a ideia é descansar o corpo e a mente. Então pense em cores neutras.

A decoração de madeira e palha é obrigatória para o quarto. Lustres e abajures podem ser revestidos com palha para darem um ar mais rústico. Você também pode colocar alguma das  plantas citadas anteriormente dentro do quarto. 

Banheiro

No banheiro, você pode mesclar cores vibrantes com cores neutras. Para esse cômodo, o ideal é que o espelho, o porta toalhas e o lustre sejam revestidos ou tenham detalhes com palha. O cesto de lixo pode ser aquele com palha trançada.

 Detalhes com bambu também podem ser utilizados em seu banheiro. Plantas e alguma peça de artesanato em cima da cuba são bem-vindas!

Cozinha

Na cozinha podemos ser criativos e explorar nossas habilidades culinárias. Para fazer isso de uma forma prazerosa, nada melhor do que um ambiente aconchegante e cheio de vida. Por isso, invista em cores fortes e uma decoração com muito vigor neste espaço.

A madeira e a palha mais uma vez aparecem como ótimas opções para este cômodo. Utensílios de cozinha decorativos também fazem o estilo da casa de praia. Além disso, plantas também podem fazer parte desse cômodo, principalmente em janelas ou em cima da mesa de jantar.  

Jardim e Piscina

No jardim é o momento de colocar todas as plantas que remetem a uma sensação de tropicalidade, como por exemplo coqueiros e palmeiras. Nós já listamos algumas das principais plantas utilizadas no jardim para este tipo de decoração, então você pode começar por elas.

Em uma decoração de praia para o quintal, uma boa dica é colocar um jardim à beira da piscina. Essa atitude pode fazer com que o ambiente seja mais refrescante e ainda traz a natureza para perto de você. 

O que achou dessas dicas para decorar no estilo de casa de praia? 

Agora que você já sabe como a decoração de praia pode ser simples e revigorante, deixe na caixa de comentários se você vai aderir. Conte-nos qual dica você mais gostou.

No Blog da Arbo você encontra vários conteúdos sobre dicas sobre decoração e outros assuntos. Você pode acessar Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel e também o passo a passo para realizar uma mudança residencial.

Você também pode entrar na Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro de diversos conteúdos sobre o cotidiano como, por exemplo, Quando e onde eu pego as chaves do imóvel?

E no Portal da Arbo estão disponíveis imóveis para alugar ou comprar em todo o Brasil.

Postagens relacionadas

Simulação-de-financiamento online

Simulação de financiamento online: a ferramenta da Arbo

Está em busca de uma simulação de financiamento online? Confira como a Arbo pode te ajudar.  Um dos passos mais importantes para quem deseja contratar um financiamento de imóveis é realizar uma simulação online. Esse tipo de ferramenta tornou o planejamento financeiro muito mais prático, pois permite ter uma referência sobre a quantidade e o […]

cortinas-para-quarto

Saiba como escolher cortinas para quarto

As cortinas são itens essenciais para a decoração de uma casa. Por isso, iremos dar dicas de como escolher cortinas para quarto e como deixar esse ambiente mais bonito e harmonioso A cortina é um item muito importante para nossas casas e que pode estar presente em diversos cômodos, cada um com um tipo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *