23 de setembro de 2021

Decoração de casa pequena: como renovar os cômodos

Se você deseja conferir uma nova atmosfera aos cômodos de seu imóvel e está preocupado com o espaço, vai aprender nesse texto dicas de decoração de casa pequena

Está de mudança para um novo imóvel ou pensa em renovar a atmosfera dos cômodos? Ao contrário do que muitos pensam, essa não precisa ser uma tarefa complexa, nem mesmo se os espaços forem modestos. Para que você não tenha problemas, o Blog da Arbo vai te dar algumas dicas de decoração de casa pequena.

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de decorar – ou até mesmo de redecorar – uma casa ou um apartamento não precisa ser caro. Isso porque, atualmente, existem diversas formas de renovar os cômodos do imóvel com objetos simples e baratos, que podem até mesmo ser feitos pelos próprios moradores.

Uma boa alternativa para a decoração de casa pequena é investir em objetos decorativos. Para acertar na escolha, que tal conhecer os principais?!

Objetos para a decoração de casa pequena

Muitas são as possibilidades de decoração de casa pequena, já que um espaço modesto não precisa ser uma limitação para a estética e para a funcionalidade dos cômodos. Nesse sentido, os objetos decorativos surgem como boas opções para renovar o ambiente.

Abajures

A iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma decoração, embora seja frequentemente subestimada. 

A iluminação natural pode ser um grande atrativo nesse sentido, mas você também pode apostar em abajures, que, além de serem excelentes objetos decorativos, são boas opções para quem deseja conferir um ar mais aconchegante e elegante aos cômodos.

Esses objetos estão disponíveis em diversas formas, modelos, cores e tamanhos e, por isso, podem ser inseridos em diversos estilos decorativos. Os quartos e as salas são os cômodos mais propícios aos abajures, mas não se pode excluir a possibilidade de inserir as peças em outros ambientes.

Os modelos de mesa são indicados para locais mais intimistas, como quartos e escritórios – nos quais a iluminação deve ser uma prioridade. Já para as salas, a indicação é apostar em uma peça que possa ser posicionada no chão.

Estatuetas

As estatuetas são uma verdadeira tendência de decoração de casa pequena. Isso porque existem em diversas formas e tamanhos e, assim, podem ser posicionadas em diversos cômodos e locais, como em cima de móveis e até mesmo no chão.

Caso o espaço disponível no cômodo permita, uma boa indicação é posicionar estatuetas maiores no chão. Essas peças conferem elegância ao ambiente e podem ser inseridas em diversos estilos de decoração.

Já para ambientes com espaços mais modestos, a indicação são as estatuetas que podem ser posicionadas na superfície de móveis, como prateleiras e estantes. Nesse caso, é possível, também, colocá-las nas paredes, como em nichos.

Vasos

Os vasos, além de serem ótimos abrigos para plantas de várias espécies, são excelentes objetos para a decoração de casa pequena. Isso porque estão disponíveis em várias formas e tamanhos e se adequam a diversos cômodos do imóvel. 

Do mesmo modo que as estatuetas, os vasos podem ser posicionados na superfície de móveis e no chão. Nesse caso, existe, ainda, outra possibilidade: os vasos suspensos. Em todos os casos, a dica é deixar a criatividade fluir.

Caixas

Além de grandes aliadas da organização, as caixas são excelentes opções de objetos decorativos. Indicadas para cômodos mais íntimos, como quartos e escritórios, podem ser encontradas em diversos tamanhos, formas e modelos.

Por serem tão versáteis, podem ser inseridas em diversos locais e, com certeza, irão se adequar ao estilo pessoal e à tendência decorativa escolhida pelos moradores do imóvel.

Plantas

Se você está atento às tendências, já deve saber que as plantas são estrelas quando o assunto é decoração de casa pequena. As possibilidades são tantas que as espécies podem ser colocadas em todos os cômodos, inclusive nos quartos e nos banheiros.

A indicação é escolher plantas que atendam não somente às necessidades estéticas do ambiente, mas também que se adequem ao espaço. Para isso, é importante pesquisar o comportamento de cada espécie. Por exemplo: se a sua ideia é posicionar a planta em um local que é atingido pela luz solar, a espécie deve ser adaptada a esse tipo de ambiente.

Para que essa escolha seja mais fácil, veja abaixo as principais espécies indicadas para viver no interior de casas e de apartamentos:

  • Lança de São Jorge;
  • Rosa de Pedra;
  • Palmeira Ráfia;
  • Cactus;
  • Begônia.

Se você deseja inserir as plantas na decoração de casa pequena, pode contar com as dicas expostas no vídeo 15 ideias para colocar plantas em casa, publicado no canal Paulo Biacchi, no YouTube. Veja:

Dicas de decoração para imóveis pequenos

Agora que você já sabe como inserir objetos na decoração de casa pequena, chegou o momento de conhecer algumas dicas para renovar de vez os cômodos do imóvel.

Planeje cada cômodo

Antes de posicionar os móveis e os objetos, é importante planejar cada cômodo da casa ou do apartamento. Nesse passo, é essencial, também, medir os espaços antes de comprar as peças que serão inseridas no ambiente.

Após medir os cômodos, pesquise pelos móveis e pelos objetos desejados e anote o tamanho de cada um deles. Para verificar se a mobília não irá comprometer o espaço do cômodo, faça uma marcação com fitas. Assim, será mais fácil visualizar o que fica disponível para a circulação de pessoas.

Não se esqueça de, após posicionar os móveis e os objetos, verificar se o cômodo, como um todo, está harmônico.

Escolha móveis bonitos e funcionais

Moradores de imóveis pequenos precisam pensar além da estética. Para isso, precisam focar no conceito de funcionalidade. Desse modo, os móveis e os objetos de decoração devem ser escolhidos de acordo com a função que irão desempenhar no cômodo. 

Nesse caso, uma boa dica é investir em móveis planejados, que são criados especialmente para as suas necessidades. As peças são feitas sob medida e podem conciliar diversas funções em apenas uma. 

decoração-de-casa-pequena

Outra indicação é apostar em prateleiras e em nichos, que não comprometem o espaço do cômodo, mas podem acomodar objetos decorativos. 

Quanto aos móveis, prefira colocá-los próximos às paredes, para que a circulação de pessoas não seja prejudicada.

Não exagere nos objetos decorativos

Apesar de serem excelentes opções para renovar a decoração de casa pequena, os objetos não devem ser inseridos em excesso, especialmente em espaços mais modestos. Nesse sentido, é preferível que os moradores prefiram um estilo decorativo mais minimalista.

Outro ponto que deve ser observado é o espaço disponível para a circulação de pessoas. Mesmo que você more sozinho, diversos designers de interiores indicam que os móveis não podem comprometer os locais, já que, além de acarretar problemas de deslocamento, podem favorecer a ocorrência de acidentes.

Uma boa dica para verificar se o ambiente ficará excessivamente decorado é posicionar os objetos todos de uma vez. Caso o espaço fique carregado, escolha alguns itens e guarde outros. Assim, é possível alternar a decoração de tempos em tempos.

Fique atento à escolha das cores

A escolha das cores pode fazer uma enorme diferença quando o assunto é decoração de casa pequena. Nesse sentido, é válido lembrar que tons mais claros e neutros podem conferir uma sensação de amplitude aos ambientes, o que auxilia na questão do espaço.

No entanto, isso não significa que os cômodos precisam ser totalmente claros e sem uma cor mais vibrante. A verdade é que a escolha dos tons irá depender, também, do estilo decorativo escolhido pelos moradores.

Caso o estilo seja escandinavo, por exemplo, é possível optar por objetos e por detalhes em cores relativas à natureza, como o verde e o marrom. Já no caso de decorações mais modernas, as cores quentes podem dar vida ao ambiente. 

Aproveite os espaços das paredes

No caso de imóveis pequenos, uma das principais dicas é aproveitar ao máximo os espaços disponíveis nas paredes. Nesse sentido, é possível investir em prateleiras e em nichos, que podem abrigar objetos decorativos diversos, como estatuetas e vasos.

decoração-de-casa-pequena

Além disso, existem os cabideiros de parede, que são excelentes para garantir a organização do local, ao mesmo tempo que podem contribuir positivamente para a decoração do cômodo. Os modelos são diversos e podem ser escolhidos de acordo com o estilo decorativo do imóvel.

O que você achou das dicas?

Agora que você já sabe como decorar uma casa ou um apartamento pequeno, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre as dicas apresentadas? Não se esqueça de deixar suas impressões na caixa de comentários abaixo. Conte-nos, também, se possui sugestões, elogios ou dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

Para conferir mais artigos como esse, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende tudo sobre financiamento imobiliário, assim como quais são as dicas para não errar na compra do primeiro imóvel. E, se você deseja saber mais sobre decoração, acesse esse artigo

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que está repleta de conteúdos que podem te ajudar em questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e informações sobre os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil. 

E, para encontrar o imóvel ideal, acesse o Portal da Arbo. Lá você pode buscar casas e apartamentos de acordo com suas necessidades, com facilidades como os filtros e a pesquisa por mapas. Confira!

Postagens relacionadas

Mesas de centro: saiba como decorá-las

As mesas de centro são importantes componentes da decoração de diversos cômodos, especialmente das salas de estar. Nesse texto você confere dicas de como decorar as peças As salas de estar são cômodos importantes em casas e em apartamentos. Por isso, costumam ser bem decoradas e recheadas de conforto e de aconchego. Para isso, contam […]

alugar-imovel

Alugar imóvel: veja 5 dicas para acertar na escolha

Está em busca de um imóvel, mas não sabe por onde começar? Confira essas dicas.  Alugar um imóvel é algo que quase todas as pessoas vão fazer pelo menos uma vez na vida. E, nesta hora, é muito comum surgirem algumas dúvidas relacionadas à escolha do imóvel ideal.  Confira no texto a seguir no Blog […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *