18 de outubro de 2021

Confira 6 dicas de decoração de cozinha pequena

decoração-de-cozinha-pequena

A decoração de cozinha pequena pode ser um desafio para os moradores de uma casa, mas não é algo impossível. Confira neste artigo algumas dicas sobre o assunto. 

Uma das maiores tendências do mercado imobiliário, é a oferta de casas e apartamentos com cômodos menores do que antigamente. Essa característica, apesar de tornar mais acessível o preço do imóvel para muitas pessoas, pode dificultar muito a vida dos moradores na hora de fazer a decoração. Um dos cômodos que mais sofre com a falta de espaço é a cozinha.  Aqui você vai ver dicas de decoração de cozinha pequena!

Portanto, a decoração da cozinha pequena é um tema que tem sido explorado cada vez mais por profissionais da área de arquitetura e decoração de interiores. No Blog da Arbo mesmo, você encontra diversos textos sobre o assunto. Como decorar banheiros, salas e quartos pequenos, por exemplo. E agora chegou a vez da cozinha. 

A cozinha está entre os ambientes mais importantes de um lar, seja pela sua funcionalidade ou por ser um espaço de convivência diária entre os moradores. Contudo, muitas vezes, a decoração desse cômodo não recebe a atenção que merece. Porém, uma cozinha decorada pode trazer muita harmonia e, principalmente, praticidade para o dia a dia de uma família. 

E, ao contrário do que diversas pessoas imaginam, existem muitas maneiras de produzir uma decoração charmosa e acessível para uma cozinha pequena. 

Quer saber como? Então aprenda a seguir neste texto algumas dicas que podem te ajudar bastante. 

decoração-de-cozinha-pequena

Decoração de cozinha pequena: por onde começar?

Antes de tudo, sempre que falamos sobre a decoração de um cômodo, é necessário pensar: qual o estilo de decoração ideal para o seu lar?

Para definir o melhor estilo para você, é preciso analisar alguns fatores. Entre os principais, podemos citar: gostos pessoais, espaço nos ambientes, móveis que pretende inserir, quais são os acessórios. Entre alguns outros. 

No caso da cozinha pequena, visualize o espaço e pense em uma disposição que se adapte perfeitamente às suas necessidades. A partir daí, crie um projeto baseado em ideias que transformem sua cozinha em um ambiente bonito e totalmente funcional.

Quer conhecer alguns estilos de decoração disponíveis e quais são as suas características? Então, clique aqui.

Decoração de cozinhas pequena: 6 ideias para sua casa ou apartamento

decoração-de-cozinha-pequena

Depois de definir o estilo de decoração ideal para você, tenha em mente quais são suas necessidades para esse cômodo. A cozinha é um cômodo diferente dos outros. Ela possui algumas necessidades específicas. Abaixo, destacamos algumas delas para você. 

Pense na iluminação

A iluminação adequada é imprescindível em todos os cômodos da casa, mas a cozinha deve receber uma atenção especial, já que você precisa ter uma visão nítida durante o preparo dos alimentos. Você pode optar por lustres pendentes em pontos estratégicos, como a área do fogão e da bancada.

Escolha as cores com cuidado

A escolha das cores também interfere no resultado final. Tons mais claros refletem melhor a luz, o que pode diminuir o consumo de energia elétrica, além de “ampliar” a área da cozinha. 

Para te ajudar nessa missão de escolher as cores para a sua decoração, a Arbo selecionou o vídeo Cores para cada ambiente (cozinha e influência das cores), do canal Essência Móveis de Design, no YouTube, que fala um pouco sobre as melhores cores para decorar sua cozinha. Confira:

Aproveite todos os espaços disponíveis 

Para o caso das cozinhas pequenas, a solução para aproveitar o máximo do ambiente é saber inovar e dar um novo sentido a todos os espaços disponíveis. 

As paredes devem ganhar uma atenção especial neste tipo de ambiente. Já que podem te ajudar – e muito – a aproveitar o espaço vertical do ambiente. Para guardar objetos de uso frequente, as prateleiras são indispensáveis, já que podem deixar tudo bem organizado sem ocupar tanta área útil.

Você também pode otimizar o espaço de eletrodomésticos encaixando-os na estrutura dos móveis. Microondas, geladeiras e fornos são ótimas opções para embutir, gerando mais economia de espaço e a criação de um visual prático e moderno. Dessa forma, você alia funcionalidade e beleza à sua decoração de cozinha.

Não se esqueça da beleza 

Claro que a sua cozinha deve ser funcional para permitir que você execute as tarefas do dia a dia com facilidade. Mas, a beleza também vai fazer toda a diferença em como você vai se sentir no ambiente. Por isso, alie beleza e utilidade apostando em utensílios charmosos que serão úteis para o seu dia a dia e ainda darão um toque especial à sua casa.

E os itens da cozinha são um prato cheio para isso. Se você conta com panelas, jogos de pratos, acessórios ou aparelhos como liquidificador ou batedeira bonitas, vale a pena tirá-las do armário e colocá-las em evidência. 

Assim, você deixa o ambiente mais despojado e ainda economiza tempo procurando ou guardando os itens. Expor temperos, conjuntos de talheres e utensílios criativos em prateleiras ou estantes também é uma ótima forma de criar uma atmosfera menos formal e mais aconchegante.

Está procurando por imóvel? Conte com o Portal da Arbo para encontrar diversas opções de casas e apartamentos. Visite agora mesmo e confira!

Aposte em um estilo mais moderno 

A cozinha combina com um estilo mais moderno de decoração. Até pela tendência de alguns anos de os eletrodomésticos como geladeira, fogão e microondas serem, predominantemente, cinzas ou brancas, o ambiente da cozinha se tornou o ideal para adotar uma decoração mais arrojada, que aproveite bem os espaços e tenha cores mais neutras. 

Mas, isso não quer dizer que só tenha um modo de decorar esse ambiente. Pelo contrário. Alternar entre o clássico e o moderno também tem sido uma aposta certeira de alguns profissionais da área. E o resultado é surpreendente. Com uma mistura de elementos que impressiona pela beleza e pelo destaque nos diferentes tipos de design. 

Que tal uma cozinha pequena e minimalista? 

decoração-de-cozinha-pequena

Justamente por conta dessa tendência de casas e apartamentos com menos espaços, um dos estilos de decoração que mais faz sucesso nos dias de hoje é o minimalista. 

O pilar fundamental do minimalismo é a organização. Os adeptos desse estilo estão sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com os diversos aspectos da vida. É como uma filosofia que se aplica a qualquer questão, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Se você precisa de ajuda para manter sua cozinha arrumada, pode conferir o vídeo Dicas para organizar seu armário de cozinha, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube. Veja:

Os minimalistas costumam dizer que sua maneira de viver é bem flexível e que não exige o cumprimento de regras. De fato, cada pessoa terá seus próprios critérios sobre o que traz felicidade e o que pode ser descartado sem prejuízo. Entretanto, há alguns princípios que ajudam a pensar como um minimalista e servem para dar um direcionamento para suas reflexões. 

A casa minimalista é planejada pensando em flexibilidade. Cada cômodo é estruturado para aproveitar todos os espaços com inteligência. Tudo precisa ter como objetivo a economia. Um dos aspectos em que essa característica mais se sobressai é o aproveitamento da iluminação natural, que ajuda a gastar menos com a conta de luz.

O estilo minimalista possibilita que cada cômodo tenha menos móveis e objetos decorativos mais discretos. A casa terá apenas aquilo que for útil e que contribua para a sensação de bem-estar. Qualquer elemento que fique visível, mas que não tenha função, deve ser descartado. Isso faz com que a limpeza do ambiente fique mais fácil e rápida. 

O desapego em relação aos excessos resulta em espaços bastante funcionais e com aparências leves. Eliminar a poluição visual e manter a organização traz o sentimento de liberdade e cria ambientes livres de distrações, ótimos para quem trabalha em casa e quer ser mais produtivo.

O minimalismo surgiu neste contexto. E, caso você queira saber mais sobre o assunto, pode clicar aqui e ler alguns artigos no Blog da Arbo que vão te deixar informados. 

E, caso queira se aprofundar ainda mais, assista a esse vídeo abaixo com 5 dicas essenciais para ter uma cozinha minimalista. O vídeo é do canal Diycore com Karla Amadori, que traz diversos temas sobre decoração de casas. 

O que você achou das dicas de decoração das cozinhas pequenas?

Agora que você finalizou o texto e conferiu as dicas da Arbo para a decoração de cozinha, chegou a hora de nos contar o que achou das sugestões oferecidas e quais você colocaria em prática na sua casa. Deixe a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Acesse, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne dicas e conteúdos que facilitam – e muito – as questões do dia a dia.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

primeira escritura do imóvel

Saiba tudo sobre a primeira escritura de imóvel

Dúvidas sobre a primeira escritura de imóvel? Veja o que é esse documento, para quê serve, quanto custa e muito mais! A montanha de documentos é um dos pontos mais assustadores para quem está pensando em adquirir uma casa. Há muitos termos complicados e procedimentos burocráticos que acabam dificultando a vida do consumidor e atrasando […]

apartamento-decorado

Apartamento decorado: vale a pena?

A opção de apartamento decorado tem sido cada vez mais usada por quem está procurando por imóveis. Mas, será que realmente vale a pena? Confira neste texto as vantagens e desvantagens.  Quem está procurando por apartamento novo, geralmente tem a opção de escolher por um que já está decorado. Essa é uma alternativa que o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *