29 de novembro de 2021

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Uma boa decoração de jardim é capaz de dar vida ao ambiente exterior do imóvel. Por isso, que tal aprender algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito?!

Os jardins são partes importantes do ambiente exterior do imóvel. Isso porque, quando bem cuidados, podem conferir uma atmosfera natural e vibrante para a casa. Para que os resultados sejam ainda melhores, os moradores podem investir em uma boa decoração de jardim.

As possibilidades de objetos decorativos são infinitas e, por isso, é possível criar inúmeras combinações interessantes no ambiente externo. Contudo, antes de investir na decoração de jardim, é necessário saber como cuidar do espaço.

Dicas para cuidar do jardim da forma correta

Para que o local fique bonito e, também, saudável, o Blog da Arbo separou algumas dicas de como tratar bem as plantas de seu jardim. Confira:

Mantenha o jardim sempre limpo

Um dos principais cuidados com o jardim é mantê-lo sempre limpo, ou seja, sem folhas e ervas daninhas. A aparência suja e desleixada do local pode contribuir negativamente para a decoração e, assim, não haverá um objeto que será capaz de trazer uma boa estética ao jardim.

Nesse sentido, é importante que você recolha as folhas secas, os galhos caídos e todos os demais itens que comprometem a limpeza do local. 

A recomendação é que esse trabalho seja realizado, pelo menos, uma vez a cada quinze dias, pois o excesso de sujeira pode comprometer o solo e, portanto, o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Faça a poda das árvores

Esse ponto está destinado às pessoas que possuem árvores plantadas no jardim, especialmente as frutíferas. Isso porque essas espécies precisam estar saudáveis para fornecer bons frutos aos moradores.

Desse modo, você precisa realizar a poda das árvores, que deve seguir alguns passos importantes. A indicação é sempre começar pela remoção dos ramos mortos. Em seguida, remover os galhos que se cruzam com outros.

O próximo passo é retirar ramos que apontam, em linha reta, para cima. Por último, os ramos que apontam para dentro devem ser removidos. Pronto: a poda de sua árvore já está pronta e, assim, ela pode gerar frutos mais bonitos e mais saudáveis.

Corte a grama

A grama é um dos principais aspectos de um jardim e, quando mal cuidada, traz um aspecto negativo para o ambiente. Além de denotar falta de cuidado com o local, prejudica o crescimento e o desenvolvimento de outras espécies, como flores e árvores.

Não existe um consenso sobre o tamanho ideal que a grama deve ficar, mas especialistas em jardinagem indicam que uma altura entre 5 e 9 centímetros é adequada na maioria das situações. 

Quanto à frequência, é importante cortar a grama sempre que se notar um crescimento que pode ser prejudicial. Esse ponto depende de inúmeros fatores, como a disponibilidade de nutrientes do solo e as condições climáticas e, por isso, não pode ser padronizado. O importante, nesse sentido, é observar o seu próprio jardim.

Regue as plantas com frequência

O cuidado e a saúde das plantas deve ser um dos principais focos do espaço, juntamente com a decoração de jardim. Isso porque, sem as espécies, o ambiente não ganha vida e não tem sentido estar ali.

Por isso, dedique um momento do seu dia ou da sua semana a regar as plantas. A água é um componente essencial para o bom desenvolvimento das espécies e permite que elas cresçam mais fortes e mais saudáveis.

Se você possui plantas diversas em seu jardim, é importante pesquisar a frequência com que precisam ser regadas. Isso porque algumas espécies demandam mais água, enquanto outras são mais independentes desse elemento e o excesso pode prejudicá-las.

É importante lembrar, ainda, que as plantas funcionam como os seres humanos: em dias e estações mais quentes, elas precisam de mais água para se manterem hidratadas. Não se esqueça de regá-las!

Mantenha o ritmo de cuidados

É comum que os moradores cuidem bem de seus jardins apenas nos primeiros meses no novo imóvel. Com isso, deixam o ritmo de cuidados de lado, o que pode prejudicar a aparência e a saúde do jardim.

Por isso, é importante que a rotina de manutenção do local seja mantida. Para que você não se esqueça das tarefas que deve realizar, a indicação é fazer uma lista com as atividades e suas respectivas frequências.

Nesse sentido, você pode utilizar uma agenda ou até mesmo seu celular. Nas anotações, pontue, por exemplo, os dias em que a grama deve ser cortada, bem como os períodos de fazer a poda das árvores.

Dicas para renovar a decoração de jardim

Agora que você já sabe como cuidar bem das plantas, chegou o momento de aprender algumas dicas para renovar a decoração de jardim. Ao contrário do que muitos pensam, essa inovação não demanda muitos recursos financeiros, já que as possibilidades são infinitas.

Abaixo você confere algumas indicações de decoração de jardim. Veja as imagens e use-as como inspiração para dar mais vida à área externa de seu imóvel.

decoração-de-jardim

Mesas ao ar livre são uma verdadeira tendência

A lista de ideias de decoração de jardim já começa com uma tendência contemporânea: as mesas feitas para ambientes externos. Esses móveis podem ser feitos de diversos materiais, como madeira e alumínio.

O modelo da mesa deve ser escolhido de acordo com o espaço disponível e, também, com o estilo decorativo da área externa do imóvel. Apesar de existirem particularidades em cada ambiente, as mesas de madeira são sempre uma boa indicação, especialmente por apresentarem mais resistência e durabilidade. 

Além de conferirem uma boa estética à decoração de jardim, as mesas são excelentes espaços para reunir a família e os amigos em dias quentes, que pedem um ambiente mais ventilado e refrescante.

decoração-de-jardim

Cordões de luz para a noite

Assim como a decoração de ambientes internos da casa, a decoração de jardim demanda uma boa iluminação. O ponto interessante sobre a área externa da casa é que existem inúmeras possibilidades de lâmpadas.

Em ambientes mais amplos, por exemplo, é possível optar por luminárias verticais, que podem ser posicionadas em locais estratégicos. 

Já em espaços mais modestos, uma boa indicação é investir em uma iluminação pendente ou que esteja fixada nas paredes. Além de contribuir com a decoração de jardim, essa opção aproveita o melhor do ambiente e o deixa mais agradável e funcional para os moradores.

Apesar de essas duas opções serem as mais comuns, é possível, também, inserir cordões de luz no jardim. Além de conferirem estilo ao espaço, essas lâmpadas são boas para iluminar o local durante a noite. 

A boa notícia sobre essa alternativa é que os cordões de luz são baratos e podem ser posicionados pelos próprios moradores.

decoração-de-jardim

Decoração de jardim com pedras

As pedras também são boas opções para a decoração de jardim. Isso porque, além de serem baratas, podem proporcionar um ambiente mais agradável aos moradores. As possibilidades de uso desse material são inúmeras e, por isso, você pode usá-las de acordo com o estilo decorativo escolhido para o ambiente.

Se o seu jardim possui um caminho até os fundos do imóvel, por exemplo, é interessante decorá-lo com pedras, que podem ter diferentes cores ou apenas uma. Contudo, se a sua área externa é menor, a indicação é utilizar as pedras para decorar uma das paredes.

Não se esqueça de buscar referências e tutoriais na internet. Caso precise de auxílio, contrate um profissional especializado.

Cultive plantas em vasos

As plantas não precisam, necessariamente, estar plantadas no chão do local. O cultivo de espécies em vasos também é uma excelente alternativa para quem deseja renovar a decoração de jardim. 

Uma tendência que está bastante em alta, também, é o cultivo de ervas e de temperos em pequenos vasos. Desse modo, além de contribuir com a estética do ambiente, você garante insumos para um bom jantar com a família e com os amigos.

Se quiser saber mais sobre esse tópico, assista ao vídeo Como fazer uma horta de ervas e temperos em vaso, publicado no canal Minhas Plantas, no YouTube. Confira:

Em ambientes menores, invista em plantas suspensas

Caso seu jardim disponha de um espaço menor, é possível investir em plantas suspensas. As espécies mais comuns para esse tipo de decoração são: hera, samambaia, jade azul, cordão de pérolas, entre outras.

Nesse sentido, é possível optar por inserir as plantas em um vaso, como no tópico anterior. Não se esqueça de pendurar a planta em um local onde não há uma grande circulação de pessoas, uma vez que isso pode atrapalhar tanto seus visitantes quanto machucar a espécie.

decoração-de-jardim

Que tal uma fonte?

Engana-se quem pensa que as fontes só podem ser colocadas em ambientes grandes. A decoração de jardim em um espaço pequeno também pode contar com esse objeto decorativo, desde que ele possua o tamanho adequado e esteja posicionado no local correto.

Antes de comprar sua fonte, meça o espaço disponível. Leve as medidas até a loja e, então, escolha uma peça que se adequa ao ambiente. Lembre-se de que os objetos decorativos de um jardim não devem atrapalhar a circulação de pessoas.

Cores, cores e mais cores

Esse tópico é dedicado aos moradores que não abrem mão de inúmeras cores em seu jardim. Para conseguir uma variedade de tons, o ideal é investir em diversas espécies de flores, que, além de conferir beleza ao local, exalam um perfume agradável.

Antes de plantar as espécies, pesquise se a melhor opção é cultivá-las em conjunto ou de forma separada. Em alguns casos, por exemplo, uma flor pode demandar mais nutrientes do que a outra, o que pode prejudicar o crescimento das demais.

O que você achou das dicas de decoração de jardim?

Agora que você já sabe como cuidar de seu jardim e, também, como decorá-lo, não deixe de nos contar a sua opinião sobre esse texto. Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e nos diga qual foi a dica que mais lhe chamou a atenção.

Não se esqueça de conferir outros conteúdos no Blog da Arbo. Aqui você confere conteúdos exclusivos sobre mudanças de imóveis, bem como as informações necessárias para realizar um financiamento. E, para saber tudo sobre decoração, basta clicar aqui para conferir o artigo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e informações sobre os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil.

Contudo, se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal, visite o Portal da Arbo. Lá você pode realizar buscas com filtros específicos, que vão te direcionar à casa ou ao apartamento que você procura.

Postagens relacionadas

apartamento-novo

Confira o checklist de vistoria de apartamento novo

A vistoria é uma das etapas mais importantes para quem vai mudar para um apartamento novo. Confira aqui um checklist completo para facilitar esse trabalho.  Para quem vai mudar para um apartamento novo, é muito importante ter certeza que o novo lar é realmente tudo que imaginou. Antigamente era comum as pessoas terem surpresas desagradáveis […]

condominio-fechado

Vantagens de morar em um condomínio fechado

Se você deseja ter segurança e qualidade de vida, precisa considerar comprar um imóvel em um condomínio fechado. Nesse texto você confere os benefícios da negociação Morar em um condomínio fechado é sinônimo de segurança e de qualidade de vida. Entretanto, essas não são as únicas vantagens que a moradia oferece. Imóveis localizados em condomínios […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *