25 de setembro de 2021

Decoração de lavanderia: descubra tudo!

decoração de lavanderia dicas

Você gosta de decorar vários cômodos da sua casa? Já pensou em fazer uma decoração de lavanderia? Sim, isso é possível, e nós vamos provar!

Decorar ambientes pequenos se tornou uma necessidade hoje em dia, tendo em vista os projetos de apartamentos com áreas cada vez menores. Nesses casos, a lavanderia geralmente é um dos cômodos mais compactos dos projetos. Com essa tendência, o ideal é procurar por uma decoração de lavanderia que também proporcione soluções funcionais que otimizem o espaço. 

Por vezes, a lavanderia é um dos espaços mais esquecidos da casa, porém é necessário lembrar que esse ambiente é sim muito importante e, com uma decoração adequada e boa organização, os modelos podem até mesmo otimizar o tempo na hora da faxina e garantir um ambiente mais agradável.

E pensando em você que deseja ter um modelo de lavanderia mais bonito e organizado para deixar seu dia mais funcional, o Blog da Arbo preparou esse artigo especial, que traz várias dicas de decoração, além de mostrar diferentes modelos de decoração de lavanderia para que você consiga escolher o mais adequado à sua casa. 

Nesse texto, você vai conferir:

Como fazer uma boa decoração de lavanderia?

Não importa se você tem uma lavanderia pequena ou grande, se esse cômodo fica em uma área independente da casa ou mesmo integrado a outros ambientes, o que realmente deve ser levado em consideração é que esse local precisa ser mais valorizado.

A lavanderia deve, também, receber um projeto de decoração e de organização, afinal de contas, com modelos de lavanderia planejadas, a rotina de trabalhos domésticos pode ficar muito mais fácil e agradável.

Sabendo disso, a primeira dica de decoração de lavanderia é investir em um estilo que se harmonize ao restante da casa, pois isso passa a sensação de continuidade ao ambiente.

Se possível, invista em móveis planejados para os modelos de lavanderia escolhidos, afinal de contas eles ajudam a otimizar espaço e a manter tudo sempre bem organizado, além de permitir uma decoração personalizada. 

Anotou aí?! Abaixo você confere outras dicas para decorar sua lavanderia.

limpeza e organização
As dicas de decoração de lavanderia vão te ajudar a ter um espaço mais limpo, organizados e funcional

Dicas para fazer uma decoração em uma lavanderia pequena

Tem pouco espaço para fazer a decoração que tem em mente e não sabe como organizar a sua lavanderia de forma a facilitar a sua rotina e, ainda, aproveitar todos os espaços disponíveis? 

Não se preocupe, pois, com algumas dicas, você vai conseguir “fazer milagre” mesmo com pouco espaço disponível. Primeiro, pense nas prateleiras de parede ,que são uma ótima aposta para quem precisa apoiar os produtos mais usados, como amaciante, sabão e outros. 

Varal suspenso ou embutido?

Uma boa dica também é o varal suspenso: o varal suspenso é a forma mais eficiente de aproveitar o espaço, pois fica preso no teto e é de fácil manipulação. Já o varal embutido pode ser fixado dentro de um armário e contar com abertura sanfonada. A melhor característica desse tipo de varal é a de ficar invisível quando não está em uso.

Os nichos

E, claro, no momento em que estiver fazendo a sua decoração de lavanderia,  não se esqueça dos nichos. Além de funcionais, as peças ainda contam com um aspecto muito decorativo. Na hora de escolher seu modelo preferido, tenha certeza de que ele vai comportar os itens que você usa.

banner e-book casa e decoração

Bancadas: qual escolher?

Já sabe se vai optar por uma bancada fixa ou móvel? Bom, independente da sua escolha, a bancada é sempre uma ótima alternativa para apoiar as roupas, fazer dobras ou colocar itens decorativos. 

No que se refere aos armários, estes podem acomodar baldes, produtos de limpeza, passadeira e outros itens bastante usados na rotina. 

As opções são bem variadas e devem ser adequadas ao espaço que você tem. Não se esqueça de que os suspensos são a melhor alternativa para espaços menores.

E os cabideiros? Esses itens, geralmente, são fixados abaixo de armários ou de prateleiras e são perfeitos para pendurar roupas que já tenham sido lavadas. 

Aposte, também, nas suqueiras, que cada vez mais ganham espaço nas lavanderias como alternativa de armazenamento de amaciantes e de sabão líquido. As peças facilitam a dosagem e ainda enfeitam o espaço.

nichos e prateleiras na decoração de lavanderia
Os nichos e as prateleiras são essenciais para a organização e para a decoração de lavanderia

Móveis planejados

É importante ressaltar que, se você deseja fazer uma decoração de lavanderia,  os móveis planejados são a forma mais prática de otimizar espaços compactos e de garantir um ambiente organizado. 

Isso acontece porque cada cantinho pode ser transformado em armário e em gavetas para guardar produtos de limpeza e utensílios domésticos. 

Você pode aproveitar o projeto da cozinha para incluir os móveis da lavanderia planejada. Dessa forma, você consegue fazer com que os ambientes – mesmo que separados por uma porta – combinem entre si. 

Dica da Arbo: ao escolher os móveis planejados da lavanderia, priorize os tipos de eletrodomésticos e de produtos de limpeza que você usa diariamente. 

O objetivo é que o espaço, mesmo simples, seja organizado e prático. Não se esqueça de que quanto mais armários e gavetas para guardar os itens, melhor. 

Instale ganchos para utensílios 

Uma dica para organizar as vassouras na decoração de lavanderia é comprar ganchos para instalar na parede. 

A vantagem de instalar utensílios na vertical é que essa opção deixa o caminho livre para você limpar e organizar o ambiente. Você encontra ganchos em qualquer loja de utensílios domésticos. 

Alguns modelos, inclusive, não precisam furar a parede para instalar, pois são fixados na parede da lavanderia apenas por adesivos.

decoraçao de lavanderia com caixas organizadoras
As caixas organizadoras são elementos fundamentais para a decoração de lavanderia

Cestos e caixas organizadoras 

Os cestos e as caixas organizadoras são perfeitos para organizar sua lavanderia de forma simples. Você pode adesivar as caixas para indicar o que tem dentro de cada uma delas, pois isso facilita a procura pelos produtos no dia a dia. 

Já nos cestos, é possível guardar roupas lavadas ou roupas para lavar. Se você não comprar modelos que especifiquem o tipo da roupa, indique cada um com tópicos como “roupa colorida” e “roupa branca”. Assim fica mais fácil na hora de organizar suas roupas para passar. 

Portas

Em meio a decoração de lavanderia você também precisa pensar em como separá-la do restante da casa, certo?! E é por meio de uma porta de correr, uma porta camarão ou uma porta de vidro que é possível realizar essa separação.

No caso da cozinha com lavanderia simples, a principal indicação é a porta de correr, pois não ocupa muito espaço para instalação e nem atrapalha no funcionamento da cozinha. 

Entretanto, se você tem mais espaço, é possível considerar a porta camarão, que é chique e faz parecer que a lavanderia, na verdade, é apenas um armário a mais no ambiente.

Qual cor escolher para decorar a lavanderia?

É importante que a lavanderia sempre passe sensação de limpeza e, por isso, é importante investir em uma decoração de lavanderia em cores claras e neutras. 

Essas cores também influenciam na sensação de amplitude da lavanderia, que costuma ser um ambiente mais compacto. Por isso, são as preferidas para a decoração do cômodo.

Como a lavanderia é um local onde existem muitos itens avulsos – roupas e produtos de limpeza expostos, por exemplo – o branco garante um tom neutro enquanto esses outros itens conferem uma riqueza de cores ao espaço. 

A lavanderia é, também, um local de trabalho e de longa permanência e, por isso, utilizar tons neutros evitará o cansaço e a possível irritação que cores fortes podem gerar.

Se o cômodo está situado ao lado da cozinha, utilize os mesmos revestimentos para dar unidade e ampliar a sensação do tamanho do espaço. 

integração de espaços
Uma boa decoração de lavanderia garante funcionalidade e praticidade aos moradores

Cores como o verde e o azul combinam muito bem com a ideia de “água” presente nesse espaço, além de serem cores calmas e relaxantes.

O uso de cores claras é indicado, no entanto, é possível inovar na  decoração de lavanderia e transformar esse espaço em um local descontraído e diferenciado. Lembre-se de que esses fatores dependem da personalidade dos moradores e de um bom planejamento estético.

Se você deseja saber mais sobre a decoração de lavanderia, confira o vídeo Piores erros | Lavanderia, publicado no canal Dicas Decor com Mariana Cabral, no YouTube:

Se você deseja investir em um imóvel maior, com mais espaço disponível para a lavanderia, acesse o Portal da Arbo. Lá você encontra diversas opções de casas e de apartamentos em mais de 300 cidades brasileiras.

E, para continuar a acompanhar os conteúdos do Blog da Arbo, o que acha de se inscrever em nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo e receba os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Calcular-o-reajuste-do-aluguel

Como calcular o reajuste do aluguel?

Calcular o reajuste de aluguel é um processo difícil para muitas pessoas. A conta é bem simples de ser realizada. Entretanto, se você não sabe como fazer, aprenda nesse artigo! Você sabe como calcular o reajuste de aluguel dos seus imóveis? Se a resposta for não e se você estiver procurando como realizar esse cálculo, […]

decoração campestre

Decoração campestre: saiba tudo sobre esse estilo

Quer levar um visual com todo o frescor da natureza para sua casa? Veja aqui algumas dicas para aplicar a decoração campestre!  A pureza e a leveza do campo podem estar presentes em qualquer lugar. Com a decoração campestre, você transporta ao menos um pouquinho do clima fresco das fazendas para o seu lar. Esse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *