24 de setembro de 2021

Veja 5 dicas para a decoração de quarto de casal

Vai se casar e já está pensando na decoração de quarto de casal? Não se preocupe: veja dicas para ter um cômodo bonito e confortável

O casamento é um grande marco na vida de muitas pessoas. Antes mesmo da união, o casal já começa a se preocupar com questões como o imóvel que vão dividir, os móveis que precisam ser comprados e diversas outras. Diante de tantas preocupações, não é incomum que se esqueçam de um ponto relevante: a decoração de quarto de casal.

Escolher a cama, as luminárias e os objetos decorativos agora não é mais uma tarefa individual, mas sim conjunta. Além de pensar nos seus gostos pessoais, é preciso alinhar as preferências com seu parceiro (ou com sua parceira). Antes de conferir algumas dicas para não errar na decoração de quarto de casal, que tal conferir se está tudo pronto para a mudança?!

O que verificar antes de se mudar para o imóvel

Você e seu parceiro (ou parceira) já estão prontos para a mudança? Em meio a tantas tarefas e a tantos acontecimentos, é comum que os casais se esqueçam de verificar algumas questões importantes antes de se mudar para o novo imóvel, o que pode trazer alguns problemas posteriores.

Para não passar por esses transtornos, veja a lista abaixo e faça a checagem:

Água, energia elétrica e gás

Antes de se mudar para seu novo imóvel – casa ou apartamento -, é necessário verificar se os serviços essenciais estão funcionando. Desse modo, é importante verificar essa informação com o proprietário e, caso haja alguma inconsistência, buscar a solução do problema antes de chegar com a mudança.

Não se esqueça, também, de solicitar a instalação de um provedor de internet antes da mudança, especialmente se algum dos moradores estiver trabalhando ou estudando no modelo home office.

Outro ponto importante é verificar se as contas, especialmente de água, energia elétrica e gás, estão no nome do responsável – possivelmente você ou seu (sua) parceiro (parceira). Caso ainda não tenha se atentado a essa questão, entre em contato com a companhia responsável pelo serviço e solicite a troca de titularidade.

Se você precisa de auxílio nessas questões, acesse a Central de Ajuda da Arbo, que traz informações sobre a emissão de segunda via de faturas e sobre a troca de titularidade de contas.

Regras do condomínio

É comum que o casal escolha um imóvel para morar, mas se esqueça de verificar quais são as regras do futuro condomínio. Um dos principais pontos a serem avaliados é a permissão – ou não – de animais de estimação nos apartamentos. Caso o casal possua um pet, precisa estar atento a essa questão.

Muitas pessoas chegam, inclusive, a desistir de comprar ou de alugar um imóvel caso o condomínio não permita a entrada e a criação de animais de estimação. Por isso, fique atento: veja se as regras do condomínio estão de acordo com o que você e com o que seu (sua) parceiro (a) querem para o cotidiano.

Além da questão pontuada, o casal deve se atentar às regras de mudança impostas pelo condomínio. Em muitos empreendimentos, é comum ter de agendar um dia e um horário para se mudar para o novo imóvel. Ademais, com a pandemia, podem existir restrições que devem ser respeitadas.

Para conferir essas informações, entre em contato com o proprietário do imóvel ou até mesmo com o síndico do condomínio e tire suas dúvidas.

E a segurança?

A segurança é uma das questões mais importantes quando se fala em mudança para um novo imóvel. Isso porque o casal precisa se preocupar com a preservação de seus bens pessoais, patrimoniais e materiais.

Apesar de poder ser verificada após a mudança, uma questão importante surge e deve receber atenção antes mesmo de o casal empacotar as caixas: a troca de fechaduras e de segredos. Isso porque, caso o imóvel tenha sido alugado anteriormente, as chaves já pertenceram a outros moradores e, em alguns casos, podem ter sido emprestadas a terceiros.

Não se esqueça, portanto, de realizar a troca antes mesmo de se mudar. Quanto antes a troca for feita, mais proteção e segurança o casal terá.

5 dicas para a decoração de quarto de casal

Agora que você já sabe o que deve ser verificado antes da mudança para o novo imóvel, chegou a hora de conferir algumas dicas para acertar na decoração de quarto de casal. Vamos à lista?!

Respeite as dimensões do cômodo para elaborar a decoração de quarto de casal

Antes de começar a pensar na decoração de quarto de casal, você e seu parceiro (ou sua parceira) precisam verificar as dimensões do cômodo. Isso porque a área é um dos fatores determinantes para as futuras escolhas de decoração.

Se o quarto é pequeno, por exemplo, o casal deve definir o que é essencial. Além da cama e do guarda-roupa, o que mais o quarto precisa abrigar? Essas escolhas vão definir os limites que o casal deve respeitar na decoração. 

No caso de cômodos maiores, a decoração de quarto de casal é mais livre, já que existe mais espaço. Contudo, é necessário ter atenção: objetos decorativos em excesso podem prejudicar a fluidez do ambiente e trazer, inclusive, uma sensação de poluição visual, o que prejudica a saúde e a qualidade de vida do casal. Por isso, é importante que exista moderação.

Uma boa dica para não errar na decoração de quarto de casal é, primeiramente, posicionar a cama e o guarda-roupa – e demais móveis que o casal considerar necessários. Assim, após a instalação, fica mais fácil verificar quais espaços estão disponíveis e como podem ser utilizados.

decoracao-de-quarto-de-casal

A cama é o foco principal da decoração de quarto de casal

A cama é o foco principal quando o assunto é decoração de quarto de casal, assim como os sofás assumem o papel de protagonistas na decoração de salas de estar. Se você pensa que o móvel é destinado apenas ao conforto, está muito enganado: a cama pode – e deve – ser bem decorada.

As possibilidades de decoração na cama são infinitas e o casal deve definir em quais partes quer investir. A cabeceira, por exemplo, é uma peça-chave, que pode mudar totalmente a atmosfera do quarto. Existem opções de diversos modelos, formas, tamanhos e materiais, que se adequam ao gosto do casal.

Caso você não queira investir em uma cabeceira, é possível focar na decoração que fica em cima da cama. Desse modo, procure comprar roupas de cama e almofadas que expressem a personalidade conjunta do casal.

Decoração, conforto e funcionalidade

A decoração de quarto de casal é um ponto importante, mas não é o único que deve ser levado em consideração pelos moradores. Isso porque o casal deve se preocupar, também, com o conforto e com a funcionalidade do cômodo.

Em muitos casos, o quarto é um dos espaços mais utilizados pelo casal e, por isso, deve ser aconchegante e atender todas as necessidades dos moradores. Os móveis e os objetos de decoração devem ser, além de bonitos esteticamente, úteis.

Desse modo, antes de comprar um objeto decorativo, se pergunte se o item vai trazer conforto e funcionalidade ao cômodo. Por exemplo: se você deseja comprar um abajur, avalie se a peça cabe no quarto, bem como se vai contribuir positivamente com a iluminação do quarto.

Escolha as cores das paredes com sabedoria

O casal pode aproveitar o momento da mudança para alterar as cores das paredes do cômodo. Isso porque esse aspecto pode influenciar – e muito – na decoração de quarto de casal. Por serem muito relevantes, as cores devem ser escolhidas com sabedoria por ambos os moradores.

Antes de colocar os pincéis em ação, o casal precisa chegar a um consenso sobre o estilo de pintura que deseja aplicar no cômodo. No Brasil, é muito comum que os quartos possuam paredes em tons claros, enquanto os objetos decorativos chamam a atenção para si por conta de cores fortes e vibrantes.

Contudo, nada impede que o casal queira utilizar uma parede para dar mais vida ao cômodo. Nesse ponto, é importante estar atento à influência das cores não somente na decoração, mas também nos aspectos emocionais e psicológicos dos moradores.

Talvez você se interesse pela decoração escandinava!

Cores consideradas frias, como o azul claro, trazem uma sensação de tranquilidade para o ambiente. Enquanto isso, cores consideradas quentes, como o laranja e o amarelo, são capazes de conferir modernidade e êxtase.

decoracao-de-quarto-de-casal

Invista em plantas

À primeira vista você pode até achar estranho ter plantas no quarto. Contudo, essa tendência decorativa tem ganhado cada vez mais adeptos e não somente por conta de seus benefícios estéticos. Muitos especialistas apontam que a presença de plantas no quarto traz vantagens para a saúde, especialmente no que se refere à qualidade do sono. 

Se os moradores desejam investir nas plantas para a decoração de quarto de casal, aqui vai uma lista das espécies mais indicadas:

  • Árvore-da-felicidade;
  • Lírio-da-paz;
  • Espada-de-são-jorge;
  • Lavanda;
  • Gardênia;
  • Hera.

E se você precisa de algumas inspirações, assista ao vídeo 22 ideias para decorar quarto de casal simples, publicado no canal DIY Arqdecore, no YouTube:

O que você achou das dicas de decoração de quarto de casal?

Deixe sua opinião sobre as dicas de decoração apresentadas. Não se esqueça de comentar quais foram as que mais chamaram a sua atenção e quais você pretende adotar na decoração de seu quarto.

Veja, também, os demais artigos do Blog da Arbo, que trazem informações e dicas que podem contribuir para o seu cotidiano. E, caso seu objetivo seja encontrar um novo imóvel, não se esqueça de acessar o Portal da Arbo, que reúne casas e apartamentos em cidades de todo o Brasil.

Postagens relacionadas

caucao-de-aluguel

Caução de aluguel: o que é e como funciona?

O caução de aluguel é um dos tipos de garantia locatícia disponíveis no mercado. Saiba mais sobre essa opção e veja se é vantajosa para seu perfil e para seus objetivos O aluguel de um imóvel se mostra uma boa alternativa em muitos casos. Contudo, para que haja segurança na negociação tanto para o proprietário […]

infiltração-na-parede

Infiltração na parede e imprevistos: como lidar?

Imprevistos são comuns em reformas de casas e de apartamentos. A infiltração na parede é somente um dos problemas que podem aparecer. Nesse texto você vai aprender a lidar com essas situações Quando o assunto é obra ou reforma, sabemos que planejar os custos da construção é um dos pontos fundamentais. Afinal, entender qual o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *