27 de fevereiro de 2021

Decoração de quarto infantil: veja 5 dicas para renovar o quarto das crianças

Decoração-de-quarto-infantil

Você tem dificuldade na hora de definir qual será a decoração do quarto do seu filho(a)? Neste texto temos 5 dicas para te ajudar nesta tarefa

A decoração do quarto dos pequenos é sempre uma missão complicada para os pais. Afinal, já passou o tempo em que era necessário apenas definir as cores azul para os meninos e rosa para as meninas e completar a decoração de quarto infantil com alguns brinquedos pelo ambiente. 

Nos dias de hoje, é possível ir além. Ousar no estilo e deixar o quarto do seu filho(a) com tudo que ele precisa para se desenvolver da melhor maneira. É possível aliar conforto, com alguns elementos que colaborem para o desenvolvimento deles, como livros, brinquedos educativos, e não relaxar na segurança. 

Decoração-de-quarto-infantil

São diversas as opções de móveis, itens e objetos de decoração voltados para as necessidades do público infantil. Está nesta fase agora e quer saber mais sobre o assunto? Neste texto do Blog da Arbo, vamos passar algumas dicas para você. 

Mas, antes disso, que tal falarmos um pouco sobre as vantagens de se preocupar com a decoração geral do seu lar? Leia alguns  tópicos sobre o assunto abaixo.

Decoração dos ambientes da casa: por que fazer?

Surpreenda-se com as possibilidades da sua casa

Planejar a decoração torna os espaços do seu lar muito mais aproveitáveis. Você vai se surpreender na variedade de possibilidades que a sua casa (ou apartamento) apresenta para você. 

Principalmente quando os ambientes são pequenos. Em geral, moradores de espaços menores acreditam que não tem possibilidades de trabalhar uma boa decoração para o lar. 

Mas, em um ambiente decorado, tudo é pensado para se encaixar da melhor maneira, e o que ocorre é uma espécie de otimização de espaços. Tornando as possibilidades muito maiores. 

Seu lar com a sua identidade 

Todo o espaço da sua casa é o seu maior refúgio. É um lugar onde você deve se sentir bem consigo mesmo e protegido do mundo exterior. 

E, para esse processo ocorrer com naturalidade, é fundamental que os ambientes tenham a nossa identidade. 

Por exemplo, para uma pessoa que gosta de artes, é interessante deixar esse traço de sua personalidade marcada nos ambientes do seu lar. Dessa forma, a identificação com o lar será muito mais rápida e fácil. 

Unidade para o estilo do seu lar 

Decoração-de-quarto-infantil

Pensar, planejar e executar um projeto de decoração permite que sua casa fique com um estilo único. 

Fatores como a paleta de cores, objetos e elementos certos, tornam os ambientes da sua casa ou apartamento muito mais harmônicos entre si. Dando a sensação de unidade. 

E, apesar de muita gente não se preocupar com isso, ambientes mais harmônicos ajudam a melhorar o humor, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que convivem nele. 

Otimização dos espaços 

Como já explicamos acima, uma das maiores vantagens de ter uma casa com ambientes decorados. 

A capacidade de aproveitar o espaço disponível para integrar diferentes cômodos vai dar uma unidade incrível ao lar, tornando o ambiente como um todo funcional e muito mais bonito para se viver. 

Mais facilidade para o seu dia a dia 

A organização só traz benefícios para o seu lar. É consenso que uma casa ou apartamento organizado dá praticidade para as atividades do dia a dia. 

E, decorar os ambientes, pode ser um ótimo passo rumo a organização do seu lar. Já que, no geral, a decoração em dia significa que cada item terá um local próprio de armazenamento.

Esse assunto da organização da casa é, inclusive, um dos fatores mais importantes para você se preocupar caso queira ter mais qualidade de vida em seu lar. No Youtube, existem diversos vídeos que falam sobre o assunto com riqueza de detalhes. Abaixo, vamos deixar um deles para você. 

Neste vídeo, a Elisa Langsch descreve uma lista com itens de organização de casa para você adotar em seu dia a dia. Vamos assistir juntos?

Depois de ler todas essas dicas sobre decoração de casa, vamos às dicas sobre decoração de quarto infantil? 

Decoração de quarto infantil: 5 dicas incríveis 

1 – Quarto montessoriano

Já ouviu falar nos quartos infantis montessorianos? Essa é uma metodologia criada especialmente para os quartos infantis. O objetivo do quarto montessoriano é oferecer um lugar com móveis e objetos mais ou menos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

É uma forma de tornar o aprendizado como rotina do seu filho. Desde as primeiras horas do dia até a hora de dormir. Uma das principais vantagens de organizar a decoração do quarto dos pequenos dessa forma é estimular a autonomia deles.

Estabelecendo um cômodo onde elas poderão brincar, gastar energia, aprender e se desenvolver estimulando a imaginação. Esse método foi criado em conjunto com especialistas da pedagogia e faz muito sucesso pelo mundo afora. 

Decoração-de-quarto-infantil

2 – Preocupe-se com a organização

Tanto para facilitar o dia a dia dos pais, quanto das crianças, a organização é um item fundamental na decoração do quarto infantil. 

Por isso, você pode investir em caixas organizadoras, estantes, nichos e prateleiras que vão te ajudar a manter tudo em ordem mais rapidamente. É necessário lembrar que, no quarto infantil, a tarefa de manter tudo organizado é ainda mais complicado. Já que as crianças costumam brincar durante o dia inteiro e tirar os objetos do lugar. 

Claro que, aqui, entra também um processo de aprendizagem dos pequenos. Estimule-os a guardar todos os itens no lugar depois que a brincadeira acabar. Esse processo é essencial para a criança desenvolver senso de organização desde os primeiros anos de vida e vai te ajudar muito na tarefa de manter tudo no lugar. 

3 – Encontre um solução criativa para as paredes 

Uma forma simples de transformar o ambiente do quarto dos pequenos sem gastar muito dinheiro, é pintar as paredes de uma cor diferente. 

Porém, que tal experimentar usar as cores de uma forma diferente? A parede bicolor é uma das últimas tendências da decoração de casas. Pois, além de proporcionar uma geometria para os ambientes, também é considerada a solução perfeita para quebrar a monotonia de qualquer estilo de decoração.  

Também é possível apostar nos papéis de parede. Esse item pode deixar o cômodo muito mais lúdico e atrativo para eles. Nos dias de hoje, existem diversas variedades de figuras, padrões geométricos e texturas para você escolher. Uma das vantagens de escolher o papel de parede é que eles podem ser trocados de tempos em tempos conforme as crianças foram se desenvolvendo e mudando suas preferências. 

4 – Planeje o cantinho da brincadeira

Um quarto de criança é, principalmente, um lugar para elas desenvolverem as suas brincadeiras e estimular a imaginação. Para tornar isso ainda melhor, é possível projetar o “cantinho da brincadeira” nestes ambientes para eles. 

E, para criar esses espaços, você pode usar a sua criatividade. Mas, no geral, eles possuem algumas estantes para guardar os brinquedos maiores, além de jogos e livros. Além disso, caixas, casinhas, lousinhas, mesinhas e cadeiras também costumam fazer parte desses cantinhos. 

5 – Trabalhe com móveis planejados 

Quando o assunto é decoração de quarto infantil, é essencial irmos além da beleza. Conforto e segurança são essenciais para os pequenos. Afinal, eles ainda estão na idade de ter muito cuidado com cada detalhe para evitar acidentes maiores. 

Para facilitar essa tarefa, trabalhar com móveis planejados pode ajudar muito. Dessa forma, você cria um ambiente onde seu filho(a) fica muito mais tranquilo para explorar, descansar, estudar e, claro, se divertir muito. Se você planejar os móveis irá ganhar um ambiente mais funcional e inteligente, principalmente se o espaço for pequeno. É muito mais fácil para você e segurança para os pequenos. 

Gostou das dicas sobre decoração de quarto infantil?

Agora, você pode tornar o quarto do seu filho muito mais atrativo e lúdico para o desenvolvimento dele. Conte para a gente nos comentários o que você achou sobre as dicas e quais delas vai adotar em seu lar. Você pode também deixar sugestões de temas para a gente abordar no Blog da Arbo. Conte-nos também sua opinião sobre o conteúdo apresentado.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, pode visitar as diversas categorias do nosso blog, que trazem artigos sobre diversos assuntos do cotidiano. 

Na categoria de decoração, você pode descobrir como decorar a cozinha com mais praticidade, além de saber como transformar a decoração do seu apartamento pequeno, por exemplo.

Já nas cidades, você tem acesso a informações completas sobre como é a vida nas principais do Brasil. Como por exemplo os melhores melhores bairros para se viver em Londrina ou quais são os pontos turísticos de São Paulo que mais chamam a atenção dos turistas. 

Não deixe de saber tudo sobre decoração de casa clicando aqui.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas dúvidas e questionamentos cotidianos. 

E, para encontrar o imóvel ideal para compra ou para locação, a dica é visitar o Portal da Arbo, que reúne casas e apartamentos em todo o País. Veja agora mesmo. 

Postagens relacionadas

Como-calcular-o-aumento-do-aluguel

Como calcular o aumento do aluguel?

O reajuste do aluguel é uma das horas mais temidas para os locatários que vão renovar o contrato dos seus imóveis. Mas, é possível sim se preparar para esse momento e realizar um planejamento financeiro mais apurado para não passar aperto durante o ano. Veja como realizar essa tarefa neste texto! Todas as pessoas que […]

Descubra como usar poltronas decorativas nas salas

Quer inovar a aparência das salas e não sabe por onde começar? As poltronas decorativas podem ser ótimas opções dar uma nova aparência ao cômodo Mudar faz parte da vida dos seres humanos em diversos aspectos. Com os aspectos estéticos do imóvel não é diferente. Desse modo, é comum que, após um tempo de moradia, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *