24 de maio de 2022

Decoração de quarto: confira 7 dicas para você renovar seu espaço

decoração-de-quarto

Está cansado do visual de seu quarto? Então chegou a hora de conferir algumas ideias para transformar o cômodo e deixá-lo com a sua cara

As mudanças fazem parte da vida de todos. Mudanças físicas, emocionais, de todos os tipos. Desse modo, não é incomum que, com o passar do tempo, haja mudanças nas preferências estéticas. Por isso, cada vez mais, as pessoas sentem a necessidade de mudar os ambientes que frequentam, especialmente quando o assunto é decoração de quarto.

Apesar do desejo de mudar, muitos não investem tempo e esforço na ideia por considerarem que as alterações são difíceis e um tanto trabalhosas. Entretanto, essa não precisa ser a realidade atualmente.

Diante de diversas ferramentas que podem facilitar o dia a dia, é possível renovar e transformar quartos com dicas e objetos simples. Por isso, selecionamos sete dicas que, com certeza, vão te ajudar a renovar seu espaço e a deixá-lo de acordo com seu gosto pessoal. Vamos às dicas de decoração de quarto:

Selecione bem as cores da decoração do quarto

Quando o assunto é decoração de quarto, um dos primeiros pontos observados são as cores das paredes. Em muitos casos, especialmente quando o cômodo foi construído quando o morador era criança ou adolescente, as cores já não correspondem mais ao gosto atual. Alguns exemplos que podem ser citados são paredes em cores coloridas, como rosa, azul e lilás, e até mesmo papéis de parede.

Se as cores das paredes te incomodam, você pode começar a mudar a decoração de quarto por esse item. É claro que essa mudança envolve determinado trabalho, especialmente se você se dispor a mexer com as tintas sem o auxílio de um profissional, mas saiba que é possível!

Trocar as cores das paredes do quarto não precisa ser tão caótico quanto parece. Por isso, que tal conferir algumas dicas para evitar a bagunça na hora da pintura?!

  • Organize o espaço e os itens que serão utilizados. E lembre-se: para não manchar móveis e objetos, proteja-os com papéis impermeáveis.
  • Para evitar acidentes com as latas de tinta, que tal reduzir a quantidade? É possível aplicar menos tinta nas paredes se, antes do processo, você passar um primer ou um selador na superfície. Esses produtos fazem com que a tinta, quando aplicada, seja absorvida uniformemente, o que evita manchas e desperdício de material.
  • Outra dica importante é iniciar a pintura de uma ou de mais paredes pelos cantos. Contudo, preste atenção: nas partes próximas ao teto e ao chão, não se esqueça de proteger as áreas que não devem ser pintadas – você pode, por exemplo, usar fita crepe.
decoração-de-quarto

Se mesmo com as dicas você ainda considera complexo pintar as paredes para mudar a decoração de quarto, que tal apostar em um papel de parede? É possível encontrar diversos modelos e, caso você deseje, pode colocar o papel sozinho segundo orientações e tutoriais que podem ser encontrados na internet.

Para te ajudar nessa tarefa, a Arbo selecionou o vídeo Como instalar papel de parede, do canal Paloma Cipriano, no YouTube, que mostra o passo a passo da instalação do papel de parede. Confira:

Após decidir se prefere pintar as paredes ou investir na instalação de um papel, chegou a hora de conferir a dica final: prefira cores claras e neutras. Esse fator influencia não só na estética do quarto, mas também na iluminação. No entanto, se você deseja apostar em uma cor forte, há uma solução: escolha apenas uma das paredes para aplicar a coloração ou o papel.

Aposte em objetos decorativos

Os objetos decorativos são itens poderosos quando se fala em decoração de quarto. Isso porque podem transformar completamente o espaço de forma simples, prática e rápida. Veja abaixo algumas das principais ideias de itens decorativos para renovar seu quarto:

decoração-de-quarto

Abajures e luminárias para decoração de quarto

Os abajures são excelentes objetos decorativos e podem ser usados em quartos para pessoas de todas as idades. Se no passado os modelos estavam restritos ao tradicional, hoje é possível encontrar abajures de todas as formas, cores e tamanhos. 

Além disso, é possível instalar abajures e luminárias em diversos locais, como acima de móveis, nas paredes e no teto. Nesse ponto, é ideal que você avalie o que melhor se encaixa com os demais itens de decoração do ambiente. Que tal encontrar um abajur ou uma luminária que mais se encaixa em seu perfil para começar a renovar a decoração de quarto?!

decoração-de-quarto

Luzes em LED na decoração do ambiente

Com certeza você já deve conhecer as luzes em LED. Esse objeto é bastante comum em estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes. Contudo, é possível trazer o item para dentro de casa, ou melhor, para dentro do quarto. 

O item decorativo é bastante versátil e apresenta formas, modelos e estilos infinitos. Busque e encontre o melhor para você e para seu ambiente!

decoração-de-quarto

Almofadas

Uma maneira discreta, mas efetiva, de mudar a decoração de quarto é por meio de almofadas. Se você é mais tradicional, pode escolher os modelos e as cores que mais te agradam e colocar os itens na cama. Contudo, se deseja renovar completamente o espaço, que tal colocar as almofadas em um puff, em uma mesa ou até mesmo no chão? Tente!

decoração-de-quarto

Quadros para decoração de quarto

Os quadros são itens importantes para a decoração de quarto. Por serem versáteis e apresentarem inúmeros modelos e temas, podem ser usados em todos os ambientes e por pessoas de qualquer estilo e de qualquer idade.

decoração-de-quarto

Fotos

As fotos são, além de objetos de recordação, bons itens decorativos. Para inovar a decoração de quarto, é possível selecionar algumas de suas fotos favoritas e colocá-las pelo cômodo. Você pode usar porta-retratos, um varal ou até mesmo pendurá-las na parede. A criatividade é o limite!

decoração-de-quarto

Itens pessoais

Os itens pessoais também podem ser usados como objetos decorativos. É claro que não se deve deixar todos os objetos à mostra – já que isso pode passar a ideia de desorganização -, mas selecionar um ou dois itens que te agradam e deixá-los expostos pode contribuir bastante com a decoração de quarto.

Se você gosta de música, por exemplo, uma boa ideia é deixar seu violão – ou qualquer outro instrumento – exposto na parede.

decoração-de-quarto

Cuide da iluminação

A decoração de quarto é influenciada pela iluminação do ambiente. Além das cores das paredes, é preciso estar atento aos objetos. No caso dos abajures, por exemplo, é necessário verificar se o ambiente é valorizado pelas cores e pelo modelo escolhido.

Uma dica importante é que, durante o dia, você aproveite a luz natural para realçar a decoração. Para isso, além de abrir as janelas, prefira cortinas de cores claras e de tecidos leves.

decoração-de-quarto

Use prateleiras e nichos ao seu favor

As prateleiras e os nichos são itens muito bem-vindos na decoração de quarto, especialmente em ambientes pequenos em que é necessário aproveitar o espaço. Além de contribuir com a organização, esses itens podem ser excelentes espaços para objetos decorativos, como quadros, porta-retratos e livros.

decoração-de-quarto

Que tal um espelho?

Os espelhos são itens bastante comuns nas residências brasileiras. Além de darem a sensação de amplitude – o que é bem-vindo em ambientes pequenos -, são considerados peças elegantes e sofisticadas. Se você deseja inserir um espelho para renovar a decoração de quarto, verifique qual o melhor modelo. Em muitos casos, arquitetos indicam espelhos grandes que abrangem toda a extensão vertical do cômodo, ou seja, do teto até o chão.

Invista em móveis funcionais

Os móveis funcionais são excelentes opções para quem deseja transformar o quarto em um ambiente mais minimalista. Nesse caso, a melhor aposta são os móveis planejados, que podem ser feitos de acordo com as suas necessidades e com as dimensões do cômodo. 

decoração-de-quarto

Não exagere nos itens decorativos

Por último, mas não menos importante: não exagere nos itens decorativos. Apesar de serem peças-chave para renovar a decoração de quarto, os objetos decorativos devem ser usados com moderação. Isso porque o exagero pode comprometer a organização e a fluidez do espaço.

Bônus – Não se esqueça do seu conforto!

É claro que um ambiente esteticamente bonito agrada aos olhos. No entanto, você não deve se esquecer do seu próprio conforto, uma vez que seu quarto é seu espaço mais íntimo e, provavelmente, o cômodo que você mais passa seu tempo. 

Para valorizar seu bem-estar, invista em móveis e objetos funcionais e confortáveis, como puffs, cadeiras e almofadas fofas. Outra dica importante é inserir uma planta no cômodo. Isso mesmo, uma planta no quarto! 

Além de agregar beleza e conforto ao cômodo, as plantas trazem calma, tranquilidade e vitalidade ao ambiente. Atualmente, as principais espécies cultivadas em ambientes internos – como os quartos – são: Espada de São Jorge; Hera; Palmeira Ráfia e Lavanda (também conhecida como Alfazema).

Após conferir as dicas de decoração de quarto, que tal conhecer alguns exemplos? Você pode usá-los tanto como modelos quanto como inspiração para começar as mudanças em seu cômodo.

O que achou das dicas de decoração de quarto?

Agora que você chegou ao final do texto, chegou a hora de nos contar o que você achou das dicas de decoração de quarto que selecionamos. Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir mais conteúdos como esse, acesse os demais artigos do Blog da Arbo, como 5 dicas para alugar seu imóvel mais rápido e 6 cuidados que você deve ter ao comprar um apartamento na planta.

Para sanar dúvidas do cotidiano, indicamos a Central de Ajuda da Arbo, que te auxilia em questões como a emissão da segunda via de contas e a solução de problemas com o chuveiro elétrico. Contudo, se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal para você e para sua família, não se esqueça de acessar o Portal da Arbo

Postagens relacionadas

papel-de-parede-de-sala-de-jantar

Saiba escolher um papel de parede para sala de jantar

Se você quer dar uma repaginada na sala de jantar de sua casa sem fazer reformas ou pinturas, fique com a gente. Nesse artigo você irá aprender a escolher um papel de parede para sua sala de jantar. A decoração de um cômodo ou da casa inteira não precisa ser algo difícil. Você não precisa, […]

incorporadora e construtora mercado imobiliário

Incorporadora e construtora: conheça as diferenças

É comum que os termos incorporadora e construtora sejam confundidos. Se você planeja comprar um imóvel, é importante que conheça os significados e as diferenças de cada uma É possível que, ao falar sobre imóveis, casas, apartamentos e outros termos relacionados a empreendimentos e construções, algumas ideias fiquem bastante confusas. Por isso, nesse artigo, você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *